quarta-feira, 15 de junho de 2011

As 90 toneladas de Urânio em Caetité, na Bahia - Como acontece o Ciclo do Urânio no Brasil?

Caetité, na Bahia - População pede esclarecimentos sobre 90 ton de Urânio

As 90 toneladas de Urânio em Caetité, na Bahia - Como acontece o Ciclo do Urânio no Brasil?


Por Marise Jalowitzki
15.junho.2011
http://t.co/9NjLq0k


Em 15 de maio.2011 a população da cidade de Caetité, no sudoeste baiano, viveu momentos de inquietude, quando nove carretas com 90 toneladas de urânio foram impedidas de permanecer na cidade, onde há uma mina de urânio, acreditando que se tratava de lixo nuclear.

Houve passeatas e manifestações também em Guanambi, distante 45km de Caetité. As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) informaram que o material foi emprestado pela marinha para suprir a queda na produção da mina de Caetité. O urânio, que saiu do Centro Experimental de Aramar, em Iperó (SP), seria reembalado na unidade baiana para depois seguir para a Europa, onde deveria ser enriquecido e posteriormente utilizado nas usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ).


A população conta com o total apoio do prefeito e vereadores, que estão se empenhando para que todos os fatos sejam apurados, incluindo a realização de uma Audiência pública (veja no link: http://t.co/wS7kNA4  ).




REALIDADE BRASIL


Com a recente ocorrência em Caetité, na Bahia, há perguntas que carecem de respostas:

1) Quais, efetivamente, são as jazidas de urânio que estão em operação, atualmente?

2) Já existe autorização permanente para a exploração e extração do urânio em Caetité, na Bahia? E se houver extração em outros locais, como está a situação?

3) Ainda há transporte ao exterior (Europa) de urânio bruto, para enriquecimento e posterior retorno ao Brasil?


Pesquisando na web, encontrei informações que divergem.


Usinas de Angra I e II

Percurso do Urânio segundo o Greenpeace:


No video do Greenpeace, há a informação de um circuito que envolve Caetité (Bahia), Resende (Rio de Janeiro).


Segundo este video do Greenpeace, no Brasil, a única usina em operação fica em Caetité, na Bahia, ainda sem autorização de operação permanente. Assim, sem regulamentação nem controle, a mineração acontece em condições de trabalho que apresentam alto risco de contaminação do solo, da água e do homem.


Da Bahia, as rochas de urânio são transportadas de caminhão até Resende, no Rio de Janeiro, para beneficiamento e convertido em pó amarelo - o yellow cake -.


 O Yellowcake viaja de caminhão por mais de 700 km, atravessando mais de 40 povoados e municípios até chegar ao Porto de Salvador, onde segue de navio até o Canadá. Chegando na Cameco, empresa no leste do Canadá, onde o urânio é convertido em gás e novamente transportado de navio, desta vez seguindo para a Holanda.


Todo esse percurso, além de gerar emissões de gás carbônico, principal gás responsável pelo aquecimento global, traz também o risco de acidentes graves durante o transporte.


No Consórcio europeu Urenco, na Holanda, o gás é enriquecido para aumentar a concentração de urânio (U-235). Nesse processo existe grande consumo de energia, que gera mais gases de efeito estufa. Da Holanda, o gás retorna ao Brasil, no Porto do Rio de Janeiro e viaja em caminhões, mais uma vez exposto ao risco de acidentes durante o transporte, até chegar à fábrica de combustível nuclear na cidade de Resende. Lá, o gás é  reconvertido para a forma sólida e  transformado em pastilhas, utilizadas como combustível nos reatores.


Finalmente, o urânio enriquecido chega às usinas de Angra dos Reis. Nos reatores, os átomos de urânio se dividem, liberando neutrons. É uma reação em cadeia que provoca a liberação contínua de energia que aquecem reservatório de água, cujo vapor faz uma turbina girar, gerando eletricidade que abastece a rede de energia elétrica. (transcrito do video com link ao final deste artigo)


Percurso do Urânio segundo a Eletronuclear:

De acordo com o video institucional da Eletronuclear, empresa responsável no Brasil, o urânio que chega de Caetité, na Bahia, recebe todo o processamento no Rio de Janeiro, desde o enriquecimento (pó amarelo), até o fabrico das pastilhas para utilização e geração de eletricidade, em Angra dos Reis.


QUAL A REALIDADE, NO BRASIL, HOJE?
QUANTO EXPORTAMOS? IN NATURA?
QUANTO IMPORTAMOS?


Por ocasião do desastre no Japão, em março.2011, os noticiários davam conta de que apenas 3% da energia nuclear gerada em Angra era utilizada como eletricidade doméstica.


"Dentre as principais formas de produção de energia elétrica no mundo, a energia nuclear é responsável por cerca de 16% desta eletricidade. Entretanto, há alguns países com maior dependência da energia nuclear: enquanto no Brasil, por exemplo, apenas 3% da eletricidade utilizada é produzida pelas usinas nucleares, na França 78% da energia elétrica é gerada por elas (dados de 2008)." (Sófísica)




Como acontece o Ciclo de Processamento do Urânio

O ciclo da produção da energia nuclear começa com a mineração do urânio que é extraído diretamente do solo, das jazidas de urânio, em forma rochosa.


As rochas de urânio são transportadas para beneficiamento, sendo, então, convertido em pó amarelo - também chamado de yellow cake.


O pó amarelo é enriquecido, aumentando suas propriedades. A seguir, o pó é convertido em pastilhas  (clindros) de mais ou menos 1 cm de comprimento e diâmetro. As pastilhas passam por um processo parecido com o da cerâmica, obtendo a resistência para enfrentar as condições a que serão submetidas dentro da usina. Este processo é revisto e a resistência das pastilhas, monitoradas. Suas dimensões são ajustadas e as pastilhas aprovadas são secadas em fornos especiais.  Assim, as pastilhas estão prontas para a próxima etapa, que é a fabricação do elemento combustível (UO2).


O elemento combustível é composto de dióxido de urânio montado em tubos (Liga de Zircônio - Zr - e Estanho - Sn). A seguir, as varetas são justapostas em um tubo de metal. Depois, os tubos são embalados e acondicionados, sendo transportados até as usinas (no caso do Brasil, segue em caminhões até Angra dos Reis, no Rio de Janeiro).


A geração de energia é obtida através da frissão, um bombardeamento dos átomos de urânio. Quando um núcleo é atingido por um nêutron, o núcleo se divide em duas partes, liberando uma grande quantidade de energia e dois ou três neutrons que bombardeiam outros núcleos de urânio, liberando mais energia e novos neutrons, que vão batendo em outros núcleos e assim por diante, num processo contínuo dentro do reator.


Essa frissão dos átomos gera calor e aquece a água do sistema primário. O Vapor segue para um novo gerador de vapor, que aquece a água do sistema secundário, transformando-a novamente em vapor. Depois de movimentar a turbina, essa água passa ao condensador, onde é resfriado na água do mar. O gerador elétrico, acoplado à turbina, produz a eletricidade.
Após a geração de energia nuclear, restam os subprodutos, que constituem o lixo radioativo. A retirada de combustível usado e a recarga dos reatores é a operação mais arriscada da rotina das usinas nucleares.


Os subprodutos desta reação - prótons  e neutrons - são o lixo nuclear, um material muito radioativo. Não existe solução definitiva para esse lixo, que fica armazenado provisoriamente nas próprias usinas nucleares, com risco permanente  de vazamentos para o meio ambiente, contaminando a água, solo e seres humanos. Se esse material cair em mãos erradas, pode ser usado como matéria prima na fabricação de bombas atômicas.             


Uma única pastilha é capaz de abastecer de energia uma casa, durante um ano.
O urânio é uma das riquezas do solo brasileiro. Somos a 6ª maior reserva extrativista de urânio do mundo, sendo que, até agora, apenas 30% do território brasileiro foi pesquisado.


Fontes:
Video do Greenpeace - http://www.youtube.com/watch?v=4xpszpxQB2s&feature=player_embedded
Video da Eletronuclear - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4HTyYmPZCpU#at=13
Infográfico: http://static.publico.clix.pt/homepage/infografia/ciencias/uranio/
SóFísica: http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/nuclear.php






Querendo, leia mais sobre o tema na página de links: 
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/brasil-sem-energia-nuclear.html

 Não à Energia Nuclear! Não às usinas nucleares!



BRASIL SEM ENERGIA NUCLEAR!!!




Em 2009, quando houve o acidente nuclear em Angra, o prefeito reclamou da falta de informações precisas. Soube pelos jornais. 






Rios e córregos poluídos na China
se assemelham aos que também
temos por aqui. Água está entre
uma das maneiras mais importantes
de disseminar o câncer - Agrotóxicos,
metais pesados, urânio


Vilas de Câncer na China e Caetité, na Bahia


Por Marise Jalowitzki
30.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/vilas-de-cancer-na-china-e-caetite-na.html 




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário