segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Morte do Líder Karajá na Rio + 20 e a Saga Indígena



Após a morte do líder Karajá, indígenas cancelaram o show de encerramento na Rio + 20 -  16 etnias abandonam a Kari-Oca

 - Foto Glauco Araujo - G1


A Morte do Líder Karajá na Rio + 20 e a Saga Indígena

Por Marise Jalowitzki
25.junho.2012
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/morte-do-lider-karaja-na-rio-20-e-saga.html 


 "Isto mostra que ainda somos tratados como verdadeiros selvagens, diz o índio Cristiano Santos, da aldeia Pakuru." http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/grupo-de-indios-passa-mal-na-rio-20  )

Hoje os indígenas brasileiros continuam sua luta para preservar suas terras em Belo Monte.
Rio + 20, Festa dos "brancos" no fim, a luta continua. Se para o mundo os resultados do encontro mundial do PNUMA não passaram de mais um "ponto de partida" (expressão da Presidente Dilma), para os índios, mais uma tremenda decepção. Além da esperança frustrada de receber uma promessa efetiva sobre sua questão territorial (terras que sempre foram suas, de fato e de direito), ainda tiveram que amargar dores físicas e a morte de um de seus líderes.

Protagonistas de várias danças tribais, eles dormiram em colchões no chão, receberam comida escassa e até mesmo "quentinhas" com alimento estragado!

Até quando vamos colocar os índios e índias em extensos pavilhões, em colchões no chão, como se desabrigados de enchentes fossem, esperando a “quentinha” azeda que o homem “branco” lhes estendem? Feijão, arroz e carne é a dieta do índio? Acaso estrelas e atores que embelezaram os olhos de quem os viu em suas danças e shows não deveriam ter recebido melhores tratamentos? Perguntaram a eles se eles não queriam vir para acomodações melhores, receber um tratamento vip pelo menos uma vez na vida?

E quando começaram a se sentir enjoados, quando começaram a vomitar em decorrência da comida estragada que receberam, qual a investigação que está sendo feita? serão os fatos devidamente apurados e divulgados? eles receberão retorno por esse dissabor e mau trato?

A Morte do Líder Karajá na Kari-Oca

Um líder indígena, da aldeia Karajá, Ismael Kuhanama Karajá, de 52 anos, morreu na manhã de sexta-feira, dia do término da Rio + 20. Ele já havia sido medicado com analgésico e corticoide e liberado. Voltando a se sentir mal, agora com vômito e dores de cabeça, coluna e corpo, foi medicado e novamente liberado. O pajé o olha, se preocupa com ele, pergunta como está. Devia estar anestesiado, responde que está bem e diz que quer cumprir o contratado. Os indígenas iriam realizar mais um mega show, o show de encerramento para os "brancos assistir". O líder morreu poucas horas depois. Causa mortis: infarto fulminante. Caso que deveria ser apurado com rigor, que deveria receber notoriedade da mídia... nada! Poucos são os que sabem! ( http://www.jb.com.br/ambiental/noticias/2012/06/22/rio20-morte-de-indio-em-aldeia-no-rio-esta-sob-suspeita/ )

São esses os valores que não compreendo. Que não comungo. Que não aceito. Que não compartilho.
Até quando vamos chamar os indígenas para, em ônibus, vir de grandes distâncias para dançar na Kari-oca e abrilhantar a festa dos “brancos” e, simultaneamente, descuidar deles? 


Rio + 20 - Alojamentos dos indígenas 



O SHOW DE ENCERRAMENTO CANCELADO

Qual, dos mega canais televisivos, filmou a decisão de todas as 16 etnias que compareceram na Kari-Oca, de se retirar do evento na sexta-feira ao meio dia, cancelando o show de encerramento previsto para a tarde, em reverência ao índio morto? Todas as tribos abandonaram o local, tristes, com a constatação de que continuam tão abandonados como sempre. Quem os defende? Quiçá algumas ONGs internacionais, que a tudo filmam e depois divulgam em seus países de origem para alguns poucos. Aqui, fica tudo no mar de cinzas e fumaça. http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/morte-de-indio-encerra-atividades-da-kari-oca-durante-rio20.html )

No noticiário da noite, destacaram Xuxa de cocar com criancinhas e Ministra!


Xuxa de cocar verde na Rio + 20 entrega Carta das Crianças para a Terra


No domingo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, comemora os 274 milhões arrecadados com o turismo advindo da Rio + 20 ( http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/turismo-movimentou-r-274-milhoes-durante-rio20-diz-prefeitura.html  ). 


Coloco uma flor imaginária na tumba de mais um líder indígena que se vai. Lembro do [enorme] lábio inferior do Cacique Tchucarramãe Raoni, sendo “levado” até à saída dos pavilhões ao término da festa Rio + 20, lábios tremendo, ele todo angustiado por todos os desfechos, tão contrários ao esperado.

Dizer que ganhamos alguma coisa? Sim. Ganhamos a certeza de que, a continuar assim como está, simplesmente não haverá mais tempo para mudar o que precisa ser mudado. Talvez os ambientalistas e os preservacionistas necessitem rever o mundo que ansiamos e enfrentar o fato de que, realisticamente, algumas coisas estão mesmo perdidas. E reavaliar o que é preciso fazer para criar um novo patamar de conservação e preservação.

Desde ontem, domingo (25) já estão novamente reunidos em suas manifestações locais para tentar continuar chamando a atenção do mundo sobre a sua questão que, fundamentalmente é uma questão de sobrevivência.

Assista ao video do Jornal Hoje - 25.junho.2012 - http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/mais-de-150-indios-ocupam-um-dos-canteiros-de-obra-da-hidreletrica-de-belo-monte/2010700/

Índios continuam sua luta em Belo Monte

Querendo, leia também:
A Fábula do Cavalo Marinho e os Resultados da Rio + 20

Rio + 20 - Talvez tenhamos que redefinir o que é "Lá"!





Marise Jalowitzki
Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil











Nenhum comentário:

Postar um comentário