quarta-feira, 26 de março de 2014

TDAH, Desinformação e Medo



TDAH Crianças que Desafiam - Contra o uso indiscriminado de Ritalina e Concerta em crianças




TDAH, Desinformação e Medo

Por Marise Jalowitzki
26.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/tdah-desinformacao-e-medo.html

Quando terminei de escrever o livro TDAH Crianças que Desafiam encaminhei para três editoras. As três toparam editar, mas todas queriam a cessão dos direitos autorais irrestritos. Eu não queria isso, pois minha intenção é mencionar trechos do livro, discutir alguns aspectos citados lá, compartilhar pensamentos e isso seria impossível depois que acontece a cessão dos direitos autorais. Assim, fui buscar um financiamento (oneroso para o meu momento de 'aposentada'), mas foi-é um investimento que está me trazendo exatamente o retorno que eu sonhei: o contato direto com leitores, com educadores, com pais e mães, com os próprios rotulados-portadores.

O livro chegou-me às mãos em 25 de fevereiro e, desde lá, tenho imprimido meu ritmo (dentro de meu índice de tônus vital, rsrs) de contatos  e encontros. Fui já em 4 estabelecimentos de ensino, geralmente em encontros com apenas a Direção, vice-Direção, Supervisoras e Orientadora Pedagógica. 

O evento de ontem foi o primeiro onde aconteceu a autorização para divulgação de fotos, Carta de Intenções gerada, nome do estabelecimento e tudo o mais. Além da torcida positiva de muitas profissionais da Educação "De Verdade": Lucia Silva, Analúcia dos Santos, Ana Lúcia Petersen Cogo, Cristina Fagundes da Silva e todas!

Sinto, em muitos fóruns, o desconhecimento, mais que tudo, acerca do tema. Consequentemente, a cautela. O temor. A indefinição. E o medo, em algumas pessoas.
A amiga Aracy Grimaldi Bitencourt coloca em outra página: "Tens que começar a divulgar! Essa decisão te cabe como autora do bem estar não só das nossas crianças como também de adultos e idosos. E dar liberdade! E dar amor! Isso não tem preço!"

O tema é complexo! De um lado, desconhecimento; de outro, temor de responsabilização (verdade, sistema educacional é quem mais "empurra" para o uso da Ritalina); de outro mais, os que defendem o uso; os que querem jogar a toalha; os que não acreditam na mudança, na sociedade, na família; os que estão sobrecarregados, desencantados com a profissão; há também aqueles que já se beneficiaram com aquele programa que aconteceu há algum tempo, onde professores receberam prêmios por parte da associação brasileira (patrocinada pela empresa farmacêutica que fabrica o psicoativo) por ter o maior número de alunos "incluídos"! Comento sobre isso no livro. 



Enfim, são tantos os matizes que prefiro ir assim, num trabalho mais ameno e, talvez por isso mesmo, mais consistente. Levando informação, deixando a cada um o poder da decisão. 

Ao se constituir um grupo forte (RS e Brasil) que se prontifique ao esclarecimento, sem ataques, sem ofensas, sem culpa, só visão de futuro melhorado, aí, sim,  tudo vai funcionar melhor!

Igualmente preocupante é a tramitação no Congresso de um PL - Projeto de Lei que visa a autorização da medicalização alopática (Ritalina, Concerta e outros) como intervenção de primeira linha e a realização do rastreio mental das crianças (situação semelhante aos EUA).


leia também:
Escola Estadual de Ensino Médio
Professor Sarmento Leite - Porto Alegre


Professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, refletindo, estudando e aprendendo sobre TDAH, com a escritora Marise Jalowitzki

Por Marise Jalowitzki
26.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/professoras-da-educacao-infantil-e.html




Mais sobre o tema, na página de links:

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/08/tdah-transtorno-de-deficit-de-atencao-e.html



Menina foi chamada de a mais imatura da classe pela professora. Quem defende estes pequenos?




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, 
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Acesse: http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/

TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família

TDAH: Crianças que Desafiam




Nenhum comentário:

Postar um comentário