segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Conheça os 10 piores alimentos e aprenda a substituí-los


Por uma vida mais saudável. Equilibrando dietas e comportamentos.

Sem lactose, sem carne, sem refrigerante, sem trigo, dá pra viver??? Cada vez mais as crianças estão exigindo novas dietas, pela intolerância aos alimentos industrializados e outros tantos.
O que fazer?

Conheça os 10 piores alimentos e aprenda a substituí-los

Cardápio influencia no humor, nivela ansiedades, equilibra comportamentos
Por Marise Jalowitzki, com a parceria de Dizy Ayala, Nadia Cozzi, Daiana Geremias e Claudia Marcelino
11.agosto.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/08/conheca-os-10-piores-alimentos-e.html

Alimentação saudável, vida mais saudável! Sim, vivemos um momento em que fica bem difícil tentar um equilíbrio entre a poluição tóxica (campo ou cidade) e a procura por uma vida com menos transtornos, menos doenças, menos preocupação, menos discriminação. Menos preocupação. Mais Paz!


Doutor Vernon Coleman, famoso e respeitado médico inglês, autor de mais de 90 livros, publicou recentemente sobre uma mãe que retirou todos os aditivos químicos da alimentação de seu filho diagnosticado com hiperatividade e o resultado foi fascinante! Transcrevi a mensagem de Coleman em uma imagem e venho divulgando-a.


Desde que publiquei esta imagem, várias mães, pais e avós tem contatado para saber O que é "alimentação sem aditivos químicos", quais são os alimentos saudáveis e como obtê-los e como substituir os alimentos "consagrados" na dieta alimentar de tantos cidadãos. Bem, juntei várias informações e inclui alternativas sem origem animal. 

Os alimentos destituídos de química são os comprovadamente orgânicos, Há feirinhas em todo o Brasil. Muito importante ter a sua hortinha em casa, pois, além de poder colher algumas verduras (até tomatinhos cereja) também são um terapia para as crianças. Neste link, um mapa com vários locais de feiras orgânicas no país: http://www.idec.org.br/feirasorganicas

Saúde para todos! Especialmente para os pequenos!

A Lu Machado, que participa do nosso grupo no facebook TDAH Crianças que Desafiam (confira contato ao final) é especialista em Nutrição Funcional Integrativa, desempenha suas funções no Hospital Sírio Libanes, declara: 

"O consumo de açúcar e carboidratos de alto índice glicêmico (pães, massas) deve ser evitado por gerar um aumento na secreção de insulina pelo pâncreas resultando em hipoglicemia. Este processo fisiológico por sua vez, irá aumentar a adrenalina, ocasionando ativação de reações nervosas e comportamentos de hiperatividade."

A relação dos 10 piores alimentos é o resultado de estudos feitos pela nutricionista Michelle Schoffro Cook, membro da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular. 

E as dicas para substituir ou melhorar a qualidade desses itens foram elaboradas pela Nadia Cozzi, consultora de alimentação consciente, pela Dizy Ayala, vegetariana a mais de três décadas e vegana há um ano e Claudia Marcelino que, levada pela vontade de auxiliar seu filho, hiperativo diagnosticado como autista, começou também a pesquisar e publicar. Todos auxiliando a todos, como deve ser! 

"Hoje, os principais problemas de saúde infantil são colesterol alto, diabetes e hipertensão precoces. Há ainda a obesidade, que implica risco maior de infarto e câncer quando a criança se tornar adulta" — explica Valéria Abrahão Rosenfeld, nutricionista do Hospital Badim.

Para o nutricionista Marcelo Barros, do Instituto Nacional de Cardiologia, mais importante do que classificar os piores alimentos de todos os tempos é incentivar a mudança de mentalidade em relação ao que faz bem à saúde:
"- É preciso mostrar que o saudável também pode ser saboroso!"

10º Lugar – Sorvete

Pixabay
Sorvete vegan, com leite de coco, sem ovos, sem aditivos artificiais
O sorvete é uma massa gelada doce e cheia de gordura. E que quase todo mundo adora. O problema é que esses produtos contêm altos níveis de açúcar,que aumenta a hiperatividade especialmente em crianças, além de gorduras trans. Além disso, há os corantes, espessantes, conservantes e saborizantes, todos prejudiciais ao organismo. Além disso tudo, alguns tipos de sorvetes têm neurotoxinas, que são substâncias capazes de prejudicar o cérebro e o sistema nervoso de um modo geral.
É possível, porém, preparar um sorvete saudável. A receita é uma adaptação do sorvete sugerido pela Nadia, feito à base de inhame!
Sorvete de Inhame. Ingredientes:
  • 500 g de inhame cozido e descascado
  • 01 lata de leite condensado vegano (olvebra) e 1 l de leite fresco de castanhas
  • 01 garrafinha de creme de leite fresco vegetal (olvebra - soy milk)
  • 01 colher de chá de baunilha
Modo de Preparar: Bater tudo no liquidificador; a base do sorvete está pronta.
Colocando o sabor:
Baunilha: Acrescente no liquidificador 1 colher de café de baunilha
Chocolate: Acrescente no liquidificador 2 colheres de sopa de cacau em pó. Pode salpicar amêndoas picadinhas, nozes, pedacinhos de chocolate amargo vegano, com baixíssimo teor de açúcar.
Frutas: acrescente à mistura do liquidificador 1 copo do suco da fruta de sua preferência. 

9º Lugar – Salgadinho de milho

Blogizazilli
A marca Ebicen não é vegana, mas oferece uma opção de salgadinho sem ingredientes de origem animal. O salgadinho sabor cebola, disponível em pacotes de 30g e 60g, é uma opção para os veganos. 


O salgadinho natural não contém nenhum traço de 
lactose. Salgadinhos não são uma opção saudável, 
mas há quem goste de comer essas 
besteirinhas de vez em quando.
É preciso cuidar com o consumo de alimentos transgênicos, e o milho, no geral, está no topo. 

A própria OMS declara que atualmente o milho causa problemas de saúde para os humanos. O cultivo acontece especialmente para ração animal e biocombustíveis, mas, por tradição, o consumo humano permanece, sem que o consumidor conheça os perigos da ingestão diária de transgênicos. 

Assim, hora de deixar de lado os salgadinhos de milho. Eles são capazes de alterar os níveis de açúcar no sangue, ocasionando aumento de peso e alterações de humor. Lembre também que os salgadinhos são fritos em óleo. Essa mistura de milho transgênico e gordura (geralmente também transgênica) pode induzir inflamações diversas.

Para substituir os danosos salgadinhos, nada como uma pipoca, feita ao velho estilo caseiro, que permite comprar a pipoca em feiras orgânicas e escolher o óleo não transgênico (por enquanto só conheço o "LIVRE DE TRANSGÊNICOS LEVE" à venda no Carrefour). Feitas na fritadeira sem óleo, mais saudáveis ainda! Lembrem que o sal é adicionado somente após.

8º Lugar – Pizza

pizza calabresa, uma das mais danosas à saúde!
Pizza vegana com mandioqueijo
Muitas famílias já se acostumaram a comprar as pizzas pré-prontas, congeladas, à venda em qualquer supermercado. Elas são feitas com condicionadores de massa artificiais e muitos conservantes. Você acha que está comendo pizza, mas seu corpo entende que você está engolindo potes de açúcar, pois é nisso que esses alimentos se transformam assim que você os ingere. Tudo de ruim, além de que os ingredientes leite e queijo e mais, derivados da carne, em nada auxiliam o necessário detox de uma culinária saudável.
Você não precisa deixar de comer pizza, há maneiras veganas de fazê-las. Você pode fazer a sua própria massa (sem leite, sem ovos) e, para a cobertura, utilizar o mandioqueijo (que imita o queijo animal até na textura) e os legumes e temperos que quiser!

7 º Lugar – Batata frita



Para os amantes de batatas fritas cabe o conselho de diminuir a frequência e as doses. Usar batatas orgânicas cozidas ligeiramente e cortadas em cubinhos. Depois, escorrer e jogar tudo em óleo bem quente apenas para dourar. Continua sendo fritura, mas é um pouco mais saudável. 

Uma outra maneira é usar as fritadeiras sem óleo, as fritadeiras a vapor. Nelas, a batata é cortada crua, normalmente, lavada e secada com pano. Depois, colocar em uma tigela, apenas jogar um pouco de óleo, mexer bem para "lambuzar"e colocar no vapor para "fritar".

O problema nas batatas fritas usuais não está só na conta da fritura e das grandes quantidades de gorduras trans, mas também na substância mais cancerígena de todas: a acrilamida, que se forma quando batatas brancas são superaquecidas. Também, a presença do óleo, que causa o mesmo efeito que o salgadinho: inflamações que aceleram e agravam problemas cardíacos, câncer e artrite.

Em todas as situações o sal deve ser apenas adicionado ao final, sobre as batatas. Se ele vai para o aquecimento, torna-se sempre mais prejudicial, pois libera doses sempre maiores de sódio.

6º Lugar – Salgadinhos de batata

Sh.qq
Se a batata frita tem acrilamida, cancerígena, os índices contidos nos salgadinhos de batatas (chips) são muito mais altos. Se você e os seus gostarem muuuitooo, faça de vez em quando. Quanto menos você comer, melhor. E vá introduzindo chips de batata doce, banana verde ou aipim (cortados crus). Adicionando o sal após a fritura, ficam deliciosos.

5º Lugar – Bacon

Bacon de origem animal. Um vilão e tanto.
O consumo diário desse tipo de alimento eleva a 42% o risco de doenças cardíacas e a 19% as chances de desenvolver diabetes. Um estudo feito pela Universidade de Columbia, nos EUA, constatou que ingerir 14 porções de bacon por mês (uma a cada dois dias) prejudica o funcionamento do pulmão e aumenta a incidência de doenças pulmonares.
Bacon vegetal
Quem é vegan já não tem este problema.

Para os que estão em transição, as lojas especializadas já trataram de produzir bacon vegano, de origem vegetal, que em tudo imita o "original", sem crueldade aos animais e sem prejuízos à saúde, mantendo o sabor. Se quiser fazer o seu próprio bacon vegetal, veja receita ao final.

4 – Cachorro-quente

Quem nunca parou em um daqueles carrinhos de rua e pediu o cachorro-quente mais monstruoso possível depois de sair da balada? Ou, ainda, quem nunca escolheu fazer cachorro-quente em casa em vez de preparar algo mais elaborado para o jantar?
O problema é que esse lanche popular está associado ao aumento de câncer no pâncreas. Um dos estudos efetuados por Michelle Schoffro Cook revelou que esse aumento chega a ser de 67%. O nome do vilão em questão é nitrito de sódio. Ele está presente em carnes processadas, salsicha, bacon, salame... E essa substância do mal é altamente cancerígena, tendo relação com leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Há também estudos que comprovam que a substância pode causar câncer colorretal.
Este cachorro quente vegano vem de Gramado - RS
Para oferecer um saboroso cachorro-quente, a dica é escolher um pão caseiro feito com linhaça e gergelim, aberto ao meio, utilizar salsichas veganas (pode comprar na Superbom ou em lojas especializadas), pedaços de tomate, sal marinho, orégano e, depois de pronto, alface. Querendo, pode adicionar a farinha de mandioca palha temperada, como a da Yoki (leva batata junto), muito saborosa (tem corante).


A Perdigão não é uma empresa vegana e, mesmo assim,
coloca na embalagem: Escolha Saudável.
Sim, mais do que saudável!
Superbom, a marca pioneira no Brasil, também oferece a 
maionese de origem vegetal
Faça o teste: não conte nada para os seus familiares ou convidados. O sabor é tão idêntico que eles não vão notar, mesmo sendo carnívoros. (Aqui já fizemos, em festinhas de aniversário e todos se fartaram, elogiando!). Saúde em tempo integral!













3º Lugar – Rosquinhas 


Os donuts, mais populares nos EUA, mas também consumidos aqui no Brasil, são ricos em gorduras trans. Esse tipo de gordura tem relação com doenças cardíacas, cerebrais e com o câncer. Como se não bastasse, rosquinhas fritas são cheias de açúcar, condicionadores de massa artificiais e outros aditivos que vão transformar cada rosquinha em uma verdadeira bomba calórica.


Aqui no Brasil, as crianças adoram os cookies e há muitos produtos veganos já oferecidos no mercado. Uma opção maravilhosa é trazer seus filhotes ou alunos para fazer com você! O entusiasmo é enorme e os ganhos alimentares, certeiros! Experimente!

Há muitas receitas veganas saborosas, seja em cookies de granola, castanhas e bloquinhos de cacau (chocolate) seja em bolos (sem leite de origem animal, sem ovos) saborosíssimos e totalmente saudáveis.

2º Lugar entre os piores alimentos – Refrigerante

Você até sabia que essa bebida fazia mal, mas sabia que ela era o segundo pior item de todos? O problema aqui é grande mesmo e, para começar, saiba que uma latinha de refrigerante tem pelo menos 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína e, claro, corantes artificiais e sulfitos.
São necessários 30 copos de água para neutralizar a acidez do refrigerante. Imagine o trabalho que seus rins têm quando você consome esse tipo de bebida... E não são só os rins que sofrem! Os ossos também ficam prejudicados, já que perdem muitos minerais e cálcio cada vez que você abre uma latinha – os ossos liberam essas substâncias para o sangue para ajudar a acabar com a acidez do refrigerante.
Nosso corpo precisa do equilíbrio em acidez e alcalinidade.
A dica é consumir água e sucos naturais. Há também as opções em supermercados de sucos integrais, que contenham no rótulo a menção: Sem adição de açúcar, sem corantes ou conservantes. Ou faça você mesmo(a)! É muito fácil. (Um dos sucos mais saudáveis é o de manga. Lave vem, corte as tiras com casca, depois coe.)

1º Lugar entre os piores alimentos – Refrigerante Diet (triste podium!)

Why Pay Full Price
Se refrigerante normal já é um veneno, o diet é ainda pior. Além de ser tão danoso quanto qualquer refrigerante, o diet tem aspartame – ou AminoSweet. Essa substância está relacionada com o aparecimento de muitas doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tontura, epilepsia, fadiga, dores de cabeça, perda auditiva, hiperatividade, insônia, dor nas articulações e muitos – muitos mesmo! – outros problemas.
Cortar o aspartame da sua vida é uma medida inteligente e que, com certeza, vai melhorar a sua saúde. Vale também para outros produtos dietéticos adoçados à base de aspartame. Quanto menos você consumir, mais saudável vai ficar o seu organismo. Como no item anterior, a dica é tomar água, sucos naturais e também vitaminas, feitas à base de leite de castanha, leite de linhaça, de arroz, ou água. Você só tem a ganhar!

Melhor ainda se feitos na hora, com a fruta in natura! 
Fontes e adaptações:
Luciana Leal Machado - Nutrição Funcional Integrativa - CRN 6286 - Consultório - Clinica Invida- Hospital Sírio Libanês - Itaim - São Paulo - fone - 3254-5252. e-mail: lu.machado.nutr@gmail.com facebook: https://www.facebook.com/NutriLuMachado Formada em 1994, pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, com três Pós-graduações: Nutrição Clínica Funcional, Medicina Tradicional Chinesa e Gestão de Negócios de Alimentação . Com Especialização em Alimentação Ayurvédica, Florais Frequenciais Quânticos, Nutrição Clínica Geral, Estética, Esportiva, Infantil, Gestantes e Nutrizes

Participe do Grupo no facebook TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM  https://www.facebook.com/groups/TDAHcriancasquedesafiam/






RECEITA DE BACON VEGETAL:
http://comofas.com/como-preparar-bacon-vegetal/
Você já provou um bacon vegetal? Só o fato de ser bacon já faz toda a diferença. Inclua o bacon vegetal em seu cardápio diário, pois ele é nutritivo e muito saboroso. Mesmo sendo uma receita estrangeira, o bacon vegetal já é bem famoso no Brasil. Você pode encontrar o bacon vegetal em muitos restaurantes espalhados por todo o território brasileiro, acompanhando diversos pratos. Porém, algumas pessoas ainda não sabem como prepará-lo e hoje você terá a oportunidade de aprender.
bacon1 Como preparar bacon vegetal
Via Flickr
Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de fumaça líquida:
  • Gotas de corante vermelho;
  • 1/4 de colher de sal;
  • 1 xícara de água;
  • 1 copo de proteína texturizada vegetal;
  • 3 colheres de óleo vegetal.
    bacon2 Como preparar bacon vegetal
    Via Flickr
Passo a passo:
  1. Pegue um recipiente grande de vidro, coloque todos os ingredientes e misture-os:
  2. Enrole o recipiente com um plástico e deixe agir por alguns minutos;
  3. Retire o plástico. O seu bacon vegetal já está pronto para ser frito!
Dicas:
  • É possível conservar o produto na geladeira, para uso posterior;
  • O bacon vegetal é ideal para deixar sua refeição com um toque de sabor bem salgadinho;
  • É possível usar essa receita em pizzas e sanduíches.
    colesterolcapa Como preparar bacon vegetal
    Via Flickr
Boa sorte!





  • Conheça também o blog com muitas receitas da 
    Minha foto
    Mãe de Mauricio e Ana Luiza. Mauricio tem autismo. Descobri a partir de 2006 que uma dieta isenta de glúten, leite animal e aditivos químicos poderia ajudar no tratamento de meu filho. Abandonei a profissão de doceira e banqueteira que exerci por 16 anos para implementar um novo ritmo de alimentação em nossa casa. Aproveitei a experiência profissional para aprimorar a cozinha sem glúten e fazer produtos mais saborosos do que os existentes no mercado. Esta é a forma que encontrei para ajudar meu filho e outras crianças autistas a terem uma qualidade de vida melhor. Autora do livro: Autismo Esperança Pela Nutrição.
    http://dietasgsc.blogspot.com.br/2010/09/sorvete-cremoso-de-morango-sem-leite.html 

  • Querendo, leia mais em: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voce-carnivorismo-desmatamento-e.html 










  • Desmatamento e Pecuária - Bife com fritas, prato tão comum ao brasileiro - Será que dá para diminuir o Consumo só um pouco?


    Você, Carnivorismo, Desmatamento e Pecuária - Em que você está contribuindo?


  • Somos o que comemos - Hipócrates, Pai da Medicina, sabia o que estava dizendo

    Opções alimentares - Carne, insetos, vegetarianismo
    Página de Links

  • Mais alguns endereços de feiras orgânicas no RS:
  • Olá,
    vi seu blog e estou enviando endereços de feiras e pontos de venda orgânicos na serra e litoral norte do RS. Do litoral norte são:

    Feira Ecológica Lagoa do Violão - Sábados das 7h - 12h - rua José Bonifácio em frente ao Detran - Torres - RS

    Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres (Ecotorres) - rua Borges de Medeiros 400 loja 4 fone 51 3664 5375 - Torres - RS

    Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras (Coopet) - rua José Rolim de Matos 59 sala 1 - Três Cachoeiras - RS

    Ecofeira de Imbé - Sextas das 7h às 13h -canteiro central da Avenida Porto Alegre (em frente a Brigada Militar) -  Imbé - RS

    Atenciosamente
    miriam sperb

    fone 51 3664 0220

    Lojas de Produtos Orgânicos

    Ipê - Espaço Ecológico Rua Luiz Augusto Branco, 97 Fone: 54 3233-1223

    Ipê - Cooperativa Econativa Rua Luiz Augusto Branco, 725 Fone: 54 3233-1134

    Antônio Prado - Casa Natural Avenida dos Imigrantes, 280 CentroFone: 54 3293 2049

    Caxias do Sul - Fruteira Ecológica Rua Bento Gonçalves, 2483 – Centro Fones: 54 3223-8803 / 9935-4351

    Caxias do Sul - Ponto Ecológico Rua Vinte de Setembro, 1830 – Lurdes Fones: 54 3214-1477

    Caxias do Sul - Armazém da Roça Av. Júlio de Castilhos, 3155 - São Pelegrino Fone: 54 3025-4922

    Caxias do Sul - Horta da Nona Rua Marechal Floriano, 107 - Pio X Fone: 54 3028-2227

    Flores da Cunha - Tutti Sani Produtos

    Farroupilha - Energia Vital Produtos

    Rua Frei Eugênio, 276 Sala 01 Centro Fones: 54 9108-0587 / 9972-5746

    Rua Cel. Pena de Moraes, 765 - Centro

    Anexo ao Sindicato dos Trab. Rurais.

    Feiras Ecológicas Serra

    - Antônio Prado - Sábado Das 7h30min as 10h30min
  • - Bento Gonçalves Terça e sexta-feira Terça e sexta-feira – 15h às 19h ao lado da Praça Centenário, Rua Félix da Cunha.
  • - Canela Sábado Das 7h às 17h no Centro de Canela.
  • - Caxias do Sul - Quarta-feira e sábado Quarta-feira - 14h às 18h na Rua Santos Dumont, próximo à antiga Eberle/
     Maesa. Sábado – 6h30min às 13h na Rua Augusto Pestana, junto à antiga Estação Férrea. Terça-feira – 9h às 12h na Praça Matriz São Roque, Bairro São Roque.
    Nova Bassano Sábado Das 07h às 12h, na Casa das Feiras, Rua Antônio Matiello,105 Centro.
    - Nova Prata Sexta-feira Das 13h30min às 18h e sábado das 07h às 12h, na Casa de Pedra.
    Nova Roma do Sul Sábado A partir das 07h na Praça da Igreja Matriz.
    - Garibaldi Sábado Das 07h às 12h naPraça Loureiro da Silva - Praça das Rosas.
    - Nova Petrópolis Sábado Das 7h às 12h no Pavilhão Municipal de Feiras.
    - Vacaria Sábado Das 07h às 12h no Mercado Público Municipal. Próximo à Gruta Nossa Senhora de Lurdes.
  • - Veranópolis Quarta-feira e sábado Quarta-feira – 12h30min às 14h30min / sábado - 07h às 10h,





  •  Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

    Livro: TDAH Crianças que desafiam 

    Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
    Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

    Para conhecer mais e adquirir, acesse: 





  • 2 comentários:

    1. Há substituições possíveis e saborosas para todos os gostos, livres de crueldade e que só fazem bem à saúde!
      Gratidão pelas importantes contribuições! ;)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordamos em tudo, querida Dizy! Gratidão pela visita ao blog e pela contribuição ao post!

        Excluir