quarta-feira, 25 de maio de 2011

Não são formigas, diz biólogo - Conheça as folhas misteriosas, as formigas bordadeiras e o endereço do Santuário em Serra, no Espírito Santo

Folhas misteriosas com inscrições em Serra, no Espírito Santo

"Não são formigas", diz biólogo

Fiéis acreditam que formigas bordadeiras são as responsáveis por mensagens nas folhas

"Não são formigas", diz biólogo - Conheça as folhas misteriosas, as formigas bordadeiras e o endereço do Santuário em Serra, no Espírito Santo O parece do Padre Antônio Maria, da cantora Elba Ramalho e outros.

Por Marise Jalowitzki
25 de maio.2011
http://t.co/rQJ5ZH0


Marcelo Teixeira, especialista em insetos, declara que as inscrições e desenhos que aparecem nas folhas, não aparentam ser perfurações feitas pelas mandíbulas de uma formiga. As formigas cortadeiras cortam como se fossem tirando pedaços, como se fosse uma tesoura; e removem estes pedaços, pois elas querem cultivar o fungo com esses pedaços e não efetuando punções sobre as folhas." (conheça o video editado pela Globo, com a declaração no link: http://t.co/eKhHwIo )

Algumas imagens, neste blog, no Link: http://t.co/bvFwsVC - incluindo desenhos ampliados, do mesmo estilo que aparecem nas folhas e que surgiram nas paredes após uma reforma. Hoje, os desenhos estão coberto por vidros, para manter intacta a originalidade da obra.

Dia 31 de maio comemora-se o primeiro ano de inauguração do Santuário Nossa Senhoras das Lágrimas, em Serra, Espírito Santo, na Grande Vitória.

O local está atraindo cada vez mais romeiros, fiéis que chegam para rezar e curiosos que não encontram resposta, a não ser na fé, para o fenômeno.

As folhas, há 16 anos, aparecem com estranhas marcas, desenhos religiosos e inscrições em português. As marcas, que não perfuram toda a superfície da folha, não são de formigas, segundo avaliação de biólogos.

O local é de paz, razão de a Igreja não coibir a romaria, embora o mistério continue.

31/05/2010 - 00h00 - Atualizado em 31/05/2010 - 00h00
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/05/644940-fieis+fazem+romaria+ate+igreja+nossa+senhora+das+lagrimas.html

Fiéis fazem romaria até Igreja Nossa Senhora das Lágrimas

A Igreja Nossa Senhora das Lágrimas, inaugurada ontem no bairro São Lourenço, na Serra-Sede, ao lado da casa onde vivem as formigas bordadeiras

A Gazeta

Elaine Vieira
evieira@redegazeta.com.br

A Igreja Nossa Senhora das Lágrimas, inaugurada ontem no bairro São Lourenço, na Serra-Sede, ao lado da casa onde vivem as formigas bordadeiras - famosas por que gravariam mensagens e desenhos nas folhas das árvores do local - deve se tornar um novo ponto de encontro e de oração dos devotos de Nossa Senhora.

O espaço foi construído e inaugurado pela associação que leva o nome da igreja, mas não é reconhecida pela Arquidiocese de Vitória como templo. Seus diretores afirmam que vão doar o espaço, cuja obra ainda está inacabada por fora, para que a paróquia local administre. Missas devem ser realizadas com a participação do padre Marcelo Margon, da paróquia matriz.

Diversos ônibus de turismo e carros com placas de outras cidades do Estado estavam estacionados ao redor da igreja, localizada no bairro São Lourenço, Serra-Sede. A multidão acompanhou a missa e a coroação da imagem, feita pelo padre Antônio Maria e lotou não só a igreja - com capacidade para 400 pessoas - como as duas ruas que fazem esquina com o prédio. Dentre os convidados estava a cantora Elba Ramalho, devota de Nossa Senhora que afirma já ter recebido uma mensagem "indireta" das formigas bordadeiras.

Folhas
Logo depois da missa, os fiéis fizeram fila para conhecer o santuário, ao lado da igreja, onde ficam as formigas bordadeiras e imagens de Nossa Senhora. No local, além de poder visualizar as folhas já colhidas que teriam sido marcadas pelas formigas, a população pode beber uma água especial, cuja receita teria sido passada por Nossa Senhora através das formigas, e que teria efeitos curativos e purificadores.

Minientrevista
"SE DEUS USA SINAIS, POR QUE NÃO ACEITÁ-LOS?"

Padre Antônio Maria foi um dos primeiros a espalhar a notícia das formigas que bordariam mensagens e imagens santas nas folhas das árvores. Foi ele quem esculpiu a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas.

De onde partiu a iniciativa para fazer a imagem da santa?
Há anos venho rezando pelos fenômenos que acontecem na casa. Foi a Cidinha - fundadora da Associação Nossa Senhora das Lágrimas - quem pediu para fazer a imagem, por saber que esculpir é um dos meus hobbies. A imagem é feita com resina e tecido e tem 1,80 de altura.

A Igreja não reconhece esses fenômenos como milagre. Qual a posição do senhor?
Não quero me adiantar ao julgamento da Igreja, mas desde o Antigo Testamento Deus tem mostrado sua ação através de sinais variados, inclusive naturais, como o arco-íris no fim do dilúvio. Para Deus nada é impossível, por isso ele também pode sinalizar coisas através de meios especiais, como fazer formigas escreverem mensagens. Muitos creditam os fenômenos à parapsicologia, mas até ela foi criada por Deus, e Ele pode usar de todos os meios para nos falar de Amor.

Esse tipo de fenômeno ajuda a fortalecer a fé?
Não deveríamos precisar de sinais para crer, já que a fé é justamente a capacidade de acreditar no que não se vê. Mas se Deus usa sinais para se comunicar conosco, por que não aceitá-los?

Minientrevista
"Uma folha tinha mensagem indireta para mim"
Elba Ramalho, cantora

A cantora Elba Ramalho é uma das mais famosas devotas de Nossa Senhora. Onde quer que passe, ela aproveita para visitar fenômenos envolvendo a santa. Para ela, que atrasou sua saída do Estado após um show, especialmente para ir ao Santuário, estar aqui justamente na data em que a igreja é inaugurada é mais uma forma de Nossa Senhora se manifestar.

Como você ficou sabendo das formigas bordadeiras?
Além de devota, sou uma estudiosa da religião. Já recebi muitos milagres, inclusive uma imagem que verte mel, e de uma maneira incrível, vários movimentos me levam a conhecer locais onde há aparições de Nossa Senhora. Sobre as formigas foi o padre Antônio Maria quem falou. E, por coincidência, um dia antes de eu vir ao Estado para um show, caiu uma folha com uma mensagem indireta para mim. A partir daí sempre que venho ao Espírito Santo, passo por aqui.

Você acredita nos fenômenos?
Sim. Uma vez passei uma tarde inteira pelo jardim e vi as formigas bordando. Isso quando ainda era a casa da família original e não um santuário, como hoje.

Mas a Igreja não reconhece...
Vai demorar para que a Igreja Católica reconheça. Mas ela é assim, tem seu tempo, e nós, fiéis, temos que respeitar. Mesmo assim as obras que são feitas nessa casa não deixam de existir. Há mais de duas mil aparições ligadas à Nossa Senhora catalogadas no mundo, algumas levaram séculos para serem aceitas. Aqui não há por que ser diferente. O mais importante é que não estamos aqui para falar de guerra e sim de amor, que faz bem a todos. E esse é um local que recebe a todos, sem cobrar nada, e que só faz o bem.

Você pretende voltar outras vezes?
Sempre que for possível. Vou doar à igreja uma imagem de São José, de quem também sou devota, que será feita pelo padre Antônio Maria e ficará na sala do Altíssimo. A meu ver, o tempo do Armagedon chegou, estamos vivendo catástrofes naturais e sociais que são citadas na Bíblia. A gente tem que se preparar um pouco para receber o Senhor, e esse é um dos locais que possibilitam isso.

Para conhecer as formigas, ela veio de Cachoeiro
A auxiliar de nutrição Iolanda Barreto Santana, 47 anos, saiu de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, às 6 horas da manhã para poder participar da missa de inauguração da Igreja Nossa Senhora das Lágrimas. Ela veio em uma excursão, com pelo menos quatro ônibus. "Sou devota de Nossa Senhora e vim pela curiosidade de conhecer o lugar. Não importa o que falem, com os olhos da fé a gente consegue ver as ações de Deus nessa casa", destaca.


Conheça
Igreja Nossa Senhora das Lágrimas

endereço:Rua Aldary Nunes, nº 162, bairro São Lourenço - Serra-Sede
Horário: O Santuário fica ao lado da casa onde as formigas bordam e onde são guardadas as folhas. Fica aberto de terça a sexta-feira, das 13 às 16 horas.



Formiginhas Bordadeiras
Rua Aldary Nunes, 162 - Bairro São Lourenço - CEP 29176-015 - SERRA/ES


--------


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora - International Speaker pelo IFTDO - USA
Porto Alegre - RS - Brasil


2 comentários:

  1. Peço as vossas orações pela minha familia e tambem pela minha saúde e a paz no meu pais a Venezuela, o ribada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Paz para a Venezuela e o Mundo! Deus, tanta coisa a melhorar!!!

      Excluir