sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pelo fim da Crueldade com os Animais - Seminário discute uso de animais em pesquisas - Porto Alegre - RS


Ampliar o nível de informação de todas as pessoas envolvidas no processo produtivo, desde a utilização da matéria prima (vegetal, mineral ou animal), as implicações (morais, éticas, de lucratividade e de compaixão) quanto ao uso de animais (seja na produção, seja nos testes), até a escolha, por parte do consumidor dos produtos que adquira, SABENDO DE QUE E COMO FORAM COMPOSTOS!!! Isto é um princípio e um direito básico!Pelo fim da Crueldade com os Animais -

Foto: da direita para a esquerda: Adriana Greco, Adriana Khouri, Paulo Odone, Paulo Tadeu Campos Lopes

Pelo fim da crueldade com os Animais - Seminário discute uso de animais em pesquisa - Porto Alegre - RS

Por Marise Jalowitzki
29.novembro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/11/pelo-fim-da-crueldade-com-os-animais.html

Aconteceu ontem, dia 28.novembro.2013, o 1º Seminário do Ciclo de Debates sobre o uso de Animais em Pesquisas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Animais no Rio Grande do Sul.

A mesa de debates foi presidida pelo deputado Paulo Odone (promotor do evento e também coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais), o professor Paulo Tadeu Campos Lopes (formado em Biotecnia e coordenador da CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais da ULBRA), das queridas ativistas Adriana Greco e Adriana Khouri, que participaram do resgate dos Beagles no Instituto Royal, em São Paulo.

O ganho maior do evento foi a abertura do diálogo. Muitos outros acontecerão, neste ciclo que visa ampliar, em primeiro lugar, o nível de informação de todas as pessoas envolvidas no processo produtivo, desde a utilização da matéria prima (vegetal, mineral ou animal), as implicações (morais, éticas, de lucratividade e de compaixão) quanto ao uso de animais (seja na produção, seja nos testes), até a escolha, por parte do consumidor dos produtos que adquira, SABENDO DE QUE E COMO FORAM COMPOSTOS!!! Isto é um princípio e um direito básico!

A Voz do Povo, que quer o exercício de seu Poder nato, diz NÃO À CRUELDADE COM OS ANIMAIS!!!


No blog do Deputado Paulo Odone, no wordpress, no chamado para o seminário constava:
(...)
"Autor da lei que proibiu o aluguel de cães de guarda no Estado, Odone recentemente protocolou um projeto de lei que obriga o uso do selo “Testado em Animais” nas embalagens de cosméticos, produtos de higiene e de limpeza cujos fabricantes não dispensarem a utilização de cobaias animais nos testes de produção.
Para o deputado, o assunto precisa ser debatido com profundidade, garantindo o bem estar animal e impedindo que radicalismo impeça o progresso científico.
“O objetivo não é o de questionar ou coibir as pesquisas que usam animais, cuja finalidade visa à descoberta de cura para diversas doenças. Mas sim garantir ao consumidor o direito à informação, para que ele tenha total poder de escolha”, justifica Odone."

Deus te abençoe, meu querido irmão! Lutamos para que este horror tenha um fim!!! Pelo fim dos testes com animais!
O exercício da empatia, que é a capacidade de nos colocarmos na pele, na situação, da dor, no sentimento do outro é que irá aumentar o nosso nível de evolução como seres humanos. 

Estremeci.
Choques de opiniões. Choque de visão. Choque de expectativas.
Quando minha querida filha Dizy me avisou do seminário e estendeu o convite, fomos comentando, torcendo para que não acabasse em bate-boca e o diálogo se mantivesse em alto nível. A população precisa receber mais e mais informação. Modos de fazer precisam ser questionados e levar a um nível mais qualificado de práticas hoje tidas como "normais" (porque da norma). Felizmente, tudo transcorreu em clima de respeito. O deputado, estratégico (como é da profissão). O coordenador Paulo Tadeu (ULBRA) em alguns momentos levantou a voz, ficou vermelho, mas conseguiu conter-se (e manter-se fiel aos seus princípios). As meninas, firmes, pacientes, determinadas.
Odone até citou que "todas as ativistas são loucas" mas que elas, ali, mostravam que ser louco é uma boa causa. São os loucos que promovem as mudanças...
Adriana Khouri arrematou;
"Eles questionam:
- Ah,elas passam batom? Eu não só passo batom, como eu faço batom!"

Juntos somos mais fortes! Turminha querida, que faz a diferença!!!


Movimento

A primeira a usar da palavra foi Adriana Greco, ativista pelos direitos dos animais, voluntária do Sea Sheperd Brasil, do Elephant Voice Brasil, Vegana. Ela fez um relato detalhado, realístico, emocionado e emocionante sobre as situações, as tentativas de diálogo com a direção do Canil em São Roque, as verdadeiras condições em que se encontravam os animais, como aconteceu o resgate, a informação (sigilosa) de que já haviam matado uma dúzia de cães na sexta-feira e de que a intenção era matar todos para zerar evidências. Quando, na sexta à noite, começaram a ouvir os gritos, esgares e gemidos "como grito de porco sendo morto" a decisão foi de todos para resgatar os que estavam lá."; ressaltou também o apoio da polícia, a condescendência policial ("Eles estavam ao nosso lado"). Salientou a igualdade entre todos os seres, os direitos à vida que todos precisam ter assegurados.E concluiu com o que todos os seres de bom senso já sabem: Não foi invasão! Foi resgate!

"Quando ouvimos aqueles gritos como de porco sendo morto, não foi possível segurar! Não foi invasão! Foi resgate!" - na foto, antes do seminário: Juliana M. Coube, Adriana Greco (ao centro), Dizy Ayala, da Ação pelos Direitos dos Animais (à direita).

Durante esta fala e em outros momentos posteriores, olhares entre Odone e Paulo Tadeu aconteciam, em evidência clara de que o que ouviam lhes parecia inverossímil, que discordavam com as posições das meninas. Choques de opiniões e visão diferenciada de mundo, o que é esperado, protagonistas que os dois são do modelo econômico atual, que visa a produtividade e que, somente aos poucos, impulsionados, empurrados mesmo pelo clamor popular, começam a ser (lentamente) revistos. mas o respeito permaneceu, o que foi louvável em todos os presentes.

A seguir, usou da palavra a química Adriana Khouri, ativista da C.I.A - Compaixão, Informação e Atitude Animal. Ela iniciou falando em Compaixão, a necessidade dela em TODOS os atos da vida humana. 
Salientou que o Canil em São Roque, que só teve sua licença como laboratório emitida em 02 de Setembro de 2013 (quando os ativistas já estavam em vigília em frente ao Canil, pressionando) recebeu do governo 5 milhões, sendo canil, durante 10 longos anos! Não havia testes pra cura de câncer. Os testes são de toxicidade. Agrotóxico."Nós pagamos a eles e eles trabalham contra nós!" - lembrou.
Mencionou o aspecto repugnante (já comentado neste blog) da repetição de fatos já sabidos há décadas, e mesmo séculos, como o teste ainda hoje ministrado no curso de Psicologia, o Condicionamento Operante, já comprovado em 1885! 

(o famoso teste do ratinho que bate a patinha na alavanca quando está com fome ou sede, depois de ficar sem alimento e água por mais de 24h. O teste pode ser facilmente substituído por video, sem expor o animal ao stress, fome e sede.)
Adriana ressalta: "O que é normal, não necessariamente é saudável!" E eu adendo: Nem necessário!
Adriana Khouri, ao centro, blusa escura: "O que é normal, não necessariamente é saudável!"

"É preciso fortalecer os grupos de proteção com mais informações e pressionar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)". A ativista comentou ainda sobre a saída de Marcelo Morales, do CONCEA e que agora defende também a causa da exclusão dos animais em testes. 
Na minha opinião, isto é muito bom! Que mais e mais se demitam de seus cargos subservientes e passem a engrossar as fileiras vanguardistas da mudança necessária!!!

Logo após, foi a vez do professor Paulo Tadeu Campos Lopes. Sério, achei muita coragem deste senhor comparecer ao seminário, ainda mais sendo um representante da ULBRA, a universidade que foi envolvida em (mais um) escândalo com o curso de veterinária e a morte dos cães (pelo simples prazer de matar), expondo os alunos a situações de desespero (os alunos escondiam e levavam para as suas casas os cães vivos, com o auxílio dos guardas na universidade). 
Todo o escândalo culminou apenas na exoneração da professora; ninguém mais foi indiciado, multado. Quando questionado sobre o caso, ele alegou que está na direção desde 2010 e, portanto, "não habilitado" para comentar sobre assuntos ocorridos anteriormente....
Ele iniciou (e foi até o final defendendo) a sua fala ressaltando a legislação vigente, o fiel cumprimento ao direito que outorga a lei de praticar testes em animais, a "necessidade" dos testes, citou a lei Arouca (Lei Federal 11.794/2008), a CEUA.
Uma ativista da plateia comentou sobre o retrocesso da Lei: A lei de 1979 utilizava o termo "Proíbe", a lei Arouca utiliza o termo "Minimiza". A questão dos testes e defesa animal estava sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente. Agora está sob a jurisdição do Ministério da Ciência e Tecnologia!!!
Uma das perguntas da Adriana Khouri (que não foi respondida até o final, mesmo ela tendo reiterado várias vezes):
- Eu sei que o senhor é uma pessoa boa, só o fato de o senhor estar aqui já comprova isto! Quando o senhor diz que há testes que precisam ser feitos em animais, cite um, pelo menos um, que o senhor considere imprescindível. Depois de uma, duas, três vezes, comentou sobre....

O TESTE FEITO EM TUCANOS, EM PARCERIA COM UMA UNIVERSIDADE NO NORTE!!!
Tucanos tem a traqueia raspada de três em três meses, como forma de monitorar a saúde dos bichos na floresta! Projeto ULBRA em parceria com universidade do norte (não mencionado pelo coordenador)

O "âhhhnn" foi geral!!!! Os pobres bichos são monitorados no norte do Brasil, e, de três em três meses, tem A TRAQUEIA RASPADA para verificar a sua situação, se não estão correndo perigo. "Visa preservar a espécie!" - declarou o professor Campos Lopes!!! E, como sabemos, está convicto disso!!!
A indignação tomou conta de todos. Não me contive e falei (creio que até meio esganiçado, de raiva e falta de microfone, sentada na última fila):
- Mas é só parar com o desmatamento e agrotóxico, e deixar os bichos viver em paz!
Ao que fui interrompida pelo nobre deputado:
- Isso é outra coisa, é outro campo, não tem nada a ver!
Ía redarguir, a filha Dizy colocou sua mão em meu braço e disse baixinho:
- Calma, mãe, não vai se interpor agora! Espera um pouco!
Consegui fazer meu coração ouvir o famoso (e providencial) "acalme-se" e, logo após, uma outra ativista gaúcha (não sei seu nome, a mesma de antes, sobre a Lei Arouca) sentada na primeira fila, comentou por mim:
- As mesmas produtoras de agrotóxicos são as que financiam a indústria farmacêutica. Syngenta, Basf, Dow, Bayer.
Silêncio dos dois senhores.
Vista da plateia no 1º Seminário em Defesa dos Animais, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, Assembleia Legislativa, Porto Alegre - RS. INFELIZMENTE, ainda MUITOS bancos vazios!!!! A população precisa organizar-se mais! E alguns ativistas precisam DIVULGAR MAIS!!! Sair de seu reduto!

A atuação desse senhor, professor Paulo LopesDoutor em Fitotecnia, embora dentro da previsibilidade, serviu para muitas coisas. Dentre elas:
- verificar, mais uma vez, o abismo que existe entre quem só visa o alcance dos objetivos propostos, sem levar em consideração os meios, os jeitos, os sacrifícios dos que estão envolvidos no processo E aqueles que se preocupam com seu semelhante e querem (por uma questão de justiça e direito) dar voz para aqueles que não podem se defender.
- a urgente necessidade de se intensificar ações e movimentos dos que se propõem a mostrar às pessoas, consumidores em geral, que, PELO MENOS, usem o seu direito inalienável de SABER DE QUE são feitos os produtos que adquirem E COMO FORAM OBTIDOS! E, depois, estes decidam se querem adquirir ou não! ISSO É O MÍNIMO!
- nossa perseverança em continuar divulgando á população em geral o maior número de informações possível, todas fundamentadas, a fim de auxiliar, efetivamente, na formação de opinião de cada um. E unir-nos entre os pequenos e grandes grupos, sem brigas de brilho.
Adriana Greco também reforçou, novamente, a necessidade de maior fiscalização para, mesmo dentro da atual legislação, as coisas sejam cumpridas, pois nem isso vem acontecendo!

Perguntas e Respostas: 
Muitas perguntas foram feitas, mesmo além das que foram organizadas escritas e entregues ao coordenador da mesa. A última foi a minha, que foi mais ou menos assim:
- O que, efetivamente, o deputado Paulo Odone vai fazer em prol da causa?
A primeira palavra dele foi: Nada, além de proporcionar o debate.
De posse do microfone, interrompi; discorri um pouco. Agradeci a oportunidade louvável do evento, mencionei a frase usada pela Adriana Khouri, sobre a necessidade de compaixão e salientei a declaração dada pelo prof. Lopes, que justificou a atuação das pesquisas em universidades por estarem "eticamente adequadas à legislação brasileira", no que ele tem razão. E emendei: Ética se faz sobre a moral de um povo. Moral é o que o povo vê como normal. Precisamos mudar a moral da população, para que veja as coisas de outra maneira, uma maneira mais humana, para mudar as leis, mudar a legislação. O próximo ano é ano de eleições. O voto no Brasil é obrigatório. Vocês tem o Trípoli, o Izar (referindo-me às meninas). Hoje foi um dia bacana, todos irmanados na causa. Amanhã vocês já não estão aí. Nós precisamos apostar em um nome, aqui, mesmo que esteja recém engajado na causa animal. Nem que seja apenas o menos pior. Quem será este nome? Este nome poderá ser Paulo Odone?
Ele (Odone) pareceu nunca ter ouvido esta expressão "menos pior", que é de uso corrente entre os que criticam a atuação dos políticos no Brasil (que, convenhamos, é praticamente TODA a população brasileira). Será que, por estar rodeados apenas dos chamados "baba-ovo" (como se diz aqui no sul) os políticos não tem a noção do quanto de insatisfação a maioria das pessoas sente em relação a tudo que aí está?
Para cobrar respostas e soluções antigas, mas, mais que nunca, necessárias!!! Chega de especismo!!! Quem é melhor que outro? O direito à Vida Digna é de todos e precisa ser assegurado!!!!
(da esquerda para a direita: Dizy Ayala, Paulo Odone, Marise Jalowitzki, Mikael Ayala dos Santos)

A resposta do deputado foi considerável. Ressaltou que considerou "radical" muitas das coisas que foram ditas ali, especialmente pelas ativistas. Que não era vegano nem pretendia sê-lo, mas que defenderia a causa dos veganos sempre. Enfatizou o que já aconteceu em defesa dos animais. Como a obrigatoriedade no cuidado e avaliação do médico veterinário para as cavalgadas tradicionalistas. Os cavalos que eram alugados por empresas, muitas vezes nem estavam habituados a grandes percorridas e muitos deles, após 30, 40 quilômetros de trote, caíam exauridos, em stress extremo, quando não acontecia coisa pior, como quebrar a pata ou mesmo, morrer exangues.  
Também outros passos significativos. Como a lei de sua autoria que proíbe o aluguel de cães de guarda no RS e o projeto de lei que protocolou recentemente obrigando o uso do selo “Testado em Animais” nas embalagens de cosméticos, produtos de higiene e de limpeza, para identificar os fabricantes que não dispensam a utilização de cobaias animais nos testes de produção.
O que gravou em mim foi a utilização do termo "ainda". "Não penso assim, ainda." - em outro momento "Ainda não vejo assim." - Pode ser só estratégia de político, mas é nas declarações, nas palavras proferidas, que temos de nos ater para cobrar ações efetivas daqui um pouco mais. 
Na saída, um ativista da Causa Abolicionista Animal comentou conosco: 
"É, ele está 'pela causa', mas aprovou a merenda escolar para as escolas públicas no RS com carne de porco!!!!"

O objetivo exige persistência!!! Não ao abate! Veganismo é Evolução!
O amigo deveria ter denunciado isto durante a plenária!!!
O fato mostra o QUANTO TEMOS DE ANDAR NO RIO GRANDE DO SUL!!!! Sabemos dos incentivos que o governo federal concede à criação de suínos para exportar à China, o quão arraigados são os nossos costumes e crenças.
Senti que o doutor da ULBRA sentou "o aperto" dos próximos movimentos, pois declarou que está em final de carreira e que "a próxima geração" é que irá implementar as mudanças!...

A Concretização dos Sonhos acontece quando as duas forças que se opõem se unem na criação de um novo estágio, mais evoluído, mais pacífico, mais forte, pautado na DIGNIDADE E RESPEITO!


Do blog de Paulo Odone:

FAB_0463
Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais da Ulbra, o professor Paulo Tadeu explicou as regras previstas pela legislação e defendeu os avanços da ciência, mesmo nos casos em que foram utilizadas cobaias animais. Tadeu salientou que a comunidade científica considera um marco o episódio do Instituto Royal e defendeu o uso de animais quando for imprescindível.
“A presença dos protetores é mais do que importante, é obrigatória. Nós aprendemos muito com eles”, afirmou.
(...)
FAB_0447
“As conquistas da ciência são inegáveis e imprescindíveis, mas sempre que for possível devemos exigir que não se use animais como cobaias. O mundo inteiro não aceita mais isso, especialmente para a fabricação de cosméticos ou material de higiene e limpeza. As protetoras são porta-voz desse movimento, que dignifica o homem e protege o animal. Saibam que podem contar com o meu apoio e o meu trabalho aqui na Assembleia”, concluiu o deputado.

Sea Sheperd, presente, também na presença de Naian Meneghetti! à minha esquerda, Mikael Ayala dos Santos.


Arregaçar as mangas é o que temos como opção! AGIR!!!



Leia mais sobre o tema ANIMAIS E VIDA DIGNA, neste blog:

Pelo fim da violência aos animais!


Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA, publicados neste blog!



DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Educadora, Coordenadora em Dinâmica de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário