segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cápsula de Selênio roubada no RJ pode repetir acidente do Césio em Goiânia

Esta é a imagem da capsula de Selênio 75 que está perdida. COMO ERA A CAIXA QUE A CONTINHA?




Cápsula de Selênio roubada no RJ pode repetir acidente do Césio em Goiânia


Por Marise Jalowitzki
30.abril.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/capsula-de-selenio-roubada-no-rj-pode.html


O que assisti no Jornal Hoje, "hoje", 30.abril.2012, liga o pisca-alerta. Onde está a cápsula roubada de Selênio 75? 


Sábado à noite, em plena Via Dutra, assaltantes roubaram um carro que transportava o material radioativo. Uma caixa com cadeado estava no porta malas do carro e os bandidos foram informados pelos seguranças que promoviam o transporte, de que o material era altamente tóxico e perigoso.
Provavelmente os bandidos não acreditaram, achando que a caixa continha valores que lhes interessavam.


Gente, isso pode acabar em desastre ambiental e humano! Tudo "bem" se a caixa for devolvida sem nenhuma violação. Entretanto, caso houver uma abertura forçada, pode acontecer uma tragédia como a que aconteceu em Goiânia em 1987, quando, por negligência de um descarte hospitalar, uma cápsula de Césio 137 foi parar nas mãos de catadores, causando mortes e lesões graves em pessoas que sofrem as consequências da radiação nuclear até hoje.


A Polícia do Rio de Janeiro, responsável pelo caso, apela para a devolução da caixa contendo o Selênio 75. A Comissão Nacional de Energia Nuclear declara que"vai buscar onde for preciso", basta informar a localização.

A cápsula com Selênio 75 destinava-se a emitir raios X em soldas industriais.


"Os representantes da empresa dona do carro, que tem placa de Paulinia, disseram que este material radioativo está dentro de uma caixa fechada com cadeado". 


Os maiores acidentes sempre ocorrem pelo excesso de confiança. Responsabilidade necessária inclui  maior vigilância.


Na minha leiga visão, houve, sim, negligência neste transporte. O excesso de confiança, já que se tratava de uma cápsula de médio tamanho, e que provavelmente já fora transportada sem problemas em outras ocasiões, fez com que apenas seguranças estivessem no carro. Quando o material é assim nefasto - toda produto radioativo é de alta periculosidade - deveria haver batedores para isolar a área circundante ao veículo, agora roubado.


"O material radioativo está dentro de uma caixa fechada com cadeado", que não deve ser violada em nenhuma hipótese.


Caso a polícia queira receber maiores informações, deve divulgar um retrato de como é a caixa - modelo, tamanho, material que a constitui. Assim, fica tudo muito vago!!! 
Qual o material que reveste a caixa?
E se os bandidos a largarem em qualquer lugar e, novamente, alguém desavisado (como em 1987, em Goiania) tentar forçar e abrir para ver o que há dentro da caixa?


Esta é uma notícia que precisa receber o maior destaque, pois, caindo em mãos erradas, o prejuízo será enorme".




"O elemento é de alto risco ambiental e para a saúde.

De acordo com especialistas, a caixa não oferece riscos enquanto estiver fechada. O material tem um dispositivo de segurança que impede sua abertura, mas se for danificado ou manipulado irregularmente pode ser nocivo.
O temor é que se repita um acidente, como o que aconteceu em Goiânia, em 1987. Uma cápsula de Césio 137 foi forçada em um ferro-velho. Quatro pessoas morreram e dezenas apresentam as nefastas consequências até hoje,  devido à contaminação radioativa.
Saiba mais neste blog em:
 Não à Energia Nuclear! Não às usinas nucleares!


BRASIL SEM ENERGIA NUCLEAR!!!


Artigos sobre Brasil, Angra dos Reis, Goiania, Caetité (BA), Projetos de expansão de usinas nucleares, situação do Japão e Chernobyl, efeitos da radiação e outros)


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário