terça-feira, 29 de maio de 2012

Voto Vendido - Votos por Comida e Gasolina

Um relatório da Polícia Federal mostra que os bens mais comuns que são trocados por votos, são os produtos básicos como arroz e feijão, gasolina e materiais de construção - DIGA NÃO À VENDA DE VOTOS
O compromisso em melhorar diz respeito a todos.

Voto Vendido - Votos por Comida e Gasolina


Por Marise Jalowitzki
29.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voto-vendido-votos-por-comida-e.html 




Quando escrevi sobre Voto Livre (quem me acompanha há mais tempo sabe que essa é uma posição que defendo há tempos), também mencionei a questão do Voto Vendido. Intencionei comentar mais sobre o tema, que foi amplamente debatido em 2010, quando participei de site em favor da candidatura de Marina Silva.


Revistas e instituições internacionais arredondaram os 17% da pesquisa Data Folha para 20%. À época, transcrevi reportagem publicada na revista NyTid. Seguem alguns excertos:

"De grandes cartazes na cidade de Vila Isabel, no Rio de Janeiro sorri um candidato mais branco do que o outro. Quando o semáforo muda de verde para vermelho, aparece uma pequena multidão acenando, como um pequeno exército de transportadoras contratadas, balançando as bandeiras dos partidos que as pagam para publicidade. Qualquer coisa para conseguir que os transeuntes olhem em sua direção.

(...)

O Brasil é atualmente o mais importante parceiro da Noruega na América Latina.


Voice of Duty


No Brasil, onde o voto é obrigatório,  são 135 milhões de eleitores, mas nem todo mundo segue a campanha eleitoral com o mesmo interesse. (...)


Um estudo recente mostra que 73 por cento dos eleitores acreditam que a política é uma atividade que atende principalmente os próprios políticos.


(...)


Feijão e gasolina


A compra de votos é um problema significativo no Brasil, e durante a última campanha eleitoral, a associação de árbitros do Brasil ( AMB ) e o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE) tem estado por trás da campanha de informação nacional de sensibilização dos eleitores contra a fraude eleitoral .


- Aproximadamente 20 por cento dos votos no Brasil são comprados e pagos, e este é um problema do governo", diz o cientista político Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília ( UNB).


Um relatório da Polícia Federal mostra que os bens mais comuns que são trocados por votos, são os produtos básicos como arroz e feijão, gasolina e materiais de construção. A mídia brasileira tem relatado vários exemplos marcantes nas últimas semanas.* Em Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro, foi noticiado que o médico Flávio Campos Ferreira favorece a cirurgia para correção estética em troca de voto; em São Paulo o candidato Ney Santos concedeu  gasolina grátis no seu posto de gasolina para aqueles que prometeram votar nele. (2010)


- O pior de vender seus votos é que você vai deixar o direito de livremente escolher quem vai governar o nosso país. Mas não podemos culpar apenas os políticos; aquele que concorda em vender o seu voto, também é responsável ", disse o presidente da AMB, Mozart Valadares."

(...)

Transcrição neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2010/11/onda-verde-publicacao-em-ny-tid-oslo.html

Original da jornalista free lancer, radicada no RJ - http://blondieibrasil.blogspot.com/2010/10/ikke-bare-lula-la-i-brasilselger.html 


Mitt foto
 - publicações em várias revistas da Noruega, em especial a Ny Tid (Novo Tempo)










DIGA NÃO À VENDA DE VOTOS!!!
O "FAVOR" PODE ATÉ VIR, MAS O PAVOR DA ATUAÇÃO DE UM MAU POLÍTICO, DIZ RESPEITO A TODOS E A TODOS AFETA!!!




Mobilização da Web

"Marise Jalowitzki é uma das iniciadoras deste Movimento Marina, e ela acredita que o Partido Verde é tão bem recebido porque as pessoas estão cansadas de políticos tradicionais .

- O Brasil é composto de muitos idealistas que sonham com um mundo melhor. Quando tivemos a franquia do voto de volta após a ditadura, nós pensamos que era uma boa oportunidade para que os políticos honestos e competentes pudessem governar o país . Hoje, muitos estão decepcionados . Eles vêem as favelas que crescem descontroladamente, um desmatamento que está fora de controle , as pessoas que passam fome, os políticos que falam de energias limpas e ao mesmo tempo aumentam a expansão da indústria petrolífera. E eles vêem uma campanha eleitoral repleta de escândalos políticos e recriminações. Modelo antigo. Os eleitores que realmente querem fazer algo, olham e sentem que este é o momento de se envolver, e é isso que acontece no movimento de Marina, diz Jalowitzki ."




Mais sobre o Tema:



Voto é questão que envolve a todos -
Temos de discutir e divulgar, para melhorar!

VOTO NULO pode, sim, acarretar nova eleição!


Por Marise Jalowitzki
26.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voto-nulo-pode-sim-acarretar-nova.html 






POLÍTICA INTERESSA?
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/politica-interessa.html


Crianças são orientadas de como votar em colégios, a fim de prepará-las para eleições futuras 


CONHEÇA:



DECRESCIMENTO FELIZ! Modelo propõe Menos Consumo, Mais Felicidade!

Decrescimento Feliz - FGV País poderá alcançar nível de países desenvolvidos em 20 anos - Com esse modelo sócio-econômico, chegaremos ONDE - VOCÊ também decide!!







Pra ter opinião, tem de conhecer!!!



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário