sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Menina brasileira morre após um mês de medicada com ritalina - Dois episódios - Uma perda, uma vitória

Apesar de a bula da ritalina avisar para não receitar para crianças que possuem problemas cardíacos, especialistas minimizam o problema e, mesmo quando mães argumentam, preocupadas, declaram que "todas as crianças tem sopro e isso passa com o tempo". Não é bem assim! Exigimos mais seriedade e compromisso! TDAH

Quando participei de uma audiência pública, semanas atrás, entreguei um exemplar do livro TDAH Crianças que Desafiam para um representante da ANVISA-Brasília. Ele ficou de conseguir um contato com alguém que lida diretamente com a questão da fiscalização e controle estatístico.

Nós precisamos saber qual o índice registrado (oficial) de mortes e sequelas devido ao uso prolongado e-ou indiscriminado de metilfenidato (Ritalina, Ritalina LA e Concerta), além de Venvanse, Aderall, risperidona e outros.

Embora se saiba que os registros correspondem a bem menos de 10% - mesmo em países como os EUA - o Brasil, como o 2º maior consumidor do mundo, precisa tomar conhecimento desses fatos!









Por Marise Jalowitzki
12.dezembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/12/menina-brasileira-morre-apos-um-mes-de.html


Este artigo vai aparecer assim, com duas notícias para sua reflexão. Uma, de uma profunda tristeza. E a outra notícia, um super Parabéns a uma mãe que conseguiu fazer a diferença!

A primeira, com final trágico, o mais triste que pode haver para a vida de uma mãe e de um pai. Uma dor que ninguém deveria sentir.

A segunda história, de uma mãe que iniciou acreditando nos especialistas e que, ao ver os resultados nefastos, já retirou a medicação tarja preta de seu filho, literalmente, salvando-o.

As duas crianças apresentaram sopro, uma alteração cardíaca e, mesmo assim, apesar dos alertas inclusos na bula, tiveram ritalina receitada pelos médicos.

Exigimos mais critério, conhecimento, envolvimento dos médicos responsáveis por nossas crianças. Eles, os médicos, precisam eles próprios conhecer, em primeiro lugar, todos os meandros e implicações dos psicotrópicos que receitam. Depois, e igualmente importante, precisam avaliar e conhecer o corpinho em desenvolvimento que possuem como paciente ali, na sua frente, indefeso. Pais e mães tem obrigação de ler a bula mas, também, precisam ser alertados pelo neurologista quanto aos riscos e possíveis efeitos colaterais danosos.

Ou todas as pessoas envolvidas (mundo adulto) assumem o seu papel de cuidador (pais, professores e especialistas) ou a situação deplorável vai continuar: a parte mais frágil, que é a criança, vai continuar sendo a única grande vítima, pagando com sequelas graves e, por vezes, até mesmo com a sua Vida, as inconsequências de um mundo que acredita que pressa é mais importante que qualidade. Sim, pois um ou outro segmento (pais, escola, especialista) - ou todos juntos - sempre tem 'muita pressa' em querer resolver os 'problemas'. Pobres crianças, que não são nem nunca foram problemas, exceto para quem não quer entender e aceitar que são elas, justamente elas, as que estão a acenar com as únicas coisas que podem salvar nosso mundo caótico: o Amor e a Compreensão!

Esta mãe, que prefere ficar no anonimato, é professora de inclusão.
Nosso contato iniciou em agosto.
Logo fiquei muito apreensiva, pois o menino tinha sopro. Mesmo em crianças sem nenhum problema pode complicar, imagina em quem já traz a alteração cardíaca!



Para quem quiser acompanhar a trajetória com final feliz, pode ler todos os diálogos que travamos.

  • Agosto.2014
  • "Obrigada Marise! Tenho certeza que vou aprender muito com o grupo! 
  • Meu filho foi diagnosticado a pouco tempo com TDAH, então estou procurando informações de tudo qto é lado! E tbm sou estudante de pedagogia, decidi fazer meu TCC sobre TDAH x Disciplina. Por muito tempo vi as crianças serem vistas assim, indisciplinadas. Depois, com meu filho também aconteceu da mesma forma: era visto como um menino sem limites, inquieto, desinteressado... 
  • Trabalho com crianças de inclusão, e foi assim que aprendi a entender melhor meu filho. 
  • Enfim, e agora, depois de quase 3 anos na faculdade comecei a entender/aceitar que ele e nós (família) precisávamos de ajuda! Tive muuuita resistência em fazer o uso da medicação nele, mas agora percebo que isso ajudou e muito! Não tenho mais problemas na escola! (Antes eu era chamada de 2-3 vezes por semana na escola). Conto com a ajuda da neuro, da psicóloga e de um olhar maravilhoso da profe dele que me ajudou muito! Bom, desculpe o meu desabafo! Obrigada por me aceitar no grupo! Espero trocar muitas experiências! Bj"

O menino tomou medicação psicotrópica. Nos primeiros dias, a mãe estava maravilhada. Apenas uma semana depois:
"...Resumindo a história... Ele não tem TDAH, mas mesmo assim a neuro disse q eu continuasse com a medicaçao, fiz durante uma semana e decidi: vou parar com esse remédio, na verdade eu nunca tinha ficado com ele depois q tomava a medicaçao, ele tomava e ia para a escola, NAO RECONHECI MEU FILHO... Simplesmente perdeu o brilho... Tremilicava, muito focado realmente, mas nao era o meu filho... enfim... Comecei uma caminhada bem cansativa, mas comecei..."



Sim, os médicos adeptos da medicalização afirmam: "estes sintomas passam com o tempo"... nem sempre.

A coleguinha desse menino, coleguinha desde a 1ª série, veio a óbito com apenas um mês de medicação!

"... Uma semana depois que parei com a medicaçao, uma coleguinha dele que também tomava veio a falecer... Tinha sopro e o medico disse q nao havia problemas ... Simplesmente me desesperei... Ai a minha decisão foi mais do que definida!! Matei no peito ate a semana passada, estudos e mais estudos ... Sem medicaçao!!! Somente com chazinhos kkkk sim .. Cha de camomila, melissa, maracuja... Tudo junto.... 

Ele foi diagnosticado com Transtorno de Ansiedade com grandes dificuldades de aprendizagem!!! Problemas de memoria, discalculia... Enfim... Minha caminhada deste ano acabou, meu filhote passou por média, SEM medicação!!!! 

Sei q o ano que vem é outra batalha, mas ja estou com encaminhamento para homeopatia... Vi estes dias o teu post referente às ervas achei o máximo, pois fecha direitinho com o q venho fazendo com o meu anjo!!!"




Menina com sopro morre após um mês de ser medicada com ritalina

"E qto a coleguinha dele que faleceu, eles estudavam juntos desde o 1 ano, e possuíam o mesmo diagnostico!!! Casualmente ele começou a tomar primeiro que ela, ele fez dois meses e ela um mes de medicacao!!! 

Acredito que foi um anjinho q veio para mostrar para muitas maes, assim como eu que nossos filhos precisam de dedicação, de um olhar amoroso e principalmente, que busquemos primeiro aceitar as dificuldades deles e que não nos acomodemos com um simples diagnostico e com uma medicação que se diz milagrosa!!! ... 

São nossos, vieram com "defeitinho" (como eu costumo dizer) e eu quem sou responsável por ajuda-lo a vencer esses desafios... 

Neste ultimo trimestre, ele fez sem medicaçao... 
Me tornei uma profe particular dele, estudamos juntos, era chazinho antes de dormir, qdo acordava e ao meio dia... Errado ou nao, eu nao sei, mas meu filho passou!!! Sem recuperaçao!!! Com suas dificuldades, mas passou!!!"





Nossos contatos (como as crenças da mãe foram se modificando, felizmente)

  • Agosto.2014

  • Certeza, querida! Uma caminhada forte, a tua!

    Que idade tem o teu pimpolho?

    Ele toma ritalina? Sabes que tens de fazer um acompanhamento periódico, né, amiga?

  • "Ele tem 11 anos, toma ritalina uma vez ao dia, antes de ir para a escola, sim a principio temos neuro a cada dois meses, e nessa proxima estaremos levando o resultado do wisc q a neuro pediu!! Sei q tenho muito o que aprender tanto como profe e principalmente como mãe, que de verdade para mim é o q esta sendo a parte mais dificil!! "
  • Daqui, torcendo pelo melhor, querida! Ressalvo que realizes o acompanhamento de teu pimpolho também com ECG (eletrocardiograma) pois, em alguns casos, há complicações cardíacas. (Este é um procedimento que poucos especialistas solicitam, restringindo-se a EEG - eletroencefalograma. Bjs e Feliz Semana

  • "Huuum, bom saber pq ele, fez esses exames no começo, o EEG não teve nenhuma alteração, ja o ECG apareceu um pequeno sopro, mas o cardiologista disse que não era nada de anormal... Mas vou pedir um novo exame só p controle na próxima consulta com a neuro! Bju e obrigada!"

  • Amiga, não é pra assustar, mas pra esclarecer. Tem uma parte bem extensa de literatura sobre este tema.

  • Ritalina não deve ser administrada para cardiopatas, nem para agitação ou ansiedade (diz na bula). http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/08/quem-entende-ritalina-nao-e-para.html

"Oi, li essa postagem ontem! Quem dera se o problema dele fosse só a ansiedade e agitação! Ele tem muita dificuldade de aprendizagem, memória, entre outras, quanto a agitação e ansiedade, isso eu entendo que deve principalmente partir da família as estratégias p melhor convivermos... E vou te falar é beeeeem difícil, mas me mantenho sempre firme. O que no momento me preocupa mais é a função do pequeno sopro que o cardio disse que tem, mas que não tem restrição a nenhum medicamento pois tratasse de um sopro normal, que todos possuem... Mas enfim, como eu te disse, vou procurar ser mais rigorosa qto aos exames de rotina e exigir o ECG novamente! Adoro as tuas dicas!! Obrigada! Bju"


setembro.2014

outubro.2014
Amiga,e como vão indo as coisas com teu menino?

"Oi Marise, desculpe a demora em te responder, mas ando nos últimos passos da facul, mais as correrias do dia a dia com meus anjos, sabe como é né?!?!? Kkkkk ta tudo bem graças a Deus, fomos ao cardio como eu havia te dito, e o mesmo descartou qq problema com o coração, que o sopro q havia aparecido da outra vez, é normal e q toda criança tem, segundo ele desaparece com o tempo, maaas conversando com a neuro, eu disse p ela q de qq forma quero continuar fazendo exames periódicos com ele, li a bula e vi q essa medicação tem muitos efeitos colaterais, ... Tbm quero procurar ajudas auxiliares... Ele ja faz acompanhamento com psico, mas algo que eu possa ajuda-lo não só na escola mas tbm no âmbito familiar... Eu não medico ele p ficar em casa, de verdade, ele quase me enlouquece, kkkkkk maas quero muito na medida do possível ir eliminando a medicaçao... Acho q se ele veio com esse "defeitinho de fabricação" kkkkk EU como mãe, tenho o dever de ajuda-lo de forma mais natural possivel... E pelo q percebi o teu livro fala muito sobre isso... Essa semana vou te passar o email, para adquirir o livro, pois gostaria muito de usar o mesmo como um referencial bibliográfico no meu TG...

Um bj querida e muito obrigada pelo carinho!"


Sim, tens razão em tudo que trazes, querida! Agora mesmo estava conversando com uma neuropsicopedagoga e ela falava dos progressos que crianças que ela atende tem com uma terapia focada também em comportamentos, jogos e indicações de como conviver melhor em sociedade.
Bem importante continuar monitorando, sempre!
Com certeza, meu livro traz muitos enfoques pautados na mudança de comportamento dos adultos em relação aos pequenos. Agora, pra adiantar, mesmo, a mudança tem de acontecer nos adultos, tem de envolver todos os segmentos onde a criança interage. Não é só a mãe ou o pai entenderem, mas, também, estabelecerem uma parceria com a escola (que é onde geralmente os problemas começam a aparecer), a fim de que sejam inclusivos e amorosos, intervindo até mesmo quando enxergarem bullying dos colegas!
Por isso insisto tanto em Necessária Participação Social.

Dezembro.2014

"Ola querida!! Qto tempo hein... Pois então... Estava numa correria aqui... Mas faço questão de te falar... Parei com a medicação do meu filhote, por conta mas parei kkkkk... Comecei a analisar os casos de crianças que utilizam a tal Ritalina, incomodei a psicologa pelo resultado do WISC dele, ... 

Resumindo a história... Ele não tem TDAH, mas mesmo assim a neuro disse q eu continuasse com a medicaçao, fiz durante uma semana e decidi: vou parar com esse remédio, na verdade eu nunca tinha ficado com ele depois q tomava a medicaçao, ele tomava e ia para a escola, NAO RECONHECI MEU FILHO... Simplesmente perdeu o brilho... Tremilicava, muito focado realmente, mas nao era o meu filho... enfim... Comecei uma caminhada bem cansativa, mas comecei... Uma semana depois que parei com a medicaçao, uma coleguinha dele que também tomava veio a falecer... Tinha sopro e o medico disse q nao havia problemas ... Simplesmente me desesperei... Ai a minha decisão foi mais do que definida!! Matei no peito ate a semana passada, estudos e mais estudos ... Sem medicaçao!!! Somente com chazinhos kkkk sim .. Cha de camomila, melissa, maracuja... Tudo junto.... Ele foi diagnosticado com Transtorno de Ansiedade com grandes dificuldades de aprendizagem!!! Problemas de memoria, discalculia... Enfim... Minha caminhada deste ano acabou, meu filhote passou por média, SEM medicação!!!! Sei q o ano que vem é outra batalha, mas ja estou com encaminhamento para homeopatia... Vi estes dias o teu post referente as ervas achei o máximo, pois fecha direitinho com o q venho fazendo com o meu anjo!!!

Desculpe minha forma atrapalhada de te mandar noticias, mas realmente estou na correria e gostaria muito de dividir contigo minha historia de luta e correria neste final de ano!!!

E qto à coleguinha dele que faleceu, eles estudavam juntos desde o 1 ano, e possuíam o mesmo diagnóstico!!! Casualmente, ele começou a tomar primeiro que ela, ele fez dois meses e ela um mês de medicacao!!! Acredito que foi um anjinho q veio para mostrar para muitas maes, assim como eu, que nossos filhos precisam de dedicação, de um olhar amoroso e, principalmente, que busquemos primeiro aceitar as dificuldades deles e que não nos acomodemos com um simples diagnóstico e com uma medicação que se diz milagrosa!!! ... São nossos, vieram com "defeitinho" (como eu costumo dizer) e eu quem sou responsável por ajuda-lo a vencer esses desafios... Este ultimo trimestre, ele fez sem medicaçao... Me tornei uma profe particular dele, estudamos juntos, era chazinho antes de dormir, qdo acordava e ao meio dia... Errado ou nao, eu nao sei, mas meu filho passou!!! Sem recuperaçao!!! Com suas dificuldades mas passou!!! 

Tenho certeza q a mae da coleguinha, trocaria tudo ate perder o ano na escola em troca de ter sua filhota de volta ... 

Mas tbm nao posso tirar o mérito da professora dele que foi muito compreensiva, tanto com a minha decisão qto as avaliações adaptadas com ele!!! A profe dele foi simplesmente maravilhosa!!! Ja nao posso dizer o mesmo da escola, que independente de qq coisa sempre o rotularam e nunca tentaram se quer ajudar tanto eu qto a profe, ... 

Acho q era isso!!! Mais uma vez desculpe minha correria, mas queria dividir contigo um pouquinho da minha correria do trimestre!!! Bj querida!!! Aaah adoro tuas postagens!!! Fique com Deus!!!"

  • Segunda
  • Marise Jalowitzki
    Marise Jalowitzki


    Relato forte este teu! Tristíssimo pela menina! Lindo, pelo teu querido filhote! Parabéns por vocês!!

    Creio que estás vendo que estou, sempre que posso, publicando alguns artigos com depoimentos de mães que concordam em colocar seu nome nos relatos. Sinto que é uma maneira de dar mais força para as outras mães.

    Como tenho feito: escrevo todo o artigo e, antes de divulgá-lo, envio o link para a mãe, que lê e aprova, ou não.

    Tem mães que, depois, enviam mais fotos, outras não querem fotos suas.

    Há, também, as que aprovam o relato mas não querem que seu nome apareça.

    Enfim, estou te enviando várias opções e aguardo teu retorno.

    Beijos e Bênçãos!





  • Fico no teu aguardo, trocamos ideias e não vejo problemas na publicação! Acredito q só em função do nome não me sentiria a vontade, não por mim... Mas meu filho sempre me pediu muito sigilo principalmente em função da medicação!!! Bjus


Amigos, esta publicação, confesso, ficou bem traumática de realizar. Ela traz dois temas: um de perda, um de vitória. Tentei desmembrar, não consegui.

Peço que me perdoem se ficou literariamente menos arrumada, mas é como consegui compartilhar. Muita lástima misturada à vitória da outra mãezinha!!
Gratidão ao conforto recebido quando dividi minha dor pela partida assim prematura desta querida menina! E Parabéns à mãe que teve tempo de, literalmente, salvar seu filhotinho! Abraços a tod@s Marise Jalowitzki http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/12/menina-brasileira-morre-apos-um-mes-de.html



Querendo, leia também:
""Insuficiência Coronária Aguda devido a Doença Isquêmica do Coração devido ao uso a longo prazo de metilfenidato (Ritalina)"- Ritalin, em inglês. Dr. Ljuba Dragovic, o Chefe Patologista de Oakland County, Michigan




Por Marise Jalowitzki
17.novembro.2014






Mais sobre o tema TDAH, nestes blogs:




 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Livro: TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta




Nenhum comentário:

Postar um comentário