segunda-feira, 19 de maio de 2014

TDAH e Agressividade - recebendo o diagnóstico



Texto da imagem foi publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria - Metilfenidato (ritalina e concerta) não podem continuar sendo receitados sem maiores exames, testes e acompanhamentos.

TDAH e Agressividade - recebendo o diagnóstico

Por Marise Jalowitzki
19.maio.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/05/tdah-e-agressividade-recebendo-o.html

A agressividade é uma das características que mais machuca todas as pessoas que convivem com a criança agressiva, especialmente mães, pais e professores.

Logo que os pais recebem o diagnóstico fica tudo meio angustiante, sem saber como agir e o que fazer primeiro. Como lidar.  O choque é grande, principalmente porque envolve quase sempre um encaminhamento para tarja preta. Embora os que defendem a medicalização digam tratar-se de "tabu e  preconceito", não é possível subestimar o que um psicotrópico pode causar na vida de um serzinho em formação e a preocupação é justa.

O quadro TDAH é por demais complicado, especialmente porque, para toda e qualquer diferença de uma criança, especialmente na escola, o 'diagnóstico' é dado até mesmo por uma professora (que não é especialista na área da saúde!) e a mãe que, de certa forma, está sendo empurrada para administrar a ritalina, como se fosse a única solução.

Mas não é. Aliás, até a APA - Associação Americana de Psiquiatria, diz que a ritalina (o metilfenidato, que é o principio ativo, tanto da ritalina como do Concerta), só deve ser administrada APÓS tentada a terapia psicológica e outros tipos de tratamento.

O que está acontecendo no mundo, especialmente ns EUA (1º lugar no consumo mundial) e no Brasil (2º lugar no consumo mundial) é ABSURDO!

9 em cada 10 médicos receitam primeiro, muitas vezes sem exame adicional algum, não indicam terapia! Assim, dá para ficar bem angustiada, mesmo!

Mas, o que tens de ver, em primeiro lugar, é o grau de agressividade, desde quando começou. Pois, geralmente, é apenas um quadro típico da adolescência e se manifesta com muito mais força nos meninos, pois, ao iniciar a puberdade, eles passam a ter um acréscimo de testosterona em 800%!!! Como lidar com tanta carga hormonal de uma hora pra outra?

Na maioria das vezes isto vai sendo encaminhado por terapia, além de modificações nas relações familiares e nas atividades a que o garoto será direcionado. É imprescindível realizar parcerias com os educadores.


No livro TDAH Crianças que desafiam há o Capítulo 5 - Adolescência, agressividade e mentiras
Há mais alguns artigos no blog http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, 
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Para conhecer mais e adquirir, acesse: 
TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família

TDAH Crianças que Desafiam


Nenhum comentário:

Postar um comentário