segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Suicídio - O que leva uma pessoa a desistir é a falta de esperança


Sobre o Valor da Vida

Suicídio - O que leva uma pessoa a desistir é a falta de esperança

Por Marise Jalowitzki
01.setembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/09/suicidio-o-que-leva-uma-pessoa-desistir.html

Segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos é o suicídio. Hoje à tarde veio um novo comentário em um artigo antigo. Quero solicitar que, quem puder deixar uma palavra de alento, que o faça!

"o que leva uma pessoa a desistir é a falta de esperança... vc percorre, por anos a fio, atras de alcançar objetivos e falha! seus parentes e conhecidos te olham como fracassado... tudo concorre para que as coisas sejam ainda mais dificeis. é quando vc olha, friamente a situação e se pergunta: continuar pra quê? mais humilhações, solidão, sentimento de impotencia... Continuar pra quÊ? as pessoas fracassadas cansam de tentar tanto..."

"Sinto isso há muito tempo,e nunca muda, é aí que penso em sumir pra sempre

e falo pra Deus que eu sou uma obra inútil que ele criou se é que ele criou ou se ele existi
mesmo. A mente de quem vive angustiado e solitário não acredita em muita coisa."

O que posso dizer para os angustiados: não sei, mesmo, qual é o Plano, porque, verdade verdadeira, ninguém sabe! Se é que existe um!!É tudo uma questão de crença, de fé! E cada um tem a sua! Alguns não tem nenhuma!

Se eu puder deixar um relato qualquer, qualquer um, que valha de alguma coisa para um coração desesperado é: não entre nessa de machucar o corpo, que dirá silenciá-lo! Invente qualquer coisa! Esta angústia paira no ar e os mais sensíveis a sentem! É muito ódio no planeta, muita destruição, muita morte, muita tristeza! Muita ganância e muita exploração! Pouco Amor e pouca Compreensão!

Daqui, deixo um Abraço!!

Também estive, até a pouco, "mordendo paredes" - como digo - depois de ter recebido uma atitude bem hostil de uma pessoa que, teoricamente, deveria ser apenas gentileza pelo cargo que ocupa! Depois de me alimentar (mesmo sem vontade) com muito verde e batata doce, liguei p outra pessoa que, ao atender, me disse:
"Pra que tudo isso, vida pra que?" ... estava na mesma faixa vibratória que eu...
Sim, amigos, a tristeza paira no ar e os mais sensíveis acabam percebendo e absorvendo.

Conversamos um pouco mais até que ela comentou que, paratentar sair destes pensamentos ruins, pegou um barbante e... esticou entre dois postes no fundo do pátio e amarrou .... pedaços de maçã e tem repetido isso, além de, quando tem mamão, coloca junto para os passarinhos comerem... Começou há três dias e eles já se acostumaram! Agora chegam todos os dias, à mesma hora.... ela teve de desligar pois...estava na hora de dar comida aos pequenos animais! A cantoria-gritaria é enorme!...

Rimos da importância da vida!

E é isso!

Vida vale pelo que fazemos aos mais frágeis, vale pelo que fazemos aos que necessitam de nós! Sempre tem gente, bicho, floresta, rio, que pedem socorro e que, simplesmente, agonizam aos poucos, pois não possuem condições de cuidar de seu próprio socorro!
Por favor, façam valer a Lei do Mais Forte para minorar o sofrimento de alguém mais fraco!! Adotem um cão de rua, um gatinho sem dono, plantem seus próprios tomatinhos-cereja! Parece besteira, mas ajuda pra caramba! E não esqueçam de colocar pimenta e salsinha na comida. Gengibre. Comer pipoca. Ajuda muito!
Em solidariedade, recebam meu apreço!
Estamoa todos juntos nesta caminhada!

Marise Jalowitzki

Em janeiro 2012 escrevi este artigo:
Suicídio - O que leva uma pessoa a desistir


Direito à Vida

http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/suicidio-o-que-leva-uma-pessoa-desistir.html 


E, amigos, revisem quais são os remédios que estão tomando, pois alguns tem como efeito colateral a indução ao suicídio! Conversem com seus médicos e façam acompanhamentos periódicos! Uma outra indução ao suicídio é a ingestão de álcool.


Gratidão ao amigo 

Maioria das tentativas de suicídio acontecem pelo uso de medicamentos - 62,5%;  21% ingeriram bebida alcoólica poucas horas antes, diz pesquisa -  UOL


Uso abusivo de medicamentos supera o uso de drogas no mundo - Diário da Saúde - 2010


PF bate recorde de suicídios - Yahoo - Junho 2014

Taxa de suicídio entre jovens cresce 30% em 25 anos - Folha de São Paulo - Junho de 2013
Video - O suicídio e a violência -  6'46"


NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO!!!
BEBA MUITA ÁGUA!
COMA MENOS PÃO E MASSAS!
EVITE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS!
Tudo puxa pra baixo!!

Há medicamentos liberados de controle e fiscalização pela ANVISA, há compostos antidepressivos naturais, sem efeitos colaterais danosos, que funcionam mesmo!
Um deles mistura:
Kawa-Kawa
Cidreira
Erva São João
Mulúngu.

Informe-se! Procure um homeopara, um fitoterapeuta, um floralista!
Só não vale desanimar!!!


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 


A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida, diz OMS

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/a-cada-40-segundos-uma-pessoa-se-suicida-diz-oms 

Cerca de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos no mundo, uma cifra maior que as vítimas de guerra ou de catástrofes naturais, segundo a OMS

Marie-Noëlle Blessig, da    REUTERS/ Michelle McLoughlin    Mortes | 04/09/2014 12:36
Genebra - Cerca de 800.000 pessoas se suicidam todos os anos no mundo, ou seja, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos, uma cifra maior que as vítimas de guerra ou de catástrofes naturais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Brasil é o oitavo país com mais suicídios registrados.
Para a OMS, a extensão deste fenômeno é inaceitável.
A maioria das pessoas que cometem suicídio tem mais de 50 anos e o suicídio afeta duas vezes mais os homens do que as mulheres, de acordo com este relatório da OMS publicado nesta quinta-feira em Genebra, o primeiro de seu tipo.
O sudeste da Ásia também é a região mais afetada do que o resto do planeta, em contraste com países católicos tradicionais, como a Itália.
Cerca de 1,5 milhão de pessoas morre a cada ano de morte violenta, incluindo os 800.000 de suicídio, segundo os autores do estudo.
"Estes números são inaceitáveis porque o suicídio pode ser evitado por uma política de prevenção", declara Shekar Saxena, diretor de Saúde Mental da OMS, ao apresentar o relatório à imprensa nesta quinta-feira.
Tabu
Além disso, o relatório aponta que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens entre 15 e 29 anos.
O consumo de pesticidas, o enforcamento e as armas de fogo são os métodos mais comuns de suicídio.
No Brasil, o oitavo país com mais suicídios, em 2012 foram registrados 11.821 mortes, sendo 9.918 de homens e 2.623 de mulheres, uma taxa de 6% para cada 100.000.
Na França, em 2012, 10.093 pessoas cometeram suicídio, incluindo 7.475 homens e 2.618 mulheres. A taxa de suicídio é de 12,3 por 100.000 habitantes, superior à média mundial de 11,4.
"São necessárias medidas para lidar com um sério problema de saúde pública que permaneceu um tabu por muito tempo", ressalta a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, que também indica que esse ato desesperado pode ser evitado.
A agência da ONU defende, de fato, uma estratégia abrangente para a prevenção do suicídio, porque muitas pessoas que tiram suas próprias vidas não recebem a ajuda de que necessitam.
A maior taxa de suicídio é no sudeste da Ásia, com uma taxa de 17,7 por 100.000 habitantes, superior à média mundial de 11,4 por 100 mil.
Também na Europa a taxa de suicídio (12%) é superior à média global, com 35.000 vítimas relatadas.
Seis países europeus estão entre os 20 países mais afetados por este flagelo.
Belarus teve a taxa mais elevada da Europa em 2000 (35,5%). Em 2012, a taxa caiu para 18,3.
A Lituânia em 2012 teve uma taxa de 28,2, a Rússia de 19,5, a Hungria de 19,1, a Ucrânia 16,8, a Polônia 16,6, a Letônia 16,2, a Finlândia 14,8, e a Bélgica 14,2.
Em países de tradição católica como a Itália (4,7) e a Espanha (5,1) registram taxas significativamente mais baixas.
A Guiana carrega o recorde mundial de suicídios com uma taxa de 44,2, seguida pela Coreia do Norte, com 38,5.
A taxa de suicídio mais baixa é da Arábia Saudita, com apenas 0,4.
O objetivo traçado pela OMS é reduzir em 10% a tavxa de suicídio em todos os países até 2020.
De acordo com a OMS, o suicídio e as tentativas são ainda considerados atos criminais em 25 países do mundo, principalmente na África e na América Latina.
Robin Williams
O relatório de quase 100 páginas tem como objetivo encorajar os países a tomar medidas para prevenir o suicídio e colocar a questão "na agenda".
Segundo a OMS, "intervenções e um tratamento eficaz e oportuno podem ajudar a prevenir o suicídio e as tentativas de suicídio".
A OMS também denuncia neste relatório a apresentação "sensacionalista" da imprensa de suicídios de personalidades famosas.
Os meios de comunicação, considera a especialista da OMS Alexandra Fleischmann, deveria evitar falar sobre suicídio, e privilegiar o termo "perda".
O professor Ella Arensman, presidente da Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, diz, por sua vez, que recebeu várias mensagens após a cobertura da mídia do suicídio do ator Robin Williams, que tinham atravessado crises suicidas e que estavam a ponto de afundar.
O relatório da OMS não estuda a questão do suicídio assistido, como a Suíça autoriza. "Este é um fenômeno muito pequeno estatisticamente para ser incluído no estudo", justifica Saxena.
Na Suíça, foram registrados no ano passado 350 suicídios assistidos, através de organizações ad-hoc, como a Dignitas e Exit. A taxa de suicídio no país, excluindo o suicídio assistido foi de 12,2 por 100.000 habitantes.



A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, diz estudo da OMS


Nos últimos 50 anos, a prática tem crescido principalmente entre os mais jovens

A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, o que eleva para um milhão por ano o número daqueles que decidem tirar a própria vida, segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde). O índice é ainda mais preocupante se analisado com outro dado: para cada suicídio, há 20 tentativas fracassadas.

Nos últimos 50 anos, houve uma mudança no perfil das pessoas que se suicidam. Em 1950, 60% dos suicídios eram protagonizados por pessoas com mais de 45 anos. Atualmente, porém, 55% dos que tiram a própria vida são mais novos do que essa faixa etária.

De fato, o suicídio é a terceira causa de morte entre as pessoas de 15 a 44 anos. Entre os jovens de 10 a 24 anos, o suicídio constitui a segunda causa de morte, o que os coloca na faixa etária de "maior risco" para a OMS.

"As causas exatas dessa mudança de tendência são desconhecidas. É um fenômeno que afeta todos os países e que está aumentando. As razões principais são muitas, variadas e mudam de caso a caso", assinalou em entrevista à Agência Efe Alexandra Fleischmann, do departamento de Saúde Mental da OMS.

Em geral, as mulheres realizam mais tentativas de suicídios do que os homens, mas estes são mais efetivos porque usam métodos radicais, como armas de fogo ou pesticidas, frente principalmente ao abuso de remédios por parte do sexo feminino.

Os fatores que determinam uma tentativa de suicídio são múltiplos e variados - psicológicos, sociais, biológicos, culturais e ambientais -, mas, generalizando, pode-se afirmar que as desordens mentais (depressão e uso desproporcional do álcool, especialmente) são um fator maior de risco na Europa e nos Estados Unidos, enquanto, nos países asiáticos, o impulso "representa um papel essencial".

"Nas zonas rurais da Ásia, por exemplo, há um grande problema com os pesticidas. Em uma situação de desespero, os agricultores tomam impulsivamente o pesticida e morrem rapidamente", explicou Alexandra.

"Além disso, nas zonas remotas, o acesso aos estabelecimentos de saúde é muito mais difícil. Se a tentativa de suicídio é realizada em um apartamento de uma grande cidade desenvolvida, essa pessoa pode ser levada com urgência a um hospital e ser salva.”

Com relação à América Latina, a região mantém tradicionalmente baixos níveis de suicídio, apesar de existirem grandes diferenças entre os países, como revela o 1,9 por cada 100.000 homens peruanos que tiram a própria vida, frente aos 26 por cada 100.000 dos homens uruguaios.

"Tradicionalmente as taxas na América Latina se mantiveram baixas, mas vemos a mesma tendência que no resto do mundo, ou seja, o aumento dos índices sobretudo entre os jovens", destacou a especialista.

Alexandra explicou que os recentes estudos revelam que, apesar dos países escandinavos continuarem tendo altas taxas de suicídios, o fenômeno cresce na Europa do Leste e, particularmente, na Ásia, “em grandes países como China e Índia, com uma grande população e imensos problemas ligados ao desenvolvimento e à globalização".

Consultada sobre o aumento de suicídios relacionados à crise econômica, Alexandra afirmou que, na maioria dos casos, as pessoas que os cometeram eram previamente "vulneráveis", e a pressão só exacerbou a situação.

Perante isto, a OMS recomenda atuações multidisciplinares, como a restrição do acesso aos métodos (pistolas, pesticidas, remédios) e o cuidado na apresentação pública dos casos. A especialista também alertou sobre o perigo que representa a falta de consciência sobre a importância do problema e o fato de que seja um tema tabu em muitas sociedades.




Uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos, revela relatório da OMS


A liderança em termos de números absolutos é da Índia, com 258 mil casos por ano. A China vem em segundo lugar, com 120 mil

Pelo menos 16 milhões de pessoas tentam se matar  todos os anos e mais de 800 mil conseguem,segundo estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgadas nesta quinta-feira (04/09). Ou seja, no total, há um suicídio a cada 40 segundos. O estigma faz só um pequeno número de países coletar dados sobre o fenômeno. Dos 194 países da OMS, apenas 60 mantêm informações sobre o assunto. 

De acordo com o primeiro relatório da organização sobre o tema, o suicídio é, globalmente, a segunda causa de morte entre jovens entre os 15 e os 29 anos. Porém, entre as pessoas acima dos 70 anos, o fenômeno atinge os números mais elevados. A maioria total é de homens. Mas a diferença é maior nos países mais desenvolvidos, onde o número de homens que cometem suicídio é três vezes superior ao de mulheres.

Ainda segundo o relatório, as taxas de suicídio variam significativamente de país para país, principalmente devido a fatores culturais, religiosos e econômicos. Os países da Europa Central e de Leste, assim como da Ásia, registam as taxas mais elevadas.


A liderança em termos de números absolutos é da Índia, com 258 mil casos por ano. A China vem em segundo lugar, com 120 mil. Na terceira posição estão os norte-americanos, com 43 mil suicídios por ano, seguidos por Rússia, Japão, Coreia, Paquistão e Brasil.

Na liderança em termos proporcionais está a Guiana, com 44 casos para cada 100 mil pessoas. A Coreia do Norte vem em segundo lugar, com 38,5 casos. Sri Lanka, Coreia do Sul e Lituânia dividem a terceira colocação, com 28 casos para cada 100 mil pessoas. Locais associados com esse comportamento, como Suécia, Finlândia e Suíça registram taxas de 11, 14 e 9 casos para cada cem mil pessoas.

A OMS aprovou no ano passado o primeiro plano de ação na área da Saúde Mental, com o objetivo de reduzir a taxa de suicídio em 10% em cada país até 2020. Dificultar o acesso a meios de suicídio, nomeadamente armas, pesticidas e alguns medicamentos, é uma das medidas mais recomendadas pelas Nações Unidas.

----------------------------------------------------------------

Só não vale desanimar!!!


Querendo, leia:




A importância do acompanhamento médico na suspensão de psicotrópicos, especialmente em crianças


TDAH Sem Medicação

Por Marise Jalowitzki



PÁGINA DE LINKS sobre o tema, neste blog: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário