quarta-feira, 29 de junho de 2016

Não, Costa Rica NÃO fechou seus Zoológicos - FundaZoo administra por mais 10 anos


Kivu o leão africano que nasceu em cativeiro. Ele vive no Zoológico Simon Bolivar, em San José, na Costa Rica


Apesar da notícia do fechamento dos Zoos na Costa Rica ter sido bastante festejado, especialmente em sites ambientalistas, tal acontecimento ainda é um sonho. O Ministerio do Meio Ambiente daquele país não conseguiu vencer a batalha judicial e a Fundazoo continua a explorar este negócio triste, que é a exposição de animais selvagens em cativeiro, por mais dez anos.

É preciso ir fundo ao se publicar uma notícia de tamanha relevância. Até mesmo o G1 publicou, à época, esta notícia que seria uma verdadeira revolução, só que, na verdade, o fato não se concretizou. Veja você mesmo as postagens veiculadas pelo TicoTymes e peródico Nación.



COSTA RICA - Ministério do Meio Ambiente perde batalha judicial para fechar jardins zoológicos 
Lindsay Fendt 
http://www.ticotimes.net/2015/08/29/no-costa-rica-not-closing-zoos
O Ministério do Meio Ambiente fez tentar fechar dois zoológicos oficiais da Costa Rica, mas não conseguiu
Em julho de 2013, o ex-ministro do Meio Ambiente René Castro anunciou que o governo pretendia deixar o seu contrato acabar com a organização sem fins lucrativos que executa dois zoológicos urbanos da Costa Rica.
"Estamos analisando o pedido para livrar animais do cativeiro, reforçando a ideia de interagir com a biodiversidade nos parques botânicos de uma forma natural", disse Castro na época. "Nós não queremos os animais em cativeiro ou presos de forma alguma, a menos que seja para resgatá-los, cuidar deles enquanto enfermos ou transportá-los."

No plano do ministro, os dois zoológicos cessariam suas operações como tal em Maio de 2014. Simón Bolívar, Zoo de San José, iria se tornar um centro de educação biológica e o Centro de Conservação de Santa Ana era para tornar-se uma reserva florestal. Os animais mantidos lá, incluindo uma onça e um leão Africano, iriam ser enviados para centros de resgate de animais em outras partes do país.
Então o ministro Castro foi ainda mais longe, dizendo ao The Tico Times em uma entrevista em agosto.2013 que planejava libertar todos os animais em cativeiro na Costa Rica. "É um processo gradual, mas eventualmente nós esperamos que não tenhamos mais animais em gaiolas em qualquer lugar do país", disse Castro.

Se tudo isso tivesse realmente acontecido, não estaria escrevendo este post. Em vez disso, a organização sem fins lucrativos que gerencia o zoo, a FUNDAZOO , levou a questão ao tribunal alegando quebra de contrato e ganhou uma decisão que lhe permite continuar a gerir os jardins zoológicos por mais 10 anos.
Na verdade, FUNDAZOO parece bastante confiante em sua sobrevivência que recentemente começou a renovar a Simón Bolívar Zoo em Barrio Amón, o bairro histórico perto do centro da cidade. As renovações também podem ser, em parte, uma resposta às críticas sobre algumas das jaulas e caixas destinadas aos habitantes do zoológico.

Algumas das reformas: depois de anos em convívio apertado em um fosso sombrio, crocodilos e jacarés do zoológico em breve serão transferidos para uma lagoa maior, com aparência mais natural. tapir do zoológico também irá se juntar a eles. Cercas para alguns dos grandes felinos do zoológico, incluindo o jaguar, já foram melhoradas. Atualmente, o leão Africano ainda passa seus dias isolado em um pequeno espaço, rodeado de concreto. Mas ele, também, em breve receberá a obtenção de melhores escavações, de acordo com o porta-voz da Fundazoo, Eduardo Bolaños.
Quando o Ministério do Meio Ambiente perdeu sua batalha judicial com Fundazoo no ano passado, ele disse que pretende recorrer da decisão. Ambos Bolaños e um porta-voz do ministério disseram que eles não tinham conhecimento imediato sobre o status desse recurso. Um pedido de informações do Ministério do Meio Ambiente não foi respondida pelo fechamento dos negócios (20.março 2015).


FUNDAZOO ADMINISTRA POR MAIS DEZ ANOS O ZOOLÓGICO SIMON BOLIVAR NA COSTA RICA
O Tribunal Administrativo emitiu uma decisão em favor da Fundação Pró Zoológicos (Fundazoo) para a administração do Zoo Simon Bolivar e o Centro de Conservação Santa Ana.  Logo após a analise dos documentos, os juízes optaram por negar o pedido de MINAE. Foi um procedimento rápido, ou seja, os juízes consideraram desnecessário  prolongar o processo.
De acordo com Enrique Rojas, um dos advogados que representam Fundazoo, o Minae apresentou seu pedido sete meses após a data em que o contrato iria cessar. Ele acrescentou que a sentença é justa e legal, e que ainda há cálculos e despesas processuais penais, o pagamento para o Estadoserá feito pelo MINAE.
Ambos os parques zoológicos serão operado pela Fundação por mais dez anos, diz um comunicado da Fundazoo imprensa.
Doc No. 13-003414-1027-CA indica, entre outras coisas que "produto da comunicação tardia da intenção do MINAE não prolongar o contrato com o autor operado uma nova prorrogação automática do contrato."
Assim, a Fundação Pro Zoological continuará a gerir os parques, e o desenvolvimento de projetos que foram implementadas ao longo de vários anos e têm novas obras que serão anunciadas oportunamente.
Ambos os parques estão abertos todos os dias do ano, das 9 às 4:30pm. Crianças menores de três anos não pagam, de três a doze anos pagam ¢ 1.700 e pessoas de 12 anos em diante pagam ¢ 2.400.
No ano passado, o Minae tentou para fechar a Simon Bolivar Zoo, no entanto Fundazoo se opôs e levou o caso para o Tribunal Administrativo, que decidiu em favor da Fundação.

FUNDAZOO - Incentivar os educadores sobre as questões ambientais e a possibilidade de usar o jardim zoológico como casa de educação em questões ambientais.

SÃO NECESSÁRIOS 100 MILHÕES PARA CONCLUIR O PARQUE-ZOO BOLIVAR
20.março.2015 - http://www.iberoamerica.net/costa-rica/prensa-generalista/nacion.com/20150320/noticia.html?id=ZL5d2lh


https://www.youtube.com/watch?v=Gqu7zDbN7_Q






Parque Zoológico Simón Bolívar 
Zoológico
Endereço: Calle 13, San José, Costa Rica

2 comentários:

  1. Olá Marise!
    Que bom te encontrar depois de tanto tempo...
    Beijão!
    Irno Jacobsen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido ex-gestor! Que bom receber este recadinho!
      Desejo que tudo esteja MUITO BEM em tua vida!
      Gratidão pelos momentos empresariais que puderam ser bem produtivos sob tua gestão, apesar dos percalços inerentes ao clima organizacional e contexto geral.
      Abraços e Felicidades, sempre!
      Marise

      Excluir