domingo, 27 de julho de 2014

Depoimento - Diga NÃO à medicalização, especialmente em crianças





Este é o verdadeiro caminho da Felicidade e da Paz!! (foto: Dizy Ayala - quadro em frente ao pórtico de entrada da Casa Liberdade, em Porto Alegre - RS)


Depoimento - Diga NÃO à medicalização, especialmente em crianças 


Por Marise Jalowizki e Dani Leite
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/07/diga-nao-medicalizacao-especialmente-em.html
27.julho.2014


Sim, fazer mais daquilo que se gosta é o que a Humanidade mais precisa!! Há séculos que a escola engessa mentes e corações, preparando nossas crianças para serem mão-de-obra (empregados inseridos em um contexto arcaico) e consumidores em potencial (onde o "melhor" está sempre atrelado ao "mais caro"). Estudar "para ser alguém", significa que "ser alguém" é porque a criança-adolescente não á nada? Estudar para "se dar bem na vida" não pode estar atrelado à posse de bens materiais, tão somente! "Ser feliz" não significa "ter dinheiro", "ter uma casa", "ter o carro do ano"! Urge que mais e mais pessoas se deem conta de que é preciso quebrar esta capa de gesso que envolve a quase todos!!!

Este é um depoimento da amiga Dani Leite e retrata tudo em que também acredito e pelo que me empenho: DEFENDER NOSSOS PEQUENOS contra o excesso de diagnósticos para o dito Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, contra a medicalização, a favor de um papel mais responsável e compromissado dos responsáveis - pais, educadores e classe mpedica - para com a saúde e integridade de nossas crianças.

Depoimento da Dani:
"Lembro quando meu irmão mais novo foi diagnosticado com esse problema, aos seis anos de idade...chamava só de hiperatividade...ele não conseguia se concentrar na escola e estava sempre quebrando alguma coisa . Gritava quando alguém não lhe dava o que queria e chorava... Minha mãe levou ao médico e passaram um remédio para "controlar os ânimos dele". 

Eu tinha por volta de dez anos. Meu irmão dormiu por doze horas seguidas. Minha mãe jogou os remédios fora. Levou-o a uma psicóloga que disse que era necessário carinho e atividades para preencher seu tempo, pois não concentrava em alguma coisa por muito tempo. 

E assim fomos levando e hoje ele não tem problema nenhum. Ele só precisava se ocupar com coisas que o fizessem feliz . Os remédios retardam e roubam a infância e a adolescência de crianças normais que a medicina insiste em chamar de doentes."

Depoimento importante da amiga! Gratidão por compartilhar! Se mais pessoas tiverem a coragem, o destemor de divulgar suas experiências positivas, com certeza teremos um índice bem menor de crianças medicalizadas!!

É isso!!




Em outubro, republiquei o artigo. Entre os comentários, o da querida Dani, ratificando tudo o que comentamos anteriormente. 



  • Dani - Hoje ele é um belo e saudável rapaz, graças a Deus!! Há que ter muita coragem e mais que isso, muito amor, para não substituir o trabalho e o cuidado por remédios!
    14 h · 
  • Verdade! "Muita coragem e mais que isso, muito Amor!" É meu profundo desejo que mais e mais pessoas entendam isso, com o coração!! Beijos e Felicidades, querida!

Leia, querendo:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/07/o-que-e-medicalizacao.html


E, várias abordagens neste blog:
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/

Para adquirir no TodaOferta UOL, clique na imagem



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário