sábado, 28 de abril de 2012

Vômito de Baleias como fixador de perfumes já tem substituto sintético

Âmbar, resultado do vômito de baleias, usados para fixar perfumes, podem ser substituídos por substância encontrada em pinheiros .
Tem gente achando engraçado, duvidoso, um mito. Engraçado é a gente saber tão pouco do que nos rodeia e consumimos. Duvidoso é o que a indústria, seja de que ramo for, nos 'vende' todos os dias, sem nem sequer se preocupar com o que pensamos a respeito, que dirá os efeitos e danos! 
(Confira os links de sites sérios que consultei para esta postagem)

Vômito de Baleias como fixador de perfumes já tem substituto sintético

Por Marise Jalowitzki

Pois é. Em paralelo à destruição, desrespeito e caos, também há notícias boas. O âmbar, raro e caro, usado para servir de fixador de perfumes, é resultado do vômito das baleias. Agora já tem um  substituto sintético equivalente. 

O âmbar marinho é uma secreção biliar que, aparentemente, serve de proteção no interior dos intestinos dos cetáceos. Pode ser catado no mar, após as baleias defecarem ou é fruto da pesca predatória, quando os caçadores retiram de dentro de seu intestino a substância.


O âmbar, usado pela indústria de perfumes para fixar o aroma por mais tempo na pele dos humanos é uma substância oleosa, secretada pelo esperma das baleias para proteger seus sistemas digestivos. Quando as baleias vomitam ou defecam, ou quando o animal é morto e tem a substância retirada, o material reage com a água salgada dos oceanos. 

Vômito de baleia pode ser substituído em perfumes por fungo transgênico - Âmbar é um produto caro e raro - Foto Boticagiordano

"Âmbar cinzaâmbar pardoâmbar gris ou âmbar de baleia, é uma substância sólida, gordurosa e inflamável, em geral de cor cinza fosco ou enegrecido, podendo contudo ter cor castanho escuro ou ser variegada com aspecto marmóreo. Em fresco tem cheiro fecal, mas com a exposição ao ar e à luz ganha um odor peculiar doce e terroso, com algumas semelhanças ao do álcool isopropílico. (...) O âmbar pardo recolhido do mar, resultado das fezes dos cachalotes, aparece em geral em pequenas massas com pesos que variam entre algumas dezenas de gramas e os 50 kg." (Wikipedia) 

Agora, pesquisadores da British Columbia dizem que leveduras geneticamente modificadas conseguem produzir o mesmo bioproduto usado como fixador de essências. Joerg Bohlmann, professor da British Columbia, explica que o cis-abienol (usado para manter os perfumes por mais tempo em nossa pele) também é encontrado nos pinheiros e na sálvia, e este conhecimento já vem de longo tempo. O que os pesquisadores ainda não haviam conseguido, era isolar a substância de origem vegetal. Agora, através da alteração genética nos pinheiros, nasce um fungo transgênico capaz de de substituir o âmbar.
"Os melhores perfumes do mundo geralmente usam como fixador uma substância obtida no vômito das baleias. O âmbar cinza é raro e caro - chega a custar US$ 10 mil o quilo - e muitas vezes está associado à pesca predatória do cetáceo", afirma Bohlmann.

"- Já descobrimos que um gene do pinheiro balsâmico é muito mais eficiente na produção do cis-abienol, compostos natural, de origem vegetal, o que poderia tornar a produção deste bioproduto mais barato e mais sustentável" – salienta o pesquisador.

Essas conclusões foram publicadas em 05 de abril.2012 na revista “Biological Chemistry”, onde Bohlmann e seu colega Philipp Zerbena  afirmam ser possível uma produção em larga escala do composto. Eles asseguram que é possível criar leveduras geneticamente modificadas, que produzem o cis-abienol. 

"A British Columbia licenciará uma companhia de biotecnologia para comercializar o produto.

- Se você perguntar para as pessoas o que elas preferem usar: um componente na pele delas que venha do vômito da baleia ou uma resina vinda de uma árvore cheirosa, eles não deverão fazer a primeira escolha – disse Bohlmann."

Ele tem razão.

No post que leva por título "Você sabe de que é feito seu creme hidratante?", em outro site recebi uma contribuição/lembrete: O uso de sintéticos não quer dizer que eles também não passaram por experimentos científicos em animais. Com certeza!!! É uma caminhada longa, esta, de dizer CHEGA!!! para esta loucura de querer parecer sempre mais e mais jovem, como se velhice fosse um PAVOR do qual temos de fugir o tempo todo.
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/voce-sabe-de-que-e-feito-o-seu-creme.html

Para mim, desculpem os que pensam diferente, procurar sempre parecer 10, 20 anos mais jovem (como qualquer anúncio atualmente tenta preconizar - é negar  a própria natureza humana, é esquecer-se da força dos ciclos, é não sentir-se amado(a) e aceito(a) suficientemente pelos seus queridos. Defendo, sim, uma boa aparência (na medida do possível de cada um), MAS, NÃO ESTARÁ A HUMANIDADE JÁ SUFICIENTEMENTE "SABIDA" NESSA HISTÓRIA DE BELEZA E REJUVENESCIMENTO??? OS ANIMAIS JÁ NÃO FORAM SUFICIENTEMENTE SACRIFICADOS EM SUAS POBRES VIDAS, PARA DAR UM BASTA DEFINITIVO NESTA LOUCA CORRIDA DE NEGAÇÃO DO [INEXORÁVEL] CAMINHAR DO TEMPO? 

Na Declaração Universal dos Direitos
dos Animais está assegurado que eles
não passem por testes que lhes causem dor



Experimentos Científicos em Animais - É possível substituir?


LINK: http://t.co/q8QmUfX







Chega de experimentos científicos com Animais!
Chega de Comércio com Animais!
Respeito aos Animais!
Respeito à Vida!
Preserve!
Comente!
Divulgue!

Fonte das informações que deram origem a este artigo: G1
http://oglobo.globo.com/ciencia/fungo-transgenico-pode-substituir-vomito-de-baleia-em-perfumes-4513858

Em setembro 2012:
Como tem pessoas duvidando das informações, coloco mais alguns links:

Wikipedia - Âmbar Cinza
Foi de grande valor como fixante em perfumaria, atingindo por isso elevados preços, mas é hoje raramente utilizado, por ter sido substituído por um sucedâneo sintético e pelo seu uso poder configurar uma violação à Convenção CITES. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82mbar_cinza )

Wikipedia - Cachalote:
âmbar cinza é uma concreção muito odorífera que se encontra no intestino de cerca de 5% dos indivíduos desta espécie, em quantidades que geralmente não ultrapassam os 10 kg.[4] Coloca-se a hipótese de os bicos afiados dos cefalópodes ingeridos e alojados no intestino do cachalote poderem levar à produção do âmbar cinza, de modo análogo à formação das pérolas. É uma substância muito apreciada como espasmolítico e fixador de perfumes. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachalote )

Brasil Escola - Sobre o curioso mundo dos perfumes:
Se você é daqueles que não sai de casa sem antes se banhar com um bom perfume, fique sabendo que o cheiro que tanto te agrada pode vir de lugares que você nem imagina. 

Os fixadores são os compostos que ajudam a impedir a rápida evaporação da fragrância, são eles que fazem seu perfume ficar por mais tempo no corpo. Veja alguns exemplos: 


Civetona - Esta substância pode ser retirada de uma glândula de felinos, mais precisamente do gato de algália, animal parecido com o gambá. 

O Indol, representado pela imagem acima, é um composto isolado das fezes, e o Âmbar Cinza é encontrado no vômito de baleia.
http://www.brasilescola.com/quimica/o-curioso-mundo-dos-perfumes.htm

Também foi publicado em:
http://www.terra.com.br/beleza/infograficos/ingredientes-inusitados/08.htm
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/04/a_gazeta/indice/vida/1185014-rapidas.html
http://www.ecofidelidade.com.br/noticias.aspx?msgid=111

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-perfume/historia-do-perfume-8.php
Fragrâncias Bizarras - Âmbar Cinza - Vômito de Baleias - Fixador de Perfumes


Obs.: Em 04.fevereiro.2013, Fernando Andrade encaminhou o seguinte link:

http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/revista/profissional-afirma-que-nenhum-perfume-contem-fixador
A respeito, a Natura se caracteriza pela procura dos produtos o mais naturais possíveis. Agora, a perfumista Kato faz uma afirmação que contesta a Brithish Columbia, contesta o artigo em uma revista séria, reconhecida internacionalmente - a revista Biological Chemistry, contesta dois colegas de profissão, Bohlmann e Philipp Zerbena, constesta a Infoescola e outros sites sérios. Para tirarmos a dúvida, teria ela que também publicar na mesma revista, receber a contestação deles, abrir uma discussão e, por fim, comprovar. Aí, creio, a Wikipedia mudaria o teor de toda a sua pesquisa. Até lá...



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

9 comentários:

  1. Engraçado e duvidoso. Acabo de ler em várias matérias que perfumes não possuem fixador, sendo este um mito. Logo, não há relação com essa substância retirada das baleias.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sendo 'engraçado e duvidoso', pediria "Anônimo", que colocasses os links das matérias que lestes. A minha primeira referência, como mencionado no artigo,foi divulgado no G1 (Globo) sob o título "Fungo transgênico pode substituir vômito de baleia em perfumes". Engraçado é a gente saber tão pouco do que nos rodeia e consumimos. Duvidoso é o que a indústria, seja de que ramo for, nos 'vende' todos os dias, sem nem sequer se preocupar com o que pensamos a respeito, que dirá os efeitos e danos! Aguardo os links das várias matérias que lestes.
    Aproveitei e inseri mais alguns links no artigo original. Se passares mais uma vez aqui, "Anônimo", dá uma olhadinha!
    Muito grata por me instigar e enriquecer o tema! Abs

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas ficam desesperadas ao aparecimento da primeira ruguinha. Estou com 51 anos e nunca fui daestas pessoas que passam a vida besuntadas de cremes, mesmo porque não tenho nem tempo nem paciencia para isso.
    Há cerrca de 4 meses me tornei definitivamente vegetariana e por incrivel que pareça minha cutis se tornou mais lisa mesmo com o tempo extremamente seco que está fazendo em São Paulo e em passar uma única vez qualquer creme. Pode ser conincidencia mas a única mudança neste período foi como me alimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marina, o próprio "mundão" "exige" das mulheres um cuidado e a corrida para permanecer "eternamente" jovem. Difícil sair dessa teia e conseguir ver a beleza que cada etapa oferece, independentemente da roupagem externa. Não é fácil para ninguém (nem para os homens), pois o padrão de beleza brasileiro (e de muitos outros países) é "sem rugas". Mas é possível, especialmente quando o indivíduo consegue descobrir novas motivações e rodear-se de pessoas que também pensam assim.
      Fico BEM FELIZ que conseguiste aderir ao vegetarianismo! É, sem dúvida, um estilo de vida que abre tantas janelas, que mostra um outro horizonte, onde alimento é visto com respeito e gratidão, onde os hidratantes vem principalmente da água e dos óleos, como o de coco,onde tomar sol é tão importante quanto sorrir e abraçar a quem nós queremos bem!!!
      Desejo MUITAS FELICIDADES, PAZ E ALEGRIA!!! Parabéns!

      Excluir
  4. Meu segredo para manter a pele sempre hidratada o consumo d e frutas e verduras (mesmo comendo carne) e muita, muita água ...

    A água é fundamental. Não trás benefícios apenas para a pele, mas para o organismo em geral ...

    E cá entre nós,nada pior que tomar um banho bem gostoso e se sujar com hidratantes grudentos, que facilitam que a sujeira do ambiente fixe na pele ... É como se o banho fosse por água abaixo...

    ResponderExcluir
  5. Verdade, Felicidade! A Água é a Limpadora Planetária! Aqui, temos o costume de tomar um copo d'água antes de dormir e ao levantar. Os banhos internos.
    Grata por compartilhar sua maravilhosa dica de beleza!
    Vida o mais natural possível é sempre a melhor opção!
    Beijos e Muitas Felicidades!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fernando Andrade! Incluí teu link e comentário no artigo. Abs

    ResponderExcluir
  7. Não existe fixador de perfume, o vomito é uma essência usada na industria de perfumes e não fixador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ??
      - Wikipedia - "Foi de grande valor como fixante em perfumaria, atingindo por isso elevados preços, mas é hoje raramente utilizado, por ter sido substituído por um sucedâneo sintético e pelo seu uso poder configurar uma violação à Convenção CITES." - pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82mbar_cinza

      - Wikipedia - "É uma substância muito apreciada como espasmolítico e fixador de perfumes." - pt.wikipedia.org/wiki/Cachalote

      - Brasil Escola - "Os fixadores são os compostos que ajudam a impedir a rápida evaporação da fragrância, são eles que fazem seu perfume ficar por mais tempo no corpo. Veja alguns exemplos: ..." brasilescola.com/quimica/o-curioso-mundo-dos-perfumes.htm



      "Pesquisadores da British Columbia dizem que leveduras geneticamente modificadas conseguem produzir o mesmo bioproduto usado como fixador de essências. Joerg Bohlmann, professor da British Columbia, explica que o cis-abienol (usado para manter os perfumes por mais tempo em nossa pele) também é encontrado nos pinheiros e na sálvia, e este conhecimento já vem de longo tempo. O que os pesquisadores ainda não haviam conseguido, era isolar a substância de origem vegetal. Agora, através da alteração genética nos pinheiros, nasce um fungo transgênico capaz de de substituir o âmbar.
      "Os melhores perfumes do mundo geralmente usam como fixador uma substância obtida no vômito das baleias. O âmbar cinza é raro e caro - chega a custar US$ 10 mil o quilo - e muitas vezes está associado à pesca predatória do cetáceo", afirma Bohlmann.

      - terra.com.br/beleza/infograficos/ingredientes-inusitados/08.htm
      - gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/04/a_gazeta/indice/vida/1185014-rapidas.html
      - ecofidelidade.com.br/noticias.aspx?msgid=111
      - portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-perfume/historia-do-perfume-8.php

      Excluir