sexta-feira, 4 de março de 2011

As Vozes da Natureza - Sapos preveem terremoto

Sapos bufo-bufo na Itália, deram aviso sobre terremoto em 2009 -
Foto de Artur Mikolajewski

As Vozes da Natureza - Sapos preveem terremoto


Por Marise Jalowitzki
04.março.2011
http://t.co/k1rCcq8

"Os pesquisadores confessam que não sabem ao certo "qual sinal ambiental" os sapos captaram com "tanta antecedência". Mas eles destacaram que a baixa das atividades dos anfíbios coincidiu com as "perturbações pré-sísmicas na ionosfera", camada superior da atmosfera onde os gases são ionizados (elétricos).


Essas perturbações detectadas em radiofrequências baixas podem estar ligadas a vazamentos de radônio, gás radioativo que surge do subsolo terrestre, ou às ondas gravitacionais."


Quando ficar velho era sinônimo de sabedoria, os anciães (homens e mulheres) das comunidades eram como professores. Passavam aos que estavam chegando toda a sua experiência, tudo o que conseguiram captar na boa e generosa Estrada Vermelha chamada Gaia.

Assim, todas as tardes, as pessoas se reuniam em rodas para contar do que lhes acontecera durante o dia e pedir que os mais velhos dessem seu parecer. Se certo, o que poderiam fazer para melhorar, o que estava errado. Todos ouviam, sem se sentir humilhados por receber advertências e novos caminhos.

A aprendizagem repassada baseava-se na observação dos fenômenos e do comportamento dos animais e plantas. Tudo continha um significado e este significado, observável, era entendido e transformado em estratégia.

Assim, as revoadas de pássaros eram sinônimo de ventanias ou tempestades, cantos de aves ou mugidos de animais eram sinônimo de secas ou frio, a tonalidade e textura das nuvens anunciavam a chuva (mais próxima ou não), animais em posição de dormência anunciavam que estava por vir uma grande seca, e assim por diante.

Agora, passados séculos de desaprendizagem e deliberado emburrecimento, batizado de "Progresso" alguns poucos pesquisadores e cientistas ainda se deixam tocar pelo comportamento de alguns animais como forma de leitura de eventos. Apesar de ser apenas uma verificação após o acontecimento e não como forma de prever e prevenir, como acontecia antigamente.

Assim aconteceu os sapos bufo-bufo na Itália, bastante comuns por lá, pouco antes do terremoto em Laquila, em 06 de abril de 2009. Os sinais começaram 5 dias antes do terremoto. Mesmo sendo período de reprodução, eles simplesmente desapareceram nos dias que antecederam o evento.

-----------------

30/03/10 - 15h06 - Atualizado em 30/03/10 - 16h08
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1550969-5603,00-SAPOS+FORAM+CAPAZES+DE+PREVER+TERREMOTO+EM+LAQUILA+AFIRMA+ESTUDO.html


Sapos foram capazes de prever terremoto em L'Aquila, afirma estudo

Cinco dias antes do tremor, número de machos caiu 96%.
Três dias antes do sismo, número de casais caiu para zero.
Da France Presse
O comportamento dos sapos durante o período de acasalamento pode possibilitar "prever o imprevisível", ou seja, um sismo, segundo estudo publicado por pesquisadores de uma universidade britânica.


Sapos mudaram seu comportamento antes de terremoto ocorrido na Itália. (Foto: Artur Mikołajewski/Wikimedia Commons - Creative Commons cc-by-sa)

Uma "alteração brusca no comportamento" dos sapos comuns machos (Bufo-bufo) foi percebida "cinco dias antes do sismo" ocorrido na cidade italiana de L'Aquila , no dia 6 de abril de 2009, de acordo com a equipe que vigiava esses anfíbios em seu local de reprodução.


Os resultados obtidos sugerem que "os sapos comuns Bufo-bufo são capazes de pressentir eventos sísmicos importantes e de adaptar seu comportamento em consequência", disse a bióloga Rachel Grant da Universidade Open, em Milton Keynes, Reino Unido.


Junto de seu colega Tim Halliday, da Oxford, ela observava por vários dias os animais a 74 quilômetros de Áquila, no momento em que a cidade foi surpreendida pelo terremoto de magnitude de 6,3 graus, que fez 299 vítimas.


Cinco dias antes do tremor, o número de sapos machos presentes no local de reprodução brutalmente reduziu em 96%, um comportamento "altamente incomum" para esses anfíbios, segundo o estudo publicado no "Journal of Zoology".


"Uma vez que os sapos chegam para se reproduzir, eles ficam habitualmente ativos em grande número no local de reprodução até que o período de acasalamento termine", lembraram Grant e seu colega da Oxford.


Nos três dias precedentes ao tremor, o número de casais caiu para zero.


Depois de terem abandonado o local com a proximidade do sismo, os machos retornaram para lá timidamente na lua cheia. Mas eles eram bem menos numerosos que nos anos anteriores: somente 34, contra 67 a 175 sapos contados no passado.


No dia 15 de abril, tendo se passado vários dias após o terremoto e dois dias depois da sua última réplica importante, o número de sapos continuou mais baixo que de costume.


Os pesquisadores confessam que não sabem ao certo "qual sinal ambiental" os sapos captaram com "tanta antecedência". Mas eles destacaram que a baixa das atividades dos anfíbios coincidiu com as "perturbações pré-sísmicas na ionosfera", camada superior da atmosfera onde os gases são ionizados (elétricos).


Essas perturbações detectadas em radiofrequências baixas podem estar ligadas a vazamentos de radônio, gás radioativo que surge do subsolo terrestre, ou às ondas gravitacionais.

----------------
Outros links relacionados:
Sobre as Baleias Piloto: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/terremoto-na-nova-zelandia-pode-ter.html
Sobre as Baleias Jubarte: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/09/morte-das-baleias-jubarte-qual-o.html
Sobre o desastre no Japão:  Link -  http://t.co/jbksFiU
------------

--------
Leia sobre a relação entre ocorrências de terremotos e extração petrolífera:
É minha convicção de que a ocorrência de sismos tem direta relação com escavações de petróleo (Veja link: http://t.co/998Dw63 ). Espero que, pelo menos, os órgãos competentes (incluindo a Petrobras), crie novas estações de monitoramento nas outras regiões da costa brasileira onde também estão sendo intensificadas as instalações das plataformas para exploração em águas profundas.


------
Mais sobre Tremores de Terra no Brasil:
 http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html

Tremores de Terra continuam aumentando no Brasil



Tremores de Terra e outros eventos sísmicos e climáticos no Brasil

Por Marise Jalowitzki
04.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html

------------


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil






Energia Nuclear Nunca Mais! Eu sou contra! E você?
-----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário