terça-feira, 13 de maio de 2014

TDAH - Os verdadeiros educadores de nossos filhos são os publicitários







Os verdadeiros educadores de nossos filhos são os publicitários

Os métodos tradicionais, a noção da chatice e a necessária Participação Social


Por Marise Jalowitzki
13.maio.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/05/tdah-os-verdadeiros-educadores-de.html


"Um dia todos saberão que não comemos dinheiro. Nosso maior remédio chama-se compreensão; o melhor medicamento, a tolerância; os fármacos mais potentes, o respeito e o conhecimento."
(Livro TDAH, Crianças que Desafiam - pág. 96)

Em um video precioso, 26 minutos de bom senso e ética, Daniel Becker - Pediatra Integral e Sanitarista, co-criador do CEDAPS Pediatria Integral - Rio de Janeiro, discorre sobre o excesso de medicalização no Brasil. 
"Acho que perdemos completamente o controle!" - afirma Daniel. "A psiquiatria não tem mais como base a psicanálise e, sim, a medicalização. Atualmente os psiquiatras são muito treinados para o remédio e muito pouco para a escuta!" O pediatra integral ressalta a importância de ouvir o histórico de cada paciente, nível e qualidade das relações familiares, o tipo de ambiente e a influência deste no cotidiano familiar, além de considerar todas as influências do momento social pelo qual passamos. 
"A família é vítima das práticas sociais", que exigem, cobram, rotulam, engessam e julgam. A medicalização excessiva existe, "é óbvio que o abuso é um fato. A medicalização agrada a escola, os médicos, os pais e, principalmente, a indústria farmacêutica!". Só quem é alterada é a criança, que não pode decidir e é o alvo e o objeto de todo o processo!
É absolutamente necessário que as pessoas discutam, debatam, conheçam mais e assumam um papel de agente e não um mero paciente ou observador. 

O que estamos proporcionando aos nossos filhos de 7 a 12 anos? 4 horas de escola, 4 horas de jogos e redes sociais, mais 5 (ou mais) horas de tv. "Nossos filhos são educados por publicitários." - salienta Becker. "Cada criança assiste, em média, a 25 comerciais de comida industrializada por dia (salgadinhos, refrigerantes, etc.); uma média de 15 comerciais de cerveja (bebida alcoólica legalizada) por dia; cervejas patrocinando eventos esportivos." O que estamos construindo nos cérebros das crianças em termos de valores?




Para assistir na íntegra o video, clique em: 




Veja também:
http://vimeo.com/78245147







Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, 
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 



Livro TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta


TDAH Crianças que Desafiam - Marise Jalowitzki









Nenhum comentário:

Postar um comentário