segunda-feira, 30 de junho de 2014

Comercial do Chocolatinho Baton e Hiperatividade


Dizy Ayala comentou: adorei teres abordado este assunto! Tentativa de calar a contrariedade com pouco ou nenhum diálogo somente com um "doce cala-te boca"!

Quando este comercial foi ao ar em 2014, originou vários comentários, especialmente por parte de educadores infantis, nutricionistas, alguns terapeutas e mães conscientes.

A fabricante Garoto se defendeu, dizendo que: 
"Baseou-se em estudos que revelaram um perfil de mãe dedicada e extremamente comprometida em educar filhos responsáveis para viver em sociedade. Por isso, essa mãe destacou a importância que dá à questão dos ‘limites’ e, portanto, à forma de disciplinar". E que "o chocolate em porção adequada para a criança e com mais 65% de leite em sua formulação pode ser um aliado da mãe como um reforço positivo aos filhos."

???


Entretanto, não entendemos assim que uma mãe "destaca a importância que dá à questão dos limites" simplificando a intervenção com "Não!", sem conversar, e, ao final, oferecendo chocolate com açucar que, como sabemos, somente vai aumentar a hiperatividade!!



Comercial do Chocolatinho  Baton e Hiperatividade 


Por Marise Jalowitzki
30.junho.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/06/comercial-do-chocolatinho-baton-e.html


Iniciei este comentário no Grupo TDAH Crianças que Desafiam, no facebook e alguns amigos pediram que transformasse em artigo e publicasse no blog, para que pudessem compartilhar.
Aí vai:
Sei que vários amigos lembram do chocolatinho Baton através de um dos comerciais mais famosos onde a criança se "concentrava" e emitia uma frase em voz hipnótica para a mãe:
"- Compre Baton! Cooompre Baton!" e a mãe, no supermercado, acabava trazendo a pequena embalagem. Pois agora mudou.

Agora, já devem ter visto aquele comercial chatinho do chocolatinho onde as vozes do fundo cantam inúmeros "nãos" a tudo que a criança faz.

A ideia é trazer algo engraçado, mas a mensagem é fraca e duvidosa. Não há diálogo, não há explicação, não há mudança de cenário. Apenas a inibição geral de todas as criativas traquinagens do garoto! Aí, vem a voz "do comercial":
"Mãe tem que falar não. Mas, às vezes dá pra falar: sim!"
E, aí, aparece a mãe oferecendo o chocolate ao menino, sem uma palavra. E ele, passivo, recebe. E a frase: "com muito mais leite!"
Fim.

Fazer comidinhas gostosas com seu filho é muito melhor do que desfiar dezenas de Não! Interagir com a criança tem a ver com diminuir a ansiedade dele, centrá-lo em atividades que lhe dêm prazer e, ao mesmo tempo, ensinem disciplina, seguir regras (a quantidade dos ingredientes da receita, o tempo de forno, o cuidado ao retirar, etc.)


Pontos de reflexão sobre mudança de dieta:
Cacau não é o problema. Problema é o açúcar e o leite. 

1) Como as mães e pais respondem a esta contra propaganda? Um alimento que, devido ao alto teor de açúcar, só vai aumentar a agitação do pequeno? aumentar a hiperatividade dele?

Pág 169 - Capítulo 12 - Dieta especial pode ajudar portadores de TDAH - Livro TDAH Crianças que Desafiam
"Chocolate e Hiperatividade
Existe uma ligação fina (aparentemente inexistente) entre hiperatividade e consumo de chocolate. O que fez com que as pessoas, principalmente os pais, estabelecessem uma relação entre hiperatividade em crianças e o consumo de chocolate foi o fato de as crianças apresentarem esse comportamento após o consumo de alimentos que contenham açúcar. Chocolate, sem dúvida, tem açúcar e cafeína como seus principais ingredientes. Muita pesquisa foi feita para encontrar alguma ligação entre estes dois. Foram conduzidos estudos para encontrar o efeito dos principais ingredientes de chocolate (açúcar, cacau, e outros aditivos) sobre o comportamento das crianças. Não houve grandes mudanças comportamentais relatadas."


2) Qual a preocupação dos pais para com a dieta de seus filhos?

Pais conscientes estão cada vez mais atentos ao que colocam no prato de seus filhos, procurando manter o grau nutricional e, ao mesmo tempo, fazer do ato de alimentar-se um momento de satisfação!

Pág 168 - Capítulo 12 - Dieta especial pode ajudar portadores de TDAH - Livro TDAH Crianças que Desafiam
Entre as dicas que constam no Livro, escolhi algumas:

"O que excluir da dieta
Como vimos nos resultados das pesquisas, os alergênicos em geral, como trigo, leite e ovos devem ser substituídos ou ingeridos em quantidades pequenas, pois são responsáveis ​​por causar um aumento da hiperatividade. 
Também a cafeína e o açúcar comum (refinado). 
Excluir (ou, pelo menos, evitar ao máximo) os alimentos que contenham aditivos e produtos químicos, como corantes, aromatizante artificial, conservantes artificiais, salicilatos, adoçantes artificiais e outros aditivos alimentares, como benzoato de sódio e sulfitos. Evitar alimentos ricos em açúcar.

Igualmente, use a criatividade e enfeite os pratos, de forma a chamar a atenção pela beleza das cores e disposição dos alimentos. A chave aqui é atrair as crianças para comer os alimentos. Crianças e suas birras alimentares aumentam quando se trata de alimentos para crianças diagnosticadas com TDAH. Uma coisa que você pode tentar, por exemplo, é preencher os pequenos cubos das forminhas de gelo com alimentos contrastantes em cores, como verde e laranja. As crianças vão adorar!"




3) Você está acompanhando a adulteração sistemática do leite - com formol e água sanitária? 

Há mais de um ano aqui no RS a PF está atrás de uma quadrilha bem organizada que, desbaratada, encaminhou o leite vencido para o Paraná, sendo comercializado agora por lá. (Se não sabe, procure por Ação Leite Compensado) E esta é uma ação! No MT há mais de 3 anos o leite contaminado já estava sendo denunciado.

4) Você sabia que a primeira coisa que um dietista recomenda a um hiperativo, a um autista, a um desatento é retirar o leite (de vaca, que é do bezerro) e todos os produtos derivados, para que ele não ingira mais a caseína (uma enzima contida no leite do bezerro)? e também retirar o glúten? porque acrescentam ainda mais leite? 

Sim, é sabido que mudar conceitos e hábitos não é fácil, mas, em algum momento, tem de começar! A criança está sendo exigida o tempo todo para que mude de comportamento. E o comportamento dos pais, dos educadores, não será avaliado e instado a mudar?

Transcrevo o comentário da:
------------------------
No Livro TDAH Crianças que Desafiam - Capítulo 12, 
você encontra considerações e dicas sobre 
Dietas para portadores dos sintomas de tdah 
-----------------------------

5) No comercial, emm qual momento a mãe se dispõe a levar o menino a passear, sair do apartamento e contatar com a natureza, ar livre? Onde se estabelece a parceria? O convívio e a participação conjunta? E, novamente, é o menino o traquinas! e brincando sozinho! 
  • Dizy Ayala adorei teres abordado este assunto! Tentativa de calar a contrariedade com pouco ou nenhum diálogo somente com um "doce cala-te boca"!

Pois bem isso! É flagrante o Não da mãe em tudo o que o menino do comercial cria (e sempre sozinho) para, ao final, ganhar um 'docinho-veneninho pra ficar quietinho'! Nada substitui o diálogo, a presença afetuosa-amorosa. (E, sim, sabemos que se trata de 'veneninho', pois a 'cor' do chocolate, quem dá é o corante Caramelo IV - cancerígeno -, além do que já abordamos sobre o leite... "agora com muito mais leite"!) 

E considero, também, bastante difícil, devido ao bombardeamento midiático! Uma gama de inverdades jogadas diuturnamente nas mentes das pessoas, vicia o subconsciente e faz apenas reagir!! Por isso, de forma incessante, temos de continuar divulgando a saúde e boas práticas. Quem se anima a tentar, aumenta as chances de ser bem sucedido!!


Agora, olha isso!

Comunicado da Garoto sobre as críticas ao comercial do Baton:
“O novo filme publicitário do chocolate Baton, da Garoto, busca ilustrar situações do dia a dia de mães e filhos. Baseou-se em estudos que revelaram um perfil de mãe dedicada e extremamente comprometida em educar filhos responsáveis para viver em sociedade. Por isso, essa mãe destacou a importância que dá à questão dos ‘limites’ e, portanto, à forma de disciplinar. Nesse contexto, o chocolate em porção adequada para a criança e com mais 65% de leite em sua formulação pode ser um aliado da mãe como um reforço positivo aos filhos. Em sua comunicação, a marca fala diretamente com a mãe, pois entende seu papel fundamental na decisão sobre quais produtos oferecer às crianças.








https://www.youtube.com/watch?v=a2tFB3eaMsU


Comentário recente: Infelizmente, o comercial voltou em abril de 2015!!!


Alguns outros comentários:
ÓTIMO PARA DAR CÁRIES, DIABETES, DOR DE GARGANTA, ROUBAR O CÁLCIO, ETC. NÃO COMPRE BATOM.
ESTÁ CONTRA O NOVO CÓDIGO QUE PROIBE PROPAGANDAS PARA CRIANÇAS.

Que horror!!!! Mãe pode dizer não para o brincar e sim para o batom garoto?????  Não acredito que alguém possa gostar disso. 

poha meu filho ver isso e fica feliz da vida a coisa mais gostosa do mundo adoro ver ele nessa alegria kkkk

Falar não pra VIDA? Substituir vida por consumo? 


“Todos estes Nãos são contrapostos a apenas Um Sim. O de, pela Mãe, dar um Baton, e pela Criança, de comer Baton”, analisa Evandro Vieira Ourives, do Centro de Psicopolítica e Gestão Mental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, Blogueira e Colunista
Idealizadora e Coordenadora do Curso para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos, níveis Formação e Master
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Para conhecer mais e adquirir, acesse: 
TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família





www.marisejalowitzki.blogspot.com.br









Nenhum comentário:

Postar um comentário