segunda-feira, 1 de outubro de 2012

10 Frutas Nativas que Curam


Todas encontradas no Brasil, você pode cultivá-las também em sua casa. Saúde comprovada pela Embrapa. Temos de mudar nosso conceito alimentar. Nossa saúde é reflexo de como vivemos e do que nos alimentamos.


10 Frutas Nativas que Curam

Por Marise Jalowitzki

Certamente você já inclui em seu cardápio diário o consumo de frutas, provavelmente fica com a maçã, a banana, vez por outra um morango, uma manga, talvez um mamão, goiaba ou maracujá. Tudo coisa boa. Hoje, porém, vamos dar uma olhadinha nas frutas nativas que, já recomendadas pelos nossos avós, agora também recebem o reconhecimento do Ministério da Saúde como Frutas que Curam. Se você quiser cultivar uma em seu quintal, procure por sementes em lojas especializadas (a Sambalina – http://www.sambalinasementes.com.br/  é uma delas, de agricultor orgânico certificado). 

Boa Sorte!!! Além de estar preservando as coisas boas do planeta, também estará ajudando a SUA saúde!

A escassez de oferta das frutas nativas no mercado deve-se ao desconhecimento de suas propriedades, além do desmatamento e o uso crescente e indiscriminado de agrotóxicos  que promovem  a eliminação das árvores nativas. Principalmente nos grandes cultivos, onde a monocultura extingue todo o demais. Devido a isso, muitas plantas com potencial uso alimentar e farmacêutico estão em risco de desaparecer.

A nossa alimentação cotidiana costuma ser pobre em nutrientes e não conhecemos as nossas matas.  A tendência dos cidadãos conscientes é o retorno à agroecologia (agricultura sem uso de agrotóxicos), onde a biodiversidade faz com que umas plantas ‘defendam’ as outras, naturalmente, das pragas e doenças que podem atacá-las.Mesmo nas cidades, recomenda-se um jardim “tipo matinho” onde as chamadas “ervas daninhas” naturalmente espantam os insetos predadores. Os estudos são desenvolvidos por várias universidades brasileiras, em parcerias com institutos internacionais. Os dados que apresentamos aqui são resultados de pesquisas obtidos principalmente pela USP – Universidade de São Paulo, conforme pode ser verificado nas fontes referenciadas ao final.

Aqui vão algumas frutas nativas que fazem MUITO BEM!


Abiu - deve ser comido maduro, apenas o miolo

1)  Abiu

Também conhecido como Pau-de-curtume, maricão, nancito

Propriedades terapêuticas: Contem proteínas, lípidos, vitaminas B e B2, vitamina C, fibras, e sais minerais tais como o ferro, o fósforo e o cálcio

Indicações terapêuticas: Combate a anemia, o enfraquecimento. Deve ser comido maduro, quando a sua pele está toda amarela

Origem – Brasil, região Norte, Amazônia.

Amora - rica em resveratrol, como todo fruto de cor roxa

2)  Amora

Propriedades terapêuticas: Antioxidante, contém vitaminas A,B1,B2,C. Laxativa, sedativa, expectorante, refrescante, emoliente, calmante, diurética, antidiabético, antiinflamatória, tônica

Indicações terapêuticas: Atua no combate ao câncer e doenças cardiovasculares. Dor de dente, pressão sanguínea, tosse, inapetência, prisão de ventre, inflamação da boca, febre, diabetes, dermatoses, eczema, erupções cutâneas

Origem – Nativa da Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul


Araticum - ariticum - ata - fruta-do-conde - come-se o miolo, sem a semente - a atemoia (variação genética) é praticamente sem gosto
3)  Araticum

Também conhecido como Ariticum, fruta-do-conde, ata. Uma modificação genética hoje comercializada leva o nome de atemoia.

Propriedades terapêuticas: O araticum  é um fruto que apresenta polpa adocicada, rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2

Indicações terapêuticas: As folhas e sementes do araticunzeiro são utilizadas para conter a diarreia, induzir a menstruação, além de serem usadas no tratamento de úlceras, cólicas, câncer de pele e reumatismo.

Origem – Brasil, especialmente no cerrado.  

Gabiroba - Casquinha meio dura, sabor agri-doce. MUITO legal descobri-la em algum passeio no asfalto! Há anos em que simplesmente não dá frutos. Parece que 'empestou'. No outro ano, floresce em um verde exuberante, enchendo novamente. Tenho um pé de dois anos, criado por semente, em 5º andar de apartamento. As plantas respondem positivamente ao cuidado que recebem. Toda a energia vital quer transformar-se em Vida! Ninguém pode dizer "Não tenho mão para plantas". Tem de haver perseverança!

4)  Gabiroba

Também conhecido como Guabirova, araçá-congonha (do tupi: o que mantém o ser)

Propriedades terapêuticas: Antioxidante – dez vezes maior que a amora e framboesa, por exemplo.

Indicações terapêuticas: Previne contra tumores, elimina radicais livres. Adstringente e antidiarreico(A infusão das folhas é relaxante para aliviar dores musculares, através de banhos de imersão).

Informações complementares
Origem – Brasil, especialmente nos cerrados das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Jabuticaba - Um dos espetáculos mais lindos para se contemplar, pelo exótico dos frutos grudados no tronco. Quando bate o sol sobre o roxo da casca, as bolinhas brilham qual pérolas. Muito lindo! A casca é que deve ser aproveitada como farinha, sucos, sorvetes.

5)  Jabuticaba


Também conhecido como Guapuru, fruita

Propriedades terapêuticas: Antioxidante, antialérgico, é rico em ferro, fósforo, vitamina C e niacina (uma vitamina do complexo B

Indicações terapêuticas: Previne contra tumores, problemas cardíacos, estabilizador do açúcar no sangue de diabéticos, prisão de ventre.

Origem – Brasil, nativa da Mata Atlântica
Uso medicinal – casca e polpa
Especialmente a casca, que contem as antocianinas - uma potente ação antioxidante, diminuindo a incidências de tumores e problemas cardíacos, varrendo as moléculas instáveis de radicais livres. 
Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos, geleias, licor e vinho; a boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.
Polpa - contém ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas.

Jamelão - encontrada também em algumas praças e ruas urbanas. Muita gente reclama do fruto, por sujar calçadas e carros estacionados sob a linda árvore. Seu valor para a saúde, porém, ainda é bastante desconhecido.


6)  Jamelão

Também conhecido como Jambolão, azeitona, jambeiro

Propriedades terapêuticas: Antioxidante, antialérgico, anti-inflamatório, com propriedades semelhantes às da dexametasona.

Indicações terapêuticas: Combate a hipoglicemia. Embora cause transtornos pela coloração (arroxeada) que provoca mancha nas mãos, tecidos, calçamentos e pinturas de carros, tem-se mostrado bastante eficaz no tratamento anticâncer.

Origem – Índia. Adaptou-se muito bem às condições de solo e clima do Brasil, tornando-se espécie subespontânea na região Nordeste.

Mirtilo - este maravilhoso arbusto cresce até em vasos. Tenho 5 pés de mirtilo em meu terraço que eu mesma criei a partir das sementes. Com 3 anos, ainda não deram frutos, mas suas folhas possuem as mesmas propriedades do fruto. Faço-os em chá e suco. Poderoso antioxidante preventivo do câncer, como todo fruto de cor roxa. Introduzida no Brasil pelo esforço de um padre italiano, que percorreu muitas residências com as minúsculas sementes, sem receber o devido crédito. Hoje é comercializada em média escala.

7)  Mirtilo

Propriedades terapêuticas: Adstringente, tônico, antibacteriano, hipoglicemiante, antioxidante

Indicações terapêuticas: Antioxidante (combate o câncer), antidiarreias, melhora a visão noturna, retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético

Origem – Europa - Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso.

Murici ou Muricy - Foto Embrapa - usada, inclusive, como base da merenda escolar em alguns municípios, devido ao alto valor nutritivo

8)  Murici

Também conhecido como Fruta de Jacu, mureci

Propriedades terapêuticas: Muito nutritivo, o murici serve, com sua polpa carnosa, de suplementação alimentar

Indicações terapêuticas: A casca do fruto do murici é rica em tanino, sendo utilizada como adstringente, no trato intestinal e no combate à diarreia.

Informações complementares
Origem – Em toda a extensão do Brasil, com muitas variedades, especialmente na cor do fruto.

Pitanga - maravilhosa e saborosa frutinha, bastante utilizada em sucos e sorvetes, pode ser degustada também in natura. Na infância, adorava os programas de final de semana: ir para o mato, ou potreiros, subir nas árvores e encher os saquinhos com as frutas. Comia-se o tempo todo (Grata, Mãe, pelos lindos passeios!). Hoje ainda é possível colher em algumas avenidas e praças urbanas. Os passarinhos também as adoram.

9)  Pitanga

Propriedades terapêuticas: Fruto com maior teor documentado de pró-Vitamina A na natureza (Carotenóide)

Indicações terapêuticas: Previne formação de rugas na pele, eficaz contra o envelhecimento da pele

Informações complementares
Origem – Brasil, Estado de Pernambuco é um dos maiores produtores.

Uvaia - fruta com alguma 'lanugem' por fora. Quando a encontrei em um terreno nativo que possuía antigamente, intuí que era comestível e curativa, mas o medo [de que, porventura, fosse venenosa] não me deixou provar.

10)                   Uvaia

Também conhecida como Eugenia uvalha, uvaia do Pêra, uvaia do mato

Propriedades terapêuticas: Adstringente e digestivo

Indicações terapêuticas: Controle da hipertensão, diminuição do colesterol e ácido úrico, emagrecimento, potencial de uso no tratamento de HIV, tumores (câncer), malária e processos inflamatórios.

Informações complementares
Origem
Nativa da Mata Atlântica, Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas pode ser encontrava em vários Estados. O nome é indígena, "uvaia" vem do Tupi, e significa ”Fruta ácida”.

Algumas referências:
- Daniela Terci, da Unicamp
- Edna Amante, Bioquímica do laboratório de frutas e hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina
- João Alexio Scarpare Filho, Engenheiro agrônomo da Esalq
- Karla Silva, Nutricionista da Universidade Estadual do Norte Fluminense-RJ
- Lelington Lobo Francom, Escritor, pesquisador, químico-fitologista - Curitiba, PR
- Márcia Vizzotto, Pesquisadora da Embrapa Clima Temperado
- Mário Maróstica, Pesquisador da Unicamp - SP



Fontes:
vizzotto@cpact.embrapa.br
EMBRAPA


 Vamos preservar as nossas matas!

E VIVA A VIDA SIMPLES!!!

Leia também:
Lírio da Paz ,
a Rainha das Despoluidoras

Conheça 10 plantas ornamentais que diminuem a carga tóxica dos ambientes internos. E cultive em seu espaço! Fica lindo e proporciona mais saúde!

10 PLANTAS QUE PURIFICAM NOSSAS CASAS

Por Marise Jalowitzki


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 



7 comentários:

  1. Nota: mirtilo, amora, jamelão e "pinha" (há diferentes espécies sob esse nome genérico) não são nativas do Brasil, apesar de se adaptarem às nossas condições de solo e clima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo": se você leu o artigo, viu que, ao final, consta a Origem de cada uma das frutas nativas. E, na extensão de todo o texto, não consta "nativas DO BRASIL". Quando comento no facebook, menciono "frutas nativas, todas ENCONTRADAS no Brasil". Mesmo assim, muito grata pela visita ao blog e pela contribuição. Ab

      Excluir
  2. MUITO BOM O BLOG.....
    PARABENS

    ResponderExcluir
  3. na minha cidade araticum e biriba

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho, nesse fim de semana colhi e como pitanga e baguaçu (jambolão), minha filha de 5 anos adorou...isso é saúde.....

    ResponderExcluir