sábado, 13 de setembro de 2014

Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes - Bairro Mário Quintana - Porto Alegre - Pelo Direito de Ser Criança!

Manhã do Sábado acolheu Evento que debateu temas importantes como o Direito à Felicidade de nossas Crianças, Medicalização e suas nuances, Exemplos de Escolas que ousaram mudar suas metodologias, Ações individuais que trazem efeitos benéficos coletivos. Foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes - Bairro Mário Quintana - Porto Alegre - RS

As paredes internas da Escola Municipal de Ensino Infantil Chico Mendes são bonitas pinturas e plenas de Compromisso e Responsabilidade Social!




Evento gratificante! Muitos professores reunidos, trazendo de sua experiência e realidade, ansiando por fazer sempre melhor! M-A-R-A-V-I-L-H-A! Uma iniciativa de Giovanna Westphalen, da SIR da Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes - Bairro Mário Quintana - Porto Alegre 
Pelo Direito de Ser Criança! 

Por Marise Jalowitzki
13.setembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/09/escola-municipal-de-ensino-fundamental.html


Semana abençoada!
Gratidão à Vida, à Minha Querida Família! Aos Queridos Amigos! Aos Encontros com Pessoas Maravilhosas, tão Humanas quanto todas, e mais, Bem Intencionadas, com Compromisso e Vontade de Acertar e Evoluir!

Em um dos eventos, tanta Realidade Dura sendo exposta, que nem lembramos de registrar qualquer foto! Deve ter sido melhor assim! Compaixão e Acolhimento a tantas Crianças vítimas de abandono, de abusos e violência. Gratidão a todas as Assistentes Sociais e Psicólogas que escolheram dedicar a sua Energia Criadora a esses pequenos que tanto necessitam de Apoio e Ajuda! Ao querido amigo Marcelo Soares, que abriu as portas de tão importante espaço!!

E hoje, estivemos em uma Escola Linda, plena de flores, verdes e cores! A Escola tem a participação de mais de 1.000 alunos. Todas as escadarias pintadas, floridas, um ambiente regenerador! Os professores, em pleno sábado, onde poderiam estar descansando, lá compareceram, interessados, participativos, instigadores e contributivos. Uma iniciativa agregadora da querida Giovanna Wetphalen, da SIR da Escola, após uma indicação do amigo Érico Silveira, que conhecemos no seminário  TDAH e o Desafio de Chutar o Balde, na Casa Liberdade, em julho pp. A acolhida carinhosa da Diretora Greice e de todo o corpo de educadores.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, Gratidão pelo Lindo Trabalho que desenvolvemos na manhã de hoje! Momentos de Muita Construção e Parceria! Parabéns a todos!!

Gratidão à querida amiga e parceira Eloisa Soares Marcolin, neuropsicopedagoga, que desenvolveu conjuntamente as atividades! 

Abraços a Todos!!!
Deus Conosco, sempre!
Por um Mundo Melhor e Crianças Livres e Felizes!!!
Marise Jalowitzki



Temática Desenvolvida:

O que é TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade + Impulsividade

Tratamentos existentes
Pros e contras da medicação
Tempo de ação
Falso diagnóstico
Características das crianças da atualidade que levam a falsos diagnósticos
Situações que intensificam os comportamentos assinalados
Como trabalhar com esse perfil de aluno
Brasil é o 2º maior consumidor de metilfenidato (Ritalina, Ritalina LA e Concerta). Só suplantado pelos EUA.

DEFINA O QUE É FELICIDADE PARA VOCÊ!

 Revendo Conceitos

9 em cada 10 médicos declaram receitar tarja preta para crianças já na primeira consulta (de 10-15 min)
Pesquisa publicada em maio de 2013, conduzida pelo Centro Médico das Crianças de Cohen de New York e Instituto Feinstein para Pesquisa Médica.

MUDANÇAS NA ESCOLA

A Escola é a real gestora de toda a sua funcionalidade. Não dá para separar os “Intelectuais da Educação” dos “Práticos da Educação” (professores que seguem modelos).

O modelo “escola-empresa” prepara indivíduos para obedecer e consumir.

- Os “líderes” do futuro são egressos desse modelo, e se formatam pela insurgência a esse modelo, o que pode levar, conveniente e facilmente, para a coerção (autoritarismo - poder pelo medo)

- Se a escola é vista como uma empresa, então o cliente é a criança e o fornecedor, os professores. O que estamos oferecendo à criança? O produto que lhe é ofertado é um produto que ela não quer!

- Os Educadores precisam estar conectados com o princípio básico da Educação que é ajudar a pensar, não ensinar a obedecer.


Documentário: QUANDO SINTO QUE JÁ SEI

Projeto Âncora – Cotia – SP
EMEF Amorim Lima – Dir. Ana Elisa Siqueira

Escola Municipal Andre Urani – Projeto Gente

EMEF Campos Salles – SP – SP

Projeto Âncora – Curvelo e Araguaí – MG

Escola Municipal Sebastiana Luiza – Projeto Araribá – Ubatuba – SP

Escola Livre Inkiri – Itacaré – BA
Escola Infantil Piracanga – BA
Dar Voz e Vez aos Alunos
Construir não é “para”; é “com”!

Para realizar um projeto é preciso:
            - Tempo para elaborar
            - Paciência para reformular
            - Coragem para implantar e seguir

Exercício de Autonomia e Responsabilidade.











































Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, blogueiro e colunista
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Para conhecer mais e adquirir, acesse: 


TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família















Nenhum comentário:

Postar um comentário