domingo, 8 de junho de 2014

Agressões e abusos - Ele tá mentindo, ele toma remédio e agora fica inventando - TDAH


Déficit de Atenção e Hiperatividade - As relações com a verdade - Creio que este é um tema pouco abordado: O quanto as crianças "sob tratamento" são alvo fácil para descalabros, já que podem omitir ou distorcer informações e fatos! O que pode encobrir adultos abusadores! Livro TDAH Crianças que Desafiam


Agressões e abusos - Ele tá mentindo, ele toma remédio e agora fica inventando - TDAH

Por Marise Jalowitzki
08.junho.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/06/agressoes-e-abusos-ele-ta-mentindo-ele.html

Como a mentira é uma das "características" imputadas às crianças portadoras dos sintomas de déficit de atenção e-ou hiperatividade, cada vez menos pais, educadores e também especialistas da saúde dedicam tempo para ouvir sobre o cotidiano da criança. Bem pouco se interessam em ouvir a história dela, que dirá levá-la em consideração. O universo infantil possui mais pontos de interrogação que "pontos finais", ou seja: mais questionamentos e dúvidas do que certezas. Geralmente, movidos por esta indefinição, muitos procuram se safar de reprimendas ou categorizações  e silenciam, tornando as coisas ainda mais complicadas. Por vezes, levam durante anos um episódio que os demais sequer supunham haver ocorrido. (pág 86 - Livro TDAH Crianças que Desafiam) Felizmente, o episódio a seguir envolve uma mãe que se dispôs a ouvir e, o melhor de tudo, a acreditar em seu filho.

Naquele dia a criança estava quieta quando a mãe chegou. O avô, que era quem buscava sempre o menino na escola, saiu logo, normalmente. O pequeno, de 7 anos, estava deitado em frente a tv, abraçando seu macaquinho de estimação. Não queria falar. A mãe, vendo que algo estava muito errado, carinhosamente insistiu. Até que, entre um suco especial e vários abraços e carinhos, o menino desabafou que o  avô o havia chamado até o banheiro e investiu sexualmente!

O avô era o responsável por buscar o neto na escola e ficava com ele meio expediente, até a mãe do menino chegar do trabalho.

O menino, chocado, amedrontado, confuso, conseguiu contar para a mãe o ocorrido. Felizmente, a mãe acreditou em seu pimpolho! Abraçou-o muito, dedicou ainda mais zelo e, à noite, contou ao esposo, que também acreditou no filho!

A situação foi revelada aos demais da família. Todos - avó, irmãs, cunhados, todos desacreditaram do pequeno!
Os argumentos, incluindo os do avô abusador, foram:
"- Este piá tá mentindo! Ele tá mentindo! Ele toma remédio e agora fica inventando!"

Olha o peso que um pequeno ser já está carregando! Há quase um ano, com quase nada de efeito, a não ser a passividade, o menino toma ritalina e os pais já agendaram um outro especialista. Ele chora e diz que se sente tonto, diz que a pro não gosta dele. Agora, uma das pessoas que mais amava, rompe-lhe a confiança! Como estará este coraçãozinho? 
Os pais são o maior sustentáculo, nesta situação, para que ele se mantenha da forma mais equilibrada que conseguir!


Providências

Situação difícil! 

Relações familiares rompidas, ninguém reconhece o erro, nem a avó do menino conversa mais com sua filha!
O casal uniu-se ainda mais. O pequeno que, neste ano, tem uma professora menos empática, já vinha apresentando notas muito baixas, apesar do fármaco tarja-preta. 
Os pais proporcionaram atendimento psicológico à criança, estão atentos, afastaram-se dos demais. 
A orientadora pedagógica foi notificada e, juntas, procuram auxiliar no que podem a criança, que é, como sempre, a parte mais frágil de toda a questão!




Eu parabenizo pais zelosos, pais que acreditam em seus filhos, pais que não fogem dos desafios e obstáculos que a vida oferece, que seguem em frente! Com certeza, se as crianças não tiverem quem acredita neles, quem aposta e investe, o que vai ser?


A nova Campanha Nacional contra a violência e abuso para com a criança foi lançada recentemente e apresenta ídolos do futebol como garotos-propaganda. Esta é uma campanha que deve ser permanente, uma bandeira erguida por todos os adultos, para inibir todo o tipo de violência e abusos em relação aos pequenos. 

Para isso, há que mudar a concepção de Amor no coração de todos, uma maior clareza no que seja educar! 

Uma ação que impulsione a todos para romper com os muros do silêncio, do medo, do não querer comprometer-se. E a praticar o Amor e a Compaixão, principalmente com aqueles que estão dando os primeiros passos na sua existência! Que estão formatando seu código de valores e ética!

Publicado também na Revista EcoLógica (Goiânia) : http://www.revistaecologica.com/agressoes-e-abusos-ele-ta-mentindo-ele-toma-remedio-e-agora-fica-inventando-tdah/



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, Educadora, 
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 




Livro TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta


TDAH Crianças que Desafiam - Marise Jalowitzki








Um comentário:

  1. Acompanhamos o conteúdo compartilhado em seu site e curtimos a sua iniciativa, por isso, estamos propondo uma parceria com vocês:

    O eCycle é um portal que tem como causa o trato de temas relacionados ao Consumo Sustentável e um de nossos objetivos é divulgar opções de descarte de produtos utilizados cotidianamente, além de alertar sobre os problemas ambientais que esses objetos, descartados incorretamente, podem acarretar. Mas não é só isso, também produzimos matérias e artigos associados a essa preocupação, que é cada dia mais evidente. Dê uma olhada em nosso site!

    Basicamente, a nossa proposta seria a adoção do combo de buscas do eCycle em seu site e em contrapartida, incluiremos também a sua logomarca como apoiadores em nossa landing page de buscas por postos. Dessa forma, além de passarem a oferecer a seus usuários um serviço de solução para o descarte de mais de 170 itens, através de uma rede que supera 7.000 postos de coleta e doação distribuídos pelo país, ainda incorrerão em ganhos de SEO (busca orgânica).

    Parceiros como EcoDesenvolvimento, Vida Organizada, Coluna Zero, Revista Sustentabilidade, dentre outros, adotaram o modelo e caminham conosco nesse desafio.

    Caso curta a ideia, é bem simples a conclusão: através de nossa página de inclusão de parcerias será possível criar seu combo de buscas personalizado bastando à inserção de sua url e a seleção do padrão estético, isso tudo sem se preocupar com o tamanho (largura mínima 250 pixels), pois o combo será gerado de acordo com sua disponibilidade de espaço. Criado o código, você o insere no local em que deseja que apareça em sua página e pronto!

    Se precisarem de ajuda, basta encaminhar e-mail para social@ecycle.com.br.

    Acreditamos que somos capazes de colaborar para a redução dos danos gerados pelos resíduos que consumimos em nosso dia a dia e convidamos vocês a juntarem-se a nós por uma pegada mais leve.

    Em caso de impossibilidade de uma parceria no momento, agradecemos desde já a gentileza pelo tempo em conhecer nossa iniciativa e avaliar nossa proposta.

    Por uma pegada mais leve,
    Equipe eCycle
    www.ecycle.com.br

    ResponderExcluir