sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Bob Dylan, Prêmio Nobel de Literatura 2016 e seu silêncio quanto a receber o prêmio, deixam reflexão a todos


Bob Dylan durante show no Hop Festival em Paddock Wood, na Inglaterra, em junho de 2012  - Foto: Ki Price - Reuters - Arquivo 


Por Marise Jalowitzki
28.outubro.2016

Sinuca de bico para Bob Dylan - COMO aceitar o Prêmio Nobel de Literatura, sendo que o Nobel foi instituído para homenagear Alfred Nobel, o inventor da dinamite?

Quem quer se colocar no lugar de Bob Dylan, um homem que passou sua vida pedindo Paz?

O silêncio de Bob Dylan desde que ganhou o Nobel de Literatura pode fazer com que ele jamais receba o dinheiro da premiação. O cantor e compositor norte-americano não disse nada sobre a homenagem anunciada duas semanas atrás.

Hoje mesmo estava ouvindo Blowing in the Wind. Você se lembra desta letra??

“Quantas estradas um homem deve percorrer
Pra poder ser chamado de homem?”
(...)
Sim e por quantos anos algumas pessoas devem existir
Antes de poderem ser livres?
Sim e quantas vezes um homem pode virar a cabeça
Fingir que ele não vê
(...)
Sim e quantas vezes um homem deve olhar pra cima
Antes de conseguir ver o céu?
Sim e quantos ouvidos um homem deve ter
Pra poder conseguir ouvir as pessoas chorarem?


Sim e quantas mortes serão necessárias até ele saber
Que pessoas demais morreram?
A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento"


Bem que ele pode dizer: Vocês não entenderam nada!!!
Mas, também, dá pra pensar: Quantas bocas famintas poderei alimentar com esta dinheirada?


"Pelas regras do Nobel, o vencedor precisa fazer uma palestra sobre literatura --ou, no caso de Dylan, até uma apresentação--dentro de seis meses para receber os 900 mil dólares (cerca de R$ 2,8 milhões) da honraria.
Per Wastberg, membro da Academia Sueca que concede o prêmio, disse que o silêncio de Dylan é "mal-educado e arrogante".
A Fundação Nobel não aceita rejeições – o nome de Dylan será listado como o do vencedor de 2016 independentemente do que ele disser, mas o dinheiro do prêmio é outro assunto.
Como condição, Dylan deve dar uma palestra sobre um tema "relevante para a obra para a qual o prêmio foi concedido" não mais do que seis meses após 10 de dezembro, o aniversário da morte do inventor da dinamite, Alfred Nobel.
"É isso que pedimos em troca", disse Jonna Petterson, porta-voz da Fundação Nobel, acrescentando que Dylan também poderia optar por dar um show em vez de uma palestra. "Sim, estamos tentando encontrar um arranjo que sirva ao laureado (Dylan)".
A palestra não precisa ser concedida em Estocolmo. Quando a romancista britânica Doris Lessing ganhou o Nobel de Literatura em 2007, estava doente demais para viajar. No 
lugar disso, ela elaborou uma palestra e a enviou a seu editor sueco, que a leu em uma cerimônia na capital da Suécia.
A Academia homenageou Dylan, de 75 anos, por "ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana".


As canções de Dylan, como "Blowin' in the Wind", "The Times They Are A-Changin'", "Subterranean Homesick Blues" e "Like a Rolling Stone", capturaram o espírito rebelde e anti-guerra da geração dos anos 1960 e comoveram muitos jovens igualmente mais tarde.
A Academia Sueca despertou alguma polêmica ao escolher Dylan, já que muitas pessoas questionaram se seu trabalho se qualifica como literatura, enquanto outras se queixaram de que a Academia perdeu a oportunidade de chamar atenção para artistas menos conhecidos.
Ao longo dos anos, outros laureados recusaram o prêmio. Um deles foi o filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre em 1964. Alguns anos depois, quando Sartre passou por dificuldades, seu advogado escreveu à Fundação Nobel pedindo que enviassem o dinheiro a Sartre, o que lhe foi negado." (Do G1)
"Mesmo com toda honraria, Dylan e sua equipe têm ignorado “constantemente” o comitê responsável pela premiação, que terminou atacando o artista de 75 anos e o chamou de “ignorante e mal educado”. (...) A nomeação e a vitória de Dylan chocou muitas pessoas" (Rock)  - como o escritor Vargas Llosa, que afirma ser necessário, para receber o Prêmio, ter publicação literária, o que não acontece com a obra de Dylan.  
Bob Dylan é conhecido por seu estilo low profile para com seu público. O artista chegou a fazer shows inteiros de costas para a plateia. Que ele tome a melhor decisão.

(Querendo, assista o video com a canção emblemática Blowing in The Wind )
Link deste artigo: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2016/10/bob-dylan-premio-nobel-de-literatura.html
 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:


Nenhum comentário:

Postar um comentário