sábado, 17 de maio de 2014

TDAH - Suicídio e Auto mutilação podem ser reações ao uso do tarja preta


Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH e o uso de psicotrópicos, incluindo o metilfenidato


TDAH - Suicídio e Auto mutilação podem ser reações ao uso do tarja preta

Por Marise Jalowitzki
17.maio.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/05/tdah-suicidio-e-auto-mutilacao-podem.html 

Amigos, com o coração mexido escrevo este artigo! Muito, muito importante que a sociedade comece a exigir pesquisas e informações mais detalhadas sobre o que está sendo receitado para crianças e jovens, corpos em formação, um aumento de consumo que chama a atenção em todo o mundo, tudo sob o rótulo de TDAH e suas comorbidades (comorbidade = presença simultânea de dois ou mais transtornos num mesmo período de tempo, durante um período de tempo ou ao longo da vida) .

Uma dos fatos mais angustiantes é o número crescente de jovens que se auto mutilam. Já tive oportunidade de comentar sobre isso. Basta digitar o termo auto mutilação, só no facebook, para ver quantas comunidades e páginas ali constam. Há alguns anos, o face anunciou que estava disponibilizando um portal para assistir os potencialmente suicidas. Sim, podemos abordar sobre os efeitos da vida moderna; os lares desestruturados; o excesso de tecnologia e seus influxos eletromagnéticos alterando a bioquímica de nossos organismos; a crença de ter de consumir sempre mais e mais, gerando angústias; vida sem perspectivas saudáveis e motivadoras para muitos jovens; excesso de agrotóxicos nos alimentos, transgênicos e tudo o mais. Tudo procedente e influenciador.

Mas, agora, não apresento somente uma constatação triste, nem quero jogar tudo apenas como sendo uma escapatória juvenil frente aos problemas familiares e-ou sociais. Nem lançar tudo sobre um meio ambiente deteriorado. Quero falar sobre a ingestão sistemática de psicotrópicos em corpos em desenvolvimento e suas consequências em longo prazo. Há alguns dias mais uma mãe entrou em contato, dizendo não saber o que fazer com sua filha de 14 anos, que está revoltada, se auto mutila, tentou se suicidar duas vezes, já pôs fogo no quarto de uma amiga, já bateu em colegas, considera-se um "lixo humano" (frase típica dos auto mutiladores). Todo o relato enquadrado em um desabafo: "culpa de uma filha revoltada", que deixa a mãe sem saber o que fazer. O casamento, em vias de rompimento definitivo (no momento em que ela contatou, ele havia saído de casa). Era importante saber se a filha fazia uso de algum psicotrópico ou não. Depois de alguma relutância, a mãe informou: a filha usa ritalina há 8 anos!! E a mãe disse não ter ideia de que o perigo era tão grande! Coisa que o psiquiatra que trata da menina (filha do 1º casamento) nunca comentou com a mãe!!!

Ainda bem pouco se fala sobre auto mutilação em jovens. Usualmente era considerado como uma decorrência de um quadro depressivo sério.

Quando li pela primeira vez sobre a tristeza e revolta de pais norte americanos, dizendo "não imaginar" que havia este risco no uso do metilfenidato, dizer que não conheciam em detalhes os efeitos colaterais do tarja preta receitado para tdah, considerei até descompromisso desses pais. Perguntava-me: Como pais americanos não se preocuparam com tarja preta administrado em seus filhos pequenos, durante um tempo tão longo? Agora constato que o mesmo está acontecendo aqui no Brasil. Muitos pais declaram haver lido a bula, "mas, sem a pílula, era pior!" Parece a esses pais que correr riscos que incluem a própria vida, faz parte! Trata-se de toda uma cultura de risco-perda que, paulatinamente, ganha mais adeptos. Só que são decisões que os pais estão tomando sobre seus filhos! É como diz Fred Baughman em seu livro "TDAH A FRAUDE - Como a psiquiatria transforma crianças normais em pacientes": "Psico estimulantes são receitados para crianças sem nenhum constrangimento e distribuídos como se fossem doces." Como os objetivos de "passar de ano" e "agradar os professores" geralmente são alcançados, os pais "sossegam" e acreditam que está tudo resolvido! À medida que acontecem novas perturbações (comorbidades), novos medicamentos pesados são receitados, como se fosse uma estrada sempre mais esburacada e os responsáveis mandando tapar os buracos na pista com algum piche e brita!!!

Intenções de quem se auto mutila

Acontece sempre como uma incapacidade de lidar com o meio, com determinadas situações. Na primeira infância as crianças podem bater a cabeça contra a parede, morder-se, bater em si mesmas. Mais tarde o processo pode agravar-se e enveredar para cortes, que vão desde "riscos" até cortes profundos e de consequências bem graves, até o suicídio. 

Usualmente, a pessoa que se auto mutila não está querendo terminar sua própria vida; ela usa esse comportamento como uma maneira de aliviar a dor emocional, o desconforto de uma situação aflitiva (crises, brigas, incompatibilidades, acusações, negligencias, exclusões, abusos). Aí, tipo uma válvula de escape, começa a se cortar nos braços, pernas, abdômen, coxas, etc. - por iniciativa própria ou até mesmo aconselhada por algum amigo (presencial ou virtual) que assegura o grande alívio que irá gerar depois dos cortes. As mutilações geralmente acontecem em áreas onde possam ficar ocultas dos pais ou mesmo de outros amigos e colegas na escola; áreas cobertas pelas roupas, o que faz com que o processo seja desconhecido pelos pais durante um longo tempo.

A adolescência e juventude caracterizam-se, historicamente, pela insurreição, pelo aborrecimento, pelo tédio e até depressão. Para falar sobre as causas, levanto esta indagação: Será que toda esta onda jovem, com infelizes tentativas de fazer diferente, de chamar a atenção não está sendo impulsionada, também, devido à ingestão do metilfenidato e outros fármacos? A droga lícita, receitada por especialistas e até mesmo indicada por educadores? Isto precisa ser apurado com mais cuidados, detalhes e clareza. É sabido (consta inclusive na bula) que um dos riscos é desenvolver ideias suicidas e auto mutilação.



E, nisto, Ritalina (Novartis) e Concerta (Janssen-Cilag) são os principais. Ritalina, os desviados ( adultos e, infelizmente, também jovens que usam pra se drogar) esmagam como cocaína. Concerta tem proibição de quebra, o comprimido tem de ser ingerido inteiro por dano potencial ao esôfago. Sei de mães que "cortavam ao meio", sem o conhecimento do médico, o comprimido de Concerta!!!

Carecemos de mais informações! Carecemos de pesquisas e sua divulgação ao público em geral! Carecemos de debates!

LAMENTO MUITO que o Brasil não esteja mais atento, nem desperto, para colher dados, apontar estatísticas sobre este crescente número de jovens que assumem riscos potenciais e a possível correlação com o uso de psicoativos tarja preta! Estatísticas de internações, gravidade destas internações, quantidades de óbitos. E, se está realizando tais estatísticas, por que não as divulgam, por que não criam campanhas de esclarecimento, visando inibir? Nem tenho tanta ilusão de que poderia dar certo (como as campanhas quanto aos malefícios do cigarro também não inibem o consumo!), mas, pelo menos, um ou outro pai, uma ou outra mãe não seriam pegos de surpresa ao saber. E, estes, pelo menos estes, estariam intervindo mais junto à vida de seus filhos.

Constato, sim, que há muita desinformação, especialmente naquelas mães zelosas que procuram fazer o melhor pelas suas crianças e, muitas vezes, seguem sem contestar as orientações dos especialistas, arrependendo-se amargamente depois. Enquanto nos EUA -1º lugar no consumo de metilfenidato (Ritalina, Ritalina LA - ou Ritalin RD, para eles - e Concerta) e outros (Aderall, Vevanse, Stratera, etc.) acontecem inúmeros relatórios, nós, aqui no Brasil, como 2º maior consumidor dos mesmos psicotrópicos, não temos estatísticas ou, se elas existem, não são divulgadas ao público. Exceto a campanha do Conselho Federal de Psicologia, quais os outros movimentos que defendem, minimamente, mais esclarecimentos à população sobre os potenciais danos e riscos, como efeitos colaterais do uso indiscriminado, crescente e prolongado?

Metilfenidato, anfetamina em criança dá efeito reverso

Muitas pessoas, ao ouvir falar da "Pílula da Obediência" como sendo anfetamina, rebatem:
"- Mas, estranho! Anfetamina? Anfetamina não deixa doidão?"
Pois é, em adulto, sim, euforiza, deixa "down" também, mas de uma forma 'feliz', "ligadão"!.. Em crianças, o efeito é o reverso: o pequeno corpo em formação costuma reagir ao contrário. Faz 'focar', não tem mais nada ao redor, só o tema, o dever, a lição na escola, e a criança emudece, fala pouco ou nada, diminui os movimentos e, assim, agrada a quem se incomodava com o andar pela sala, com o interromper as falas, com o 'perguntar' demais!

Alguns dados adicionais sobre metilfenidato (Ritalina e Concerta)

"Uma pesquisa, da FDA (Food and Drugs Administration), órgão de vigilância sanitária dos EUA, e do NIMH (National Institute of Mental Health), feita em 2009, traz mais dados assustadores. O risco de morte súbita para adolescentes que tomaram Ritalina é de dez a 14 vezes maior do que para aqueles que nunca usaram o metilfenidato. Há uma Associação Nacional criada em 2000, presidida por pais que perderam seus filhos (incluindo suicídio) devido ao uso de Ritalina, Concerta e outros psicotrópicos prescritos para TDAH.

Os pais precisam conversar com o médico sempre que aparecer uma dúvida, tirar todas as suas dúvidas, estar sem dúvidas quanto à decisão que irão tomar, que é de administrar um psicotrópico para seu filho, pais precisam formar o hábito de ler a bula do medicamento para obter informações completas sobre os efeitos colaterais. Suspender a medicação quando julgarem necessário, dizer isso ao psiquiatra, seguir sua intuição, não ter medo de se posicionar e, se for preciso, procurar um outro especialista ou mesmo mudar de escola." (pág 124 - Cap 7 - Sintomas e tipos de tratamento de TDAH, efeitos colaterais e riscos pelo uso do meilfenidato - Livro TDAH Crianças que Desafiam)


Mortes de jovens
Mais dois trágicos episódios envolvendo jovens foram noticiados na imprensa gaúcha há pouco tempo:
- a morte do rapaz pichador de 17 anos que caiu do oitavo andar de um edifício, enquanto pichava e
- a morte de um rapaz que, na contramão, corria para uma entrevista de emprego e não viu que a ponte do Guaíba (*) estava erguida, caindo de uma altura de 20m.

Morte instantânea dos dois.

(*) A ponte móvel do Guaíba, em Porto Alegre, é içada sempre que um navio de grande calado atravessa esta área. Todo o trânsito rodoviário é interrompido por, em média, um hora, sinalizado e acompanhado.

No caso dos rapazes que morreram, nenhum Trabalho Preventivo-Socorrista

Dias antes da notícia da morte do adolescente pichador, passamos por vários edifícios próximos ao centro. Todos eles com a "marca registrada" do escalador. Era surreal de ver. Ele mostrava bem sua trajetória em linha reta ascendente: as cores mudavam, as primeiras inscrições eram mais precisas. Ainda comentei com os familiares:
"- Um novo Homem-Aranha! O pior é que, na continuidade, todos vão pegando mais auto confiança e estimam cada vez menos os perigos de uma queda!"
"- É a adrenalina!"
"- É a ritalina!" - concluí.

Ainda comentamos, mais uma vez, de como somos uma sociedade que carece de responsabilidade social. Precisamos conhecer e guardar mentalmente, de tanto ouvir, os números de emergência, folhinhas colocadas periodicamente em caixas postais, divulgação na midia, para se tornar "lugar-comum" avisar os órgãos competentes em caso de suspeita, barulho, indício, prevenção. Sim, há muitos que já se acostumaram a reclamar do governo, da falta de segurança e fica só nisso! Este rapaz escalador já havia anunciado sua morte e nenhuma providência aconteceu! Os edifícios pichados, são todos muito próximos, o que possibilitava uma viatura nas imediações para coibir seus atos antes que a tragédia se consumasse. Os comentários? "Era mais um puxador de fumo! Já foi tarde!"

O rapaz que caiu, com carro e tudo, na ponte do Guaíba, estava indo para uma entrevista de emprego. Familiares disseram que estava atrasado, que se comunicou pouco antes, logo após abastecer no posto de gasolina e já entrar na contramão. Quando a ponte está içada, a sinalização de "tráfego interrompido" está sempre na mão correta (ida e volta, lado Guaíba e Porto Alegre). Ele deve ter se achado "com sorte" de poder pegar toda uma via sem nenhum movimento (nunca existe isso, a trafegabilidade é enorme, ali) e, infringindo as normas de trânsito, acabou tendo sua vida abortada.

"Concerta e Suicídio

Leanne M. Bessner  - 15 anos – jogadora de basquete, a garota estava sempre envolvida em atividades esportivas, inteligente e popular, dois meses usando Concerta, cometeu suicídio, enforcando-se, sem que os pais conseguissem acreditar no que havia acontecido. “Porque isso aconteceu conosco? Nós te amamos, Leanne e é tão triste não ter podido estar lá, nos momentos em que você mais precisava de nós.”
Depois de falar com outros pais cujos filhos estiveram sob tal ação medicamentosa, estou encontrando tendências suicidas graves e agressões. Na verdade, outra colega que tomava este medicamento tentou o suicídio da mesma maneira, 03 meses após iniciar o tratamento, mas com a graça de Deus parou e contou tudo a um adulto. Outra mãe encontrou a filha a cortar-se, também usando o remédio. As pesquisas estão apenas começando e há fatos muito preocupantes sobre este medicamento, além da falta de acompanhamento médico para os pacientes. Os médicos estão simplesmente dando essas coisas como se fossem doces.

Pais precisam ser avisados ​​e estes medicamentos devem ser retirados do mercado. Por favor, ajudem os nossos filhos e evitar que esta tragédia volte a acontecer." ( Pág 130 - Crianças que morreram devido ao uso de Ritalina, Concerta e outros - Cap. 7 - Livro TDAH Crianças que Desafiam)

Sim, poderia falar de caos social, stress da vida moderna, estilo de vida, etc. mas é preciso que se abra o debate sobre as consequências dos aditivos químicos no dia a dia das pessoas! Ou ficamos mais atentos para o que colocamos em nossos corpos e no quanto nosso cérebro se altera com tudo isso, ou, então, é cada um se aceitar como um simples marionete, mesmo! E, no caso da administração indiscriminada em pequenos, bom, aí tem outro nome, que prefiro nem dizer, mas, que é crime, é!!!

Querendo, veja neste blog:

Por que tantos adolescentes estão
indo para tais caminhos de impacto
e dor?
 

AUTO MUTILAÇÃO - Chocante, triste e em ascensão - Auto estima e auto aceitação

Por Marise Jalowitzki
24.abril.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/auto-mutilacao-chocante-triste-e-em.html






Medicamentos usados para tratar
Deficit de Atenção - TDAH - podem
acarretar depressão e ideias suicidas 

TDAH - Remédio pode desenvolver ideia suicida como efeito colateral





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, 
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 




Livro TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta


TDAH Crianças que Desafiam - Marise Jalowitzki



http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/

Para adquirir pelo PagSeguro: 
http://todaoferta.uol.com.br/comprar/tdah-criancas-que-desafiam-deficit-atencao-hiperatividade-C6DC1G25AG

Para adquirir direto com a autora (frete free):
marisejalowitzki@gmail.com  






Nenhum comentário:

Postar um comentário