quinta-feira, 20 de março de 2014

MANU PRAKASH E O FOLDSCOPE, O MICROSCÓPIO DE PAPEL QUE CUSTA 50 CENTAVOS


Foldscope, o microscópio de papel, amplia a imagem 2.000 vezes e custa 50 cents (um real!) - Manu Prakash, o inventor, quer fazer seu invento chegar a todos os continentes, possibilitando salvar milhões de vidas, graças a diagnósticos precisos e de baixo custo.


MANU PRAKASH e o FOLDSCOPE, O MICROSCÓPIO DE PAPEL QUE CUSTA 50 CENTAVOS

Por Marise Jalowitzki
20.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/manu-prakash-e-o-foldscope-o.html 


Imaginem a revolução que um instrumento desses pode realizar no planeta inteiro! Um microscópio convencional custa, atualmente, entre 300,00 (mono ocular) até 4.000,00. O Foldscope, 50 centavos de dólar (um real!) e amplia imagens em até 2.000 vezes. Em alguns minutos, uma impressora imprime um novo microscópio, que pode ser envelopado e enviado a qualquer parte do mundo. 

O Foldscope, criado por Manu Prakash, em Stanford, é um microscópio totalmente funcional, feito de papel e que permite detectar 12 das doenças que acometem especialmente países pobres ou em desenvolvimento, tais como esquistossomose, malária, mal de chagas, etc.  “Só a malária mata cerca de um milhão de pessoas por anos!” – declara o cientista. 



Enquanto os microscópios convencionais, além de caros, são grandes em relação ao “microscópio de papel”, requerem manutenção e são pesados, o Foldscope pode ser montado em minutos, como um origami, não inclui peças mecânicas móveis e tem a espessura de uma placa de papel. Embalado em uma configuração plana é extremamente resistente a manuseio e impactos e pode ser incinerado depois de eliminar com segurança amostras biológicas infecciosas. Com pequenas modificações óticas, o microscópio pode ser projetado para campo claro, multi-fluorescência ou microscópio de projeção, ou especializado para identificar patógenos específicos.



O inventor, de origem indiana, é professor assistente de bioengenharia na Universidade de Stanford, nos EUA. Prakash, com seu invento, quer atingir especialmente as áreas carentes de todos os países, onde populações inteiras sofrem com doenças, especialmente devido à água contaminada e falta de saneamento básico. O microscópio proporciona um diagnóstico preciso e rápido, a baixíssimo custo, aumentando a possibilidade de tratamento imediato e aumento da probabilidade de cura em idosos, adultos e crianças.
Prakash e sua equipe ficaram mais famosos depois da apresentação no TED, importante ciclo global de palestras. Veja o video (em inglês): TED,
Projeto Microscópio Dez Mil - Oportunidade para 10 mil participantes - pessoas ou projetos
O Foldscope rendeu ao cientista indiano prêmios como o concedido pela Fundação Bill e Melinda Gates. Agora, Prakash toca um projeto que vai distribuir 10 mil unidades da invenção a quem apresentar as melhores ideias que envolvam o uso do microscópio de papel. Quem se inclui neste grupo pode acessar o site da iniciativa.
De fácil montagem, o Foldscope, o microscópio de papel, pode aumentar a motivação e a capacidade investigativa dos pequenos.

Essa invenção pode revolucionar a saúde nos países em desenvolvimento. Pode incrementar de maneira relevante as aulas de Ciências no Ensino Fundamental, de Biologia, Química e outras no Ensino Médio, oportunizar a estudantes da área médica, em todas as Universidades do mundo, maiores pesquisas, resultados em menor tempo, novos e efetivos projetos e soluções. Saúde! Diminuição de óbitos! Além de transformar qualquer coisa em uma divertida experiência científica. (Resta ficar atento às questões de descarte adequado e reuso do material)

Foldscope: Microscopia para todos
Os atuais manuais de laboratório para biologia não refletem "questões abertas" da ciência. Em vez de uma abordagem descritiva para os "microcosmos", pretende-se explorar uma abordagem mais consulta/pesquisa com base em que cada criança possa fazer o seu / suas próprias descobertas (independente do que é conhecido na literatura científica). 

No momento, estamos convocando a comunidade para juntos escrevermos um open-source, perguntas dirigidas biologia / microscopia, a fim de gerar um manual de laboratório que será escrito em conjunto por milhares de pessoas ao redor do mundo. 
Com o apoio da Fundação Moore, estamos neste momento iniciando um experimento em grande escala em hands-on em educação científica chamado "Projeto Microscópio Dez Mil". Pretendemos mobilizar 10.000 pessoas dispostas ao beta-test Foldscope, para desenvolver experiências únicas na página ciência, protocolos, consultas, perguntas, aplicações baseados no uso de Foldscope em uma comunidade específica. Pretendemos escrever coletivamente um manual de biologia de microscopia, decorrente dos exemplos coletados de cientistas, professores, amadores, pensadores, hackers, crianças e demais. 
Para inscrição, por favor, envie um e-mail para signup@foldscope.com com descrição da comunidade em que você está envolvido ou uma pergunta que você gostaria de fazer. Veja categorias abaixo para obter detalhes. 


Saiba como se inscrever
Conheça os grupos (categorias) em que você pode se incluir e envie e-mail para: signup@foldscope.com  

- Biologicamente Curioso (Explorador, Amante da Natureza)

Tinkerer/Designer

- Comunicador Criativo (Artista no Coração, Treinamento)

- Engenharia/Matemática (Quantificar as coisas, Caracterizar, Novos desenhos óticos)

- Defina a sua própria categoria (Organizador Comunitário, Cartunista)



Nossa intenção é envolver um amplo grupo de pessoas para gerar coletivamente o manual de biologia mais impressionante do mundo, escrito a partir de questões abertas em vez de descobertas históricas.O objetivo é reunir um vasto leque de membros de diferentes comunidades, contexto, países e nível de habilidade.Para participar da experiência, você se comprometerá a documentar um único experimento (ou série), que pode ser replicado por qualquer pessoa no mundo com acesso a um Foldscope ou outra plataforma de microscopia. Abaixo listamos algumas categorias gerais que você pode pertencer a, de forma a envolver neste experimento em grande escala. (http://www.foldscope.com/10ksignup )

Biologicamente Curioso


Explorador - Você está curioso sobre como o mundo funciona, e quer desvendar os mistérios da natureza. 

Faça uma pergunta - uma única pergunta que poderia ser respondida por meio de ferramentas de microscopia óptica (ex.: quantas camadas de células há em uma folha, como é a estrutura do sal, quantas lentes existem em um olho de abelha).

Amante da natureza  - Você muitas vezes se perguntou: o que está debaixo das pedras, o que acontece com uma folha sobre uma pedra.

Viagens de campo - Coletar amostras de seus bairros para formular perguntas que são dependentes do contexto e, portanto, exclusivo para o seu próprio ambiente.


Foldscope - Resistente a impactos e a agressões do meio


Tinkerer / Designer


Tinkerer - Você gosta de mudar as coisas e ver por si mesmo o que poderia fazer para o objetivo final. 

Designer  - Proporcione-se novas áreas de aplicação e sugira mudanças de design para aplicações específicas.

Novos recursos - prepare novos recursos que podem ser implementados na plataforma Foldscope.

Comunicador Criativo 


Artista no coração - você está interessado em novas maneiras de comunicar ciência e as idéias científicas para um público mais amplo.

Treinamento - Gerar conteúdo de treinamento que permite para outros replicar as experiências apresentadas.

Ensine os outros - explorar as melhores maneiras de ensinar protocolos biológicos a um público amplo (incluindo crianças).

 

Engenharia / Matemática

Quantificar as coisas - Você gosta de brincar com números e quantificar as coisas.

Caracterizar - escolher uma métrica que caracterize o seu gosto e quantificar o mesmo

Novos desenhos ópticos  - Explorar novos designs ópticos e formas funcionais de utilizar para design óptico.

 

Defina a sua própria categoria


Organizador comunitário  - Explore o que acontece em uma comunidade quando são expostos aos microcosmos; explorar implicações sociais da microscopia em uma comunidade.
Escolha a sua própria contribuição - Se você é um cartunista, explore uma nova forma de documentar os protocolos e experimentos.

Physicist, inventor


Fontes:

www.foldscope.com
http://www.pristina.org/produto/manu-prakash-o-microscopio-de-papel-que-custa-50-centavos/
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/microscopio-de-papel-custa-us-0-50-e-amplia-2000-vezes
http://www.ted.com/talks/manu_prakash_a_50_cent_microscope_that_folds_like_origami
http://scopeblog.stanford.edu/2014/03/10/stanford-bioengineer-develops-a-50-cent-paper-microscope/

O Video com a impressão e montagem, está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=pBjIYB5Yk2I

O amigo Edson Silva encaminhou o presente link, onde consta TODO O PROJETO: http://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1403/1403.1211.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário