segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Matança das Baleias na Dinamarca - Ilhas Faroé - Isso tem de acabar!

Conheça o mágico e o macabro das Ilhas Faroé ou Feroé - Veja videos e conheça a história deste terrível e sangrento festival Grindadáp. O mundo precisa se manifestar maciçamente contra a continuidade deste ritual
Cadáveres das baleias piloto são descartados em enseadas. Sea Shepherd investiga e denuncia . Ilhas Faroé - Festival Grindadáp mata brutalmente centenas de baleias todo ano - Dinamarca - Crianças participam ativamente. 

Matança das Baleias na Dinamarca - Ilhas Faroé - Isso tem de acabar!

Por Marise Jalowitzki
20.agosto.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/matanca-das-baleias-na-dinamarca-ilhas.html

O Mundo precisa se mobilizar para impedir a continuidade dessa matança. Sem ofensas, sem vandalismos, mas os habitantes das Ilhas Faroé precisam rever seus conceitos sobre o mundo e seus habitantes, incluindo os não humanos. Faróe é um arquipélago independente que pertence à Dinamarca - localiza-se entre as costas da Islândia e Escócia.

Sobre uma tradição que, há 1.300 anos, tinha sua razão de ser, perpetuam hoje um festival que, ao lado de tecnologia de ponta, que inclui shows de metal viking (hard rock), o Grindadáp nas Ilhas Faroé (que significa Ilhas das Ovelhas) culmina com uma inacreditável matança de baleias piloto!

Sea Shepherd, Fondation Brigitte Bardot, Greenpeace e muitas outras organizações internacionais já se manifestaram e continuam realizando campanhas para sustar este macabro espetáculo. Até agora, ninguém conseguiu pará-lo. É hora da sociedade mundial se mobilizar, sem espaços ou tréguas, para acabar com esta mortandade sem limites!

Está certo que, no passado, este conjunto de ilhas da Dinamarca tinha muita dificuldade em promover alimentos e que, por isso, pautou na carne das baleias sua principal fonte energético-alimentar. Mas, hoje não!!! A modernidade chegou lá também, com tudo que a tecnologia pode oferecer. PORQUE CONTINUAR matando ritualística e barbaramente centenas de baleias???

A média, por ano, é de MIL BALEIAS! Já houve registro de 4.500 baleias mortas durante o festival horrendo, que começa na primavera! Ano após ano, tudo continua igual! Pessoas vestidas com as roupas tradicionais, videos mostrando uma união e uma fraternidade nas danças, toda a comunidade de mãos dadas. Na manhã seguinte, o mar vermelho, as crianças brincando em meio à matança, os corpos encharcados no sangue, sentadas sobre restos de carne de baleias piloto. Que formação é essa que está sendo dada aos pequenos?

Querendo, assine a petição Care: http://www.thepetitionsite.com/1/Stop-Whale-Massacre-in-Faroe-Islands/

Stop Whale Massacre in Faroe Islands!


Ilhas Faroé - Pai ensina filho como cortar a baleia - Olhem a carinha do menino! Quando crescer, já estará acostumado!!!   Matar por tradição - Foto Andrija Ilic - Reuters

As autoridades locais mentem ao declarar que 'todas as baleias mortas viram alimento' e que todos os habitantes usam muita carne de baleia em seu cardápio diário. É um festival que mata TODAS AS BALEIAS QUE OS BARCOS CONSEGUEM CONDUZIR PARA DENTRO DA ENSEADA. Sem condição de fuga elas são abatidas, criando um literal oceano de sangue! Alguns corpos são retalhados, alguns pedaços de carne retirados. O que fica, depois, na beira da praia, é recolhido em caminhões. A carne exposta, em contato com o metal, fica imprópria ao consumo e é despejada no fundo do mar, onde apodrece. Barcos do Sea Shepherd e Fondation Brigitte Bardot, em ousada investigação, descobrem que, em uma enseada, deterioram centenas de corpos excedentes de baleias, incluindo filhotes.

Com sarcasmo, Kate Sanderson diz que o mundo está desinformado. Ela diz: "Você sabe o que dizemos: salvar as baleias - para o jantar!

Sanderson mudou-se para as Ilhas Faroé da Austrália há quase 25 anos e se casou com um habitante local.Ela é a negociadora-chefe internacional da caça e da pesca. "Duas gerações de media hype e campanhas contra a caça às baleias têm mostrado como as pessoas estão realmente desinformadas." - diz ela. "Os países que continuam a caça às baleias hoje são todos os países que têm uma longa tradição de comer baleia. Nós também." Simples assim.

Aqui o video com a descoberta do 'cemitério' onde as baleias são descartadas: Fondation Brigitte Bardot e Sea Shepherd
http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=9eMDh2-1Kwg

A organização Sea Shepherd Conservation Society e da Brigitte Bardot Foundation unem forças para parar a matança de golfinhos nas Ilhas Faroe.
"Há algo de podre no Reino da Dinamarca, são as Ilhas Faroé"


O lado mágico de Faroé


Faroé - Fábrica de Monstros - 1'55'' -
http://www.youtube.com/watch?v=7d9uM0iqgfo&feature=fvwrel

Povo simples e tradicional - video institucional - 20 min
http://www.youtube.com/watch?v=Oou3N5ylvdI&feature=fvw


Transcrevo o artigo publicado por Dora Santoro, em seu blog:
http://dorasantoro.blogspot.com.br/2012/06/ilhas-feroe.html

No reino da Dinamarca há um arquipélago composto por 18 ilhas maiores e outras menores conhecidas como Ilhas Féroe ou Faroe.
Vamos conhecer aonde moram os duendes?


            Foram o cenário da trilogia " O Senhor dos Anéis" - um cenário mágico e misterioso, será que as ilhas são habitadas por Hobbites, anões e Elfos, os duendes?


            Localizada entre a Islandia e a Noruega, as ilhas são cheias de picos vulcânicos e as ondas do mar batem modifiicando as formações rochosas.

            O nome Féroe significa "Ilha das Ovelhas",  pastores e agricultores são responsáveis pela economia das ilhas em meio a tanta beleza natural.


            As ilhas são montanhosas, rochosas, cujas encostas são muito recortadas formando fiordes lindos.


            Há uma caça ás baleias considerada uma tradição do povo das ilhas. A carne das baleias abatidas é distribuida á população embora existam muitos movimentos contra a matança das baleias.


            As ilhas vivem da exploração de lã, casacos já confeccionados e carne de ovelhas.
            Há minas de Zeolitos, cristais encontrados em áreas vulcânicas.


            As casas tem telhados de grama, verdes, assim são feitos para se protegerem contra as condições climáticas, especialmente vento e umidade: um cenário próprio da terra de duendes.


              Um lugar bucólico, cheio de mistérios, com uma beleza natural acrescida à fantasia dos seus moradores, simplesmente lindo!




Dá para conviver com realidades tão antagônicas?

Videos trazendo a atividade do Sea Shepherd:

Sea Sheperd nas Ilhas Faroé
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=nG8EDaMnRxs
http://www.amazon.co.uk/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dclothing&fiel...

Parte 3

Parte 4 - Parece ser tudo
42 minutos
http://www.youtube.com/watch?v=UQWGpvi5BQI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=0_AV5HnMF7o&feature=related




Mais, neste blog: http://t.co/cOQxZxC

Lidando com Crenças, Valores e Economia


Matança de Baleias-Piloto nas Ilhas Faroé

 Matança de Baleias Piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca 

Por Marise Jalowitzki
24.fevereiro.2011
http://t.co/cOQxZxC



Querendo, conheça também a realidade do Rio Grande do Sul, Brasil:
Link neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/03/tubaroes-no-japao-atum-no-rs-matanca-e.html

Tubarões no Japão, Atum no RS - A Matança é a mesma - Cites 2013

De 1580 a 2007 - 64 mortes de humanos devido a ataques do tubarão  grande branco
Somente no último ano, humanos mataram 73 milhões de tubarões
Quem é o assassino?




Leia também:
Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!


Links sobre Direito dos Animais à VIDA!



DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!


25 comentários:

  1. Isso é inaceitavel... que horror!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inaceitável, inacreditável, horrendo!!! Em pleno século XXI! E, o que considero pior, é a declaração da líder maior do arquipélago, declarando ironicamente: "Sim, preservamos as baleias... para o nosso jantar!" Deboche puro, sem levar em conta o Direito à Vida Digna que os animais, assim como nós, também tem direito!!! Abs

      Excluir
  2. Na Dinamarca??? Achei que fossem gente instruida e inteligentes..Bem, eles vivem na era dos Vikings, então não podemos contrariar.Vivem ainda na idade da pedra, sem futuro,sem educação, e muito menos convivencia com outros povos.Mærkelige mennesker og nådesløst. Whale mordere.Aqui no Brasil somos pacíficos e não comemos carne de baleias,não temos estomago para esse tipo de alimento.redde hvalerne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Soratto. Eles NÃO VIVEM na era dos vikings. Tentam vender esta imagem, MAS, na verdade, usam de toda a tecnologia moderna, vivem a modernidade, sim. Vivem em um ambiente que LEMBRA o bucolismo antigo, mas recheado do conforto e facilidades. APENAS se vestem para os festivais, assim como nós, também. Folclore.

      Concordo quando dizes que são "Pessoas estranhas e sem piedade. assassinos de baleias" (fui procurar no tradutor para "Mærkelige mennesker og nådesløst. Whale mordere."

      Também,penso que nós também devemos, sim, mudar nossos hábitos (como brasileiros), apesar de não comermos baleias, comemos atum, o que QUASE é a mesma coisa. Salvar baleias, pescas predatórias, matança criminosa. Há muito a ser feito. "Redde hvalerne" - Salvar as baleias, salvar a espécie humana de tanta involução.

      Abraços e grata pela contribuição.
      Marise Jalowitzki
      Vegetariana, praticamente vegana.

      "Todo animal tem direito à vida digna"

      Excluir
    2. Isso realmente é um absurdo, mas isso não ocorre na Dinamarca, eu pesquisei sobre isso assim que soube, sou um grande fã da Dinamarca, sempre gostei, quando soube disso, pensei em largar de vez essa paixão por esse país, mas descobri que isso ocorre nas Ilhas Faroe, que é quase independente da Dinamarca, então vi que não devia culpar a Dinamarca, é a mesma coisa de culpar os britânicos por uma coisa que aconteceu nas Ilhas Falkland (Malvinas), e a Dinamarca não vive na época da pedra, ela tem o 15° melhor IDH do mundo, e com base a uma pesquisa, viu-de que os dinamarqueses são o povo mais satisfeitos do mundo. Sua arquitetura, uma das mais modernas do mundo, sua saúde e educação uma das melhores do mundo, vocês sabiam que a Dinamarca é um dos países mais ecológicos do mundo? 90% do seu lixo é reciclado, 9% vai para aterros sanitários e 1% vai para lixões.
      O problema é nas Ilhas Faroe, que, apesar de consumir a carne de baleia, por lá ter escassez de alimentos, o sangue vem do rompimento de um nervo que faz com que a baleia não sinta dor, mas é as Faroe que tem que parar com isso e não a Dinamarca, pesquisem e acharam: Ilhas Faroe, região autônoma e sua cultura é diferente da Dinamarca.

      Excluir
    3. Realmente, há algo podre no Reino da Dinamarca e é as Ilhas Faroe, tomara que esse ritual acabe logo, que eles descubram novos modos de se alimentar, e que eles virem totalmente independentes da Dinamarca, para esse país não ser culpado por essa crueldade! Lad os afslutte Grind! Bekæmpelse af Grind! (dinamarquês)

      Excluir
    4. Gente, por favor!!! Vamos pesquisar melhor!!! Sim, Ilhas Faroé possuem autonomia em suas leis e por isso a Dinamarca não é responsabilizada diretamente. Ilhas Faroé não fazem parte da União Europeia, por isso não sofre as sanções. Agora, continuar com a historieta de 200 anos atrás de que "há escassez de alimentos", por favor! Isto só consta em sites a favor da continuidade da macabra tradição! O pessoal lá também usufrui de um EXCELENTE IDH (como pode ser comprovado nos outros artigos publicados neste blog!)

      Baleias mortas sem crueldade???? Vejam as atuações e as campanhas internacionais - especialmente do SeaSheperd - vejam os videos do SeaSheperd, ouçam os gritos de agonia e a morte lenta. Vejam as centenas de filhotes e carcaças pela metade ocultas em enseadas menos movimentadas. A coisa é MUITO mais cruel do que se imagina!!!!

      Dinamarca isenta???? Então, se ela é tão inocente assim, porque comercializa a carne e o óleo das baleias mortas em Faroé? Porque oferece seus pratos à base de carne de baleia em seus ricos restaurantes???

      Inocentar cúmplices? Jamais!!!

      Excluir
    5. Bom, se é para os faroenses alimentarem-se da carne, retirada das baleias, se o governo local fala que é a falta de alimentos, poderia então ajudá-los, sei lá, doando ou comercializando alimentos? Agora, se fizerem isso para obter lucros, tem que acabar, eu pesquisei muito sobre isso, vi o lado bom e ruim disso, meu país favorito seria a Dinamarca (depois do Brasil, que é onde eu nasci), mas vocês também poderiam preocupar com coisas da África também, milhares de animais mortos (girafas, elefantes, rinocerontes), temos que combater esse mal mas olhando dos dois lados, aqui no Brasil mesmo, as atrocidades não só com animais silvestres, mas também animais domésticos (galinhas, bovinos), mortos para a venda e consumo, pelo que eu vi, lá matam esses animais para alimentar-se, isso acontece em todo o mundo, e o Japão? Piorou, eles matam mais baleias e para obter lucros... pq não tentamos ver se realmente é para o consumo e ajudamos a eles? Sou um dos melhores da sala em geografia, então...sei disso!

      Excluir
  3. sou contrario a qualquer tipo de matança,principalmente de baleias e golfinhos, mais oque nosso caro amigo sorato acabar de expor e um pouco absurdo, dizer que não matamos, que somos um pais pacifico e um pouco engraçado, comparar paises como Dinamarca, Finlândia,noruega com o brasil e um absurdo, eles tem sua cultura e nos temos a nossa, matamos milhares de animais, porcos, gados, aves, animais silvestres, sem falar no trafico animal que acredito que seja o maior do mundo, com uma floresta tropical do tamanho da nossa, deveriamos cuidar e nao destruir, isso nao e nada comparado com isso que estamos vendo nas fotos, mais não e justificativa para tamanha brutalidade, se você e contra isso que esta olhando, torne-se um vegetariano!!

    abroços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com TODA certeza, Nazgul! Somos, sim, matadores, desmatadores, destruidores em potencial. Não reconhecer isto é desconhecer a própria identidade que [infelizmente] ainda norteia a grande maioria de toda a humanidade, incluindo os brasileiros. Uma pequena parcela populacional, porém, está acordada para as atrocidades cometidas pela espécie humana há milênios - destaco a triste realidade dos matadouros, entre tantas outras; o que foi essa nova apreensão de milhares de filhotes de papagaio que iriam ser exportados? 85% dessas pobres aves costumam morrer entes de chegar ao destino!-.

      Aposto na mudança que vem, sim, de compartilhamentos como esse.
      Grata ao Sorato por colocar suas opiniões - que já possuem um nível de esclarecimento importante, que é o da não violência e por abrir o espaço para as colocações do Nazgul.
      Grata ao Nazgul pelas posições claras, com as quais concordo integralmente.
      Abs

      Excluir
    2. Concordo, eu acho que não pode acontecer isso. Nada de Grind! Para esclarecer, sou o mesmo anônimo que respondeu o comentário do Soratto, ok!

      Excluir
  4. que horror eu nao sou adulta e msm assim eu reconheco que isso e errado eu amo baleias amo muito msm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querid@ Anonim@!!! É por pessoas como tu que as coisas podem mudar!!! A mudança tem de vir desde pequen@, sensibilidade e compaixão!!!

      Excluir
  5. vo falar pra todo mundo no meu facebook para apoiarem essa causa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai firme, Anonim@! Esperança é o que nos sustenta!!!Por enquanto, recebemos apenas a ironia e o desdém das autoridades das Ilhas e da Dinamarca!!!

      Excluir
  6. I love whales depend on me and I will support this cause forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos também pensam e sentem igual. Até agora, porém, somos bem poucos!!! Temos de gritar mais alto!!!

      Excluir
  7. so hoje mas de 1 milhao de animais ja forao mortos em todo mundo acabei na de ver na GRAPPA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui mesmo, no Brasil, mais precisamente nas águas de Rio Grande, no RS, os atuns (que chegam a pesar 400kg também são mortos inexoravel e dolorosamente, filhotes e adultos, com a anuência das autoridades!!!

      Excluir
  8. dinamarca terra dos duendes ! so se for em sonho mas para as baleias e um pesadelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. animais tem direito à vida digna! o que assistimos é um massacre terrível, com aliciamento das crianças, que tem de "participar" desse horrendo espetáculo, imergindo na água tinta de sangue e "ajudando" os pais a cortar a baleia! CRUELDADE! INSANIDADE!

      Excluir
  9. Na verdade eh ingenuidade acreditar que a matanca de baleias seja apenas tradicao. Com a protecao as baleias de outros paises, aumentou ou recuperou a populacao de baleias e por consequencia diminuiu o numero de disponibilidade de peixes para a populacao pesqueira. O objetivo não e a carne, não e tradicao, mas sim economico como sempre. A proibicao de caca as baleias existe pois alguns paises sao fornecedores de carne vermelha, de modo que em outros paises foi inclusive incentivado o exterminio de especies nativas a fim de promover a dependencia de carne estrangeira. Baleia, bufalo, javali desimporta, prevalece o interesse de quem tem o poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! e mais, agora há a denúncia oficial de que a carne e a gordura de baleias está sendo comercializada e disponibilizada inclusive em cruzeiros turísticos na Europa. Os turistas sequer sabem da origem destes produtos, nem sabem que a carne das baleias piloto do oceano Pacífico (Europa) está altamente contaminada pela poluição dos mares. Escrevo sobre isso no artigo, neste blog, que leva por título "Matança de baleias na Dinamarca, PAREM JÁ!! - Horrendo Festival Grindadráp nas Ilhas Faroé - Mais um ano!" Muito grata pela visita ao blog! Vamos ver até quando tudo isso ainda vai continuar!!!

      Excluir
  10. Gente, que absurdo!! Totalmente desnecessária essa matança!! Eles são ricos! A Dinamarca, país a que as Ilhas Faroe pertencem, é um dos países com maior PIB per capita do mundo!! Quanta loucura, egoísmo e cegueira!!! +

    ResponderExcluir