terça-feira, 14 de abril de 2015

TDAH - A força do Não!


Evite usar "Não!" A mente da criança (e do adulto também) registra diretamente o objeto foco da frase-ordem.



TDAH - A força do Não!
Porque se deve evitar


Por Marise Jalowitzki
14.abril.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/04/tdah-forca-do-nao.html

TDAH e Acordos - Quadro de Tarefas, Perdas e Recompensas

Para as mães e pais que estiverem confeccionando o seu Quadro de Acordos, Tarefas, Perdas e Recompensas, peço que atentem para a questão do "Não"!
Importante ler o artigo todo, e atentar para o que recomendam as chamadas após as figuras, pois uma profe colocou a questão de evitar o "Não", mas creio que ela não leu todo o artigo. Está bem explicado, lá.
Sou practitioner em programação neurolinguística e esta abordagem ressalta bastante a questão de "não-usar-não" com a criança, pois o "não" leva exatamente para o pensamento reforçado! 
Experimente:
"Não pense em doces!!"
- o que apareceu na tela mental?? Doces, muitos doces!!! rsrs 
Assim, quando você disser a seu pimpolho: "Não corra!"
- o que ele vai fazer?? Correr mais!! 
A última coisa antes de deixá-lo na escola: "Não brigue!"
O que vai ficar em seu subconsciente?? A briga!
Temos de ajudar nossos queridos a estruturar seus pensamentos de forma lógica e simples!

Assim, utilize frases como:
- Brincar com a mana sem brigar.
- Correr com cuidado.
- Sempre andar normal nas ruas, ao lado da mãe.
- Comer toda a comidinha no prato, procurando ver o que tem de saudável nela. E, se não quiser-ou não conseguir comer - conversar com a mãe com jeitinho, procurando um entendimento.
Etc.


Olha que terrível escrever uma frase dessas! O choro é a primeira linguagem do ser humano. Sempre que a criança não consegue expressar (ou mesmo identificar) o que sente, ela chora! COMO dizer que é "sem motivo"? Mesmo que seja uma fase onde os pais chama de "chorão" é preciso entender e acolher!



Substitua por: Discutir em voz normal, sem gritar.


 CLARO, que, para pedir este comportamento tão maduro do filho, os pais PRECISAM DAR O EXEMPLO!! De nada adianta dizer: "Gritar é feio! É coisa de garoto mal educado!", se os pais também se xingam e gritam dentro de casa... e assim por diante!!

Pais são sempre modelo e exemplo!

Querendo, leia todo o artigo sobre os Acordos:


TDAH e Acordos - Quadro de Tarefas, Perdas e Recompensas


O monitoramento do quadro é mais uma ação necessária, pois um dos filhos pode 'burlar' os resultados obtidos. Aqui, o filhinho menor da Cassia ia até o quadro aposto na parede e mudava os indicativos, favorecendo a si, tentando deixar o irmão mais velho a descoberto...rsrs

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/04/tdah-e-acordos-quadro-de-tarefas-perdas.html



Querendo, leia também: 

Marise Jalowitzki


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário