segunda-feira, 3 de março de 2014

TDAH – Antes de se apavorar com o diagnóstico, pais devem pensar positivamente


TDAH Crianças que Desafiam - Marise Jalowitzki


Por Marise Jalowitzki
03.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/tdah-antes-de-se-apavorar-com-o.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/tdah-antes-de-se-apavorar-com-o.html

Sim, seu filho é original. Ele não fica sentado por muito tempo, costuma andar em toda a extensão do restaurante, não raro se enfia sob as mesas, faz os outros rir com suas brincadeiras e desconserta a muitos. Vergonha? É hora de se libertar de alguns conceitos e exercitar a flexibilidade e a tolerância. A família e seus valores ultrapassam alguns conceitos e julgamentos supérfluos. 

O que pode parecer um grande desafio, certamente será uma forte experiência que, baseada no Amor, na vontade de entender profundamente seu pequeno, aceitando-o do jeitinho que ele é, levarão a um caminho de melhoria, inclusão e confiança.

Será muito mais fácil o professor aceitar seu filho e suas características, se ele souber e sentir que, sinceramente, você, como pai conhece, aceita, admira, enfatiza e aproveita os pontos fortes de seu pequeno, ao invés de criticá-lo e julgá-lo. Comunicar e destacar no que ele(a) é bom(a), o que faz bem, no que é forte, ajuda a que a escola, os treinadores e os colegas a que também o vejam sob este prisma.

 O desafio para os pais de uma criança diagnosticada como TDAH é ser capaz de usar os presentes originais que este pequeno ser tem para oferecer. E enfrentar a sociedade. Pais comprometidos com o bem estar e auto-estima alta de seu filho se libertam de muitas (e inúteis) amarras sociais. Afinal, o foco deve ser a felicidade da criança e a possibilidade dos pais de ajudá-la a alcançar seu potencial máximo. A criança que não recebe pressão ou cobranças excessivas consegue responder naturalmente às expectativas paternas, dentro de um quadro previsível e possível para ela.

Como diz Remo Largo, médico e escritor de Zurique (autor de O Aprendizado é Diferente): “Você pode cancelar a corrida de ratos e criar uma criança com segurança.” (Pág.26 – Crianças que Desafiam – Marise Jalowitzki)

Assim, antes de sair correndo atrás de uma receita médica e um tarja preta, converse com um psicólogo e receba mais conselhos e orientações de como fazer. E, mais que tudo, siga sua intuição amorosa.

TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade utiliza como "tratamento de primeira linha" o metilfenidato (Ritalina e Concerta, no Brasil). Com o assustador aumento no consumo desse fármaco, que é um psicoativo, um estimulante, uma anfetamina, já reconhecido em alguns países como sendo igual à cocaína, temos de impedir que diagnósticos apressados continuem acontecendo, dopando e alterando para sempre a mente de nossos pequenos. Conheça e divulgue. 


Mais sobre o tema:

TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - Página de Links

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/08/tdah-transtorno-de-deficit-de-atencao-e.html 

Menina foi chamada de a mais imatura da classe pela professora. Quem defende estes pequenos?

(Quero agradecer ao amigo virtual Amarildo Rocha que enviou os links sobre a posição da ANVISA, instigando ainda mais a pesquisa! Muito grata!)

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/08/tdah-transtorno-de-deficit-de-atencao-e.html

Sugestão de filme para ter uma visão positiva sobre um “desadaptado”: Filme Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios. 
(Também editado em livro. O livro, apesar de bastante grosso, está impresso em fonte 14, o que o deixa assim. Em escrita fonte 12, daria umas 160 páginas. Além do que, a leitura interessante é altamente atrativa.)


Adquirir Livro: TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Acesse: http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/
TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família

TDAH: Crianças que Desafiam



Nenhum comentário:

Postar um comentário