quinta-feira, 10 de março de 2011

Paim - Senador - quer penas mais duras para quem desrespeitar ciclistas. Alexandre Holz - internauta - sugere pagamento em cestas básicas

Ciclistas atropelados foram a Brasília reivindicar mais respeito no trânsito para com os ciclistas

Opiniões divididas com relação ao motorista atropelador


Estamos a algumas horas do resultado do laudo psicológico do motorista que atropelou os ciclistas em Porto Alegre.


------------

Senador Paim tem projeto para
conceder maior respeito aos ciclistas


 Paim quer penas mais duras para motorista que desrespeitar ciclistas

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000406554


(...)
Direito à segurança


Os ciclistas que estiveram no Congresso pertencem ao Movimento Bicicletada, que representa ciclistas de todo o país e a ONG (organização não governamental) Rodas da Paz, de Brasília, entregaram propostas de interesse dos ciclistas ao senador Paulo Paim, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado.


Para Paim, o que ocorreu na capital gaúcha "foi uma tentativa de homicídio" e acontecimentos assim vêm contando com a aplicação de penas brandas. "Os ciclistas devem continuar insistindo na defesa do seu direito à segurança, pois só por meio da mobilização, se consegue aprovar alguma proposta no Congresso em benefício da sociedade", disse o senador.


Depois da concentração em frente ao Congresso, os ciclistas percorreram a Esplanada dos Ministérios e fizeram o enterro simbólico do Código Penal e do Código Trânsito de Brasileiro, que, segundo destacou o ciclista Weimar Pettengrill, "estão completamente desatualizados e complacentes com a violência no trânsito".


-------------
Recebi mensagem de Alexandre Holz, que escreveu:
On Sex 4/03/11 e 9/03/11, "Alexandre Holz" alexandre@hctelecom.com.br sent:
Subject: Fwd: Re: reportagem sobre atropelamento de ciclistas.

Oi Marise tudo bem!
Estou te escrevendo pois gostaria de alguma forma expressar o que sinto a respeito deste episódio.
Em primeiro lugar, quero dizer que não conheço este cidadão que atropelou os ciclistas, muito menos sua família, não tenho nada a ver com este episódio, mas mesmo assim quero me manifestar, e se tu quiser postar alguma coisa, dependendo do que tu escrever eu aceitarei.
Eu tive um tempo atrás uma situação que poderia ter acabado como esta, eu estava saindo de um cliente na mesma região, onde passaram por mim ciclistas de várias idades, e no momento que eu parei na sinaleira, um deles bateu no meu retrovisor, eu fiquei puto, chamei o cara de bocaberta, nisso ele desceu e mais uns 3 também vieram, minha sorte é que a sinaleira abriu e eu saí, senão, com certeza acabaria mal ( pra mim )...rsrsrsrsrsr
Olha, eu não estou dizendo que ele é inocente, muito pelo contrário, ele é culpado sim pela atitude que ele teve e deve ser culpado pelos atos, mas acho que estão pegando pesado, ele não é um criminoso, não é bandido como estão falando, vivemos num mundo onde um quer comer o outro, vivemos uma correria no nosso dia a dia que nos deixam loucos, quem é que não se incomodou no transito, ou teve prestes a se incomodar.......
Acho que ele deveria ter sua carteira de habilitação caçada, pagar multa  alternativa como cestas básicas, pagar os consertos, médicos dos pacientes que tiveram lesões, mas acho que alguém deveria sim pensar também na pessoa dele, ele também tem família, filhos e se arrependeu do que ele fez.......
Ele não sai de casa com o carro para atropelar ninguém, a situação acabou fugindo do seu controle e deu no que deu, mas é diferente um cara sair bêbado, correndo de carro e causar um acidente, neste caso não, ele não estava bêbado, estava com seu filho no carro.......
Não podemos crucificá-lo desta maneira, isto poderia ter acontecido com qualquer um de nós que estivesse sob pressão, seja devido ao trabalho, as contas que todos nós temos que pagar, a problemas particulares, enfim, o mundo hj é contra nós.....sem contar que o problema dos ciclistas em POA é culpa da prefeitura pois não temos ciclovias, rua não é lugar de bicicletas, ainda mais num transito como POA.
Estou tentando pegar o e-mail ou o telefone do advogado do Ricardo Neis, gostaria de conversar com ele para me colocar a disposição caso ele necessite de alguma testemunha de defesa, sei que não vai adiantar muito, mas talvez amenize um pouco a pena do Ricardo........

Como eu tinha te dito, ele deve pagar sim pelo que ele fez, mas não desta forma como estão querendo, querem acabar com a vida do cara.....ele se arrependeu do que fez e aprendeu, sorte que ninguém se feriu com gravidade e se eu puder quero ajudá-lo de alguma forma.....
Att.
Alexandre Holz 
Diretor
H&C Telecom
----------
 Minha resposta:


Alexandre!
Concordo com quase tudo.
Pressão, revolta instintiva, nenhum dos lados ser totalmente pacífico no trânsito, responsabilidade da prefeitura em não ter ciclovias.


Quero ressaltar, porém, que Ricardo não é tão pacífico. Ele já tem registro (06 multas) por trafegar, inclusive, sobre a calçada. E, o mais importante:
Um BO de uma namorada sua que foi ameaçada por uma faca e machadinha por ele quando brigaram dentro do carro. E, quando ela declarou que iria registrar queixa pela ameaça, ele afirmou: "Pode ir, não vai dar em nada. Eu tenho dinheiro."


Considero isto uma menção relevante, bastante forte, da arrogância que, muitas vezes, é a tônica de tantas pessoas em nosso país.


Filosofia de respeito é imprescindível para que o trânsito seja menos caótico. Ao invés de competição e arrogância, respeito e solidariedade.

Particularmente, creio que ele está bem amparado.
Não creio que vá dar em alguma coisa que realmente o prejudique.
Pelo histórico em nosso Brasil, podes apostar, vai ser assim mesmo.


E, como dizes em outro e-mail, se ele tiver realmente problemas emocionais, esta é uma boa hora de tratar disso.

Sou da opinião (já expressei isso em um dos artigos) que pagar em serviços comunitários substanciais é uma forma expressiva de mostrar que a justiça esteve atenta. E de que ele aprendeu com o ocorrido. Perder pontos na carteira, como alerta para ele e outros.


Felizmente, o caso não teve mortes, o que atenua o impacto.
O motorista atropelador está como modelo e exemplo. Muitos estão aprendendo com o ocorrido. Isto é inconteste.


Também não gosto de termos agressores, expressões inconsequentes, tipo: "tem de morrer!", "assassino" e outras - como virou moda na internet, infelizmente.


Considero importante dar divulgação ao fato por aquilo que já coloquei em artigos anteriores sobre o assunto:

- O caso é oportuno para se evitar mais violência e morte no trânsito.

- O caso serve para que as autoridades se toquem para a necessidade de implantar as ciclovias (o que, aliás, já é do século e do milênio passado!)

- O caso serve para que se pense mais a respeito do que cada um enfrenta no dia a dia no trânsito, que precisa, sim, de uma filosofia de mais respeito e solidariedade. É absurdo o que vemos todos os dias. Por nada, segundos, buzinaços intermináveis e agressões vis. Presencio isso diariamente, pois moro próximo a uma das vias mais utilizadas (e sujas) de Porto Alegre: a Assis Brasil.


Quanto a ele dizer-se arrependido, sinceramente, nada ouvi a respeito. O que assisti foi ele acusando os ciclistas e falando de seu medo.


Com relação a tua menção: "poderia acontecer com qualquer um de nós".
É vero, mas temos de impedir, de todas as maneiras, que tal aconteça.


É para isso, para evoluir e melhorar, que criamos a tarja de "civilizados" para nos identificar como humanos. Sobrepujar o instinto e usar a sensatez. Este motorista deixou-se levar pela pressão. Agora, repousa sob efeito de sedativos. Ele está bem amparado. Os ciclistas, também foram levados pela pressão.

Todos sabemos que há alguns segundos onde a raiva instintiva parece "subir" até tomar conta. Nosso desafio (para todos) é, exatamente, "segurar" estes segundos para que o controle seja do bom senso e não do instinto. Com treinamento, muitas vezes, se consegue. Tendo oportunidades para pensar mais nas consequências (como esse episódio concede), com certeza, mais pessoas pensarão mais antes de reagir.


Agradeço a intervenção.


Cordialmente,
Marise

 

Um dos ciclistas atropelados teve de voltar o hospital devido à confusão mental, decorrente do traumatismo craniano sofrido ao ser atropelado pelo carro do atropelador.

Olha o que foi o índice de mortes, novamente, no trânsito, durante o período do carnaval! Esta realidade tem de mudar!

Por mais consciência no trânsito!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário