terça-feira, 29 de julho de 2014

Evento TDAH e o Desafio de Chutar o Balde, na Casa Liberdade




Por Marise Jalowitzki
28.julho.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/07/evento-tdah-e-o-desafio-de-chutar-o.html

Bem, o dia 26 de julho amanheceu maravilhosamente ensolarado e propício para realizar o combinado. Muito frio, mas convidativo. Pela primeira vez adentramos na Casa Liberdade, que fica na rua Liberdade nº 553 em Porto Alegre - RS.

O calor do fogo também aqueceu os corações (foto Ryana Gonçalves)


O convite veio do organizador Marco Leonardelli Lovatto
e a realidade foi continente com o que sabíamos até então.



A proposta inovadora, arrojada, pautada em valores que também norteiam nossas ações: respeito, auto organização, responsabilidade individual e coletiva, mudança positiva de paradigmas, inovação com atenção ao crescimento de todos.


Após uma breve apresentação sobre os propósitos da Casa, coordenada por Felipe Freitag chegamos a Sala de Reuniões e iniciamos os trabalhos. 


Turminha de fazedores compromissados com a saúde dos pequenos! Da esquerda para a direita: Victoria, Angela Silveira, Márcio Brufatto, Sandra Campelo, Vera Telichevesky (parceira no evento), Dizy Ayala, Marise Jalowitzki (eu), Eloisa Marcolin (parceira no evento) e, em frente, Érico da Silveira. 


Gratidão às amigas Eloisa Marcolin e Vera Telichevesky que fizeram jus                                 à parceria proposta, partilhando conhecimentos em sua área de atuação.

A sala miúda favoreceu o calor humano na manhã fria de inverno e o tempo passou rapidamente.
A premissa de "Conheça a Casa em várias salas" fez com que recebêssemos alguns visitantes "de passagem" em meio aos trabalhos, o que só acrescentou aos resultados.

"O que você trouxe?"  - aliado a "O que você veio buscar?" foi colado na porta e fez toda a diferença, porque precisamos daquilo que cada um pode oferecer, da colaboração de cada um, pautada na disponibilidade em ajudar, na vontade de construir em conjunto, de mudar as coisas que não são boas, a partir de pequenas ações diárias. Todos somos aprendizes e mestres.

Sim, a questão do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - é vasta e já havia sido decidido que seriam abordados os tópicos trazidos pelos participantes: professor do Sebrae, professor de escola pública, psicóloga, programadores, homeopatas, neuropsicopedagoga, formanda em comunicação social, engenheiro, formanda em biologia, estudante.
Ritalina corre solta.
Ritalina é comum em todos os fóruns.
Medicalização vai além do que supomos.
Alguns professores querem fazer diferente e não sabem como.
Pais estão preocupados, mas também não sabem como agir frente às imposições sociais.
Médicas sentem também a pressão dos "pais-cabeça-feita" que querem a medicalização.
Poucos dão importância às questões de qualidade na alimentação.
Todos sabem que se trata da "droga da moda" e quase ninguém atenta para os riscos.
A corrida em busca do biopoder e do poder econômico parecem cegar as pessoas.
A espiritualidade sequer é cogitada em muitos fóruns.




Muito, muito há por ser feito.
Sem ter a pretensão de resolver ou concluir, semeamos.
Quem quiser dar mais alguns passos, esteja à vontade, caso queira seguir conosco. Nós seguiremos!




Ideia boa! Troca de livros! Estímulo à leitura! Iniciativa da Renata Siegmann-  https://www.facebook.com/renata.siegmann




Participe! Grupo Casa Liberdade: https://www.facebook.com/groups/casaliberdade/?fref=ts



Mais links:
http://imagine.al/eventos/?p=388
http://imagine.al/eventos/?tag=casa-liberdade
Fotos de todos os eventos do dia 26.julho - Fotos Ryana Gonçalves
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=272070279643947&set=a.272075032976805&type=1&theater


Para conhecer e adquirir o livro TDAH Crianças que Desafiam, bem como ler vários artigos sobre Déficit de Atenção, Hiperatividade e Medicalização, acesse:
www.compromissoconsciente.com.br 
ou http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/

Para adquirir no TodaOferta UOL, clique na imagem



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável.






Um comentário:

  1. Evento TDAH e o Desafio de Chutar o Balde! Evento Gratificante, desenvolvido na Casa Liberdade (Rua Liberdade,553 - Porto Alegre-RS). Quem quiser seguir conosco, contate através do e-mail marisejalowitzki@gmail.com - Gratidão ao Marco Leonardelli Lovatto, pelo convite; às amigas Dizy Ayala, por todo o carinho e suporte; Eloisa Soares Marcolin e Vera Beatriz Telichevesky, pela parceria, compartilhando experiências e conhecimentos; à Angela Silveira, pela colaborativa presença. E a todos os
    presentes, pelo interesse e compromisso demonstrados! Abraços! Marise Jalowitzki

    ResponderExcluir