quinta-feira, 3 de julho de 2014

Medicina como Ciência de Probabilidades e alguns erros médicos


Espero que todas as mães tenham a consciência desta máxima e não joguem todas as suas fichas em diagnósticos emitidos! Irresponsavelmente, alguns especialistas chegam a receitar 3 psicotrópicos diferentes, concomitantemente, para crianças pequenas! "Vamos tentar com este!"


Medicina como Ciência de Probabilidades e alguns erros médicos


Por Marise Jalowitzki

Há pouco comentei sobre a medicina ser uma ciência de probabilidades, de tentativas de acertos. E é verdade! E esta frase não é minha, eu a ouvi de uma médica amiga, da alopatia, que, depois de várias tentativas em uma medicação dermatológica, enfim acertou e suspirou aliviada, comentando com a frase que transcrevi acima.
Espero que todas as mães tenham a consciência desta máxima e não joguem todas as suas fichas em diagnósticos emitidos! Irresponsavelmente, alguns especialistas chegam a receitar 3 psicotrópicos diferentes, concomitantemente, para crianças pequenas! "Vamos tentar com este!"
Por favor, mães e pais, usem sua intuição, compartilhem as suas dúvidas, perguntem e busquem e exijam respostas que as convençam.
Retirem o susto e o desespero sempre que um diagnóstico lhes for dado como "de certeza absoluta" para seus filhos, especialmente quando vierem acompanhados de receitas de psicotrópicos. TDAH, Déficit de Atenção, Hiperatividade e tantos outros ditos transtornos carecem de uma avaliação detalhada, sendo que a medicação é indicada após as outras tentativas de intervenção, não como intervenção de primeira linha!

Lembrando de centenas de situações e doenças onde, por anos, entendimentos errôneos foram dados para muitos casos:




- as mães de crianças autistas foram responsabilizadas, por décadas, por serem negligentes e não dar amor para seus pequenos, o que seria a causa dos bebês apresentarem tais sintomas. Hoje sabe-se que uma das fortíssimas razões são o uso de antibióticos, a dieta das crianças e até das vacinas aplicadas.




- o potente veneno DDT, hoje proibido em todo o mundo (mas ainda usado de forma mascarada em países como o Brasil) foi largamente usado após o final da II Guerra Mundial como repelente de mosquitos!
http://www.scienceclarified.com/Co-Di/DDT-dichlorodiphenyltrichloroethane.html 
















- Homossexualismo - Até 1983 era considerado um Transtorno Mental - Capítulo V, Classificação Internacional de Doenças (CID), código 302.0 daquela classificação. Este código refere-se a "Homossexualismo" e estava incluído no Capítulo V: Transtornos Mentais.




- e o terrível episódio da talidomida, inicialmente receitada contra enjoos matinais de grávidas e que resultaram em mais de 10 mil nascimentos de bebês 
com má formação (sem bracinhos ou pernas).

Mulheres que recebem prescrição de talidomida no Brasil são orientadas a utilizar duas formas de contracepção. Elas também passam por testes regulares de gravidez.  (Foto: BBC) (Atualmente continuam acontecendo casos de bebês com mal formações no Brasil, pois o medicamento continua sendo usado para doenças como lepra, cancro, câncer de medula, lúpus, alívio de portadores do HIV, diminuição do risco de rejeição em transplantes de medula e artrite reumatóide, num total de cerca de 60 tratamentos, SEM QUE A POPULAÇÃO RECEBA TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS. O descaso é intolerável! Há pouco tempo uma mãe amazônica tomou o remedio "contra a dor de cabeça do marido" e teve um bebê assim. A FioCruz tem conhecimento de vários casos, em várias regiões do país e agora o medicamento leva uma figura na embalagem, como forma de alertar o público consumidor sobre os perigos colaterais).















MÃES E PAIS, estejam atentos, informem-se, procurem sanar suas dúvidas e usem a sua intuição!

Marise Jalowitzki

Pág 44 - Livro TDAH Crianças que Desafiam:
"No Brasil, segundo maior consumidor do mundo do remédio tarja preta (só fica atrás dos Estados Unidos), uma pesquisa foi realizada em 2011 para avaliar a procedência dos diagnósticos em crianças e que levam à utilização do metilfenidato (aqui, conhecido como Ritalina e Ritalina LA e Concerta). A pesquisa foi uma parceria entre profissionais da USP, Unicamp e Albert Einstein College of Medicine e os resultados apontaram que quase 75 por cento dos jovens que utilizam Ritalina ou similares não foram diagnosticados corretamente."


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, Blogueira e Colunista
Idealizadora e Coordenadora do Curso para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos, níveis Formação e Master
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Para conhecer mais e adquirir, acesse: 
TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família





www.marisejalowitzki.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário