quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

TDAH - Depoimento de quem passou por pesquisa sobre efeitos colaterais da Ritalina

Pesquisas realizadas em hospitais de renome, em todo o país, recrutam pessoas para o uso de drogas psiquiátricas. Ao término do período de "pesquisa" sequer um comunicado que a pesquisa acabou, nenhuma assistencia posterior. Isto é atitude responsável? que condução é essa? pessoas são usadas como instrumento e, depois, independente dos efeitos que possam ter, ficam à deriva! 


Por Michele Brandão
Publicado neste blog em 10.janeiro.2018
https://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2018/01/tdah-depoimento-de-quem-passou-por.html

A verdade, exatamente, nua a e crua! É incrível mesmo quando, olhando do lado de fora, se consegue ver o outro lado da moeda. 😏Eles te convencem do poder de um comprimido como quem convence um soldado a lutar uma guerra. E não me refiro nem à hora do diagnóstico ou às consultas seguintes, mas o fato é que, antes mesmo do primeiro encontro, já estamos persuadidos a sair do consultório e ir direto pra primeira farmácia ao virar da esquina. 

Falo por experiência própria. Foram 2 anos e 5 meses de Ritalina. Quando a tal pesquisa da qual eu fazia parte findou, sem que ao menos me comunicassem, eu fui esquecida! Servi aos interesses do fabricante, que queria relatórios dos efeitos colaterais da medicação. Conforme eu relatava os tais efeitos, dor de cabeça e insônia pra começar, tentavam me empurrar outras drogas. 

"Ah, Amitriptilina vai te ajudar com a cefaleia". Mas Dra., questionava eu, isso não é um anti-depressivo? Já tomei anos atrás pra dormir? Sim, ela respondia. Tomei nada! Teve alguma outra coisa que quiseram incluir, chegaram a me dar as receitas. Acho que alguma vitamina pra estimular o apetite, pois magrela que já sou, comecei a perder mais peso. Não precisava nem pagar, o que incluía o Metilfenidato. Nunca peguei os "extras" que eram oferecidos a todos

Quando os medicamentos começaram a chegar ao fim, tentei contato por diversas vezes com o programa, porque, pra continuar retirando a Ritalina gratuitamente pela Farmácia do Estado precisava de um novo laudo. Ninguém respondeu. Até a médica sumiu. Não respondia e-mail, WhatsApp, nada! Contei os dias, conforme os comprimidos acabavam, pois por algum erro talvez planejado na hora da solicitação da quantidade de comprimidos necessários por mês, foi solicitado o dobro do que eu tomaria, ou seja ganhava 120 comprimidos por mês! Logo eu formei um estoque. No início me orgulhava loucamente daquelas caixas dentro de outra caixa. 

Mais alguns meses e meu ponto de vista mudava friamente sobre os branquinhos. E foi assim, por me sentir desassistida, por não encontrar valor naquela experiência, por ver que perdera um tempo precioso tentando uma solução de "melhora" que não veio, que dei tchau àquela vida onde apostava minhas fichas mais em algo sintético do que em mim mesma. Quando senti que acabou, comemorei de verdade. Me senti realmente livre. Agora eu era quem eu sempre fui. Livre dos efeitos das drogas psiquiátricas, eu voltei a brincar e sorrir como antes. Amor próprio e auto perdão passaram a fazer parte do dia-a-dia. Apenas dois ingredientes da "dieta" que passei a praticar: amor próprio e auto perdão. Sempre aprimorando, claro. 

Agora, fico me questionando: o que terá acontecido com aqueles que "viciaram" no uso?





Querendo, leia mais sobre o tema:
TDAH e ritalina - Pupilas dilatadas e visão turva - e outros efeitos colaterais em menina de 10 anos
Um mês após a suspensão do uso, os efeitos colaterais persistem! Menina de 10 anos!
Mãezinha autoriza a divulgação do caso, para conscientizar outras mães. A preocupação é muito grande, torcendo pra que o problema não se torne permanente!

https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/10/tdah-e-ritalina-pupilas-dilatadas-e.html


Outro importante texto:
Ritalina e a Medicalização da Educação - a barbárie consentida pelos pais




Também:
Ritalina não melhora o desempenho neural
, diz estudo da Unifesp
Menos pressão. Mais Inovação nos currículos. Mais Amor. Mais Compreensão. Brincar mais. 

O que já sabíamos. Só que os estudos eram 'lá-de-fora', sem maior divulgação por aqui. E, mesmo agora, por que estes resultados não são divulgados com, pelo menos, a mesma intensidade e frequencia que os "anúncios publicitários" pró-metilfenidato? O estudo ficou concluído em 2013!!!

http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/08/ritalina-nao-melhora-o-desempenho.html

Também:

TDAH sem Ritalina - Com 20 dias de ritalina, meu filho estava sem forças pra brincar, comer, indo ao banheiro a todo instante, olhando pra gente chorando - Amo meu filho e isto não podia continuar


"Amo meu filho! Não importa se ele será 
tratorista, sanfoneiro, médico ou catedrático!




Do Livro TDAH Crianças que Desafiam
"Como acreditar que tudo, de um momento para outro, será resolvido com uma porção da 'Pílula da Obediência' que apenas funciona para que o aluno foque durante um curto espaço de tempo, sem que fique comprovado que tenha realmente aprendido?" (pág 11 e 12)
Depoimento de Leda Mara Peruchi Trevisan, bióloga
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/09/tdah-sem-ritalina-com-20-dias-de.html 


E mais:

""Insuficiência Coronária Aguda devido a Doença Isquêmica do Coração devido ao uso a longo prazo de metilfenidato (Ritalina)"- Ritalin, em inglês. Dr. Ljuba Dragovic, o Chefe Patologista de Oakland County, Michigan
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/11/protocolo-de-autopsia-morte-do-menino.html

Caso seu filhote já esteja na medicação continuada dos medicamentos controlados, e você está pensando em parar, não suspenda por conta própria. Leia este lembrete:


E ainda:
Entenda a associação entre déficit de atenção e distúrbio do sono - "O estudo abre a possibilidade de desenvolver tratamentos para o transtorno sem o uso de medicamentos. Se essa associação entre tdah e Insônia se confirmar, ainda restará a pergunta: é o TDAH que causa a falta de sono ou a falta de sono que causa o tdah?"  (Sandra Kooij, pesquisadora do Centro Médico Universitário VU, em Amsterdam, na Holanda, e principal autora do estudo, ao site especializado Medical News Today)
 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista.Especialista em Desenvolvimento Humano, defensora de uma infância saudável, antimedicalização. Escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:
www.compromissoconsciente.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário