sexta-feira, 9 de março de 2012

AGROTÓXICOS - O Veneno tá na mesa! Conheça os Alimentos Campeões em Venenos

Alguns produtos já estão fora do mercado. Agricultores podem ser proibidos de cultivar. Brasil campeão mundial em uso de agrotóxicos. 

AGROTÓXICOS - O Veneno tá na Mesa! Conheça os Alimentos Campeões em Venenos


Conheça os Alimentos com Maior Risco e Aprenda a Fazer um Biodecompositor


Por Marise Jalowitzki
09.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/agrotoxicos-o-veneno-ta-na-mesa-conheca.html


A vida é mesmo uma bola! Primeiro, incentivaram o desmatamento para aumentar a produção nas lavouras. O agricultor comprou a ideia. Depois, com a alteração do ecossistema, alguns animais desapareceram, outros (como lagartas e caturritas) se multiplicaram tanto que viraram praga. A cadeia alimentar ficou em desequilíbrio e os venenos foram usados em profusão. Seja para matar as "pragas", seja para garantir uma maior produção, pesticidas, agrotóxicos, por décadas os nomes foram se alterando, mas era sempre veneno. Agora que o agricultor está viciadíssimo no uso dos pesticidas, que fica ainda mais inseguro com relação à colheita se não colocar “bastante veneno”, agora as notícias começam a ficar alarmantes.

O órgão que regula os tipos e a quantidade de pesticidas usados é a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – e, periodicamente, publica uma nova lista de alimentos contaminados, que apresentam perigo se forem parar na nossa mesa. Desta vez , o prêmio de pior alimento foi para o pimentão. Até um tempo atrás, o campeão era o tomate.

A ANVISA está aumentando a vigilância, só que, num país grande como o nosso, fica bem difícil saber a verdade sobre a origem dos alimentos. Alguns produtos já foram retirados do mercado e agricultores podem até perder o direito de vender suas hortaliças, caso for constatado excesso de agrotóxicos (ou se forem adquiridos ilegalmente). Isto é muito sério! Continuam sendo comercializados clandestinamente venenos proibidos, que entram pela fronteira sem nenhum controle.

Resultado das amostras

Foram 18 tipos de alimentos. De 3.130 amostras coletadas em 26 Estados, 28% continham excesso de agrotóxicos ou não autorizado para aquele determinado produto!

De tudo que é produzido no Brasil, 28% estão com excesso de agrotóxico ou  veneno não recomendado para aquele produto

Quem está no Topo do Veneno!

Pimentão – em 92% das amostras havia veneno em demasia ou irregular!
Morango – 63 %
Pepino – 57%
Uva – 56%
Alface – 54%
Cenoura – 50%
Couve – 44%

DOENÇAS

Consumidores alarmados questionam: "O que vamos comer?" Agricultores também estão bastante assustados pelos riscos de contrair doenças sérias, incluindo câncer de próstata e mama, impotência masculina e infertilidade feminina, como já está atestado em algumas regiões. No Mato Grosso foi publicado um estudo com mamães, ficando comprovado que, ao amamentar seus bebês, o leite está contaminado com até cinco tipos diferentes de agrotóxicos. O agricultor corre risco maior porque está mais exposto, inalando e manipulando venenos.

Faça a Diferença Positiva! Leve esta ideia adiante! Diminua o uso de agrotóxicos! 
A Saúde de todos agradece!

(continua)

Conheça as dicas de como fazer sua Horta em Casa

Horta em Casa

Cuidados diários permitem resultados maravilhosos



Mais em: 
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/sem-agrotoxicos-alimentacao.html 



SEM AGROTÓXICOS - ALIMENTAÇÃO - AGROECOLOGIA - Página de Links


Sem Agrotóxicos! Diga Sim à Vida!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário