quarta-feira, 11 de abril de 2012

Hoje, mais dois terremotos de magnitude 5.1 e 5.2 no Nordeste do Brasil

Novo terremoto no Nordeste do Brasil hoje - 11.abril.2012
Hoje, mais dois terremotos de magnitude 5.1 e 5.2 no Nordeste do Brasil


Por Marise Jalowitzki
11.abril.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/hoje-mais-dois-terremotos-de-magnitude.html



Sim, eu sei, o nome correto é: "Tremores", ou "Abalos Sísmicos" ou "Maremoto", já que estão acontecendo na zona meso-oceânica. Mas, faço questão que usar "terremoto" como uma forma de chamar mais a atenção. 


Somente hoje, até a hora da publicação desta notícia pelo site Sismos do Nordeste, já foram dois, de relevante magnitude. (Com 1.0 ou 2.0 as pessoas já sentem o tremor e coisas balançam). Porque não estão sendo sentidas pelo povo na terra? Porque acontecem no meio do oceano, como pode ser verificado na imagem e explicado no texto dos cientistas do observatório. 


A periodicidade e a magnitude continuam crescentes. E não encontro nenhuma notícia de algum governo estadual tomando qualquer providência quanto à construção de barragens, muros que segurem as águas na ocorrência de um tsunami. Isso é planejamento e ação necessários, quando as ocorrências se tornam assim frequentes. A própria instalação de mais estações de monitoramento (como explicado no artigo que trata do tremor que aconteceu dia 11.abril.2012) é clara demonstração de que algo está se modificando, e fortemente.



Nessa imagem, correspondente aos Tremores do dia 10.abril.2012, você pode ver a configuração da placa  (em rosa, em meio ao oceano). Na outra imagem, constate o desenho que a placa perfaz, até o final do Brasil (América do Sul).




"No dia de hoje (10/04/2012) ocorreram dois novos tremores nessa região: o primeiro, de magnitude 4.7, às 03:37 UTC, a aproximadamente 1930 km a NNE de Belém do Pará e o segundo, de magnitude 5.8, às 05:09 UTC, a aproximadamente 750 km de NNE da ilha de Ascenção e a aproximadamente 2.420 km a ENE de Natal."
http://sismosne.blogspot.com.br/2012/04/novos-tremores-na-cordilheira-meso_10.html


"... no dia 07 de abril às 20:37 UTC, de magnitude 5.0. Esse tremor ocorreu a somente 155 km do arquipélago de São Pedro e São Paulo, onde está instalada a estação SPSP (Marinha do Brasil/UFRN), e a 1091 km de Natal."
http://sismosne.blogspot.com.br/2012/04/novo-tremor-de-terra-na-cordilheira.html


Só para situar:
- Fernando de Noronha fica a 360Km do litoral do Rio Grande do Norte.
- São Pedro e São Paulo fica a 900Km do litoral do Rio Grande do Norte.
O Arquipélago de São Pedro e São Paulo era antes considerado Penedo. "A mudança do nome de Penedo para arquipélago é uma questão política brasileira, pois desta maneira o Brasil passará a possuir território no Atlântico Norte e com isso pleitear o aumento das cotas de pescado no mercado internacional." Não possui água potável e, há dez anos, conta com uma equipe da Marinha em tempo permanente, para pesquisas. Quatro cientistas se revezam de 15 em 15 dias, para estudos no local.


Os que acompanham este blog lembram que comentei de enviar um e-mail ao pessoal do Sismos do Nordeste, para saber se há relatos de quais estão sendo os efeitos, principalmente em termos de fauna marinha que, com certeza, devem estar sentindo todos esses sismos.
Gentilmente, a resposta obtida foi de que eles não tem conhecimento sobre o tema.







Arquipélago de São Pedro e São Paulo - Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Na foto, Judith Cortesão (já falecida) conhecida como a "Matriarca da Ecologia no Brasil".

Arquipélago São Pedro e São Paulo - Observatório Científico

Arquipélago São Pedro e São Paulo - Observatório Científico em dia de maior agitação no mar



e-mail: sismo@geofisica.ufrn.br; twitter: @LabSisUFRN
telefone: 84 3215-3796; facebook: LabSis Ufrn

QUARTA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2012


Novos tremores na cordilheira meso-oceânica em 11/04/2012

    Devido à intensa atividade sísmica na cordilheira meso-oceânica está sendo rotina noticiar a ocorrência desses eventos. Hoje, até o momento da postagem, já tivemos a ocorrência de dois tremores, de magnitudes 5.2 (04:53 UTC) e 5.1 (05:44 UTC). Esses tremores tiveram epicentros muito próximos e localizados a aproximadamente 935 km a oeste da ilha de Santa Helena.

    O mapa de localização epicentral desses eventos, bem como de outros eventos ocorridos nos últimos 14 dias, é mostrado na Figura 1. O registro dos tremores de hoje pela estação de Riachuelo (RCBR) é mostrado na Figura 2.

Figura 1. Mapa da localização epicentral dos eventos do dia 11/04/2012 (círculo verde). Os círculos amarelos ao longo da dorsal indicam os epicentros dos tremores ocorridos nos últimos 14 dias. O terceiro evento, de cima para baixo, ocorreu próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo. Fonte:USGS.
Figura 2. O registro dos eventos de hoje pode ser visto na parte de baixo do sismograma da estação RCBR. Fonte: USGS.
   
 Qual a importância desses eventos para a sismicidade do Nordeste? Os eventos na dorsal aumentam as tensões no interior da placa sul-americana, principalmente no Nordeste do Brasil. O aumento de tensões é um fator que influencia a ocorrência de tremores. No entanto, esse efeito local pode ser diminuido, embora a distância mitigue um pouco isso, pela sismicidade que ocorre no limite das placas de Nazca e da América do Sul (Chile, Peru), que também continua alta.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário