terça-feira, 26 de novembro de 2013

O Lucrativo Negócio de Vender Ratos no Brasil - Testes em Animais

Só a FIOCRUZ, no Rio, produz 50 toneladas de ratos por ano

 Ratos de laboratório ou ratos de esgoto? São os mesmos!




O Lucrativo Negócio de Vender Ratos no Brasil - Testes em Animais 

Por Marise Jalowitzki 
26.novembro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/11/o-lucrativo-negocio-de-vender-ratos-no.html

Uma engrenagem muito bem elaborada e um comércio que rende milhões a cada entidade (federal ou estadual, dependendo do país) é a criação de animais para testes em laboratório. Sim, você já sabe que os animais usados para testes não são aqueles que se proliferam nas ruas sem nenhum cuidado ou amparo de leis e governos. São raças específicas, como os Beagles, para cães e os Wistar (ratinhos brancos). Os criadouros são chamados de biotérios e multiplicam, além das espécies específicas, também gerações e gerações de animais modificados geneticamente. Várias gerações já determinadas a nascer com certa doença, por exemplo, para facilitar os estudos.

Só a FIOCRUZ, no Rio, "produz" 170 mil ratos Wistar por ano o que equivale a 50 toneladas; valor de venda 15 reais cada = R$ 1.550.000,00 (um milhão e meio) ao ano, só no comércio de ratos comuns. Se encomendados para já apresentar alguma sintomatologia, os valores variam muito. Fora todas as outras espécies desenvolvidas nos biotérios. Trata-se de um comércio gigantesco, onde os animais (neste caso, os ratos) são adquiridos por unidade e em uma realidade onde não existe controle e fiscalização para saber EM QUE são utilizados, PARA QUAL fim e POR QUANTO tempo. E, especialmente, DE QUE maneira! 


Rato Wistar servindo a testes de medição e controle de peso - Nós temos o direito de submeter as outras espécies?

  
O texto a seguir é do Eng. Alexandre G. Valente, da Universidade Santa Cecília - Bandeirantes e foi publicado no Facebook


"RATOS DE LABORATÓRIO OU RATOS DE ESGOTO????? PASMEM: SÃO OS MESMOS! É o que diz a Medicina da USP. 

A ratazana de esgoto é o "Rattus norvegicus" que depois de apurada a raça e separados os albinos no Instituto Wistar na Filadélfia (1906), tornou-se o famoso WISTAR usado as toneladas nos laboratórios de pesquisas e testes.

A FIOCRUZ no RIO produz 170 mil deles por ano (50 toneladas) e vende a 15 "paus" cada um, o que seria R$ 750,00 a arroba do rato de esgoto branco. 

Segundo a comunidade científica o animal é um ótimo modelo para o desenvolvimento de fármacos ao homem e testes de segurança de produtos. Pessoalmente, pelos meus conhecimentos de Engenharia um modelo é algo em escala de algo. Como eu não sou um ratão não confio nesta teoria. 

Eng Alexandre G. Valente

Fontes e referências bibliográficas: 
- Biotério Central da Faculdade de Medicina da USP - 
http://www.biot.fm.usp.br/index.php?mpg=03.00.00&tip=RATO&id_ani=17&caract=sim

- Empresa: Sani System - Controle de Pragas Urbanas - Rio de Janeiro - RJ -
http://sanisystem.com.br/metodos-de-controle-e-combate/desratizacao/


- Reportagem da revista Galileu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI291108-17773,00-RATOS+DE+LABORATORIO+TEM+MAIS+MORDOMIAS+DO+QUE+SE+IMAGINA.html



O que foi apresentado serve para avaliar a dificuldade que representa mudar todo um esquema que não considera o direito de DIGNIDADE à Vida, e onde tantos interesses financeiros estão em jogo! 


Mais uma cobaia em testes para "a cura de Alzheimer"...para "a cura do câncer"... para "a cura da Aids"... enquanto isso, milhões de pessoas, sem saneamento básico nem alimentação digna, ficam reféns de toda uma [in]condição social que propicia a proliferação de doenças já conhecidas e a emersão de sempre novas patologias!!

Reflita: 
- Acaso essas instituições (financiadas pelos governos, portanto, com o dinheiro de nossos impostos), vão querer desativar, acabar com os seus biotérios (criadouros)? 
- É interessante, para os institutos (públicos e privados) parar de comprar animais para testes (bem mais baratos, inicialmente, do que adquirir um dos modelos substitutivos já existentes? 
- E para as empresas contratadas para vender as rações que alimentam os ratos, macacos, cães, ovelhas, coelhos, etc. - vão elas querer perder esta fatia de mercado?
- E a indústria farmacêutica, tão pouco preocupada em apresentar remédios que curem e tão empenhada em cronificar doenças (e ter doentes "de carteirinha" para comprar seus produtos)?

A mudança, no entanto, tem de acontecer e vai acontecer. Bichos não são objetos. Eles sentem e sofrem. Como se vê, é uma mudança de ver e realizar a Vida, incluindo um componente esquecido por muitos: A COMPAIXÃO, O VALOR DA VIDA, A DIGNIDADE, O DIREITO DE CADA SER em viver sem estar exposto à violências, maus tratos e crueldades. 

Se fosse possível perguntar a um desses animais se eles preferem a climatização do ambiente e a ração no horário certinho OU o ambiente livre de uma vida sem testes, sem exposição a químicos, uma vida sem agonia e angústia, o que será que eles escolheriam?

Vida digna é direito de todos!

Leia mais sobre o tema, neste blog:

Pelo fim da violência aos animais!


Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA, publicados neste blog!



DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Educadora, Coordenadora em Dinâmica de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 


4 comentários:

  1. E uma humanidade desajustada mentalmente vai exterminando em nome da ciência,uma ciência centrada em crimes contra a natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ira! E eu adendo: Uma humanidade centrada em crimes contra a Natureza, pois, no momento em que toda a população consumista deixa de se preocupar DE ONDE vem o produto que consome, não se preocupa DE QUE se constitui seu alimento e COMO É FEITO, todos passam a ser tão algozes quanto os assassinos de jaleco branco!

      Excluir
    2. Li o texto e os comentários. Achei incoerente. A falta de saneamento básico é sim um problema, mas nada tem a ver com testes em animais. A falta de saneamento é um problema no qual os governantes tem que resolver. A ciência busca novas tecnologias de tratamento, respostas e medicamentos inovadores. Nem todas as doenças existentes são por causa do saneamento. Eu, sou farmacêutica e estudante de mestrado. Trabalho sim com animais (ratos) e busco respostas e novos medicamentos para tratar você, alguém da sua família ou algum conhecido. A propóstio, deixe lhe fazer apenas 1 pergunta. Você alguma vez já tomou algum medicamento seja ele qual for (por ex: para dores de cabeça).... Caso sim, você já se beneficiou de testes em animais... ;)

      Excluir
    3. Incoerência é ter métodos substitutivos e continuar usando o sofrimento dos animais apesar disso, só por ganância, para manter toda a indústria que se retroalimenta com este comércio torpe. Incoerência é acreditar que uma situação assim pode se perpetuar! Incoerência é ter jovens em profissões que poderiam fazer diferente, por querer e exigir o novo, o livre exercício da compaixão e não o fazem, por estar no velho vício acadêmico! Uma pena que teremos mais uma "Mestra" em farmácia que pouco ou nada vai fazer em favor dos animais! O texto não falou apenas em um ou outro enfoque, tentou dar uma visão mais ampla, coisa que não deu para captar! E, SIM, SOMOS TODOS ESCRAVOS deste sistema podre e pobre, que acredita que milhões em faturamento vale mais do que respeito e dignidade! QUEM não sabe a que custas estamos nesta nossa pseudo era moderna??? É JUSTAMENTE para mudar isso, esta escravidão para adquirir e consumir certos produtos impostos, que lutamos e queremos o fim dos testes!!! É admissível que supermercados estejam lotados apenas com Colgate", por exemplo, obrigando as pessoas a comprar pasta de dentes que foi feita à custa de sacrifício animal??? Olha, quem não se envergonha deste atual estado de coisas e não faz nada para mudar é somente MUITO digno de pena!!!

      Excluir