segunda-feira, 23 de junho de 2014

Lixeiras subterrâneas para recicláveis - Um passo que precisa somar-se a outros - TUDO ESTÁ INTERLIGADO


Lixeiras  recicláveis subterrâneas. Uma bela saída! Mas não dá para pensar apenas isoladamente! Fome dá todos os dias!! “Afastar” humanos e animais de rua “embeleza” a paisagem, mas não trata o problema da miséria!  Pelo não desperdício! Por menos lixo! Por inclusão e  bons tratos! Não apenas afastar da visão pública! 

(a foto que inseri em 2º lugar - a das crianças - refere-se a Esteio-RS, onde já havia sido divulgado que este era "um problema social já resolvido". A realidade mostra que não!

Lixeiras subterrâneas para recicláveis - Um passo que precisa somar-se a outros

Nota em 25.agosto.2014
Até o momento ainda não recebi resposta do Sérgio Mancini. Permaneço no aguardo.


Por Marise Jalowitzki
23.junho.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/06/lixeiras-subterraneas-para-reciclaveis.html

O problema do lixo, especialmente nos centros urbanos, continua sendo uma questão relevante frente a todas as ações necessárias e prioritárias para se chegar a um mundo melhor para todos os cidadãos. Há quatro anos o governo federal havia estabelecido uma meta - de aprimorar o sistema de coleta e também acabar com os lixões, e um prazo - 2014. Pouco aconteceu de lá para cá, já que o governo federal exige um projeto fundamentado para os planos de descarte de cada município, afim de liberar as verbas; os municípios alegam não ter orientações suficientes de como realizar um projeto viável e aceitável. Assim, ações isoladas estão acontecendo em todo o país, ações que envolvem desde a queima de resíduos e a tentativa de transformar o metano em energia, até sistemas que visem um número maior de reaproveitamento (reuso ou reciclagem).

O modelo de lixeiras recicláveis subterrâneas, primeiramente instalado em Paulínia-SP,  vem atender a quesitos importantes: menor ocupação do espaço nas calçadas, a coleta em prazos mais espaçados e um maior reaproveitamento de todo o lixo, já que o material vem mais limpo. O sistema é esteticamente mais bonito, mais higiênico. Ocupa menos espaço. Nele, um sensor avisa quando a lixeira subterrânea atinge 80% de sua capacidade, ativando a coleta. O caminhão coletor chega, o tampão é erguido, o conteiner é içado, o lixo é conduzido para reciclagem ou descarte (seco ou orgânico em separado) e o processo recomeça. O sistema ajuda a educar a população para o descarte seletivo, já que as lixeiras possuem indicativos, explicando direitinho a natureza do lixo que comportam. Diminui em até 30% os custos com coleta e manutenção: menos mão-de-obra, menor número de coletas, menor gasto de combustível, menos entupimento de bueiros, etc.

O sistema foi eleito por revistas especializadas da Europa, como o mais eficiente de coleta e como o de melhor custo e benefício, tanto operacional como estético. Existem cerca de 20 mil unidades instaladas em vários países, como Portugal, Espanha, França e Alemanha.
O processo envolve uma cuba de concreto, agrega um contêiner de plástico, com tampa e uma lixeira de aço inox com o fundo falso. De acordo com a empresa Sotkon, o aço inoxidável oferece vantagens por ser mais higiênico, ergonômico, resistente à corrosão e pela facilidade de limpeza e manutenção. 

Além de Paulínia, as lixeiras recicláveis subterrâneas já estão em outras cidades brasileiras, como Santos - SP e Catalão-GO.




Afim de promover a elucidação de questões importantes, coloco as seguintes perguntas:
1) E, por ocasião das chuvas, como fica o lixo contido nas caixas subterrâneas? Pois, nos modelos atuais, não se vê uma proteção que impeça a infiltração das águas.
2) Alguém está pensando em como vedar o tampão da caixa?
3)  De quem é a responsabilidade da verificação da conservação das lixeiras, manutenção e necessidades de ajustes? estado ou prefeitura? qual departamento? sim, pois em muitas cidades o recolhimento é terceirizado.
4) O controle da qualidade da água (redes pluviais) está acontecendo? Seus resultados estão sendo comparados com os anteriores? Quais providências estão sendo tomadas neste sentido?


  • João Varollo também pergunta: 

  • - O que está sendo feito em relação à contaminação de águas pluviais com os resíduos? 
  • - Como se impede a entrada de águas na caixa?
  • - E se a água entrar, como se drena?
  • - E, ainda, como se procede a manutenção, impedindo a entrada de águas e quem é responsável pela manutenção dessa vedação por assim dizer?



Para que o sistema seja amplamente aceito, estas questões carecem de respostas!!

Perguntas necessárias que precisam ser pensadas e resolvidas por várias cabeças.

Estou encaminhando estas perguntas ao Sergio Mancini - https://www.facebook.com/photo.php?v=576556752375462 - e assim que tiver as respostas, publico aqui.

Por entender que todos nós, cidadãos, sejam autoridades ou eleitores, precisamos participar da solução dos problemas, as perguntas acima somam-se a outras, de caráter social.

O que mais precisa acontecer:

População em geral

- Além de educar a população para colocar o lixo nas lixeiras corretas (e não simplesmente atirar pelas ruas, como ainda tanto acontece) é preciso também educar PARA PRODUZIR MENOS LIXO, pois de cada 1kg de produto reciclado, igual sobram 5kg de produtos rejeitados daqueles que foram reutilizados, NÃO RECICLÁVEIS. Ainda é muito lixo!!!

Situação dos catadores e moradores de rua

- Hoje um problema social relevante! Os catadores informais tiram o seu sustento diário desse recolhimento. Rasgam, sim, as poluentes sacolinhas de lixo, na cata de material reciclável (coisa que empresas e civis poderiam já estar separando em sacolinhas específicas), mas, simplesmente "retirá-los de circulação" não é nem nunca foi a solução. Eles nunca foram registrados como trabalhadores, embora fosse isso uma responsabilidade das prefeituras, já que eles fazem o serviço de reciclagem que a maioria das prefeituras ainda não faz!

Sempre fui a favor da regulamentação da profissão de catador.

E, também, não podemos esquecer das milhares de pessoas que se vestem, mobiliam suas casinholas, e mesmo alimentam-se desses resíduos, pegando com as mãos as frutas estragadas e comida jogada fora, comendo ali mesmo, movidos pela fome-de-todos-os-dias! Para onde serão "empurradas"?

Que não se continuem apenas "embelezando" certas avenidas para que sirvam de caminho aos turistas, como sempre aconteceu!




Situação dos Animais de Rua

- E quando se afirma que "os animais de rua não ficarão mais rebentando os sacos à procura de comida" - TEMOS AÍ UM PROBLEMA HISTÓRICO: a fome dos animais de rua! E, a existência dos animais de rua! Também se faz necessária uma política de castração para conter a proliferação e a institucionalização do papel do protetor (hoje dependente da bondade dos cidadãos conscientes) para amparar, cuidar e alimentar esses bichinhos!

TUDO ESTÁ INTERLIGADO E, URGENTEMENTE, OS PROBLEMAS PRECISAM SER  ABORDADOS DE UMA MANEIRA GLOBAL!!!

Contêineres são içados duas vezes por semana ou sempre que atingirem 80% de sua capacidade. Sensores Eletrônicos avisam



Fome dá todos os dias!! Animais de rua precisam de abrigo, castração, bons tratos. Não apenas serem afastados da visão pública! 

"o sistema da Sotkon elimina o risco de que o lixo seja jogado de um lado para o outro, nas épocas de chuvas, evitando o entupimento de bueiros. Além disso, inibe a ação de eventuais depredações e corte das embalagens tradicionais (sacos de lixo) por vândalos e animais que espalham os dejetos pela cidade, reduzindo a proliferação de pestes." 
(...)
"Segundo o fabricante, o sistema pretende reduzir os custos de coleta em até 30%, utilizando menos mão de obra, deslocamento de veículos e energia."
(...)
A cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, é a primeira do Brasil a receber coletores de resíduos instalados nos subsolos das calçadas. Desenvolvido pela empresa portuguesa Sotkon, do grupo Allegro, o sistema foi eleito por revistas especializadas da Europa, como o mais eficiente de coleta e como o de melhor custo e benefício, tanto operacional como estético. Existem cerca de 20 mil unidades instaladas em vários países, como Portugal, Espanha, França e Alemanha.
O sistema, composto por uma cuba de concreto, agrega um contêiner de plástico, com tampa e uma lixeira de aço inox com o fundo falso. De acordo com Sérgio Machado, diretor da Sotkon no Brasil, o aço inoxidável oferece vantagens por ser mais higiênico, ergonômico, resistente à corrosão e pela facilidade de limpeza e manutenção.
Fonte: abinox.org.br/noticias-ler.php?codNoticia=3417

Confira o video:
Inauguração das Lixeiras em Catalão-GO - 1ª cidade do centro-oeste a inaugurar as lixeiras subterrâneas, com a presença do governador. http://www.youtube.com/watch?v=E5LyDp5zK_Q


Este artigo também foi publicado na Revista Rainha dos Apóstolos - Edição Mês Agosto 2014

file:///C:/Users/Marise/Downloads/MundoSustentavel_Agosto.pdf



(ESTE ARTIGO FOI TAMBÉM PUBLICADO NA REVISTA RAINHA DOS APÓSTOLOS E REVISTA ECOLÓGICA)



SOBRE O NÃO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS:


O TERRÍVEL DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UM MUNDO ONDE TANTOS TÊM FOME

Algumas das nossas CEASAS (Centrais Estaduais de Abastecimento) criaram Bancos de Alimentos, onde mantem uma separação primária de frutas e legumes rejeitados pelo comércio e põe à disposição de pessoas carentes. Na maior parte do país, porém, continua sendo descartada em meio aos lixões.

E mais:

http://t.co/ESi8Vop
Corrida alimentar - Quem é o Vencedor - Um terço dos grãos produzidos vai para o lixo!

Mais da metade da comida produzida no mundo vai para o lixo! - Segundo a ONU, um terço dos grãos produzidos é desperdiçado




Mais sobre o tema lixo neste blog:

Alternativas Energéticas - Sustentabilidade - Lixo em Energia - Tecnologias Inovadoras
 

Energias Alternativas - Geração de Energia

Esta página traz vários links publicados neste blog sobre Fontes Energéticas Alternativas. Projetos, experimentos, implantações. Acompanhe. Página a ser atualizada a cada nova publicação.



E mais sobre lixo e outros:


Brasil importador de Lixo, exportador de Bombas Cluster


Fragmentação de Corpos - Brasil, importador de Lixo, exportador de Bombas Cluster

Lixo, armamento, petróleo e carros
Exclusão social, intoxicação dos mares e falta de saúde.



E mais:

O LIXO QUE NÃO VOLTOU PARA A ALEMANHA! O que aconteceu com o lixo estrangeiro do porto de Rio Grande 

Brasil Importador de Lixo! - O lixo que não voltou para a Europa!!!

O lixo importado para reciclagem, veio todo misturado, podre, com bichos!






Japão - tsunami  2011 - onda gigante plena de lixo
 

Para onde vai o lixo  que o tsunami trouxe? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário