quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Brasil também se posiciona contra o patê de fígado de ganso - Stop Foie Gras

Gansos são obrigados a engolir alimento em excesso, até seu fígado ficar 4, 5 vezes maior do que o normal, quando é abatido. Patê gordo faz gansos agonizar sua vida inteira. Olha como todos se agrupam em um canto da gaiola, plenos de medo. Foto Eric Risberg
Foie gras ético – O que você pensa disso


Por Marise Jalowitzki
09.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/brasil-tambem-se-posiciona-contra-o_9.html

Ao iniciar uma mudança de hábitos e costumes, especialmente quando entram em jogo os interesses econômicos de grandes instituições, a luta é ferrenha. Lembro de Brigitte Bardot Fondation que conseguiu, depois de MUITAS reivindicações e pressões, que o bode expiatório usado nos rituais religiosos muçulmanos, recebesse anestesia. O pobre animal é amarrado de cabeça para baixo e um pequeno filete é introduzido em sua jugular. Ele vai sangrando aos poucos, gota a gota, durante dias, em cruel padecimento, enquanto os adeptos vão depositando seus bilhetinhos rogando perdão por seus pecados! Não foi possível remover o ritual, pelo menos já houve o progresso com o animal anestesiado!!! Eita humanidade retrógrada e primitiva!

http://www.youtube.com/watch?v=s9JR_IqRVlM - video francês - ninguém precisa entender nada do idioma, basta ver as imagens!!!!


http://www.youtube.com/watch?v=0_PFQjVqMYE - Video español - O encanto do início, o confinamento quando adulto de engorda, a luta dos mais corajosos para tentar se libertar, as machucaduras, a agonia lenta até a morte (este video enfatiza pouco o "ato de alimentar", mostra a temperatura,o calor (40°C).





COMO SÃO PRODUZIDOS OS TRAVESSEIROS DE PENAS DE GANSO
Animais tem as penas arrancadas sem nenhuma anestesia, totalmente vivos - https://www.youtube.com/watch?v=_UTKBy_7pL4 




Começa, no Brasil, um primeiro passo para diminuir a agonia a que são submetidos os gansos no mundo inteiro.
Incrível como ultimamente está em voga justificar atrocidades trazendo um histórico da origem do produto. Agora, com o foie gras, o argumento é de que já no Egito Antigo existia o patê de ganso como um processo natural. E aí? É hora de reparar o erro, pois submeter animais é uma das maiores vergonhas da espécie humana! E, nos dias atuais, mais ainda, especialmente pelo método cruel a que o animal é submetido, sendo obrigado a comer e comer e comer (um aparato mecânico que, através de uma mangueira e um funil, despejam a ração desmesurada, entopindo seu fígado) até morrer!!!


fígados de ganso inchadíssimos são a base para produzir o foie gras


Infelizmente, em muitas das novelas e seriados brasileiros o consumo do foie gras (pronuncia-se "foágrá) é incentivado como "coisa de gente chique"... namoradas abastadas tentam trazer seus namorados pobres para o seu mundo, oferecendo-lhes um canapé ou torradinha com o patê...

Espero, desejo, torço para que o patê de fígado de ganso, cruelmente obtido, seja erradicado no mundo inteiro, a começar pelo nosso país. É primitivo demais pensar que o sofrimento prolongado de um animal possa trazer um ambiente de saúde e harmonia!

Gavage é o nome do processo mecânico de introduzir um funil na goela do ganso obrigando-o a comer quantidades absurdas de ração a fim de fazer inchar seu fígado - Foie gras


Brasil também se posiciona contra o patê de fígado de ganso - Stop Foie Gras


Foie gras é mais um produto feito à base da crueldade humana. Várias entidades internacionais promovem campanhas no intuito de que se ponha um fim no holocausto dos pobres gansos, que são obrigados a ingerir diariamente uma quantidade descomunal de ração, através de um funil enfiado em suas goelas, para que se produza o patê de fígado de ganso, tido como uma iguaria classe A. 

Com a excessiva carga alimentar, o fígado dos bichos não aguenta, ele incha e é isso efetivamente que os produtores-torturadores querem! O processo dura em média três meses, os gansos agonizam dia após dia, não conseguem nem ficar em pé. Seus corpos mostram claramente a agonia, inflamações, dor e sofrimento. São alvos de ataques de insetos e outros animais. Em muitos dos confinamentos ratos invadem à noite e comem seus ânus inflamados e eles esperam a morte que só acontece quando o "produtor" mede seu ventre e "avalia" que o fígado já está suficientemente inchado e, portanto "no ponto"!!!

Para Nina Rosa, ativista pelos direitos dos animais (Instituto Nina Rosa), "comer fígado doente é uma futilidade inaceitável". "O animal é confinado e alimentado à força e depois é morto."

Insana a declaração do veterinário Ricardo de Albuquerque, professor da USP que trabalha na área de avicultura, "se o animal produz é porque ele tem conforto, está em sintonia com alimentação e com o ambiente".
Conforto??? Produz??? - veja o video ao final desta página e você verá o que é "conforto" e como o patê é produzido!!!
"Sintonia com alimentação e com o ambiente"??? Sério, este senhor não deve saber o que está falando!!!


Conforto? Sintonia com alimentação e com o ambiente? Foie gras foi e sempre será uma aberração

Sabemos que a sensibilidade não é o forte dos homens de negócio!!
Vejam esta declaração de Marcondes Moser, da Villa Germânia, que é a favor do confinamento:
"Criou-se um mito em torno do foie gras, mas, quando foi descoberto, era um processo natural.(...) Por que não domesticar esse animal para ter essa matéria-prima o ano inteiro?", diz Moser, da Villa Germânia.

Confinamento agora virou sinônimo de domesticar...

O frigorífico da Villa Germânia, em Indaial (SC), é o maior fornecedor de foie gras (fígado gordo) do Brasil.



Na Califórnia, a produção e a comercialização de foie gras estão proibidas!


Foie gras ético - Você concorda??

Quem vende no Brasil (desde 2011) é a importadora paulistana Orgânicos Urbanos, frascos de 180g, cerca de 400 reais. Trata-se do único foie gras com selo ético no mundo, produzido na fazenda Fuente de Cantos, na Espanha (Pateria de Sousa). 

O que muda em relação à Indaial, Santa Catarina? 
- Em Indaial os animais ficam em confinamento (1m² para cada ave); perto do final de sua pobre vida - cerca de 90 dias - vão para áreas ainda menores, comem soja e milho triturados e injetados em suas gargantas por processo mecânico. Na hora do abate, recebem um choque e tem o pescoço cortado.




Gansos e patos são forçados a engolir
alimento para inchar seu fígado - Foie Gras


Os animais vivem a pior das vidas, forçados a engolir (funil na goela) alimentos gordurosos dezenas de vezes ao dia, para que seu fígado inche ao máximo.
















Nos últimos dias o ganso já nem se sustenta mais
e vomita o alimento que é obrigado a receber. O
agonizante processo dura meses! Foie gras

Nos últimos tempos de vida já nem podem mais andar e outros animais (incluindo ratos) vem comer de seus intestinos, que ficam à mostra. Na maioria das indústrias, apenas o fígado interessa. Os animais são amontoados e incinerados após a retirada do fígado.
 

- Em Fuentes de Cantos - Espanha, os cerca de mil gansos anuais crescem livres, comem figos, ervas e noz belota, que tem muita gordura, dilatando gradativamente seus fígados. Não é saudável igual, mas lá, vivem mais e com área ampla, podem se movimentar. Vivem um ano. Nas últimas semanas também dobram sua alimentação e tem seu espaço restringido (para acumular mais gordura); na hora da morte recebem uma descarga de gás carbônico (morrem por asfixia, o que também não é imediato) e tem igualmente o pescoço cortado.

Em todos os métodos de abate podem acontecer erros e o animal pode demorar mais para morrer.


animais agonizam por meses até serem mortos


O Brasil já conta com um primeiro PL - Projeto de Lei que pretende proibir a produção e a venda do foie-gras pelo meio tradicional

É um início, mas tem de caminhar para a proibição total do produto!!! DIVULGUE!!!

Queremos a erradicação, a suspensão da comercialização e consumo!!! Mudar o sistema de "engorda" é um primeiro passo, apenas!!!

O PL - Projeto de Lei que pretende proibir a produção e a venda do foie-gras é o PL 537/2013, autoria do vereador Laércio Benko (PHS), de São Paulo. E não é só mais um PL que espera nas mesas (ou gavetas) um tempo indefinido para ser avaliado. Em audiência pública da Comissão de Saúde, Promoção Social e Trabalho em final de outubro 2013, o vereador promoveu diálogo com chefs da cidade. Estiveram presentes autoridades do setor, como Fred Frank e João Leme, dirigentes da Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil; Julien Mercier (Le Biboquet), Renato Carioni (Cosí) e a pâtissière Mara Mello.

Ao ser interpelado, o vereador Benko declarou:

"Meu problema não é com o "foie gras", é com a "gavage", disse, referindo-se ao método de produção no qual os gansos e patos são alimentados à força, por meio da introdução de um tubo em sua garganta. "Se pudermos rever o texto propondo a criação de uma certificação para que não se venda na cidade foie gras produzido por meio de gavage, muito bem", completou. "Podemos fazer de São Paulo e do Brasil os primeiros lugares a fomentar esse mercado, fazendo do limão uma limonada." 



Será possível fazer do limão uma limonada? Diga NÃO ao abate de animais!!! Chega de Violência! Foie gras não!


Fred Frank e João Leme, dirigentes da Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil, explicaram aos vereadores da comissão o método de produção usado no país; argumentaram, por exemplo, que o ganso e o pato, por serem aves migratórias, já são fisiologicamente preparados para acumular gordura no fígado. 

"Aliás, quanto menos gordo for o fígado, melhor; o fígado muito gorduroso derrete na panela, rende pouco", informou Leme ao vereador Benko. Outro ponto lembrado pelo grupo de chefs foi o de São Paulo ser conhecida como "capital da gastronomia". "Precisamos, entre muitas outras, dessas iguarias para manter esse título", disse. 

Muitos se machucam e assim ficam, até serem abatidos! Stop foie gras!

Fred Frank leu um manifesto assinado por mais de 45 chefs, entre eles Alex Atala (D.O.M.), Adriano Kanashiro (Momotaro), Alberto Landgraf (Epice), Claude e Thomas Troisgros (Olympe e CT Boucherie), Fabio Barbosa (La Mar), Helena Rizzo (Maní), Henrique Fogaça (Sal), Laurent Suaudeau (Escola da Arte Culinária), Ligia Karasawa (Clos de Tapas), Rodrigo Oliveira (Mocotó) e Salvatore Loi (grupo Egeu). 



Logo que são colocados nas baias-grades eles não acreditam, querem se libertar a qualquer custo!


Próximos passos 
O projeto 537/2013, já aprovado em primeira votação na Câmara, ainda deve passar por apreciação da Comissão de Saúde e por uma segunda votação em plenário - a vereadora Patrícia Bezerra (PSDB), que presidiu a audiência, disse acreditar que os chefs e Benko podem "entrar em um consenso". 

Se aprovada, ela segue para sanção do prefeito Fernando Haddad. Benko também promete realizar um fórum exclusivo para discutir o projeto, ouvindo entidades de defesa de animais, chefs e pessoas que procuraram o gabinete para se manifestar. 

O grupo de chefs presente na audiência promete comparecer a todas as discussões públicas e protocolar na prefeitura todos os documentos já apresentados aos vereadores.

Fontes

 http://grupodiario.com.br/noticias/brasil/2,40834,26,10,vereador-que-quer-proibir-quotfoie-grasquot-abre-dialogo-com-chefs.shtml



Atualizado em abril.2014: 

PARANÁ, 
PRIMEIRO ESTADO A PROIBIR O FOIE-GRÁS!!! VIVA!!!



CCJ aprova projeto que proíbe foie gras no Paraná


http://www.anda.jor.br/24/04/2014/ccj-aprova-projeto-proibe-foie-gras-parana?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ccj-aprova-projeto-proibe-foie-gras-parana

24 de abril de 2014 às 6:00

O projeto que proíbe a produção e o comércio do “foie gras”, uma iguaria da culinária francesa, em território paranaense foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa. O autor do projeto (503/13), deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), justificou a proibição porque o método utilizado para se obter o “foie gras” – conhecido como “gavage” – é extremamente cruel aos animais (gansos e patos).
Segundo Rasca, o método “gavage” consiste em superalimentar as aves durante 17 dias seguidos com um funil, com mais de 40 cm, forçando a entrada de cereais e gordura por meio do esôfago dos animais. Esse processo faz com que o seu fígado aumente em média sete vezes em relação ao seu tamanho normal, sendo que muitas aves não aguentam e morrem durante o tratamento.
“O objetivo do ‘gavage’ é o lucro em detrimento da crueldade aos animais. Esse método provoca graves deformações nos corpos das aves, isto é, somos contra esse método e consequentemente ao ‘foie gras’, que já é proibido em vários países e atende apenas o paladar de alguns abastados”, afirmou Rasca.
Segundo o parlamentar, a proposta visa atingir principalmente o comércio da iguaria, já que no Paraná não há registro de produção, apenas comercialização. “Estudos apontaram que essa iguaria causa sobrecarga ao sistema hepático na ingestão humana, devido à gordura em demasia. Ou seja, é um prato que é prejudicial tanto às aves quanto aos seres humanos”, completou. Agora, o projeto irá para votação em plenário e, caso aprovado, à sanção do Governo do Estado.
Proibição

O “foie gras” é proibido em 22 países, entre os quais, Argentina, Áustria, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Israel, Noruega, Suécia, Suiça, Holanda, Reino Unido e até mesmo na Polônia, um dos maiores produtores mundiais. O estado da Califórnia, no EUA, também proibiu a iguaria. No Brasil, existe um projeto de Lei na Câmara Municipal de São Paulo com o mesmo intuito.



No Brasil, muitos restaurantes e supermercados oferecem o foie gras em seus cardápios e prateleiras. A Villa Germania, de Santa Catarina, se destaca pela criação do pato moulard – em 2010 eram 170 mil aves por mês, para a produção de magret e foie gras. Mas o mercado brasileiro consome apenas um terço da produção. O restante é exportado. Desde 2013, está em tramitação um projeto de lei (PL 537) do vereador Laércio Benko (PHS), que visa proibir a produção e comercialização do produto no município de São Paulo. O projeto foi inspirado na lei do Estado americano da Califórnia, onde o foie gras é proibido.



SOBRE SÃO PAULO - Junho de 2015

Agora, por estes dias, depois de exaustivos debates, a cidade de São Paulo proibiu a produção e comercialização do foie grás dentro da cidade. Comemorado por muitos - sim, é um primeiro passo -, mas, também, pode ser considerado uma falácia, pois a lei permite a entrada do produto na cidade, contanto que não seja produzida na capital! Não pode ser comercializado, mas, se adquirido em outras cidades, nenhum problema em consumir! 

Além do que, como tudo no Brasil, os fabricantes-fornecedores dos demais municípios podem alterar os rótulos-embalagens, mencionando "fígado de ganso" sem que seja "figado gordo".
E a Lei, como tantas outras, não prevê o aumento do contingente fiscalizatório.

Vários donos de restaurantes já declararam que vão manter o foie gas na geladeira, e vão mudar o nome dos pratos.

CAMINHO DIFÍCIL!!!!!!!

Leia mais sobre o tema em:





http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5776#.VYyRLm9iWIg.twitter

Mais sobre o tema (aprovação em 2015):



Conheça a página de links sobre Direitos dos Animais, Crueldade e Violências, neste blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/04/leia-mais-sobre-direito-dos-animais.html





ASSINE AS PETIÇÕES:

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2013N44591

http://www.stopgavage.com/pt/manifesto 

Copiado do Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.230753776958810.73192.220894667944721&type=1&comment_id=4029914


PRECISAMOS DE TODOS: ASSINE E DIVULGUE!

PETIÇÕES CONTRA CRUELDADE do Foie-gras

WE NEED YOU: SIGN & SHARE
PETITIONS BAN FOIE GRAS

É simplesmente INACEITÁVEL que se mantenha a fabricação e toda a indústria de EXTREMO abuso animal que está por trás disto que muitos ainda consideram uma delicatessen .

http://www.youtube.com/watch?v=UxXnq0Oj5as&feature=fvsr

http://www.youtube.com/watch?v=BAzrSl0ztsQ

http://www.youtube.com/watch?v=QqI-28WuoYQ

http://youtu.be/D9sB9aE9NX4

Este link abre uma matéria explicativa (em português) e um slide show de 12 fotos que explicam o que está envolvido na fabricação do chamado paté de foie--gras. Entenda porque esta é uma das PIORES forma de crueldade e tortura imposta pelo homem aos animais: aqui, gansos e patos são vítimas do homem em nome da "gastronomia".

http://www.slideshare.net/AlexdeLarge/foie-gras-crueldade-impressionante-presentation

Assista ao video e leia o texto.
E por favor me respondam se o homem tem de fato alguma justificativa possível para fazer isso com estes animais.
NADA justifica esta tortura.

http://euamoanatureza.wordpress.com/2010/08/24/foie-gras-crueldade-humana/

Petições:

- Roger Moore, Kate Winslet e outros estão lutando pelo FIM da tortura de gansos e patos envolvida na fabricação do foie-gras no Reino Unido.
Este link da PETA, além de video informativo, traz também a petição dirigida aos comerciantes ingleses que ainda vendem este "produto" nascido deste TERROR. Para assinar preencha os campos solicitados e clique no 2o círculo (send e-mail) e , tudo feito, clique em "submit".

http://action.peta.org.uk/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=5&ea.campaign.id=8725

- Esta outra petição, igualmente da PETA UK, é dirigida aos hotéis indianos das cadeias Taj e Oberoi, muito frequentados por turistas ingleses.
Apesar das solicitações anteriormente feitas, as cadeias continuam servindo foie-gras aos turistas que recebem de todo o mundo.
Vamos fazer com que ENTENDAM que terão PREJUÍZOS caso insistam em continuar a fazê-lo?

http://action.peta.org.uk/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=5&ea.campaign.id=10562&c=pukfpaa

- contra o foie-gras na África do Sul:

http://www.petitionspot.com/petitions/foiegras

- outras:

http://www.petitiononline.com/FoieGras/petition.html

http://www.change.org/petitions/foie-gras-means-fat-liver-ban-it-in-india-naresh-kadyan

http://www.petitiononline.com/IPAP/petition.html

http://www.gopetition.com/petitions/ban-foie-gras.html

http://www.ipetitions.com/petition/yorkagainstfoiegras/

http://www.thepetitionsite.com/10/we-the-undersigned/?cid=FB_TAF_CIT



https://www.facebook.com/notes/animais-de-consumo-vestuário-diversão-estimação-subprodutos/a-crueldade-do-foie-gras-um-crime-sem-perdão/133014393442451



Leia também:

Foie gras, o patê do mal! A lei de Haddad realmente muda a comercialização e o consumo?

Haddad sanciona lei que proíbe ‘foie gras’ e artigos com pele de animais em São Paulo

Leia com atenção a LEI Nº 16.222, DE 25 DE JUNHO DE 2015, aprovada na cidade de São Paulo, proibindo a produção e a comercialização do foie gras, divulgada no Diário Oficial, especialmente seu artigo 2º.

Lamentável ver como a "grande mídia" divulgou a notícia! Somente imagens de pratos sofisticados, nenhuma referência visual sobre a extrema crueldade a que são sujeitos os pobres bichos.
29.junho.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/foie-gras-o-pate-do-mal-lei-de-haddad.html 

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, Educadora, Ambientalista de coração,
Coordenadora em Dinâmica de Grupo, 
especialista em Desenvolvimento Humano
pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

20 comentários:

  1. é muito dificil ter alguma coisa para comentar, mas sim repudiar a atitude, a maldade e a ganancia destas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente de acordo! O que podemos (e devemos) fazer é divulgar este nosso repúdio, para que mais pessoas se sintam incomodadas com mais esta vileza humana e, aos poucos (de preferência, bem rapidamente) mais este vício alimentar seja erradicado na loucura dos seres ditos civilizados!!! (vou incluir no artigo algumas petições para que todos assinem e divulguem!) Grata pela visita ao blog!

      Excluir
  2. COM TODO O RESPEITO A TODOS K ESTÃO A LER ISTO,, MAS O K ACHO EK NOSSA RAÇA PODRE DEVERIA COMER MERDA E BEM FEDIDA ,E Ñ ESTAS POBRES CRIATURAS INDEFESAS,ESSA NOSSA RAÇA DA NOJO K DEUS ME PERDOE,Ñ TENHO ADMIRAÇÃO NENHUMA POR NOS

    ResponderExcluir
  3. muita verdade contida em teu depoimento, Lucia. Também sinto esta mesma indignação!!! Mas, já que estamos aqui, e que estas pobres criaturas, assim como bilhões de outras, padecem sob o jugo de nossa espécie, nós, você, eu e mais 600 milhões que pensam como nós, vamos fazer diferente!!! TEMOS de tentar salvar estes pobres bichos das garras humanas!!! É uma luta tremenda, sim, pois somos poucos em um mundo que se divide entre gananciosos e alienados, que pensam que "apenas consumir" não é a mesma coisa que torturar! É, sim! Quem participa é co-autor!!!!

    (Escrevo sobre isso neste artigo: compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/voce-e-menos-responsavel-porque-apenas.html

    Perseverança, amiga! Temos de continuar divulgando, falando, tentando abrir a mente e o coração de outras pessoas para que parem com toda esta loucura!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Repugnante! Medieval! Bestial! Monstruoso! Horripilante! Indecente! Desumano! Cruel! Barbárie! Coisa de gentalha! Mereciam passar pelo mesmo que passam esses pobres animais.....

    ResponderExcluir
  5. Nossa nem sabia desse tal patê. E agora que conheço e sei como se faz , nem quero saber isso é horrivel. ... O ser humano faz tanto que quando chegar a hora vai de pagar tudo , irá ranger os dentes e chorar sangue ....

    ResponderExcluir
  6. Prezada Marise,
    Boa tarde!!!
    Deus te mostra tudo...impressionante!!!!Horrível...De fato, é inaceitável que um ser vivo seja tratado assim...para produzir algo que pode ser feito com outros recursos...!!!!
    Parabéns...Selecionei o material para debater nas oficinas verdes!!!
    Deus é bom...!!!!!
    Att/Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, sim, a Deus, amiga Luciana, por poder divulgar TANTA crueldade que o ser humano faz com nossos irmãos animais! Sim, tem gente que acha estranho eu dizer "irmãos". Todos que nascem neste mesmo solo, são irmãos! E porque são tão maltratados? Não consigo entender! Por vezes silencio por dias de tanto choque que levo ao tomar conhecimento de algumas práticas dantescas! Isto não pode ser humano!!! Que o holocausto animal acabe logo!!! Creio que, ao conseguir sentir compaixão pelos animais, os humanos vão conseguir tratar melhor as suas crianças, os seus idosos, os doentes, os desprovidos, as vítimas de preconceitos!!!! Tanta coisa!!! Deus nos ajude!!!

      Excluir
  7. O QUE DEVEMOS FAZER ,ALGUEM DEVE ENCABEÇAR UMA AÇAO CONTRA ISSO
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito revoltante, mesmo!
      Existe todo um lobby de grandes restaurantes, já que o patê é considerado uma iguaria chique. Juro que nunca entendi como o ser humano pôde ter se afastado tanto da compaixão! Saber que um alimento provem de extremo sofrimento de outro animal, deveria causar repulsa e constrangimento no animal humano.
      Por enquanto, existem petições públicas e movimentos contrários à crueldade com os animais.
      O órgão que mais tem se manifestado contra esta crueldade é a P.E.T.A.
      Tristíssimo, cruel e primitivo!!

      Excluir
  8. Olá, Marise!
    Encontrei essa matéria por acaso. Eu sempre soube de muitas crueldades cometidas com os animais pelos humanos, já vi tantas e tantas coisas, principalmente no que se diz respeito à criação de animais para o abate, mas confesso que esse processo da produção dessa chamada "iguaria" me deixou muito chocado e mais decepcionado com nós seres humanos. Eu amo as aves, independente da coloração ou tamanho. O pato é depois dos corvos a ave que eu mais gosto. Preferi não ver o vídeo, não tenho forças para ver cenas tão horríveis. Infelizmente, nós seres-humanos somos a pior espécie de ser vivo que caminha sobre a face da terra. Sou vegetariano desde criança por ser alérgico a vários tipos de alimento, incluindo a carne animal. Hoje, mesmo que não fosse alérgico, não comeria carne. Não vou dizer que a pessoa que come carne é ruim, perversa. Mas "iguarias" como essas são apenas para sustentar o ego podre do ser humano. Já vi pessoas falarem mal de certos animais e até sentirem nojo, por exemplo do porco. Mas um porco é muito mais limpo do que um humano. O humano ainda é o único ser vivo que mata por puro prazer de matar. Isso nós não vemos em nenhuma outra espécie de animal.
    Felizmente ainda existem pessoas boas neste mundo, ainda assim não sei por que a crueldade continua falando mais alto...
    Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amigo Silvio! Eu sempre digo que a crueldade que a espécie humana imprime sobre as outras espécies terá de ser depurada urgentemente! É muito mal, é muito sangue derramado, é muita dor, sofrimento, cativeiro, maldade, tortura! Como podemos esperar que o planeta, um dia, possa viver em Paz??

      Excluir
  9. Quanta hipocrisia na nossa terra chamada Brasil. Foi usado Foie Gras (esta "iguaria" foi utilizada no MASTERCHEF NACIONAL, dias atrás....) Deve estar havendo algum engano diante de tanta indignação, não entendi.

    ResponderExcluir
  10. Realmente aqui no Brasil muita gente indignada com esta crueldade ao animal durante tantos dias, só visando dinheiro e no tal Masterchef usaram este prato. Só aqui mesmo.
    Pode publicar, este não é um espaço democrático, a verdade tem de prevalecer, vou jogar isto na internet de qualquer jeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se puder fornecer maiores detalhes, um link (sem o www na frente), podemos publicar em novo artigo. Sim, temos de denunciar!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Estimado Anônimo! Excluí o teu comentário por conter o link direto (segundo ditamos do blogspot, sempre que tiver "www" ou "http" a referência no "search" - BUSCA - direciona diretamente para o novo link, deixando de lado a postagem. Ou seja, ao invés da denúncia, passa a ser acessado o "evento"! Portanto, vou transcrever o que enviaste, sem o dispositivo de link direto. Assim
      Anônimo enviou este comentário, em 16 de dezembro de 2014 16:14

      "Aqui um vídeo do programa: entretenimento.band.uol.com.br/masterchef/videos.asp

      Não estava proibido?"

      Vamos divulgar, amigo. Divulga também!!
      Gratidão!!

      (eita! Brasil!! muito por fazer!!!)

      Abs

      Excluir
  11. REPUGNANTE DEVERIAM SIMPLESMENTE PROIBIR A VENDA DESTE PRODUTO EM TODO O PAÍS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plenamente de acordo, Denis!!!!!!!!! Agora, por estes dias, depois de exaustivos debates, a cidade de São Paulo proibiu a produção e comercialização do foie grás dentro da cidade. Comemorado por muitos - sim, é um primeiro passo -, mas, também, pode ser considerado uma falácia, pois a lei permite a entrada do produto na cidade, contanto que não seja produzida na capital!!!! Ou seja, qualquer fabricante/fornecedor que estabeleça uma parceria comercial com toda a rede de supermercados e restaurantes, de qualquer cidade limítrofe ou do país inteiro, no problem!!!!!!!!!!

      Excluir