sábado, 3 de maio de 2014

Toxi-Latin - MANIFESTAÇÃO PACÍFICA PARE COM OS TESTES EM ANIMAIS no 1º Congresso Latino Americano de Toxicologia em Porto Alegre - RS


Toxi Latin 2014 - Manifestação Pacífica Pare com os Testes em Animais - Ação pelos Direitos dos Animais - Dizy Ayala




Toxi-Latin - MANIFESTAÇÃO PACÍFICA 'PARE COM OS TESTES EM ANIMAIS' no 1º Congresso Latino Americano de Toxicologia em Porto Alegre - RS


Por Marise Jalowitzki
30.abril.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/05/toxi-latin-manifestacao-pacifica-pare.html


Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul - Brasil, foi palco do 1º Congresso Latino Americano de Toxicologia, evento realizado na Reitoria da UFRGS - Universidade Federal do RGS, durante os dias 27 a 30 de abril.2014. Ali estiveram reunidas autoridades reconhecidas mundialmente. Em frente ao prédio, estávamos nós, os ativistas em prol dos direitos dos animais a existir e viver uma vida digna, sem sofrimentos, sem estar expostos a todo o tipo de crueldade, como vem acontecendo há muito tempo, também dentro dos laboratórios científicos, práticas cruéis, sob o beneplácito da legislação em vigor!

Desde o movimento do resgate dos beagles em São Roque - SP, considerado pela imprensa internacional igual à ação de ativistas italianos, pelos direitos animais, o Brasil fortaleceu sua voz para bradar publicamente pelo fim dos testes em animais. "PARE COM OS TESTES EM ANIMAIS" é um slogan que ganha cada vez mais adeptos.

Muito bem organizado, o evento contou com a presença de várias entidades e organizações de defesa dos animais, tais como:
PARE COM OS TESTES EM ANIMAIS (evento convocatório no facebook)
Grupo Ação pelos Direitos dos Animais
Vanguarda Abolicionista
ComPATA
Protetores de Sapucaia
Animal Libertation and Human Libertation
E se? - Publicidade do Bem
entre outros.

Gratidão a todas as entidades que, unidas, fizeram deste evento uma só voz e um só grito. O grito dos que não são ouvidos dentro dos laboratórios!


Perseverança a todos nós, cada um com sua presença, sua postura, sua voz, seus cartazes, manifestando sua vontade de melhorar o planeta, de acabar com o sofrimento animal!


Cartazes passaram em várias mãos de ativistas.








Os primeiros a chegar

Minutos depois, mais amigos - Da esquerda para a direita: Jania Picon Alt, Zairê, Marise, Mikael, Dizy, Jeliel, Patricia, Carol e a sombra, do Juarez, batendo a foto




Todos os que confirmaram presença receberam antecipadamente a programação, que constava, a partir das 16h, de:
- Encontro dos manifestantes e entrega das camisetas
- Discurso de boas vindas e manifesto sobre o evento
- Exibição dos cartazes e faixas,em silêncio, enquanto se ouvia a canção PORQUE MEU CORAÇÃO SE SENTE TÃO MAL?  Why does my heart feeel so bad? - Moby, e acontecia a filmagem que depois foi divulgada como video (ver ao final desta página)
- Panfletagem dos folhetos explicativos sobre os principais testes científicos e promoção do consumo consciente de produtos sem crueldade, enquanto se bradavam os lemas: "Crueldade, nunca mais! Pare os testes em animais!" e "Avanço na Cura é ciência sem tortura!".
- Abraço coletivo ao redor da Reitoria da UFRGS
- Retorno ao ponto inicial, agradecimentos e despedidas.

Panfletos e Cartazes se mesclavam, atraindo a atenção dos transeuntes.





Panfleto elucidativo, amplamente aceito pela população

Chamamentos e alertas à população

Equipe Organizadora da Manifestação - da esquerda para a direita: Dizy Ayala, Juliana Coube, Tati Souto e Andrea Pedroso - Ao fundo, filmando Oswaldo Lee
Este foi mais um momento muito significativo: enquanto era lido o discurso-conscientização, do outro lado da rua, os que estavam dentro da Reitoria vieram para fora, a fim de ouvir o que estava sendo divulgado contra a continuidade dos testes em animais.

Discurso de Boas Vindas e Manifesto sobre o Evento

"Boa tarde!
Sejam todos bem vindos!
Hoje tem início o 1º Congresso Latino-Americano sobre Toxicologia - Toxi-Latin, ocasião em que cientistas do mundo inteiro irão discutir os rumos da pesquisa científica e seus métodos.

Estamos aqui reunidos como opinião pública, na figura de ativistas, protetores, ongs, doutores, professores, pessoas que amam os animais, para sermos a sua voz, uma vez que eles ainda são o principal meio de experimentação.

Dois terços da população brasileira não quer os testes em animais, segundo dados da Human Society International, pesquisa realizada em março deste ano e que conta com o manifesto de diversos cientistas que também defendem e promovem a abolição de animais de laboratório. 

Também neste fim de semana o Brasil e o Mundo se manifestam pelo Dia Mundial Anti-vivisecção (24.04) e Dia Mundial pelos Animais de Laboratório (26.06).

Sabemos que animais são seres sencientes (que sentem dor) e em recentes pesquisas feitas por Philip Low, juntamente com Stephen Hawking, provou-se também a consciência dos animais; isso levanta uma série de questões do ponto de vista ético, segundo o próprio cientista. "Não podemos mais dizer que não sabíamos!" - declara ele e também declaramos nós. A experimentação animal, além de cruel, é arcaica, custosa e pobre para a ciência.

Nós, como mercado consumidor, não queremos pagar o preço do sacrifício de inocentes, onde 92% de pesquisas feitas em animais não são compatíveis com o modelo humano. Compartilhamos boa parte do DNA, porém a fisiologia e o metabolismo variam para cada espécie.

Com o crescente avanço da ciência e tecnologia, os métodos substitutivos estão aí, à disposição dos cientistas, laboratórios, universidades.. muitos deles produzidos aqui mesmo no Brasil.

Significa substituir testes "in vivo" por "in vitro", com uso de células tronco, tecidos produzidos em laboratório, simuladores, protótipos robôs e softwares, capazes de promover e validar reações químicas diversas, conforme trio de Nobéis de Química em 2013. 

Por fim... QUEREMOS UMA CIÊNCIA QUE PROMOVA A VIDA, A ÉTICA E O RESPEITO com outras espécies, de forma que a nossa própria seja mais humana!

QUEREMOS CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA!
PARE COM OS TESTES EM ANIMAIS!
PROMOÇÃO DE VIDA DIGNA AOS HUMANOS E NÃO HUMANOS!
AVANÇO NA CURÁ PE CIÊNCIA SEM TORTURA!

Dizy Ayala
Ativista e Defensora Animal
Organizadora do Evento Pare com os Testes em Animais
Grupo Ação pelos Direitos dos Animais - Facebook


Felizes por poder se manifestar em prol dos animais!!! Esperança de que logo, logo, este holocausto termine!



Veículos circundantes diminuíam a velocidade para poder ler as mensagens, buzinar e acenar em solidariedade 







Ativistas incansáveis na promulgação das mensagens de esclarecimento aos demais cidadãos




Várias vozes ecoaram pelas quadras, o som do microfone transmitia: AVANÇO NA CURA É CIÊNCIA SEM TORTURA!










O abraço símbólico à Reitoria da UFRGS


Cerca de 100 manifestantes compareceram à Manifestação! Porto Alegre está perdendo o medo! Nas primeiras, eram 10!

Cerca de 100 manifestantes compareceram à Manifestação! Porto Alegre está perdendo o medo! Nas primeiras, eram 10!









Frente e verso do folder distribuído durante a Manifestação Pacífica PARE COM OS TESTES EM ANIMAIS - Toxi-Latin

ASSINE A PETIÇÃO: http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=ANVISA





Mais um momento marcante: Todos em silêncio, ouvindo a canção que ecoava: PORQUE MEU CORAÇÃO SE SENTE TÃO MAL?  música Why does my heart feeel so bad? - Moby
https://www.youtube.com/watch?v=KoMRkdwpU6M


Mensagem da Dizy Ayala lá no Youtube:


Publicado em 28/04/2014

Manifestação Pacífica em frente à Reitoria da UFRGS contra os testes em animais por ocasião do 1° Congresso Latino-Americano sobre Toxicologia em Porto Alegre/RS no dia 27/04/2014. 
Se fizeram presentes ativistas da causa animal, protetores, ONGs, médicos, estudantes, professores e todos os que amam os animais propondo a abolição animal e o uso de métodos substitutivos pelos cientistas, laboratórios e universidades. 
Avanço na Cura é Ciência sem Tortura!

iniciativa e edição grupo Ação pelos Direitos dos Animais
https://www.facebook.com/groups/65736...

participação e crédito de imagens Vanguarda Abolicionista
https://www.facebook.com/VanguardaAbo...

música Why does my heart feeel so bad? - Moby



Outra tomada do Oswaldo Lee - da Vanguarda Abolicionista: https://www.youtube.com/watch?v=lygQmPs56h4


































ASSINE A PETIÇÃO: http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=ANVISA


Palestrantes que abordaram o tema no Congresso Toxi-Latin:

Aplicação de métodos alternativos para avaliação toxicológica - palestra proferida pelo Dr. Thomas Hartung, da Johns Hopkins University - USA - (Coordenador Dr. José Mauro Granjeiro)

Modelos alternativos para Avaliação Toxicológica - Toxi Latin 2014 - palestrantes Dr José Mauro Granjeiro (UFF – Brasil), Dra Carla Bonan (PUC/RS – Brasil) e Dr Jefferson Franco (UNIPAMPA – Brasil)

Do site Toxi-Latin 2014 -  Este é o parecer deles: "A avaliação toxicológica de substâncias sintetizadas, produtos cosméticos, compostos presentes no meio ambiente, produtos de atividades antropogênicas, e inúmeras outras substâncias com que podemos ter contato, é de inestimável importância para garantia da nossa segurança.

Para um medicamento ser aprovado para comercialização, por exemplo, é preciso que ele passe por inúmeras etapas de testes pré-clínicos (in vitro e in vivo) e clínicos.

Alguns destes testes envolvem métodos utilizados desde tempos remotos, os quais foram validados e integrados nas diretivas internacionais tais como a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Métodos alternativos também podem ser utilizados com sucesso para a demonstração de mecanismo de ação específico, sendo úteis e preditivos no que se refere a sistemas biológicos simples, como por exemplo, nos estudos feitos em microorganismos, células, tecidos e/ou órgãos de animais ou humanos.

A dificuldade no emprego de tais métodos alternativos, hoje, reside na avaliação da reatividade de sistemas mais complexos o que é, na prática, o caso da avaliação de risco toxicológico. É necessário o acesso a uma bateria de testes que sejam complementares, de maneira que o conjunto destes ofereça um resultado com os mesmos níveis científicos e de informação, em relação aos obtidos, anteriormente, com os modelos em animais. Tais modelos alternativos devem ser, portanto, validados, de acordo com os procedimentos internacionais na área de aplicação para que sejam reconhecidos pelo meio científico e pelos órgãos regulamentadores.

Há muitos métodos alternativos novos, que vem ganhando espaço no âmbito científico por oferecer inúmeras vantagens, como um melhor custo benefício, por não envolverem equipamentos, materiais ou técnicas dispendiosas, e podendo servir com um excelente modelo para, quem sabe, refinar o uso da experimentação animal."

Os modelos alternativos que vem sendo utilizados foram apresentados pelos palestrantes Dr José Mauro Granjeiro (UFF – Brasil), Dra Carla Bonan (PUC/RS – Brasil) e Dr Jefferson Franco (UNIPAMPA – Brasil), na palestra intitulada “Modelos alternativos para Avaliação Toxicológica”.


(Não foi possível, até o momento, obter um release desta palestra, nem no site da Toxi-latin, nem na página de Granjeiro, nem no site da Johns Hopkins-USA. Assim que obtivermos, publicaremos neste blog.)

A população precisa continuar pressionando, pois o maior impeditivo é NÃO QUERER INVESTIR EM MÉTODOS SUBSTITUTIVOS (MODELOS IN VITRO)! CHEGA DE CRUELDADE EM ANIMAIS!!!



Este video, com a mesma canção que marcou o evento, traz imagens e mensagens anti testes e vivissecção. Assista e compartilhe! Todos unidos pela causa: https://www.youtube.com/watch?v=89CwNQfpItk






Video feito especificamente para a nossa II Manifestação Nacional Anti Vivissecção, do dia 28 de abril, iniciativa do Cadeia para quem Maltrata os Animais, em diferentes cidades de todo o Brasil.

Seu objetivo é bastante simples: ALERTAR e CONSCIENTIZAR a sociedade brasileira, explicando fatos e conceitos que a maioria ainda desconhece.
Se quisermos o APOIO da SOCIEDADE, precisamos fazer com que todos entendam o que acontece, o porquê e o fato de que isto só ATRASA o desenvolvimento da ciência propriamente dita.
Espero que vocês gostem.
E peço que COMPARTILHEM MUITO, para que muitas pessoas mais se juntem à nossa CAUSA abolicionista.
INDIGNAÇÃO + INFORMAÇÃO: nosso lema para dia 28 de abril
Intencionalmente deixamos nubladas as imagens que poderiam fazer com que muitos deixassem de assistir.





E se você quiser entender sobre vivissecção e a crueldade humana em nome da ciência, assista NORAH ANDRÉ - psicanalista:



Vivissecção: a Psicopatia da Pseudo Ciência parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=olyMkGAS7Ik






Vivissecção: a Psicopatia da Pseudo Ciência parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=BpHzPoFrgpM






Vivissecção: a Psicopatia da Pseudo Ciência parte 3
https://www.youtube.com/watch?v=TT2ksQPfl54







E mais: https://www.youtube.com/watch?v=hhRAOC0dMuA





Muito há por ser feito! 
São Paulo foi o primeiro estado a aprovar a lei federal para que cessem os testes em animais para cosméticos e material de higiene e limpeza. Ainda aguarda por regulamentação!!!

Paraná foi o primeiro estado a abolir a fabricação e a comercialização do terrível patê foie-grás, feito através do sofrimento atroz dos gansos e patos. São Paulo também trabalha neste sentido. Santa Catarina, maior produtor do Brasil, ainda não se manifestou!

Um dos primeiros passos no Rio Grande do Sul está sendo dado através do Projeto de Lei nº 367/2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso do selo 'TESTADO EM ANIMAIS" por empresas que fabricam cosméticos, produtos de higiene pessoal ou de limpeza em geral no Estado do Rio Grande do Sul.

É uma ação bem estarista, longe dos nossos anseios de PARE COM OS TESTES EM ANIMAIS! PELO FIM DA CRUELDADE! NÃO À MORTE DOS ANIMAIS! Mas é um início! Toda caminhada inicia com o primeiro passo!
(...)
"O objetivo é conferir ao consumidor o direito à informação e a consequente faculdade de optar pela aquisição de produtos em que não houve a realização de experimentos em cobaias, tendo em vista que a utilização de animais em testes laboratoriais vem gerando muita polêmica entre as mais diversas esferas da sociedade civil".

Para ler na íntegra, acesse: http://al-rs.jusbrasil.com.br/noticias/112266725/selo-devera-identificar-produtos-que-utilizem-animais-como-cobaias-em-seu-desenvolvimento 

26 min com Nora André no programa Justiça Sem Fronteiras
https://www.youtube.com/watch?v=hhRAOC0dMuA


E o amigo Carlos Henrique de Souza envia a seguinte mensagem:

                                                                                                                      Amém!






Leia também:


TDAH - Congresso Toxi-Latin 2014 - Agrotóxicos e Déficit de Atenção
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/tdah-congresso-toxi-latin-2014.html 
Uma Dieta Equilibrada e Orgânica é super importante para deixar seu Filho mais Saudável - Agrotóxicos e Déficit de Atenção

 (Este tema também é abordado no Livro TDAH Crianças que desafiam - e recebeu capítulo especial: Capítulo 12  - Dieta especial pode ajudar Portadores de TDAH)


Por Marise Jalowitzki
04.abril.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/tdah-congresso-toxi-latin-2014.html




Testes em animais - Por que? - Parte 1 - Teste Draize
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/testes-em-animais-por-que-parte-1-teste.html

Você gosta dele assim? Então saiba o que é preciso fazer para garantir sua vida digna

Por Marise Jalowitzki e Dizy Ayala
13.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/testes-em-animais-por-que-parte-1-teste.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário