sexta-feira, 21 de novembro de 2014

OCITOCINA - Como as crianças podem aumentar seu nível de Ocitocina no cérebro? Agressividade, TDAH e Autismo






Agressividade, TDAH e Autismo


Parte 3
Série: Ocitocina para Crianças Hiperativas, com Autismo e outros


Por Marise Jalowitzki
21.novembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/11/ocitocina-como-as-criancas-podem.html


Na continuidade de nossa série sobre a Ocitocina, vamos ressaltar as informações da Dra.

Kelly McGonigal, especialista em estresse (mais detalhes na Parte 1 e 2  destas série - links ao final), bem como de outros especialistas (veja bibliografia ao final de cada edição da série)

Como as pessoas, incluindo as crianças, podem aumentar seu nível de Ocitocina no cérebro?
  1.       FAZENDO O QUE GOSTAM!
  2.       APRENDENDO A FAZER AS COISAS QUE PRECISAM FAZER DE UM JEITO PRAZEROSO!
  3.      SENTINDO-SE PARTE DOS PROJETOS E PROGRAMAS!
  4.      TENDO UM PAPEL DIGNO DENTRO DO TODO!
  5.      SENTINDO-SE ÚTEIS E RECONHECIDAS, BEM ACEITAS, NESTE CONTEXTO!!

Pais e educadores, vejam a importância de inovar nas metodologias, na apresentação dos conteúdos, em como é vital a atratividade como recurso de inclusão e assertividade no processo ensino-aprendizagem.


E COMO INTENSIFICAR OCITOCINA EM UMA CRIANÇA BEM PEQUENA, QUE AINDA APENAS RECEBE?

Quando um pai me procurou, preocupado com seu filho e o tratamento farmacológico que estão ministrando a ele, contou que o filho recebe ritalina há três anos (!!!) e o garoto agora tem seis (!!!). Como manter a calma e continuar ouvindo sem sair do chão? Ritalina não é para crianças menores de 6 anos (consta na bula). Há muitos neurologistas que não a prescrevem de jeito nenhum antes dos 10 (nos casos graves vão levando com outros tratamentos, intervenções e, sempre que necessário o uso de medicamentos, em continuado acompanhamento). E, dentre os que defendem bases bem mais criteriosas do que as que são usadas hoje por um considerável contingente de especialistas em saúde, há os que terminantemente declaram que psicotrópicos não devem ser administrados antes dos 18 anos, que é quando o cérebro pode ser considerado adulto, já formado, e, assim, já não tão propenso a todos os riscos que envolvem os tarja-preta. Um estudo recente publicado neste mês de novembro.2014 faz constar que o cérebro fica completamente maduro entre os 20 e os 30 anos!



O pai, naquele encontro, depois de ficar com aquela cara de paisagem tipo “meu-deus-do-céu-estou-ouvindo-coisas-que-meu-coração-já-sabia”, perguntou:

- E a ocitocina?

Eu sorri, porque tinha todos os referenciais em mente do que sabia até ali (o que mencionei do video). Respondi:

- Tudo de bom!













Referia-me às formas mais genuínas de liberar ocitocina, que vão sendo aplicadas de acordo com a idade da criança:


- muito carinho e afago, como costumamos ver sempre entre os animais
- as brincadeiras suaves, o aconchego
- a terapia de abraços
- brincadeiras entre a família
- muito contato com animais
- preferencialmente ter um pet para brincar e cuidar
- passeios ao ar livre
- cozinhar algo gostoso em casa (sem se preocupar com sujeira)
- rolar no chão
- saltar no colchão
- guerra de travesseiros
- um ambiente amistoso
- sorrisos
- serenidade
- toque, essas coisas!



No reino animal as brincadeiras são inúmeras e, quanto mais novinho o filhote, mais contato amoroso ele recebe. Sabiamente as fêmeas intuem que, quanto mais próximo o ambiente daquele experimentado no ventre materno, mais sereno o pequeno ficará.

Entre os humanos, "para aprender o que é vida", ainda persistem as orientações de deixar dormindo sozinho em seu quarto, chorando sem interferir!!! Felizmente, a cada dia, mais e mais especialistas corroboram o que a mãe sempre soube: sensações de solidão e abandono não ajudam ninguém a ser uma "pessoa melhor"!! 
Em nenhuma idade! (Veja aqui)


Esta é a liberação da ocitocina! Falamos aqui da Ocitocina NATURAL, aquela que nosso próprio corpo libera, naturalmente, em situação de stress. (Leia mais aqui ) 

Mas, como vi que aquele pai permanecia bastante sério, com a mesma indefinição estampada no rosto, vi que falávamos de uma mesma coisa original (a ocitocina), mas cada um carregando significados e entendimentos diferentes. Eu via como a maneira natural, com brincadeiras e ajuda mútua, cuidados e risos cotidianos; ele queria saber do remédio, o fármaco. Após instantes de silêncio constrangido, comentamos mais um pouco sobre como obtive as informações do livro, como faço para pesquisar dados que não são divulgados no Brasil, ele disse-me que acompanha também os artigos no blog, eu quis saber mais sobre o filhotinho:

- Ele é mais hiperativo? agitado? ou é mais desatento?

A resposta dele deixou-me desconsertada, misto de tristeza, compaixão e carinho. Estava à minha frente um pai desnorteado, indeciso, que sequer encontrava um argumento para justificar o “transtorno” em seu filho e ele concluiu:

- É mais na escolinha que reclamam dele!

Ali estava mais um pai desorientado.


Ocitocina (Oxitocina, Oxitocin) – A Pesquisa

Cheguei em casa e, tão logo consegui, fui pesquisar. O que encontrei foi, simplesmente, mais uma vez, chocante. Não havia uma exaltação à prática de relações com mais carinho e afago, nada ao incentivo a mais aproximação e brincadeiras, inclusão em todos os sentidos, a prática amorosa que tanto deveria nos identificar. 

O que encontrei foi sobre a ocitocina sintética, desenvolvida em laboratório e ainda carente de estudos sobre real eficácia e efeitos colaterais. 

Para todos os que pesquisam e tentam se informar, peço que aprofundem suas buscas, cheguem aos sites das instituições que divulgam na íntegra os estudos científicos e acompanhem as atualizações. Um mesmo estudo aparece, por exemplo, em 2011 e em 2013 é derrubado! Assim, em nossa carente mídia, que prima por sensacionalismos e "vendas mágicas", só posso ratificar: Não existe "pílula mágica"!!!

Continuemos.
A ocitocina (oxytocina, oxytocin), além da utilização em trabalhos de parto em mulheres, mesmo sem resultados conclusivos, está sendo empregada em:

- aplicações do hormônio em vacas, porcas, cabras, cadelas e gatas em situações de parto, para que liberem o bebê mais rapidamente. (vamos detalhar mais nas publicações seguintes)

- injeções de meia em meia hora em vacas e cabras para que liberem mais leite (além de ser um processo impiedoso para com as mamães vacas - e todas as outras - pois afasta o sagrado direito do bebê mamar o leite que a mãe produziu só para ele, PENSE EM QUANTO HORMÔNIO SINTÉTICO, injetado no úbere, se mistura ao leite que seu filho humano vai consumir! Os riscos, os efeitos indesejados, serão amplamente comentados em publicações posteriores).

- aplicações em adultos humanos para que se sintam melhor em suas interações sociais, sejam menos inibidos e críticos (embora não se tenham pesquisas após determinado tempo de uso, comprovando que tal estado surta o mesmo efeito que nas aplicações iniciais).

- aplicações em casais humanos, para que possam brigar menos, se entender mais, curtir mais na cama, ter melhores orgasmos (os relatos de início de administração através do spray nasal, mostram maior afetuosidade entre o casal e família, além de ligeira melhoria em desempenho sexual. Adiante falaremos sobre o "Viagra-Ocitocina" - estudo de 2011, já controverso em estudos posteriores.) e

- aplicações em crianças, especialmente através do uso de spray nasal, para que elas se tornem mais afáveis, menos agressivas,recomendadas especialmente para casos de hiperatividade, agressividade e autismo!

Pronto, estava ali o que o pai balbuciava meio hesitante, a recomendação que havia recebido para seu filho de 6 anos, diagnosticado como TDAH e Asperger (autismo leve)!

Quando, há pouco tempo, assisti ao video de uma criancinha que tentava acordar, abria os olhos, por vezes levantava um pouco o corpinho e caía, deitando de novo, sorrindo um lindo sorriso de felicidade, vi muitas mães comentando sobre a beleza e candura das imagens. Eu também achei bonitinho de ver, mas, aquilo não era natural! Nunca vi um bebê fazer tanto esforço para ficar acordado e adormecer sempre de novo, sempre sorrindo! Eu mesma não quis acreditar, pois pensei: "Será que tiveram a ousadia de dopar a criança com Prozac?" Pois agora penso que pode ter sido com ocitocina! 

Li durante três dias cheios e continuo pesquisando e vou divulgando em partes, no intuito de que, mais uma vez, você leia e tire as suas próprias conclusões. E tome as melhores decisões.

Comentei com três especialistas de saúde (pediatra-homeopata, neuropediatra e um psiquiatra) e todos responderam não saber que a ocitocina estava sendo recomendada para crianças, seja para qualquer uma das indicações: hiperatividade, agressividade, autismo, impulsividade, etc..!

Não há um estudo conclusivo, exceto uma primeira pesquisa de semanas, com 27 crianças! Nada a longo prazo! 
Especialistas conscientes pedem cautela e recomendam que os pais não utilizem a ocitocina produzida em laboratório antes que mais estudos feitos em crianças sejam publicados.

Nos próximos artigos, leia os experimentos em adultos e suas consequências.


Tais conclusões precisam ser levadas em conta.


"De uma perspectiva científica, este estudo tem uma grande quantidade de evidências feitas em animais e trabalho humano para justificar uma atenção séria, mas é necessário mais investigação. Os médicos devem ser cautelosos sobre o potencial clínico desse hormônio até que saibamos muito mais sobre seus benefícios e riscos , em estudos muito mais amplos." Leia mais aqui


Série Ocitocina

Parte 1Ocitocina, um hormônio do estresse 

Parte 2Liberar Ocitocina é necessário, sempre, em qualquer fase da vida

Parte 3OCITOCINA - Como as crianças podem aumentar seu nível de Ocitocina no cérebro? Agressividade, TDAH e Autismo

Parte 4Usos da Ocitocina sintética ou Oxytocina sintética, originalmente apenas naturalmente liberada no parto e amamentação e na melhoria das relações interpessoais

Parte 5: Ocitocina - Efeitos indesejados - Spray nasal e o aumento da desonestidade e o incentivo a mentir

Parte 6Ocitocina Sintética - Autismo, Hiperatividade, Borderline - RESULTADOS POSITIVOS E ADVERSOS - CRIANÇAS E JOVENS 

Parte 7: Por que não acionar o que já temos gratuitamente, que é a livre manifestação de afeto? Resultados e principais testes efetuados para uso da ocitocina em questões de comportamento e relações interpessoais

Parte 82013 - primeiro estudo a avaliar o impacto da ocitocina sobre a função cerebral em crianças com transtornos do espectro do autismo

Parte 9OCITOCINA - RESFRIAMENTO DAS EXPECTATIVAS - Mais efeitos adversos - Os estudos continuam

REFLITA:
O QUE É MELHOR: FICAR EXPERIMENTANDO O HORMÔNIO FABRICADO EM LABORAÓRIO, que ainda carece de resultados conclusivos? OU APRENDER A SE RELACIONAR MELHOR (Terapia psicológica Humanista-fenomenológica, Yoga, Reiki, Vivências de Aconchego e Aproximação, Terapia do Abraço, Exercício da Compaixão com pessoas necessitadas e/ou animais carentes, serviços comunitários, brincadeiras, etc.)?




Mais sobre o tema, nestes blogs:



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Livro: TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta


Fontes de Pesquisa para a compilação da série sobre Ocitocina, Oxytocina, Oxytocin:

Kelly McGonigal: Ocitocina - Como fazer o estresse ser seu amigo - TED  - https://www.youtube.com/watch?v=rjp8ZGiY_Mg

Administração intranasal de oxitocina aumenta a Inveja e o Regozijo - http://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(09)00762-8/abstract?cc=y


As causas do autismo - http://fr.webradar.me/portal/2202798

As causas do autismo metade genética e metade ambiental -http://www.lemonde.fr/sante/article/2014/05/04/les-causes-de-l-autisme-a-moitie-genetiques-et-a-moitie-environnementales_4411325_1651302.html#xtor=RSS-3208

 Autismo - Estudo Controlado Randomizado de março de 2014 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23888359

Autismo: 1º Estudo feito em 13 crianças - a administração de oxitocina melhora o comportamento social de pacientes - Paris – 2010- http://www2.cnrs.fr/presse/communique/1793.htm

Autismo – Perguntas frequentes - http://www.autisme75.org/faq/

Hormônio do amor ajuda a crianças autistas a criar vínculo com os outros, mostra estudo, mas os efeitos não duram muito tempo (45min aproximadamente)- http://www.theguardian.com/society/2013/dec/02/love-hormone-oxytocin-autistic-children-bond


Ocitocina - Ansiedade, transtornos de conduta mais prevalente em crianças com baixos níveis de ocitocina - “Como este estudo foi apresentado em uma reunião médica, os dados e conclusões devem ser vistos como preliminares até publicado em um jornal peer-reviewed” - Colégio Americano de Neuropsicofarmacologia, nota de imprensa, 08 de dezembro de 2011



Oxitocina afeta o comportamento social, mas não é totalmente positivo - Nova visão do "hormônio do aconchego" - Neue Zürcher Zeitung (Novo Jornal de Zurique) http://www.nzz.ch/aktuell/startseite/neue-sicht-auf-das-kuschelhormon-1.13916456

Pitocin - Problemas – Oxitocina -  http://www.opposingviews.com/i/problems-of-oxytocin-autism

Prolacton – uso em animais - Ocitocina sintética injetável para vacas, éguas, porcas, cabras, cadelas e gatas – indução ao parto http://www.agroline.com.br/produto/terapeuticos/prolacton-10-ml-ocitocina-tortuga/100138

Syntocinon – Ocitocina - Para trabalho de indução de parto - http://www.portal.novartis.com.br/UPLOAD/ImgConteudos/1847.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário