sábado, 15 de março de 2014

TDAH - Imaturidade Emocional e Intelectual - Mamães, Reflitam



TDAH - Imaturidade Emocional e Intelectual - Mamães, Reflitam!

Por Marise Jalowitzki
15.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/tdah-mamaes-reflitam.html

Esta semana fui ao banco pagar a prestação do financiamento do livro TDAH Crianças que Desafiam, experiência independente que estou adorando e, claro, comentamos sobre o problema do uso indiscriminado no metilfenidato no Brasil e no mundo. Estados Unidos é campeão mundial de consumo. Brasil, o vice-campeão!!! Porto Alegre a capital que mais consome, segundo dados da ANVISA,obtidos no triênio 2009-2011! A segunda, Florianópolis. Todas as capitais brasileiras registraram aumento no consumo, exceto Rio Branco, Palmas, Maceió e Vitória.

A funcionária que me atendeu sabia "de cara" o nome do fármaco e declarou:
- Quando realizamos o concurso, creio que não havia uma pessoa lá que não tivesse tomado Ritalina. Com todas que comentei, confirmaram. Eu também.
- Pois é - respondi. - É o que digo sempre: O adulto sabe o que faz. E, se não sabe, pelo menos é responsável pelos seus atos. O que defendo são os pequenos, que nem sabem o que está acontecendo e apenas recebem o tarja preta pra engolir!
- Sim, grave e preocupante! Mas, eu não quero nunca mais repetir aquela experiência. Não fiquei nada bem! Parecia que via as coisas de um outro jeito! - (pondo a mão no peito) - Muito esquisito!
- É, mas o metilfenidato faz focar, durante 1 a 4 horas.
- Sim, mas me senti mega estranha. Não quero nunca mais sentir isso!
- Sim, Ritalina é um psico estimulante. Alemanha e Suíça já o consideram igual à cocaína!
- Então é isso!
- Pois é!

Mamães, consultem seus corações!!!
TDAH Crianças que Desafiam - Marise Jalowitzki

Mamães, consultem seu coração:
O USO INDISCRIMINADO DE TARJA PRETA PARA CRIANÇAS É ASSUSTADOR! UMA CRIANÇA NEM TEM IDEIA  DO EFEITO QUE O “REMEDINHO” VAI FAZER!! ELA ABRE A BOQUINHA CONFIANTE E ENGOLE! É PRECISO QUE AS MAMÃES AVALIEM, COM O CORAÇÃO: SUA CRIANÇA É, REALMENTE, TÃO INSUPORTÁVEL? DESATENÇÃO OU HIPERATIVIDADE DESCONTROLADAS, MESMO??? OU FALTA DE TOLERÂNCIA SUA? FALTA DE CORAGEM SUA, PRA DIZER NÃO À PRESSÃO DA ESCOLA?

Cada caso é um caso, cada situação, uma situação e é preciso analisar com parcimônia, cautela, responsabilidade, avaliar riscos e, mais que tudo, exercitar o AMOR pelo pequeno ser que veio ao seu convívio! 

Qual o Tempo "Certo" para a Aprendizagem?
TDAH Crianças que Desafiam - Marise Jalowitzki
"Esses aparentes sintomas de imaturidade emocional e intelectual dos alunos mais jovens, só por serem mais jovens, faz com que um milhão de jovens estejam sendo diagnosticados com o transtorno apenas pelo fator idade!"
Todd Elder da Michigan State University em East Lansing - USA (Livro TDAH Crianças que Desafiam - pág 28)

"A escalada em receitar drogas está crescendo e acelerando no mundo inteiro. Pais e professores parecem ter aderido, como nunca, às soluções instantâneas, desejando que, através de um tarja preta se resolvam questões históricas em pequenos e adolescentes. Fica fácil escorregar a responsabilidade dos ombros dos adultos (pais, educadores, médicos, sociedade) e jogá-la sobre os ombros de uma criança que, espera-se, após dopada, vá responder a resposta certa! 

Características infantis como desobedecer, reclamar, gritar, brigar, esconder, mentir, coisas que todos fizemos e continuamos fazendo, também enquanto adultos e maduros, agora passaram a ser vistas como distúrbios e tratadas farmacologicamente. Simples demais pra ser verdade!. O limite entre o normal e o anormal nunca foi tão tênue. Como acreditar que tudo, de um momento para outro, será resolvido com uma porção da “Pílula da Obediência” que apenas funciona para que o aluno foque durante um curto espaço de tempo, sem que fique comprovado que tenha realmente aprendido? Quem está atento aos terríveis efeitos colaterais (que constam, inclusive, da bula-que-quase-ninguém-lê) e que algumas conceituadas autoridades médicas tentam deixar a largo? O caos social está cada vez mais abrindo seus braços para tentar abafar os criteriosos. 

Se, por um lado, isto desconcerta e até desanima, por outro lado, fica evidente que é chegada a hora de ampliar a responsabilidade individual, especialmente dos pais que precisam dizer “Não!” para a pressão de alguns supervisores de escolas. “Não!” para a insistência de alguns educadores. “Não!” para o médico que rapidamente rabisca metilfenidato sem avaliar mais nada. “Não!” para a sua angústia em querer apresentar um filho “adequado” para a sociedade. “Não!” para a vergonha das diferenças. E parar de dizer “Não” para uma vida mais simples e feliz." (Livro TDAH Crianças que Desafiam, págs 11 e 12)
 

(N.B.1: Os dados estatísticos mencionados no artigo constam do portal ANVISA e também  no Cap. 08 do Livro TDAH Crianças que Desafiam - "TDAH O que diz o Brasil ANVISA" - págs. 134 a 139.)




TDAH Crianças que Desafiam - Marise Jalowitzki





Mais sobre o tema, neste link:

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/08/tdah-transtorno-de-deficit-de-atencao-e.html


Menina foi chamada de a mais
imatura da classe pela professora.
Quem defende estes pequenos?


TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade -Página de Links

Por Marise Jalowitzki








Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Blogueira, Ambientalista de coração
Consultora Organizacional, Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em Gestão de RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário