quinta-feira, 17 de julho de 2014

TDAH - Importante ressalva sobre o controle da ritalina e concerta pelo poder público


"Marise, o que me entristece é ver comentários sobre a lei ser abusiva" - Déficit de Atenção e Hiperatividade
Também há a questão das receitas obtidas em consultórios particulares e, como vinha acontecendo, bastava apresentar na previdência, para receber o fármaco. Agora o encaminhamento, necessariamente, será dado por médico conveniado.
Importante ressalva sobre o controle da ritalina e concerta pelo poder público


Por Marise Jalowitzki

Com muita satisfação e alegria, recebi de amigos e postei aqui a conquista do município de São Paulo, onde a Secretaria de Saúde anuncia um maior cuidado (finalmente!) para as questões dos diagnósticos apressados de tdah, que inclui a rápida receita da ritalina, ritalina la ou concerta (metilfenidato) a crianças, fato inadmissível, que é reprovado no mundo inteiro pelos efeitos colaterais e riscos de dependência, já que se trata de um psicofármaco de mesmo grau que a cocaína.
Dentre as manifestações de apreço (pois minha pessoa e este grupo se propõem a divulgar a necessidade de maior compromisso dos pais, educadores e especialistas), uma teve especial destaque.
A amiga Cristiane Regina comentou: Marise, o que me entristece é ver comentários sobre a lei ser abusiva, Até a Associação Brasileira de Déficit de Atenção foi contra, dizendo que mais uma vez o poder publico interfere para atrapalhar a vida dos portadores..por que?
Respondi:
Querida Cristiane Regina, em NADA me surpreende.
A amiga já notou que NUNCA faço referência à abda - associação brasileira de déficit de atenção? Logo eu, que divulgo pra caramba os bons trabalhos? Simplesmente pelo fato da abda SER A FAVOR DA MEDICALIZAÇÃO como intervenção de primeira linha! Até em seu site consta o metilfenidato - ritalina e concerta - como INTERVENÇÃO DE PRIMEIRA LINHA para os indivíduos tidos como portadores do tdah.
Ritalina e Concerta - os dois da fabricante Novartis. Novartis é a empresa responsável por 92% da comercialização do metilfenidato no Brasil, também patrocina a megaempresa que é a abda e incentiva a criação de outras 'subsidiárias' como já temos no Maranhão e Santa Catarina!!
Esta questão da medicalização, especialmente em crianças, é a grande batalha que ocorre entre a psiquiatria e a psicologia, não só no Brasil. Enquanto a primeira (psiquiatria) está a serviço da indústria farmacêutica e sua insaciável sede por lucro, A SEGUNDA (PSICOLOGIA) defende os outros tipos de tratamento como forma mais justa e ética de conduzir os ditos transtornos, especialmente nos pequenos, corpinhos e mentes em formação. SEM DÚVIDA, CONCORDO COM O PRINCÍPIO DA PSICOLOGIA! Há, sim, vários outros tipos de tratamento e a indicação de psicotrópicos deve acontecer somente APÓS OS DEMAIS tratamentos não terem dado a resposta esperada.
E esperamos que o que os pais almejam para seus filhos não seja a resposta "exigida" pela sociedade e, sim, principalmente, o que os pais enxergam como a Saúde e Felicidade para seu filho(a) . Este é o esclarecimento necessário que tenho feito em todos os fóruns possíveis. Abs
Por enquanto, somente SP e Campinas são os dois municípios que obtiveram esta conquista. Esperamos que todos os municípios também tenham a coragem de se posicionar a favor da integralidade da mente de nossos pequenos!
Não se trata da PROIBIÇÃO ao uso do metilfenidato! Há, sim, um encaminhamento mais sérios em relação às providências que precisam ser tomadas (e que deveriam estar acontecendo desde sempre!): Evitar que, em apenas uma consulta rápida, a mãe já saia com a "receitinha azul" sem nenhum outros acompanhamento, sem maiores explicações, sem nem saber ao certo o que está levando em mãos! Também há a questão das receitas obtidas em consultórios particulares e, como vinha acontecendo, bastava apresentar na previdência, para receber o fármaco. Agora o encaminhamento, necessariamente, será dado por médico conveniado. E, para isso, o CAPSI vai funcionar, sim! Responsabilidade médica!
Compromisso e responsabilidade é o mínimo que se deve exigir!

Mais sobre o tema:

Pelo fim da medicalização indiscriminada
de psicotrópicos em crianças!! . 

TDAH - Prefeitura de São Paulo restringe acesso a ritalina e concerta para crianças hiperativas - Texto e video


Por Marise Jalowitzki
15.julho.2014











A "Pílula da Obediência", o metilfenidato (ritalina e concerta) 

TDAH - Aumento de consumo de metilfenidato nas Regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil


Por Marise Jalowitzki
15.julho.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/07/tdah-aumento-de-consumo-de.html



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, Blogueira e Colunista
Idealizadora e Coordenadora do Curso para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos, níveis Formação e Master
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta




Nenhum comentário:

Postar um comentário