quinta-feira, 9 de maio de 2013

Matança de baleias na Dinamarca, PAREM JÁ!! - Horrendo Festival Grindadráp nas Ilhas Faroé - Mais um ano!

Oceano de Sangue - Matança de baleias na Dinamarca tem carne e gordura comercializadas na Europa, apesar da proibição. 
Neste ano, a ProWal instalou aparelhos acústicos que emitem sons que assustam as baleias, a fim de que não se aproximem das 23 baías onde são massacradas.



Por Marise Jalowitzki
10.maio.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/05/matanca-de-baleias-na-dinamarca-parem.html

Estamos em tempo do horrendo festival Grindadráp.

Jovens que completam seus 10, 12, 14  anos, entram pela primeira vez no mar de sangue que se torna o oceano à medida que as baleias são cruelmente assassinadas. Já tive ocasião de ver fotos hediondas, o pai segurando a mão do filho pequeno para cortar a baleia, o rostinho assustado. Dali uns anos, será tudo "natural" e, provavelmente, o então adulto dará continuidade ao ritual macabro, perpetuando a insensibilidade para com os animais e continuando a envenenar a si e aos seus!

Como já comentei em artigos anteriores: 
na véspera do "festival" os barcos já induzem as baleias para que entrem na enseada das Ilhas Faroé, de onde não conseguem mais sair, sendo abatidas impiedosamente. Não são poupados nem os filhotes. 
Pois agora se sabe que a comercialização da carne acontece para o mercado europeu! 

Em tempos "idos" alguns grupos ambientalistas e de proteção animal intentavam criar a consciência da população contra a matança (considerada uma "tradição", um festival, acompanhado de música eletrônica e tudo o mais), alertando para os problemas sérios de saúde. O consumo é perigoso, já que as águas estão grandemente contaminadas como venenos como PCB (produto químico usado em transformadores elétricos, também vendido como pesticida) e metil mercúrio.
Além da carne, a gordura das baleias piloto é largamente comercializada e oferecida mesmo em cruzeiros, em alto mar, em balsas como a “Norrona”, de propriedade da empresa de navios a vapor Smyril-Linesem. Os hóspedes sequer sabem que se trata de gordura de baleia e de que elas são oriundas do Grindadáp, a matança mais "famosa" do mundo.
Mulheres também entram na água cheia de sangue
Conforme matéria publicada na ANDA, Andreas Morlok, CEO da ProWal informa que "o  chef do restaurante do navio só dá a informação verbalmente quando perguntado, que o prato que o hóspede está consumindo é, na verdade, gordura de baleia-piloto, tal como provado por um cientista das Ilhas Faroe. Além disso, falta um aviso no buffet dizendo que a gordura de baleia-piloto é altamente contaminada com venenos ambientais como PCB e metil mercúrio, que podem ser bastante perigosos para a saúde humana."
Foto: Divulgação
Consumidores nem sabem ao certo a origem da gordura e da carne contaminadas que estão consumindo - Foto ANDA - Divulgação
DESTINO TRAÇADO PARA CONSUMIDORES, ATÉ OS DESAVISADOS
E continua a matéria: "Estudos científicos provam que as crianças das Ilhas Faroe têm alto índice de deficiências de aprendizado e também transtornos no desenvolvimento de funções motoras e do sistema nervoso central. Enquanto bebês, eles já absorvem esses venenos através do leite de suas mães, que contém a maior saturação tóxica do mundo. A porcentagem de pessoas afetadas pelo transtorno nervoso da doença de Parkinson é o dobro do que no continente dinamarquês e a qualidade de esperma masculino também está fortemente afetada por essas toxinas.
Portanto, não é de se espantar que a Organização de Saúde Mundial (OMS) esteja urgentemente tentando dissuadir as pessoas de consumirem produtos originários das baleias. Na União Europeia, esses produtos são classificados como “substância perigosa”. (...) A importação e propaganda comercial de produtos de golfinho e baleia são terminantemente proibidas na União Europeia.
(...) A caça das baleias-piloto nas Ilhas Faroe, localizada no Atlântico, não só abastece os habitantes locais, como tem um caráter totalmente comercial, segundo a ProWal. Tal fato foi negado pelas Ilhas Faroe e pela Dinamarca até agora.
(...) Nas Ilhas Faroe, carne e gordura de baleia-piloto estão sendo oferecidas em restaurantes, mercearias e mercados de peixe. E claro, também é notada nesses locais a omissão de avisos que a carne é altamente contaminada.
(...) "Nós temos provas de que não só na capital dinamarquesa (Copenhagen), mas também em outras cidades, como Esbjerg, a carne de baleia-piloto está sendo oferecida e vendida na Dinamarca. Este fato também foi passado para as autoridades pertinentes." - ressalta Andreas Morlok, CEO da ProWal.
Andreas Morlok: “A caça a baleia-piloto é um tipo de ritual feito para provar a masculinidade do caçador, pois jovens garotos de 14 anos podem participar no massacre desses animais altamente sociáveis”.
“Já que os faroenses nunca irão parar a caça as baleias-piloto por vontade própria, nós temos que nos envolver e tomar uma iniciativa nós mesmos contra esse extensivo massacre de animais”.


Queremos as Baleias  Vivas e Livres!!!!
ESFORÇO HERCÚLEO DOS AMBIENTALISTAS
Brigitte Bardot Fondation, PETA, Sea Shepperd, Greenpeace, WSPA, ProWal, são várias as organizações que tentam, há anos, parar o massacre. Neste ano, a ProWal instalou aparelhos acústicos que emitem sons que assustam as baleias, a fim de que não se aproximem das 23 baías onde são massacradas.
“No ano passado, 716 baleias-piloto foram assassinadas da forma mais cruel e brutal possível nas Ilhas Faroe. Nem as mães e seus filhotes foram poupados.” - ressalta Morlok.
Apesar de terem acontecido tiros, nenhum dos ativistas recuou, a fim de completar seu trabalho de proteção desses animais maravilhosos. “Nós estaremos ativos nessas ilhas o ano inteiro e tentaremos instalar o maior número desses aparelhos para reduzir a quantidade de massacres. Neste ano, até agora, nenhuma caçada começou, apesar de que, no passado, os faroenses já teriam massacrados vários grupos de baleia-piloto nesta época”.

DIVULGUE!

Mais sobre o tema, neste blog:

Conheça o mágico e o macabro das Ilhas Faroé ou Feroé - Veja videos e conheça a história deste terrível e sangrento festival Grindadáp. O mundo precisa se manifestar maciçamente contra a continuidade deste ritual



Matança das Baleias na Dinamarca - Ilhas Faroé - Isso tem de acabar!

Por Marise Jalowitzki
20.agosto.2012
LINK: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/08/matanca-das-baleias-na-dinamarca-ilhas.html 



Mais, neste blog: http://t.co/cOQxZxC

Lidando com Crenças, Valores e Economia 

Matança de Baleias-Piloto nas Ilhas Faroé

 Matança de Baleias Piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca 

Por Marise Jalowitzki
24.fevereiro.2011
http://t.co/cOQxZxC



Querendo, conheça também a realidade do Rio Grande do Sul, Brasil:
Link neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/03/tubaroes-no-japao-atum-no-rs-matanca-e.html

Tubarões no Japão, Atum no RS - A Matança é a mesma - Cites 2013


De 1580 a 2007 - 64 mortes de humanos devido a ataques do tubarão  grande branco
Somente no último ano, humanos mataram 73 milhões de tubarões
Quem é o assassino?




Leia também:

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!



Links sobre Direito dos Animais à VIDA!



DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário