quinta-feira, 29 de maio de 2014

I Encontro Temático de Direitos Animais em Porto Alegre



Da esquerda para a direita - Marcelo Moraes, Bruno Pinheiro e Sonia Bernardes


I Encontro Temático de Direitos Animais em Porto Alegre



Por Marise Jalowitzki e Dizy Ayala
Fotos: Juarez Rodolpho
28.maio.2014

Pois hoje fomos assistir a uma palestra memorável em solo gaúcho! Direitos Animais sem especismo! O conferencista foi o já conhecido e admirado Bruno Pinheiro, Presidente da FALA - Frente de Ações pela Libertação Animal Brasília. Foi na Assembléia Legislativa, Sala Maurício Cardoso. O convite veio a mim pela minha filha Dizy Ayala, da Ação pelos Direitos dos Animais. Como eu já supunha, veio pouca gente.

O tema é desafiador!

O Encontro Temático foi proporcionado pela Rede Sustentabilidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Tema que mexe com as estruturas, com as bases culturais de um estado tão preso às tradições. Tema que vai permanecer na pauta de muitos e que está conquistando o coração de muitos.

Sim, temos muitos protetores e simpatizantes da causa animal. Muitas pessoas, cada vez mais, se mobilizam também contra os testes científicos em animais. Mas, quando é para revisar o que colocam no prato, ou melhor, o que colocam no estômago, aí a reflexão fica um tanto mais confusa.

Lembro há alguns meses, quando a ativista Ana Paula do Greenpeace veio para celebrar a sua saída da prisão com um churrasco. Muitos levantaram esta bandeira, inclusive este blog. Onde a coerência? Defende uns e come outros?  Sim, isso é especismo! E quem, nesta crença, vai determinar quais os "que podem ser comidos" e quais, não? 

- O balizador será a economia? Tristes valores esses nossos, onde a ganância e a sede por lucro fácil que dominar a qualquer custo! A própria ONU já declarou que a Humanidade terá de diminuir o consumo de carne! 
- Serão os agropecuaristas? Qual o poder deles junto aos governos? Logo veremos. 
- Ou serão os religiosos? Sim, pois há muitos deles que buscam até na Bíblia razões que justifiquem a dieta necrófaga! Sim, não dá para dizer "carnívoros", pois carnívoros são os animais que matam e comem a carne ainda quente, e sempre crua. Os animais que comem cadáveres, como os abutres, corvos e humanos, são necrófagos.

Sério, espero muito que as pessoas possam entender isso com o coração e levantem suas bandeiras com o mastro em cores bem definidas. Ou serão a favor dos direitos dos animais, de todos terem direito à vida digna, ou a pauta terá de ser outra! Decisões parciais não vale! Sei que este tema é novo para muitas pessoas. Nem há de se querer que cambiem tudo "do-dia-para-a-noite", mas, uma coisa é certa! Terão de entrar em consenso! As práticas terão de ser revistas e a mudança precisa ir sendo implementada! Líder é modelo e exemplo!

Em Brasília a Rede Sustentabilidade já aprovou a proposta. Vamos ver a aceitabilidade nas outras plataformas.

Marcelo Soares, que é o porta-voz da Rede no RS, presidiu os trabalhos. 
Louvo a Rede Sustentabilidade pela oportunidade do debate de um tema que muda as estruturas de muita gente, e que precisa avançar!


Noite memorável debatendo em plena Assembleia Legislativa o Veganismo como pauta fundamental de uma política que pretende abordar o tema sustentabilidade no seu cerne! A escolha de Bruno Pinheiro foi por demais oportuna, uma vez que tem conhecimento de causa e uma ação ativista admirável! Prazer em conhecer Sonia Bernardes! mais dois novos amigos que ainda tenho que procurar na rede, um homeopata e um físico! Muita gente do bem! Bençãos! (Dizy)





Alguns dados da palestra:
Para construir políticas públicas efetivas pelos Direitos dos Animais, precisamos, primeiramente, entender e explicar para as pessoas envolvidas todos os aspectos.
Direitos dos Animais é defender os grupos mais fracos, sem sexismo (distinção de gênero), sem racismo (distinção de cor de pele ou nacionalidade), sem especismo (distinção de qual animal tem direito à vida, de qual animal tem direito à liberdade e à vida digna).
O ser humano também é um animal e, quando falamos em conceito de Sustentabilidade, temos de, obrigatoriamente, levar em consideração a vida, o entorno, as condições ambientais e o respeito à liberdade.

São Paulo já proibiu o uso de animais em testes para cosméticos e material de higiene e limpeza.
10 estados brasileiros já proibiram o uso de animais para entretenimento.

Alimentação vegana nas escolas públicas precisa ser incorporada. A proposta mundial do Paul McCartney de implementar a Segunda Sem Carne já está sendo adotada em várias escolas. Estuda-se também o direito de possibilitar, aos alunos que aderirem, a possibilidade de obter tal alimento nos demais dias. A agricultura familiar, hoje, representa 80% dos alimentos dos humanos. A monocultura acontece em função da alimentação bovina, equina, caprina, suína, aves.

Faz-se necessária uma intervenção educativa, um debate filosófico, o desenvolvimento legal de ações diretas e práticas.
Nossa missão não é fazer bagunça, é conscientização social.
Com relação aos rodeios e vaquejadas: Temos de lutar para que haja o reconhecimento irrestrito de que nenhuma atividade cultural é legal quando a fauna está inserida. Isto é também educação ambiental. Cuidar do meio ambiente também é cuidar dos animais incluindo os humanos!
Precisamos Entender, nos Importar com a questão e SALVAR os que carecem de auxílio e estão imersos em sofrimento.
A Missão dos mais fortes é defender os mais fracos.
Senciente = Sensibilidade + Consciência
Seres Humanos não tem direito de explorar e de matar os outros seres.



Estas camisetas já estão fazendo história!


I Encontro Temático de Direitos Animais em Porto Alegre - RS

Luto por todas as vítimas da vaidade, crueldade e indiferença (des)humanas!
Gratidão amigo Marcelo Soares pelo convite e a oportunidade de estar presente nessa noite memorável discutindo a Defesa Animal com toda a relevância e abrangência que ela requer! Superou positivamente minhas expectativas! Demais!!! com Bruno Pinheiro Frente de Ações pela Libertação Animal Brasília — com Marcelo Soares. (Dizy Ayala)

p.s. não constam nas fotos, mas para minha alegria pude rever e conhecer ainda mais a fundo com ideais em comum as amigas Leonor Damasio KoetzMaria Zenisse Lisboa com Frente de Ações pela Libertação Animal Brasília  Marcelo Soares 





"É preciso acordar os seres humanos para que os animais possam dormir em paz."
Amigo Bruno Pinheiro, foi um prazer te conhecer pessoalmente, já tinha admiração por ti, hoje soma-se respeito, carinho e gratidão pela tua determinação em ser voz aos animais, todos eles sem especismo! Saiba que esta família aki no sul está contigo pro que der e vier! Boa viagem e volte sempre! 
 — com Juarez Rodolpho, Marise Jalowitzki e Bruno Pinheiro. (Dizy Ayala)

Bruno Pinheiro pertence à Promotoria Pública e, como presidente da FALA - Frente de Ações pela Libertação Animal, resolveu integrar-se à Rede Sustentabilidade por ser o único canal político que hoje abre as portas para o debate parcimonioso do tema. Atualmente é o Coordenador Nacional dos Direitos dos Animais na Rede.


O que distingue o Veganismo:
Dieta
X
Compromisso Moral e Político
X
Coerência

Abolição Animal! Por um Brasil sem mortes!


NÃO HÁ NADA MAIS PODEROSO DO QUE A FORÇA DE UMA IDEIA CUJO TEMPO JÁ CHEGOU!

(Victor Hugo)




SE NUNCA RECONHECERAM A VOZ QUE OS ANIMAIS SEMPRE TIVERAM, DEIXAMOS AQUI A NOSSA PALAVRA: AGORA ELES TEM A NOSSA VOZ!
FALA - Frente de Ações pela Libertação Animal





Nenhum comentário:

Postar um comentário