segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Gemido do Bezerro e a Mamãe Vaca

Não, não é um enfeite, nem um modismo, não é piercing. É um bezerro fêmea com chips nas orelhas e anel de desmame

O Gemido do Bezerro e a Mamãe Vaca

Por Marise Jalowitzki
04.novembro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/11/o-gemido-do-bezerro-e-mamae-vaca.html


Na minha infância, quando íamos visitar parentes e amigos, sempre me chamou a atenção o fato de o ordenhador ficar tirando o leite da vaca deixando o terneiro perto, balindo, chamando pela mãe e reclamando o leite.

- Porque não lhe dão de primeiro? - perguntava eu.
- Porque primeiro eles querem tirar o leite mais gordo. - respondiam.
- Então porque não o afastam, pra ele não ver a mãe e o leite que tão tirando dela?
- Porque, quando a mãe ouve o filhote reclamando, pedindo o seu leite, ela fica excitada e produz mais leite. É o instinto dela.

Eu ficava quieta, revoltada, pois sentia que era uma trapaça e que, com certeza, a mamãe vaca ficava angustiada vendo seu bezerro chamando e querendo o que era seu por direito, por um direito natural. leite de vaca existe para o seu bezerro!

Ordenha manual, cada vez mais rara

Naquela época, a extração do leite era manual, coisa bem diferente dos dias atuais, embora já houvesse o que os agricultores chamavam de "esperteza"!

Hoje, bezerros viram "carne de vitela" precocemente, a maioria vai para a morte logo que nasce. Alguns filhotes fêmeas ficam e são colocados perto da mãe para que aquelas, mesmo em confinamento, ainda ouçam a súplica do terneiro e produzam ainda mais!

Só que, agora pela manhã, a filha compartilhou uma imagem, onde aparece um bezerro com uma argola presa aos orifícios nasais, uma argola cheia de cravos!

Vaca com úbere tão cheio de leite - fruto de estímulos químicos - que nem consegue ficar em pé - Vida miserável! Espécie humana irracional!

Vacas ficam com o aparato mecânico durante toda a sua vida preso ao úbere. Os empresários do agronegócio ainda defendem a "boa qualidade de vida" que elas possuem: "Ganham rção de primeira e passam a vida em ambiente higienizado, climatizado, ouvindo música clássica!" DEMÊNCIA HUMANA!

A crueldade humana beira a uma sofisticação demoníaca! mesmo com os úberes cheios de leite pleno de anabolizantes, fertilizantes e agrotóxicos, mesmo que o leite muitas vezes se misture ao pus oriundo da inflamação dos úberes que são estimulados pelos mecanismos elétricos 24h por dia, durante toda a sua vida (até que vá, também, ao matadouro), ainda assim, algumas terneiras (fêmeas) ficam por perto, ainda requisitando seu leite. E, para as que conseguem furar o bloqueio, romper a distância e se aproximar da mãe para mamar, os cravos, ferros pontiagudos, presos em seu nariz, machuca a mãe vaca quando o filhote chega para mamar, fazendo com que ela o expulse!!!! Ou seja, a ganância chega ao limite do limite!!!!
E ainda havemos de pagar por tudo isso!

A ingerência e a sujeição não dão bons frutos!

Transcrevo a imagem e o texto publicado na comunidade do face Respeito pela Vida Animal:


ANEL DE NARIZ PONTIAGUDO DE DESMAME

Desmame refere-se ao processo de separação de um bezerro da sua mãe, para que não tenha acesso ao leite que por direito lhe pertence. Enquanto a maioria das crias nascidas na indústria dos lacticínios são mortos, algumas crias do sexo feminino são mantidas para substituir as suas mães: produzir leite.

Existem várias maneiras de afastar um bezerro de sua mãe, e o "anel de nariz pontiagudo de desmame" é um deles. Basicamente, sempre que um bezerro com o anel faz tentativas de mamar, a sua mãe repele-a, porque os picos no anel magoam o úbere sensível da mãe.

Desta forma, o bezerro não pode mamar e o seu leite pode ser vendido às empresas que utilizam leite nos seus produtos.

Respeito pela vida animal


Grata, Dizy Ayala, pelo compartilhamento!
O mundo precisa, urgentemente, mudar para melhor!
COMPAIXÃO!

José Mario LLaguno divulgou o seguinte pensamento, que compartilho: "A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
(Arthur Schopenhauer)

Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA!

Pelo fim à violência aos animais!




Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA, publicados neste blog!


DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Ambientalista de coração,
Educadora, Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 




2 comentários: