quarta-feira, 30 de maio de 2012

Voto Livre - Sou a favor!


VOTO LIVRE - Votar por QUERER VOTAR, não por imposição! (Imagem - Pedro Ribeiro)

Voto Livre - Sou a favor!

Por Marise Jalowitzki

Ser meramente compelido a votar nunca irá retratar a vontade de um povo. Como esperar CONSCIÊNCIA POLÍTICA obrigando o cidadão a votar, pagando multa em caso de não justificativa, acarretar problemas no trabalho? 

O DIREITO DE VOTAR, tão defendido por muitos, pessoas que deram até mesmo a SUA VIDA para [re]conquistar este direito, não pode virar um mero DEVER A SER CUMPRIDO, onde estão previstas as famosas "escapatórias". Pessoas que planejam seu final de semana e sabem que podem contar com a famosa "justificativa" para o não comparecimento. 

É uma forma boba de as autoridades provar que "estão no controle". Embora, depois de eleitos, muito pouco é devolvido ao mesmo povo que votou. O povo permanece alijado do processo de mudanças: pouco ou nada participa das realizações concretas e efetivas, que diretamente o atinge. E, como sempre, MUITAS informações simplesmente sequer vem à público. 

É claro que mudar esse quadro não interessa à maioria, quer políticos ou mega empresários. 

Quem dá atenção aos recados passados através das abstenções, votos nulos e brancos? Só na última eleição, em 2010, foram quase 30%. Quem comentou sobre isso? 
Quase 1/3 da "massa eleitoral" se absteve, justificou de alguma forma ou, simplesmente, manifestou seu protesto e descontentamento. 

Em pesquisa Data Folha "Retrato da Ética no Brasil" o resultado apontou para 17 Milhões (13% da população votante) de votos comprados/vendidos.

" Entre os que se corromperam, 10% disseram ter vendido o voto por emprego ou outro favor, 6% por dinheiro e 5% por algum tipo de presente. Alguns obtiveram dois ou mais destes benefícios ao mesmo tempo. Apesar de admitirem a prática, 94% dos entrevistados acredita que a venda de votos é condenável."

Quem realmente quis votar em alguém, o fez conscientemente; mesmo pessoas as mais humildes, pouco instruídas, vieram com seu "santinho" e "colaram" os números. Voto vendido/comprado, ou não. Por isso, desconsiderável o possível argumento de que os "brancos" foram de quem "não sabia votar". 

A ação continua sendo diretamente proporcional ao interesse.


Voto livre pode levar a mais debate e conscientização


Defendo o Voto Livre. Desobrigar o cidadão do voto implica em MUITO MAIS debate e conscientização, informação para propiciar opinião. É trabalhar com a população que, cada vez mais, está interessada em participar, se interessa pelas causas que são de todos e que interferem no dia a dia de todos. População que pode se concentrar em metrópoles ou estar no interior da floresta, sabedores do que é preciso para que a nação se torne mais e mais soberana. Soberana, principalmente na Justiça. Em valores éticos. Soberana em erradicação da pobreza e do analfabetismo ou da sumária educação. Os tímidos projetos sociais não acompanham sequer o aumento dos nascimentos, que dirá abarcar a maioria daqueles que mais necessitam, no atual quadro de desprovimento. Foi, e continua sendo, muito desleixo, pouco propósito, quase nenhuma fiscalização sobre os desvios dos recursos disponibilizados. Depois, correr atrás do prejuízo, com as i-n-t-e-r-m-i-n-á-v-e-i-s CPIs dos Cachoeiras, das Cascatas e das Pizzarias, só faz utilizar o precioso e MUITO BEM PAGO tempo dos políticos que, ao invés de implementar ações de melhoria para o povo, apenas discutem, discutem e discutem se esse ou aquele é ou não corrupto, se é ou não culpado, num lobby sujo que não dá em nada. No máximo, esse ou aquele cedem o lugar na Câmara ou no Parlamento a aquele ou esse, até o próximo mandato!... Joguinho torpe ao qual assistimos, mesmo sem querer.

Como dizia um amigo: "Brasil não precisa de mais leis, precisa de ação, de cumprir e fiscalizar."


Por isso, constato o Voto Livre como uma forma mais efetiva de DIZER efetivamente o que o cidadão pensa. Obriga ao candidato FALAR, ESCLARECER, JUSTIFICAR e CUMPRIR o que promete.

Fontes dos dados da pesquisa:
Folha de São Paulo

Querendo, leia também:





Um relatório da Polícia Federal mostra que os bens mais comuns que são trocados por votos, são os produtos básicos como arroz e feijão, gasolina e materiais de construção - DIGA NÃO À VENDA DE VOTOS

O compromisso em melhorar diz respeito a todos.




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário