quarta-feira, 16 de abril de 2014

A Morte de Bernardo Boldrini, o menino que pediu socorro



Por um mundo com mais Amor e Compaixão!



A Morte de Bernardo Boldrini, o menino que pediu socorro

Por Marise Jalowitzki
16.abril.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/a-morte-de-bernardo-boldrini-o-menino.html

Amigos e Amigas, sinto-me bem mais à vontade tratando de situações de mudança para melhor, tratar de encontrar parcerias para alternativas saudáveis, mas não posso deixar de comentar a violência do caso do nosso amiguinho Bernardo Boldrini que foi assassinado em Três Passos, cidade pacata do interior do RS, cidade onde morei dos meus 2 aos 11 anos! O garoto pediu ajuda, heroizinho, sozinho, e não recebeu a atenção dos adultos envolvidos!!! E, neste caso, não aponto o Judiciário, não, pois os órgãos envolvidos acataram o pedido dele, que chamou o pai, pai que fingiu prometer melhoras na relação entre os três (pai, madrasta e menino!) Quero comentar da omissão de todos nós, famoso mundo adulto, que não queremos tomar partido, que tememos nos envolver, que sempre fazemos bem menos do que é possível!!! E preciso!!!

Uma mãe chorou muito, no noticiário local de ontem, mãe de um amiguinho, onde Bernardo ía seguidamente pernoitar, pois não o queriam em casa!!! Ela disse:
-Eu me culpo, me culpo, sim, das vezes em que ele veio aqui, se queixava do tratamento que recebia em casa. Eu enchia ele de carinho, tentava compensar o que não recebia em seu lar, mas não levei a denúncia adiante!!! Nunca pensamos que o pai, um médico, a madrasta, uma enfermeira, fossem capazes de fazer uma coisa dessas!

E não é só ela que precisa por a mão na consciência, não! Neste momento gostaria de chamar à reflexão todos nós que, ao conhecer algum fato que sai da normalidade, não nos posicionamos, não dizemos o que pensamos, não denunciamos. Chamassem pelo menos o Disque 100, dissessem às autoridades o que sabiam. Pelo menos estaríamos todos pesarosos, sim, mas mais aliviados, um pouco mais em paz com a nossa consciência! 

O que pode uma criança fazer a não ser pedir socorro? Ele pediu! 
O próprio pai - pelo que se supõe (estão todos presos, agora!) teria sugerido a injeção letal no menino. A aplicação e a ocultação do corpinho foi feito por duas mulheres: a madrasta (enfermeira) e a amiga (uma assistente social). Todos os três adultos juraram, um dia, sobre a Bíblia, salvaguardar e zelar pela Vida!!! 

Amigos, lembrem sempre: É NOSSO DEVER DENUNCIAR! Seja pelo Disque 100, seja no Conselho Tutelar, seja em bilhete anônimo!!! O que não dá é continuar omisso!!!

Que Deus abençoe o menino que pediu socorro! Que Deus abençoe a todas as crianças, inocentes e indefesos seres!



Giovana Schwaab
"Um dia a professora do Bernardo Boldrini, mandou todos os alunos desenharem num papel qual o sonho da vida deles... adivinha o que o Be desenhou?!?! Uma chave e um bebê! Daí a professora pediu porque esse desenho.... dai ele disse que a chave era porque ele queria uma chave para poder entrar em casa, porque ele sempre ficava para fora...e o pai mandava ele pular o muro!! E o bebê é porque ele queria brincar com a maninha e o pai não deixava". Pelo amor de Deus gente... NÃO EXISTE UMA CRIANÇA DESAPARECER E O PAI E MADRASTA DAREM FALTA APENAS DOIS DIAS DEPOIS!!!! Não consigo acreditar que ele esteja desaparecido e o pai não saiba de nada... ESSA HISTÓRIA LITERALMENTE ESTÁ MAL CONTADA!!!
 Obs.: Foto do BE e da Renata Fries.
Descanse em paz Bê... Rezamos para tua alma descansar em paz!!

Aprovada a Lei Menino Bernardo ou Lei da Palmada - Castigos Físicos
Por Marise Jalowitzki


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, 
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 

5 comentários:

  1. Me da mucha pena para este muchacho! No lo conocía pero igual me duele. Y me duele más porque aquí en Venezuela estamos sometidos cada día a ver morir estudiantes inocentes por las balas de una fuerza armada que debería proteger a su pueblo en vez de matarlo por ordenes de un dictador llamado Maduro (mi hija perdió 2 amigos así!). En realidad son dos, hay el presidente de la asamblea nacional, Diosdado (que nombre tan inapropiado) que maneja todo con los hermanos cubanos Fidel y Raul. Cuidado Brasil, veo que empieza el mismo escenario en su país con Dilma, me parece un copiar/pegar de lo que empiezo aquí 15 años atrás. Van a ver, la próxima etapa es infiltrar al gobierno, comprarlo (esto es el más pequeño de los problemas) y después dividir el pueblo, alzar la parte pobre en contra del rico (o clase media) ... Mira mi Facebook! Espero que nunca tendrás que decir: Ronald tenia razón!
    Un fuerte abrazo

    ResponderExcluir
  2. Pelo jeito não foi o 1º, e como não aprenderam da vez anterior, logo esse caso também será esquecido pelas autoridades, não será a último. Caso se repete da mesma forma que o ocorrido com Igor e João Vitor de 12 e 13 anos em 2008.
    De 2005 à 2008 sofreram abandono, agressão, tudo sabido pela justiça, e foram mandados de volta para as mãos de seus algozes. Pesquise, e relembre o caso, no Google pelos detalhes no "observatório da infância" que começa com o título, que bem descreve o caso, "Crianças trucidadas pelo pai e madrasta em SP..."
    Absurdo!!!
    Não me sinto culpada e nem essa vizinha deveria se sentir. Culpados são esse juiz e essa promotora que recebem salário para isso e nada fizeram. A vizinha tentou minimizar o sofrimento do menino, se fizesse mais, se metendo nessa questão familiar, não teria nenhum direito a nenhuma reinvindicação sobre o mesmo. Nem a avó materna teve esse direito. Os senhores da lei sim, lavaram as mãos e não tiveram nenhuma sensibilidade, nem mesmo pesquisaram casos anteriores. Agora é fácil colocar a culpa na sociedade quando deveriam pedir perdão a nós pelo desserviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita razão no que dizes, Suely! A Justiça é sempre muito morosa! Os magistrados apenas seguem o que a lei determina. Os que tentam fazer diferente, como foi o caso do delegado de Santa Maria (tragédia na Boate Kiss) sofreu todo azar de pressão e ameaças, até quando, como cidadão envolvido (teve uma parente sua que morreu no incêndio) postou sua dor em sua página pessoal do facebook! A promotora em Santa Maria quase gritando, conclamou, sim, a sociedade para botar mais a boca no trombone. ´"Se tivéssemos mais pessoas adultas denunciando, poderíamos ter feito mais!" E isso é uma realidade. As poucas coisas que conseguimos, ultimamente, vem muito mais de manifestações de rua, do clamor popular, do que da "observação estritas das leis"! A avó materna estava com o pedido de guarda, processo e andamento. Mas o "pai" faria de tudo (como fez!) para não dividir a sua herança com o filho! Ouvindo atentamente o que diz o advogado da avó, parece muito suspeito o suicídio da mãe 4 dias antes de obter o divórcio, onde o assassino teria de dispensar uma pensão vultuosa para a mãe e filho! Lembro bem do caso dos meninos queridos de 2008! COMO serem devolvidos aos mesmos torturadores??? Meu medo é o teu, sim! Que seja tudo logo esquecido e fique tudo como está! No caso dos pais dos filhos mortos em Santa Maria (242!), há pessoas que os afrontam quando tornam a se reunir na praça para que a memória do povo não se apague (ninguém, até agora, foi julgado! e os indiciados ficam em número cada vez menor!). Os cidadãos dizem para aqueles pais: "Vão arranjar o que fazer! Vão trabalhar! Vão tocar a vida em frente!" Sim, amiga, tem muita coisa errada e em muitos corações humanos, também!!!

      Excluir