sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CÓDIGO DE DEFESA DO ELEITOR


Código de Defesa do Eleitor
Ação Política inclui Direitos e Deveres em proporções equilibradas


CÓDIGO DE DEFESA DO ELEITOR


Por Marcio Fialho e Marise Jalowitzki
14.setembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/codigo-de-defesa-do-eleitor.html

Esta é uma proposta importante, que PRECISA ser encabeçada por algum político sério e honesto (ou, pelo menos, em final de carreira). Ou poderá, também, ser requerida via ministério Público, para posterior aprovação do Legislativo. Não entendo muito dos trâmites legais para sancionar uma Lei, um Código. Mas, que esta proposta é vital, é.

Já pensou em como vai moralizar TODA a política neste país? Falar só o que REALMENTE pode cumprir, prometer só o possível? Transparência do jogo político, finalmente um portal sem 'lugares escuros'. 

Se Propaganda enganosa veiculada na mídia, merece punição, porque  propaganda enganosa na política, não???

(Se até a Monsanto teve de desembolsar 500 mil, político, pelo menos, PERDE O MANDATO quando promete e não cumpre! Com certeza, até aqueles que se jogam para amealhar favorabilidades, pensarão duas vezes antes de se candidatar.

Só lembrando: 
- o patrimônio de Lula, o ex-metalúrgico do ABC, cresceu 5 bilhões em 10 anos!!! Agora, vem posar de cabo eleitoral do Vila (candidato a prefeito em Porto Alegre, com o slogan: "Vamos fazer o que sempre soubemos fazer!"

- Marina Silva, que alardeou um "jeito novo de fazer política", saiu do PT por não concordar com a maneira como as coisas estavam sendo dirigidas. Não permaneceu no PV nem fundou um novo partido. AGORA, aparece nas propagandas do Vila (candidato a prefeito em Porto Alegre), apoiando-o. 

?????


Transcrevo o texto que já publiquei neste blog, por ocasião das últimas eleições:



UMA PROPOSTA GENIAL para MORALIZAR A POLÍTICA - Divulgue esta ideia!!! Pequenas ações podem gerar grandes resultados!


Vamos Criar o Código de Defesa do Eleitor

Por Marcio Fialho - RS
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2010/10/codigo-de-defesa-do-eleitor.html 

Se uma empresa vai a TV, oferece determinado serviço, e depois se verifica que era propaganda enganosa, tal empresa é processada e tem que pagar indenizações a quem contratou o serviço.

Felizmente, as empresas são obrigadas cada vez mais a falarem a verdade sobre seus serviços e produtos, ou repor ou indenizar os danos que causam por vender uma coisa, dizendo que é outra, dizendo que tal produto faz uma coisa, mas faz outra, ou mesmo induzindo o cliente a pensar que o produto faz algo que ele não faz.

Há multas, há indenizações, há danos à imagem e à confiabilidade da empresa.

E há concorrentes trabalhando bem o suficiente para tomar os clientes desapontados e enganados.

Já pensaram como será bom, a partir do momento em que com a política acontecer igual?

Que maravilha será! As promessas de campanha terão de ser cumpridas, sob pena de rescisão de contrato, multas e indenizações!

Ao existir algo parecido com isso, os políticos mentirão bem menos, e suas promessas serão bem mais cuidadosas, pois terão que cumpri-las, ou serão tirados do cargo, deixando a vaga para o concorrente. Em curto espaço de tempo.
Que maravilha!!!

Não será mais preciso esperar mais 4 anos remoendo o erro, eleitor!

Também haverá menos boicotes às propostas um do outro, e os políticos serão obrigados a trabalhar em equipe, para o bem da Sociedade e do Estado (como reza a teoria), pois é uma questão de sobrevivência no cargo que tanto querem...

Assim, ao invés de boicotar, os políticos terão de combinar a ordem de aprovação das idéias e promessas que cada um fez para se eleger.

Teremos propostas de verdade, e não promessas vazias!
Poderemos selecionar os que têm os melhores projetos para Educação, para Saúde, para Segurança, para a Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente e para cada setor individualmente, já que muitos representantes são escolhidos a cada eleição.

Não cumpriu? Indeniza o cliente... nós... o Estado!

E fica com o “filme queimado”.

E entra o suplente, já sabendo o que lhe espera se agir da mesma forma.

Não será preciso descobrir e provar imoralidades para nos livrarmos desses políticos... Bastará não ser o que nos “venderam” na época das eleições...

Bastará o fato de nos ludibriarem dizendo tudo que queríamos ouvir, nos iludindo com promessas maravilhosas e, na hora de cumprir, não cumprir!
Se uma empresa fizesse na TV o que faz um político... ai dela! E olha que o dano causado pela propaganda enganosa do político ainda é imensamente maior do que o dano causado por um produto que não é tudo o que nos fizeram pensar que era.

Vamos pensar seriamente em criar uma forma efetiva de colocar em prática uma Lei que venha, de fato, em defesa do eleitor?

___________________________________________
Nota de Marise: 
A única alteração que fiz, foi no tempo verbal. "Puxei" mais para perto a idéia bem bolada, para que o sonho possa se tornar uma realidade, e nossa reflexão nos levar para novas possibilidades.

Mesmo que já exista algo parecido, não está sendo devidamente analisado ou observado na prática legislativa. Sem contar o teeemmmmmpo em que uma situação se arrasta até que, ou não leva a nada, ou cai no esquecimento.... o que vem dar no mesmo. 

Caminhando para o Voto Consciente (e não, simplesmente, obrigatório), com certeza os cidadãos ficarão muito mais envolvidos e comprometidos a partir do momento em que souberem que terão o Direito, garantido por Lei, para cobrar, realmente, o não cumprimento das promessas de campanha.

Atualmente, mesmo quando se acessa o site do candidato em que votamos, e se encaminha um e-mail, na esmagadora maioria das vezes, nem resposta recebemos, que dirá uma adoção diferenciada de qualitativa ação!

Mudanças acontecem quando muito se fala sobre o que se deseja.
Vamos AGIR?




Querendo, leia:

Link: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voto-livre-sou-favor.html

Voto Livre - Sou a favor!


VOTO LIVRE - Votar por QUERER VOTAR, não por imposição! 


Voto nulo só anula Eleição se for por
determinação  da Justiça Eleitoral


Eleições 2012 - Voto Nulo Não Gera Nova Eleição

Por Marise Jalowitzki
04.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/eleicoes-2012-voto-nulo-nao-gera-nova.html 

Artigo oque originou o post do dia de hoje, neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voto-nulo-pode-sim-acarretar-nova.html 


VOTO NULO pode, sim, acarretar nova eleição!

Voto é questão que envolve a todos - Temos de discutir e divulgar, para melhorar!



Leia mais em:
Voto Vendido - Votos por Comida e Gasolina




Um relatório da Polícia Federal mostra que os bens mais comuns que são trocados por votos, são os produtos básicos como arroz e feijão, gasolina e materiais de construção - DIGA NÃO À VENDA DE VOTOS

O compromisso em melhorar diz respeito a todos.



Eleições 2012 - Voto Consciente,
Eleitor Consciente, Compromisso Consciente

Eleitor consciente  - Video - Cássia Godinho

- Paródia De Canção de Raul Seixas - Cowboy Fora da Lei

Querendo, leia também:
POLÍTICA INTERESSA?


Crianças são orientadas de como votar em colégios, a fim de prepará-las para eleições futuras


recebi comentário contendo o seguinte link: Urna eletrônica - 

Onde Chiarelli fala sobre a Farsa das Urnas Eletrônicas, o nosso sistema frágil de apuração das urnas. - http://eleitorprotesta.blogspot.com/2012/07/urna-eletronica-caso-de-policia-o-fim.html 

Podem procurar outros videos que falam sobre esta fragilidade que permanece em vigor em nossas eleições. Os resultados podem, sim, ser alterados. O deputado mostra, inclusive, o lacre de urna que, segundo ele, pode ser comprado antecipadamente, inclusive, JÁ com a assinatura do Juiz. As eleições, em várias situações, foram alteradas, sim, não só no nosso país. As denúncias sobre a reeleição de Bush aparece em vários segmentos. Continuamos divulgando e comentando, a fim de ampliar os conhecimentos de todos e um maior envolvimento com candidatos e seus projetos. Isso, sim, pode resultar em melhorias, apesar de toda a corrupção existente.



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário