quarta-feira, 16 de maio de 2012

Você, Carnivorismo, Desmatamento e Pecuária - Em que você está contribuindo






Nutrição no tratamento do déficit de atenção e hiperatividade: um aspecto negligenciado, mas importante. Opções saudáveis - arroz, brócolis, feijão, tomates, alface e bifinhos de grão de bico. 


Outro Link: Sobre o Papel dos Nutricionistas na Saúde Mental -


Uma excelente sugestão de leitura:

LIVRO UMA ESCOLHA PELA VIDA










Você, Carnivorismo, Desmatamento e Pecuária - Em que você está contribuindo?

Por Marise Jalowitzki
16.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voce-carnivorismo-desmatamento-e.html

Outro dia recebi uma mensagem de um jovem estudante que conclamava: "Todos falam pra Dilma vetar o Novo Código Florestal. Agora, QUANTOS vão parar de comer carne?"

Simples, direto e eloquente. Se há procura crescente, haverá sempre crescente produção!!!



Desmatamento e Pecuária - Novo Código Florestal e Você - Imagem capturada da page de Beto Samu - http://www.facebook.com/beto.samu

Se 80% do desmatamento da Amazônia brasileira deve-se à pecuária, então, algo precisa ser feito, e é pelo lado dos consumidores!!!

Quando, há algum tempo, publiquei as recentes invenções de carne vermelha produzida em laboratório (gosto, textura e cor semelhantes aos bovinos), muitas pessoas se sacudiram de "nojo". Mas, respeito, pois eu, particularmente, considero um "nojo" alimentar-se de cadáveres. Mas, respeito o paladar de cada um. E peço que me respeitem também.

O que trago, neste artigo, é uma proposta de reflexão individual. SERÁ QUE DÁ PARA DIMINUIR O CONSUMO, introduzir novas especiarias na dieta diária, legumes, frutas, novos pratos, coisa que só faz bem para a saúde? São inúmeros os estudos que evidenciam o quanto o consumo de carne vermelha aumenta os índices do colesterol ruim, aumenta o número de acidentes cardíacos e neurológicos. Isso, está mais do que comentado. O artifício arranjado de submeter os animais ao confinamento, abominável prática, não é solução. É sujeição! A questão da compaixão pelos animais, o sofrimento deles, o direito a vida, tudo isso, embora um tanto mais segmentado, também já está bastante divulgado.

Mas, e a responsabilidade de cada um neste processo? Quando constato o número crescente de brasileiros e brasileiras que aderem, todos os dias, aos movimentos sociais, campanhas, manifestações públicas, abaixo-assinados, petições, compartilhamento de imagens, participação em audiências e plenárias, fico pensando: QUANTAS, DESSAS PESSOAS, REALMENTE pensam nas implicações de suas decisões?


 A população brasileira se mobiliza! - Qual a responsabilidade de cada um? 

Várias delas, ao terminar a manifestação nas ruas, se reúnem para almoçar e pedem "um bife com fritas" ou vão a uma churrascaria!!!

Pecuaristas são tidos como os "monsters" responsáveis por "tudo de ruim" que acontece na floresta. E o prato de cada cidadão brasileiro, esta composto de que? 
"Você tem fome de que"? Justiça e Compromisso Responsável ou Alienação?


COMO PODEMOS QUERER MUDANÇAS NOS OUTROS SEM ABRIR MÃO DE ALGUNS HÁBITOS INDIVIDUAIS??

Segundo Gilberto Câmara, diretor do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - apenas 5% da área desmatada foi/é utilizada para a produção de alimentos (agricultura). E então?


Segundo Gilberto Câmara, diretor do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - apenas 5% da área desmatada foi/é utilizada para a produção de alimentos para humanos. Todo o demais é utilizado como área de pastagem ou para cultivo de soja e milho, seja para ração animal, seja para biocombustível.


A pecuária é a maior responsável pelo desmatamento da região amazônica. (Pense de novo)

De acordo com levantamento realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 62,2% dos quase 720 mil km2 desmatados foram ocupados por pastagens.

O estudo do governo federal considerou as áreas desmatadas nos nove estados da Amazônia Legal até o ano de 2008. Essa área representa 18% de todo o bioma amazônico.

Segundo o instituto, a maior parte dessa área é ocupada atualmente por pasto limpo. "É aquela área em que houve efetivamente um investimento. Ela representa uma intervenção deliberada humana, com bastante cabeça de gado, com a intenção de intensificação de produção", disse Gilberto Câmara, diretor do Inpe.

Câmara ressaltou ainda que a atividade da agricultura ocupa apenas 5% da área total desmatada --o Mato Grosso é o único estado da região que tem um peso significativo na produção de alimentos.


"Não tem como dizer que a agricultura é a responsável pelo desmatamento, ela não é um vetor importante. O uso que nós fizemos da floresta não foi nobre, não foi para a agricultura produtiva, foi para a agropecuária que ainda hoje é extensiva e precisa de políticas públicas para usar melhor a terra que a gente roubou da natureza", afirmou o diretor.


Fonte: Folha de São Paulo 02/09/2011





Sobre criação de gado:

CONFINAMENTO DE BOVINOS - ESTE MUNDO É POSSÍVEL?

Por Marise Jalowitzki
21.maio.2012
http://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2012/05/confinamento-de-bovinos-este-mundo-e.html 


A chamada Pecuária de Baixo Carbono: As baias no lugar das pastagens - Confinamento de bovinos aumentou 700% em 7 anos, no Mato Grosso
Brasil, segundo maior produtor bovino do mundo, atrás apenas da Índia, chama de "saída sustentável" o sistema de confinamento. Crueldade pura!




Mais sobre Alimentos:

Somos o que comemos - Hipócrates, Pai da Medicina, sabia o que estava dizendo

Opções alimentares - Carne, insetos, vegetarianismo
Página de Links




Mais sobre Desmatamento:
Preservação ambiental e dos animais selvagens

09.março.2011
http://ning.it/gwfVfk

Links sobre Desmatamento, Degradação, atuação do IBAMA, Preservação das Florestas e dos Animais Selvagens, Condições de vida das populações ribeirinhas, Impactos Ambientais, Encontros 


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário