quarta-feira, 20 de maio de 2015

A experiência escolar pode ser uma sentença destrutiva?








Por Marise Jalowitzki
20.maio.2015~
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/05/a-experiencia-escolar-pode-ser-uma.html


"O sistema educacional de hoje prevê também a aplicação de pressão adicional para fazer os pais acreditarem que seus filhos são anormais?" Esta é uma das frases que Vicky Dunkle (mãe de Shaina Dunkle, 10 anos), fez aos legisladores de seu país, depois de ver sua filha perder a vida por epilepsia (parada cardíaca), em função do uso de psicotrópicos. Ela tomou desipramina, durante dois anos.

 Deixo este excerto do Livro TDAH, Crianças que Desafiam, independente se seu filhote toma psicotrópicos ou não:


Os pais de Shaina, então com 8 anos, receberam a indicação da professora e da supervisora pedagógica para procurar um neurologista devido à falta de concentração da menina. Eles recusaram, alegando temer as consequências medicamentosas. A menina começou a ser segregada em sala pelos próprios educadores, isolada nos trabalhos em grupo, ia mal, especialmente em matemática. Não queria mais ir para a aula e alegava estar doente, como forma de fugir. Ela estava sendo feita para se sentir diferente. Os pais, então decidiram levar a menina ao médico, que receitou desipramine. Dois anos depois, acabou tendo uma crise epiléptica e morreu nos braços dos pais.

Os pais entraram com uma ação civil na Pensilvânia, em 2002, para cassar o diploma do médico psiquiatra, que prescreveu desipramine em excesso, o que causou a parada cardíaca. (pág.129)

Shaina Dunkel  (10 anos)


"Faço perguntas para as quais quero respostas. – diz Vicky Dunkle, mãe de Shaina, menina que morreu de parada cardíaca após tratamento para TDAH nos EUA.

 1 - O sistema educacional de hoje prevê também a aplicação de pressão adicional para fazer os pais acreditarem que seus filhos são anormais?

2 - Porque os pais não estão sendo advertidos corretamente sobre os efeitos colaterais dos remédios prescritos e que vão ser administrados em corpos em desenvolvimento?

3 - Porque os pais estão sendo pressionados de dentro do sistema escolar?"(pág 58)


Muito tenho comentado sobre o despreparo de alguns professores e mesmo da direção da instituição escolar.

Com ou sem rótulo de tdah, com ou sem diagnóstico de qualquer transtorno, tomando ou não medicação psicotrópica, uma coisa é certa: estamos diante de uma situação seríssima e seria bem interessante que o Ministério da Saúde se unisse ao Ministério da Educação para pesquisar:

- qual o índice de adoecimentos de crianças em virtude da pressão que essas crianças recebem para se moldar ao sistema instituído?
- qual o índice de autoflagelo (automutilação) que essas crianças, destroçadas em sua autoestima, se impingem por se convencerem de que são 'deficientes' e 'erradas'?

Infância não é um transtorno mental!

Em comentários em outro post, uma mãe comenta:

"Meu filho tem 11 anos e coloquei ele no novo colégio este ano, e ele estava super contente, fazendo amigos novos e tudo mais, até notas boas estava tirando.

Quando começaram a notar sua impulsividade diante de algumas situações o bem estar acabou. 

Ele é uma criança amorosa ao extremo e não desrespeita professores e coordenadores. Tem dito a mim e à coordenadora que não consegue controlar os impulsos e não pensa antes de falar ou ter algum impulso.

Eu estou sendo chamada ao colégio toda semana nesse último mês,e a orientadora conversa na frente dele mesmo, comigo e ele chora sempre, dizendo que não pensa, e que é burro, e que não sabe pq nasceu assim... Isso me corta a alma...

Esta semana, quando fui buscá-lo no colégio, vi em sua mão escrito a palavra PENSE bem grande. E estava escrito a caneta azul, e quando perguntei pq isso, ele disse que era pra ele nunca esquecer de que tem que pensar sempre... Mas isso não foi o pior, o pior foi que ele antes de passar a caneta, ele escreveu com a tesoura, ele escreveu a palavra PENSE com a tesoura em cima da mão...ele se auto flagelou, entendem meu desespero?"


Desespero de um menino de 11 anos para "lembrar de que precisa pensar"!! (foto 4 dias depois)

Isto está até em videos: Sempre que o aluno faz uma pergunta em sala, a professora responde: Pense um pouco!"
Até que ele se cala e não pergunta mais!!
Vamos rotular todos de malucos, retardados, sem juízo?

Sério, sinto-me quase impotente de dizer o que eu "penso" - LEIA-SE "SINTO" em relação a tudo isso!!! Que posso dizer a esta mãe a não ser: Conversa muuuiiitttooo com este filho enquanto é tempo! Ouça o que ele tem a dizer! Constrói com ele uma estratégia de ação, mesmo que isto inclua trocar de escola! E que, se isto significar perder o ano, que seja! A vida, ao acaso, não vale muito mais?

Sim, sei de mães que ficam zoando com a minha cara em outros grupos por eu levar "tão a sério" algumas situações bizarras que elas acham engraçado!!! Mas, sabendo de tantos casos (onde poderia estar até deixando os nomes) de crianças e adolescentes que se automutilaram e algumas, até a vida se quitaram, não há como dizer: espera, que tudo vai se ajeitar!

Alguém ousa dizer que o choro desta criança - um garoto de 11 anos - é encenação? Ele está em um alto grau de estresse, senão depressão! Sim, mães, se querem administrar psicotrópicos em seus filhos, que seja. Façam, mas pensem e sintam! Com eles! Ouçam a angústia deles!



Ontem mesmo li um artigo de um rapazote que disse pra mãe: "Vou subir para fazer os temas" e, dez minutos depois, ela o encontrou enforcado! Terrorismo de minha parte? Chamem o nome que quiserem, deixem de ler, mas façam algo! Suicídio é, hoje, a maior causa de mortes entre os jovens! A automutilação é cada vez mais frequente.

estudos intensivos para comprovar cientificamente a eficácia da Erva-de-São-João como antidepressivo

-------------
Adjuvantes:
Erva-de-São-João, Mulúngu, Maracujá, procurem os homeopáticos, fitoterápicos e florais antidepressivos, ansiolíticos. 

Pycogenal (Pinheiro Marítimo), Gingko Biloba, Floral Fórmula de Aprendizado (Florais de Minas), para manter a atenção e o foco.
--------------

A verdade é que essas crianças estão sendo exigidas de uma forma que não aguentam! Recebem cobranças que não conseguem atender! Elas vem para nos mostrar um novo paradigma de vida, com valores diferentes de apenas competir, vencer, ganhar a qualquer custo (notas em escolas ou, mais tarde, dinheiro e poder). Reflita, SINTA seu coração, pare de pensar do jeito como fizemos até agora e Faça Diferente!

Pais, não subestimem os sinais que seus filhos estão lhes dando! Sejam eles táteis, visíveis, ou símbólicos!
Particularmente, tenho visto tantas pálpebras inchadas de alguns garotos, tantas mãos disfarçadas enxugando lágrimas, que eu digo a este mundo: Chega de hipocrisia! Os homenzinhos de hoje estão tendo a coragem de mostrar a sua sensibilidade, a sua fragilidade, não permitam que isto morra!
Cobrem das escolas, briguem, "subam num pé de tuna" - como se diz por aqui -, convençam seu cônjuge, exijam! Estudar não pode continuar sendo a tortura de uma pequena vida.
E aos professores, a tantos queridos lutadores, parabéns pelo esforço hercúleo que fazem, muitas vezes, completamente sozinhos.
E àqueles professores que se esqueceram de que o Amor e a Compreensão estão acima de quaisquer notas e-ou métodos rígidos, hora de mudar!

Pelo direito de ser criança!

#pelodireitodesercrianca
Marise Jalowitzki​


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
Querendo, leia também: 

Agrimony - Como a planta pode ajudar o ser humano: “A lição da planta é permitir que você mantenha a paz
na presença de todas as provações e dificuldades,
até que ninguém tenha o poder de lhe causar irritação.”






Por Marise Jalowitzki
05.março.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/03/tdah-e-florais.html

















Nenhum comentário:

Postar um comentário