sexta-feira, 19 de setembro de 2014

TDAH - Retirando Risperidona, substituindo por Floral Rescue - Agressividade e Bondade








TDAH - Retirando Risperidona, substituindo por Floral Rescue 



Entrevista com Gracielle Prado
Leia este importante relato de como uma criança reagiu favoravelmente quando a mudança aconteceu no mundo adulto e contexto.
Visão biopsicossocial (biológico-físico, emocional-reações e social-entorno-e-pessoas-cuidadoras) e não apenas biobiobio (uso de fármacos, químicos)


Por Marise Jalowitzki e Gracielle Prado

19.setembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/09/tdah-retirando-risperidona-substituindo.html


Sim, risperidona está sendo receitada em larga escala para agressividade!  
Embora a risperidona seja indicada para casos de autismo e esquizofrenia, ela é uma das maiores prescrições para agressividade em crianças - segundo relatos recebidos aqui no grupo e declarações de educadores em escolas. Conheça mais aqui.

Conheci Gracielle em contato virtual, no Grupo TDAH Crianças que Desafiam, no Facebook. Inicialmente desanimada e confusa, sem saber direito o que fazer e como agir com seu pequeno, fomos trocando ideias e compartilhando sugestões para novos caminhos e tipos de tratamento, já que ele estava tomando risperidona e, em consequência, estava tendo reações físicas ruins, além de que a questão da agressividade não mudava muito. Ao ver seu filhote mal, comunicaram o psiquiatra e decidiram suspender a risperidona. Como todo psicotrópico, a suspensão não pode ser imediata e, gradativamente, foram diminuindo as mg.

Agora, passados alguns meses e com muitas boas notícias acontecendo, resolvi fazer algumas perguntas para Gracielle. Ela concordou.

Considero super importante que mais mamães tenham acesso, como um conforto e, também, uma esperança. Aí vai:

Marise - Estavas ministrando risperidona para teu menino?

Gracielle - Sim, ele tem agora 3 anos. O psiquiatra diagnosticou que o caso dele era Tdah, afirmou que não adiantaria envidar maiores esforço, pois era muito agressivo, e que somente a medicação poderia fazer algo por ele. Ficamos muito tristes e desesperançados, mas seguimos o conselho médico. A vida estava difícil. Nosso pequeno, desde que nasceu é agitado, manhoso e era muito nervoso e agressivo!

M - E por quanto tempo ele tomou a risperidona?

G - O nosso pequeno tomou risperidona por 2 meses, o que o deixou muito prejudicado. Além de não diminuir a agressividade, ele chorava muito, voltou a querer dormir em nossa cama e teve incontinência urinária, sendo que já havia deixado de usar fraldas. Fomos procurar informações e lá estava: na rispiridona o maior efeito colateral de curto prazo é que pode afetar o rim..e no caso do meu filho, só tomando por 2 meses e numa dose baixa comecou a afetar..ele começou a ter dores e a ter incontinencia urinaria. Decidimos parar, mesmo que não desse certo nenhum outro medicamento ou homeopatia.

M - E hoje, ele faz uso de alguma medicação?

G - Sim, ele toma o floral Rescue. Ele está tomando o Rescue a uns dois meses e tem sido muito bom...é lento o processo, mas estamos felizes pq não tem efeito colateral nenhum

M - E que outras mudanças aconteceram?

G - O Rescue está sendo bom..mas não é só isso; primeiro tentamos trazer nosso querido de novo para perto de nós. Tratamos com muito carinho, fizemos negociações e acordos, voltamos a brincar juntos, pude ver meu filhinho voltar a sorrir e a brincar. A mudança de escola para uma escola humanista foi a melhor decisão que já tomamos e ele também faz terapia comportamental....e o homeopata dele o conhece bem, desde que nasceu.

M - Pode-se dizer, então, que o Amor foi a maior ferramenta?

G - Sim. É como falei..me cerquei de pessoas que o aceitam e que o amam e que realmente querem ajudar e entendê-lo, inclusive a dona da escolinha...estamos todos juntos, tentando fazer o melhor pra ele...está sendo ótimo...ele evolui a cada dia.

Marise - É isso! cercar-se de pessoas que o aceitam como ele é e o amam! Gente, esta é a chave para 99% dos casos!!! Tem de garimpar, mesmo! eu sou da opinião de que uma criança sofre mais em uma escola onde não se sente amada, do que se ela mudar de escola. Tem pais que acreditam que trocar de escola traumatiza a criança. Lidar com o fato de ser tratado como um desigual deve machucar muito mais!

G - É verdade, quando ele começou a sentir que ele era aceito e amado, foi daí que ele começou a mudar. Na escola principalmente, onde tem muitos amiguinhos como ele. Agitados e que também não se adaptavam em outras escolas. 

Inclusive a dona da escola odeia o termo Tdah, ela é pedagoga a muito tempo. Ela fala que na escola dela eles tem liberdade para serem crianças...a escola tem 2.000 metros de área, é uma chacara com galo, galinha, tartaruga coelho etc. Enfim tem espaço e atividades pra eles. E tb eles trabalham muito com a solidariedade entre as crianças...eu nunca ouvi nenhum pai ou mãe de lá reclamando de brigas entre as crianças...e olha que vários meninos( principalmente) os pais levaram pra esta escola por serem taxados como Tdah.





M - Rótulos que sempre engessam, que discriminam, que segregam. Que marcam para toda a vida!

G - Quero dizer também que o seu livro Marise Jalowitzki - "TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM" e aquele filme "COMO ESTRELAS NA TERRA" (também intitulado Somos Todos Diferentes) foram fundamentais pra mim e meu marido, pois foi ai que começamos realmente a entender nosso filho. 

M - Gratidão! A amiga quer contar algo mais desse processo de reconstrução afetiva?

G - Na escola que ele estudava anteriormente ele era super quietinho, muito comportado, e em casa o contrário... agressivo, chorão, nervoso. Foi ai que descobrimos que tudo que ele segurava na escola, ele liberava em casa, no lugar que ele tinha mais segurança. Nesta escola onde está agora, a primeira coisa que a Katia, dona da escola e pedagoga, trabalhou com ele, foi o fato dele ser "moleque". Ela falava que queria ele lá aprontando e sendo criança como ele era em casa, pois assim ele iria ter segurança de se soltar. E é o que está acontecendo. Ele brinca e borda lá e chega calmo e feliz em casa...tem que melhorar ainda, vemos que é um processo....mas está sendo ótimo.

M - Olha que coisa mais linda, Gracielle! Tua experiência, teu filhotinho, teu esposo, são uma das situações singulares e que, esperamos, se multipliquem cada vez mais! Alenta muito verificar o quanto o empenho de pais amorosos e zelosos pode, literalmente s-a-l-v-a-r a integridade psicológica de uma criança!!! 

G -Falar sobre as melhoras maravilhosas que o Lucas teve é sempre muito bom!...nesta escola nova ele se adaptou super bem e quase nem dá tempo de darmos um beijo de despedida nele na entrada da escola...ele mudou muito...não chora mais pra ficar na escolinha..pelo contrário, vai numa boa. 

Mas, preciso dizer que sofremos por mais de 3 anos sem saber o que fazer e buscando, como muitas mães e pais aqui, sem encontrar ajuda e compreensão, pois também não queríamos que ninguém o rotulasse. Então procurávamos em silêncio, foi difícil, mas foi quando nos abrimos mais....eu principalmente. E foi aqui neste grupo e com vc Marise inbox que começamos a ter ajuda e tb começamos a agir sem a medicalização. 

M - Isto é importante! Papais e mamães precisam saber que é um processo um tanto lento e dolorido, mas eficaz!

G - Sim. Temos muito o que fazer ainda e quero poder ajudar de alguma forma, pois sabemos que tem muitos pais e crianças que sofrem. E é muito dificil ainda falar sobre este assunto. As pessoas geralmente não entendem e julgam a nós, pais. Temos que nos unirmos mesmo, para nos fortalecemos. 

M - Emocionadamente, só posso dizer: Parabéns! Anseio pelo tempo em que mais outras mães criem coragem e saiam do anonimato!! Bjs

G - Querida amiga Marise, obrigada pela atenção e pela liberdade e confiança que vc me dá para compartilhar. Grande beijo e fica com Deus.





Gracielle Prado - Araçoiaba da Serra - SP



Sobre homeopatias e florais:

- consulte sempre um homeopata ou terapeuta floral.
- converse sobre a dosagem alcoólica e a dinamização necessária, adaptada para cada caso, levando em conta a idade.
o Rescue, por ser um floral, vem diluído em álcool. Caso o uso seja em tempo prolongado, precisa ser levado em conta o teor alcoólico, precisa usar medicamentos com baixa concentração na diluição/dinamização. 
- Por vezes vale mais comprar vidrinhos menores, que tenham uma validade menor, mas com menos concentração de álcool. Ou, até mesmo, pensar na dose única, com diluição em apenas água destilada.



Pela pertinência, incluo este comentário:
"Existe o rescue com diluição em glicerina livre de álcool.
Minha neta também usa esses florais: 
Impatiens - pode acalmar e estimular os pequenos a cumprir suas tarefas "sem pressão".
Agrimony - criança rebelde, que manifesta agressividade, é tratada "para despertar a serenidade".
Chestnut Bud - usado para ajudar no aprendizado.
White Chestnut - ajuda no discernimento, para os pequenos que, apesar de terem mil idéias, mas não conseguem finalizar nenhuma. 
Clematis - Para "crianças desligadas", que demonstram falta de interesse pelas circunstâncias presentes."

Gratidão!




PARTICIPE DA CAMPANHA 
"DIGA NÃO AO SIMA (Síndrome de Indução Medicalizante em Adultos)!"
Chega de medicalização!


Mais sobre o tema, neste blog:

Obs. em 2017: Importante ressaltar algumas outras providências que a mamãe seguiu proporcionando ao pequeno.
Ele atualmente frequenta uma unidade educacional que leva em conta as características individuais, o que torna a aprendizagem um processo efetivamente eficiente e eficaz.
O garoto, também, faz uso de melatonina, para qualificar o seu sono, fator fundamental para que, no outro dia, esteja mais sereno. Em crianças, uma noite mal dormida (movimentos, falas, rolar, etc.) concorre para, no outro dia, a criança ficar bem mais elétrica', pulando, gritando, correndo, acidentando-se, etc. . Cuidar do sono é fundamental. (Vários artigos sobre o tema no blog www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br )

 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Livro: TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Para conhecer mais e adquirir, acesse: 





14 comentários:

  1. existe o rescue com diluição em glicerina livre de álcool.
    Minha neta também usa esses florais: Impatiens - pode acalmar e estimular os pequenos a cumprir suas tarefas "sem pressão".
    Agrimony - criança rebelde, que manifesta agressividade, é tratada "para despertar a serenidade".
    Chestnut Bud - usado para ajudar no aprendizado.

    White Chestnut - ajuda no discernimento, para os pequenos que, apesar de terem mil idéias, mas não conseguem finalizar nenhuma.
    Clematis - Para "crianças desligadas", que demonstram falta de interesse pelas circunstâncias presentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela enriquecedora postagem!
      Estimulou para novo artigo.
      Gratidão e Felicidades!

      Excluir
  2. ESSES FLORAIS SÃO ADQUIRIDOS COM ESSES NOMES MESMOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! são os mesmos nomes que o Dr. Edward Bach colocou. Dá uma olhadinha neste link para conhecer mais: compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/03/tdah-e-florais.html - Tem nas farmácias de homeopatia e manipulação. Abraços!

      Excluir
  3. como faço para comprar esse livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o botão verde do PagSeguro, bem no topo desta página, lado direito, encaminha diretamente ao link que proporciona a aquisição via cartão ou boleto. Caso desejar por depósito bancário direto, entra em contato pelo e-mail marisejalowitzki@gmail.com
      Abs

      Excluir
  4. Olá Marise, meu filho faz uso do risperidona, imipramina e clordiazepóxido, devido aos transtornos verificados (TDAH E TOC), sendo extremamente agressivo.
    Após o início do tratamento, se mostrou mais estável, no entanto ainda com episódios de incompreensão. Tem 08 anos, teve cerebelite aos 02 anos, o que acarretou tais transtornos.
    Me informei sobre o rescue, vou iniciar o tratamento, para tentar retirar os medicamentos.
    Gostaria de poder falar com você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, envia e-mail detalhado para marisejalowitzki@gmail.com
      Ou entra inbox lá no grupo no face TDAH Crianças que Desafiam
      E vai retirando devagar, diminuindo e espaçando as doses, querida, enquanto introduz o Rescue. Recomendável teres um homeopata pediatra, ou um terapeuta floral pra ir te auxiliando nisso.
      Quanto mais tempo a criança recebeu estes medicamentos, mais cuidado ao retirar, pois as reações nefastas podem ser imprevisíveis, todos sabemos.

      Fico torcendo pelo melhor para teu pimpolho>
      Aguardo teu contato.
      Fé, amiga, tudo vai dar certo!!

      Excluir
    2. A homeopatia pode usar os mesmos princípios ativos dos remédios que ele já toma hoje, adequando (dinamizando) para o perfil: idade, peso, características.

      Desejando o melhor, sempre!
      Bjs

      Excluir
  5. Boa noite!! Meu filho com 3 acabou de ser diagnosticado com TEA e o neurologista passou rispidona. Comecei a da esse remédio essa semana. Mas já comecei a vê alguns efeitos colaterais como urina na roupa e chorar.so tem 3 dias q estou dando o risperidona. Acabei de ler aqui q posso troca por um medicamento homeopático. Já vi uma luz no fim do túnel. Quem devo procurar para indicar esses remédios homeopáticos??

    ResponderExcluir
  6. Minha filha tem 4 aninhos e foi diagnosticadas com THDA e ASPERGER, e todos os neuropediatras em que fui receitou rispiridona... porem, tenho lido e estudado muito a respeito dos efeitos colaterais deste medicamento e estou buscando na homeopatia e nos florais uma luz no fim do tunel. Na minha cidade não tem terapeuta floral, infelizmente. Mas já descobri que posso comprar o Rescue Remedy em farmacia de manipulação sem receita, o que me deixou muito feliz...Sou muito grata a senhora pelas informações sobre os florais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Kelli, fechar diagnóstico, mesmo, somente a partir de 6 anos. Antes disto, são conjeturas, pode receber indicação de terapias e tratamentos, mas, fechar, mesmo, somente aos 6. E tratamento não tem a ver com psicotrópicos, pois há muitas outras intervenções e medicinas, aprovadas pelo Ministério da Saúde, para que a criança receba medicação não invasiva, como são as drogas spiquiátricas. Por tudo isso, Parabéns pela postura amorosa e compromissada com a Saúde de tua filhinha!

      Muita, mas muita coisa mesmo pode ser feita, ainda mais em crianças pequenas! Avante, amiga!

      Fica o convite (caso ainda não participe) a se juntar conosco no Grupo do Facebook de igual nome - TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM). É um grupo fechado, onde muita experiência válida é trocada, onde as mães e pais se fortalecem, onde são apresentadas muitas saídas importantes. Passa lá, amiga!
      Bjs e Bençãos!

      Excluir
  7. Bom dia.tbm tenho um filho de 5 anos,tem muita dificuldade de atencao em obedecer perde as coisas e e hiperativo, encaminharam pra fazer tratamento com psiquiatra e ja me falaram q 100% iam passar a ritalina pra ele tomar fiz um monte d pesquisar na internet.e sinceramente se eu ja tava desanimada em dar remedio controlado depois das pesquisa fiquei mais ainda.rrsumindo comecei a fazer tratamento com homeopatia e florais e gracas a deus em dois meses d tratamento meu menino mudou bastante consegue realizar as tarefas da escola tem interesse nas coisas em aprender.a agitacao tbm melhorou bem.entao decidi em continuar so com o tratamento natural pois estou vendo resultados e em pouco tempo de tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii qual tratamento nstural vc conseguiu passar pro seu gilho?

      Excluir