terça-feira, 3 de junho de 2014

Déficit de Atenção - Hiperatividade - Motivação - Chega de Tarja Preta - A Escola Precisa Mudar




Motivação escolar. O que acontece para que em tão pouco tempo uma criança não queira mais saber de estudar?

Déficit de Atenção? Hiperatividade? Motivação - Chega de Tarja Preta! A Escola Precisa Mudar!


Por Marise Jalowitzki
03.junho.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/06/deficit-de-atencao-hiperatividade-chega.html

Motivação escolar. O que acontece para que em tão pouco tempo uma criança não queira mais saber de estudar? Incrível como esta frase: "Ele não dá pro estudo!" é repetida tanto por pais como por professores, como se tudo fosse simples assim: apto ou não apto. Incrível como não se questionam os métodos arcaicos, como não se questione o estilo individual do educador.

"Desde sempre coisas desse teor já foram ditas e sentidas, só que se antes, em alguns casos, as instituições conseguiam abafar os mais irreverentes pela palmatória e outros castigos e exposições humilhantes, agora, com a legislação considerando a agressão infantil como crime (felizmente!), os adultos, na maioria sempre intolerantes e impacientes, procuram outra forma de silenciar as inssurreições: pílulas!" (pág 14 Livro TDAH Crianças que Desafiam) 
As crianças de hoje são diferentes, felizmente! Elas vem para questionar tudo que está aí: exclusão, fome, competitividade excessiva, ganho fácil e imediato sem considerar quantos vão ficando pelo caminho! 

Todas as crianças tem diferentes habilidades e precisam ser aproveitadas e desenvolvidas de acordo com elas e não sufocadas em nome de alguns testes que mostram se são "boas" em matemática (e no tempo certo), se escrevem rápido a letra cursiva "que depois já ninguém usa!!".. Sim, elas conseguem quando as condições são favoráveis, se o ambiente não é hostil, se os recursos usados são menos fechados! É MUITO triste ver a queda na motivação inicial de uma criança para ir à escola e o que acontece nos anos subsequentes. A maior evasão escolar acontece na 3ª série do fundamental!

A educação como a conhecemos (quadradinhos, mesinha uma atrás da outra, fila para entrar, fila para sair, sentar retinho, quietinho, mãozinhas sobre a classe) tudo é imposição de um mundo "moderno", organizado para criar empregados que cumprem as normas, não criadores e inovadores! E a quem interessa ter cada vez mais pessoas submissas, que não questionam nem mudam? Aos que lucram com isso! Para esses, bem melhor ter 100 que compram uma tv 50 polegadas e ficam endividados por 25 meses para pagar - do que 1 que crie, projete, inove, cante, dance, seja um ator que diverte, um geógrafo, um historiador, um preservador da natureza, um médico humanitário! 

Gente, respeitar o tempo de cada um é dever cidadão! CABE À ESCOLA  inovar em metodologias atrativas e não se aliar a uma indústria de consumo - tanto de eletrodomésticos como farmacêutica - cujo único objetivo é aumentar seus lucros! 

Hoje temos mais remédios do que doenças! 
Chega de colocar nos ombros da criança (e no seu coração, baixando a sua auto estima) a responsabilidade de um mundo com excesso de regras e baixíssima qualidade de vida!

DIFERENTE NÃO É DOENTE!

Marise Jalowitzki
Livro e Grupo TDAH Crianças que Desafiam



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, Blogueira e Colunista
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Para conhecer mais e adquirir, acesse: 
TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família









2 comentários:

  1. Marize, trabalho em uma escola federal como OE sou psicologa e penso como vc. Toda a escola precisa mudar. A começar por alguns professores que sao impaciente s e querem logo medicar para terem menos trabalho. Aí as ccas ficam rotuladas e tudo que não funciona na sala de aula é culpa dela s. Tento sempre criar um espaço de brincadeira em minha sala pois sei que a falta do lúdico é justamente um dos motivos para a evasão. Mas infelizmente não ando otimista. Tudo continua igual. ..Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Adriana! Fico MUITO contente em receber teu comentário, pois é de pessoas com a tua formação, mente e coração que precisamos, urgentemente!!
      Vamos trocando, amiga, pois algumas sugestões e estratégias podem ser alavancadas!
      Tenho um grupo lá no facebook, com o mesmo título do livro: TDAH Crianças que Desafiam
      Querendo, participa, pois, especialmente agora, período de férias escolares, é um tempo propício para planejar ações inovadoras.

      Abraços e Felicidades!!

      Excluir