sábado, 11 de abril de 2015

Você sofre de TDDC? Transtorno de Dificuldade de Diálogo com a Criança


Transtorno de Dificuldade de Diálogo com a Criança é mais comum do que se pensa!




Por Marise Jalowitzki
Foto top: artes de Aline Solf
11.abril.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/04/voce-sofre-de-tddc.html

Outra mãe desabafa:
"Ontem ouvi: ele e especial ne? No sentido de deficiente mental. Fiquei sem acao. Nunca tenha pensado assim. Sera q isso e verdadee e eu q nao aceito isso?"

tdah não é uma "deficiência mental", embora muitos queiram definir como tal. São características sintomas. Ele tem outras habilidades cognitivas e sensoriais que as pessoas ainda não entenderam. E nem se esforçam para entender.

Perseverança. Há que continuar procurando (escola, capoeira, futebol, o que seja) até encontrar o ambiente mais adequado, onde ele possa se sentir inserido. Não desiste de teu filho, amiga! Se a ritalina já o deixou tão confuso e agitado, ele retornar aos psicotrópicos vai deixar tudo ainda mais confuso.

Procura não te preocupar com o que dizem os outros. Passamos por isso por aqui, também, com alguns componentes do núcleo familiar. Quando disserem:
" - Ele é especial, né?"
Responda:
" - Sim, demais! Ele é o melhor filho do mundo, mesmo com sua rotação em alto nível!"

E, se quiser devolver a "avaliação" recebida, devolva com a pergunta: "Você sofre de TDDC?"

Transtorno de Dificuldade de Diálogo com a Criança é mais comum do que se pensa! 

Ao invés de apenas questionar o comportamento da criança, que tal começar a questionar, analisar e cambiar as atitudes e reações dos adultos, para que possam entender o mundo infantil, de verdade, e, finalmente, estabelecer uma comunicação efetiva?

"Nós, adultos, esquecemos de olhar a criança como criança, esperamos dela um comportamento de adulto, previsível e planejado. Isso, por si só, deveria ser considerado um tipo de transtorno, como dislexia e hiperatividade hoje são considerados. 
O nome deste transtorno que nós, adultos, cometemos com as crianças? 
Poderia ser algo relacionado a 'Transtorno de Dificuldade de Diálogo com a Criança', que tal?"
 (pág. 192 - Livro TDAH Crianças que Desafiam)



O tratamento?
Muitas, muitas brincadeiras!
Sem medo de passar ridículo!
Mais Riso e menos pressa!
Mais conversas Amorosas!
Mais Abraço e menos cobrança!
Mais foco no Entusiasmo e menos nos resultados!

Independente se seu(sua) filhotinho(a) tem algum "transtorno", se já recebeu rótulo na testa, se é hiperativo, desatento, agressivo, desafiador, opositor, mundo da lua, asperger, autista...seja o que for, não deixe de assistir este filme Meu Filho, Meu Mundo e entenda como é que se entra no mundo de uma criança diferente!

Quando, lá nos idos de 80, assisti a uma conferência de Madalena Freire e sua experiência de como penetrar sem choques no labirinto da mente de uma criança com problemas de adaptação social, já entendi com o coração que os rótulos são o que menos importa! Ela (Madalena) deitou-se no chão por meses, arrastando-se pelo chão, assim como fazia uma criança abusada que havia sido recolhida pela instituição. esta menina não falava, não se comunicava, só comia com a boca. Madalena foi ganhando a confiança da pequena sem nenhuma palavra, apenas imitando de longe, cada dia um pouquinho mais perto, até comer com a boca do pratinho da pequena. Com Amor e Perseverança, conseguiu trazer aquele pequeno serzinho de volta ao mundo dos humanos.

Importa é o Amor que se dedica!
E o que se quer oferecer ao pequeno!!

Meu Filho, Meu Mundo
https://www.youtube.com/watch?v=AYra_5668lE


Querendo, leia também:


Cidadãos autoconfiantes se forjam em atitudes
diárias de Amor, Despreendimento,
Apoio e Acolhimento dos pais e responsáveis!


Uma criança é formatada nas crenças e valores de cada família e comunidade na qual está inserida!


http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/03/tres-filhos-neste-mundao-maluco-uma.html














http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/03/por-que-deficiente-e-nao-apenas.html

















 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:





Nenhum comentário:

Postar um comentário